Tudo sobre os nossos 1.9d, Km's, velocidade, etc..

Ao instalar um turbo e um FMIC num atmosférico, continua a ficar fiavél?
depende do turbo e do motor atmosferico. mas se tiveres a falar do motor 1Y, este é kuase igual ao aaz, ate os pistons sao iguais, logo no 1Y fica fiavel, mas não tanto como o atmosferico. o k acontece é k mta gente põe um turbo grande num motor atmosferico com uma carrada de km e de desgaste e começam logo a escafiar, aí é normal k não aguente... penso k te estejas mais a referir à sdi, sinceramente nca vi um motor desses aberto mas penso k seja mto parecido com o 1.9D mas sem camara de pré-aquecimento de velas e com os pistons mais parecidos com os dos tdi mm por causa das velas...
 
depende do turbo e do motor atmosferico. mas se tiveres a falar do motor 1Y, este é kuase igual ao aaz, ate os pistons sao iguais, logo no 1Y fica fiavel, mas não tanto como o atmosferico. o k acontece é k mta gente põe um turbo grande num motor atmosferico com uma carrada de km e de desgaste e começam logo a escafiar, aí é normal k não aguente... penso k te estejas mais a referir à sdi, sinceramente nca vi um motor desses aberto mas penso k seja mto parecido com o 1.9D mas sem camara de pré-aquecimento de velas e com os pistons mais parecidos com os dos tdi mm por causa das velas...

O motor 1y não é igual ao AAZ... Os pistons são iguais aparentemente mas o do AAZ sao reforçados... As bielas tambem são completamente diferentes, os bicos de injectores tambem são diferente, a bomba injectora tambem é diferente... Ou seja se fores a sumar estes pormenores mais vale vender o 1y e comprar o AAZ que ja tras turbo e tudo... Vendo motores AAZ a 650€/700€...
PS: Segundo a Seat até a cambota faz diferença
 
Boas malta!

Tenho um 1.9 d e gostava de lhe dar mais algum power ja vi aqui a mod de abrir o debito do gasoleo mas quando fiz isso ao meu notei um pequeno ganho quando fui a mecanico ele disse.me que o bomba estava 2 dentes avançada, ja agora o que quer dizer isto?.
Queria saber uma forma que nao leve muito t€mpo

cumpz
 
Last edited:
139,04L/s são aproximadamente 28 garrafões de 5L por segundo... o gasoleo é pulverizado e é pouco num segundo, há kem diga k tem a 1.9D a gastar 5L aos 100km, outros 6L aos 100km, etc. imagina k a uma velocidade constante de 100km/h a 1.9D, numa hora, gasta 6L de gasoleo (o k é mto a esta velocidade sempre em 5ª, mas é para fazer as contas por cima). 1hora gasta 6L então, como 1 hora são 3600 segundos, num segundo gastará 6/3600=0,001(6)L, o k dá aproximadamente um gasto de 1,7ml de gasóleo num segundo, ou seja aproximadamente 1,7cc do volume é ocupado pelo gasoleo num segundo. como o motor tem 1896cc, 1896-1,7=1894,3cc tens razão k poderá não ser 139,04L/s e se utilizarmos os cálculos acima feitos chega-se a aproximadamente 138L/s às 4400rpm o k tb não acredito pois às 4400rpm o 1.9D gasta mais que 6L de gasoleo aos 100km, mas k sejam 130L/s (26 garrafões de 5L). é claro k tdo foi calculado teoricamente e na realidade pode diferir um pouco, o quanto é k não sei...

Vi agora no Top Gear, que o Bugatti Veiron gasta 45metros cubicos de ar por minuto aos 350km/h, penso que é mais ou menos nessa faixa que o gajo disse que metia a 7ª mudança.

Pelas minhas contas o Bugatti Veiron gasta 750L de ar por segundo.

gasta 45metros cubicos num minuto, da 45 000L por minuto 45 000/60s da a modica quantia de 750L/s.
 
Last edited:
boas, será que "ouvi" alguém falar em 1.9D? :respect:

o meu (ainda) vai com 178000KM, fiz pouco mais de 14000KM com ele, e exteriormente está como veio para as minhas mãos, ou seja, de origem.

o que eu tive de lhe mudar:

- 2 pneus, 175/70/R13 claro...
- óleo e filtros
- bateria
- velas
- pastilhas de travão

e acho que foi só...

tenho alguma dificuldade em pôr 2ª enquanto viro à esquerda, por vezes não a consigo mesmo meter, o mecânico disse-me que era a embraiagem que estava nas últimas, mas até agora não me deixou parado em lado nenhum.

o meu capot tem uma folga frontal no lado do condutor, será que também vai voar quando menos esperar? :p

quanto a velocidades, 160km/h de máxima, mas como o achei muito inseguro fiquei com algum receio e levantei o pé...

consumos, acho que já é um hábito, ponho sempre 25€...e contador a 0's, faço à volta de 450+km entre reservas.

o meu acho que é a versão mais básica dos 1.9D's, tem apenas direcção assistida, e um relógio digital em vez das rpm :cryy: dá para trocar?

e pronto, tá feito o relatório.

bjoka :kiss:


boas noites!

bem...
já se passou um tempo desde que apresentei o meu D, por isso lembrei-me de actualizar isto.

