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boas amantes do IBIZA...alem de ja ter o turbo tbm ja arranjei alguns tubos po intercooler e tbm ja arranjei um intercooler da passat AFN 110cv...agr so me falta o tubo de lubrificaçao do turbo...e montar e ver akilo andar...
 
boas amantes do IBIZA...alem de ja ter o turbo tbm ja arranjei alguns tubos po intercooler e tbm ja arranjei um intercooler da passat AFN 110cv...agr so me falta o tubo de lubrificaçao do turbo...e montar e ver akilo andar...

força , keremos ver isso a dar açççuuu.:claque::claque::claque:
cumps,:)