.agora conta com 227mil km
.óleo bp visco 3000 10w40
.180km/h de velocidade máxima
IN
.um aileron do gttdi
.piscas laterais transparentes
.um bom som
.chuventos
.apoio de braço
.encostos de cabeça do gttdi
.autocolante ibizaClubPT.com
OUT
.tampões e pintei as jantes de ferro de preto (o carro é branco)
."corneta" da caixa do filtro

não me lembro de mais nada...

já me deu algumas dores de cabeça, mas leva-me a todo o lado. :)

tenho é pena de não conseguir tirar melhores prestações, e ficava ali com um carro de topo.

há pouco tempo andei a ouvir um chocalhar por baixo do carro e vim a saber que era o miolo do catalizador, ia tirá-lo, mas uns dias depois calou-se. resolvi não gastar tempo e dinheiro a levá-lo à oficina para o tirar. por enquanto vai continuar no sítio até se manifestar novamente.

e pronto, está o post actualizado resumidamente...

um abraço.
 
Last edited:
quando comprei o meu tinha 186 mil... 3 meses e tem pouco mais de 200 mil..

Problemas.. Fuga de óleo.

Vai ter que levar embraiagem, bomba da direcção e suspensão atrás. Fora isso está impec (fora aquela cena do motor perder as vezes a força)

Em linha recta 170km, mais que isso, não quis arriscar :p
 
quando comprei o meu tinha 186 mil... 3 meses e tem pouco mais de 200 mil..

Problemas.. Fuga de óleo.

Vai ter que levar embraiagem, bomba da direcção e suspensão atrás. Fora isso está impec (fora aquela cena do motor perder as vezes a força)

Em linha recta 170km, mais que isso, não quis arriscar :p

Um conselho Silva 86....a mim o motor so perdeu força quando fiquei quase sem gasoleo ou seja entrei numa curvas e rotundas a abrir e o gasoleo estava de um lado para o outro no depósito,e entao como estava sempre a andr de um lado pra o outro nao estava a puchar gasoleo em condições...vê se nao tens nenhum tubo de gasoleo entopido ou ate mesmo o filtro de gasoleo...É QUE FICAR SEM GASOLEO DÁ para queimar a bomba e elas nao sao assim tao baratas....abraço fica bem e desculpa lá o relatorio...
 
Mestre Mil9D, depois de ter lido isto no bules, lembrei-me de ligar ao mecânico que tratava do carro e perguntei-lhe a quanto tempo não levava um filtro de gasóleo novo.. nada mais nada menos que 4 anos. E a pessoa que usava o carro, era oleos de marca branca e gasoleos de hiper e afins... Sai filtro de oleo, e aproveitar a promoção do continente em leiria.

2 coisinhas de Castrol Magnatec pelo preço de 1.

Obrigadão aí pela ajuda ;)
 
lol pois...esse filtro ja tinha muito tempo...mas isso de meter em bombas tipo elec....azóri...é so gasoleos cheios de lixo...a mim felizmente nunca aconteceu de o filtro estar cheio de lixo mas tambem porque ando sempre em cima dos niveis e por aí fora....
 
Boas pessoal
aqui ta mais um "super car" o meu bebe 1.9D!
este menino ta com 123.000km
o maximo ke dei foi 195 mas axo que com calma ele dava mais(o corsa 1.3 cdti que o diga) xD
até agora o unico problema que me deu foi mesmo o miolo do Kat fora
e tenho de por sinoblocos tambem...
ta d'orige nem sei onde é o parafusito da volta e meia :rir:
talvez venha mas é um filtro conico e ja pensei numa linha directa mas tou com duvidas na linha se vale apena.
Boas viagens aqui com as 1.9D
abraços
 
apesar de nos 4 anos e meio que estou no fórum acho que já fomos mais..uns bateram..outros fizeram upgrade..mas ainda somos uns quantos é verdade!:)
 
apesar de nos 4 anos e meio que estou no fórum acho que já fomos mais..uns bateram..outros fizeram upgrade..mas ainda somos uns quantos é verdade!:)

posso dizer que uma das coisas que mais me custou foi vender o meu D.

Muitas alegrias e aventuras tive naquele carro.

já foram mais, mas poucos mas bons isso é que é importante.

Abraço ao forum
 
Boas pessoal
aqui ta mais um "super car" o meu bebe 1.9D!
este menino ta com 123.000km
o maximo ke dei foi 195 mas axo que com calma ele dava mais(o corsa 1.3 cdti que o diga) xD
até agora o unico problema que me deu foi mesmo o miolo do Kat fora
e tenho de por sinoblocos tambem...
ta d'orige nem sei onde é o parafusito da volta e meia :rir:
talvez venha mas é um filtro conico e ja pensei numa linha directa mas tou com duvidas na linha se vale apena.
Boas viagens aqui com as 1.9D
abraços


195 a descer e de cone nao??
 
Back
Top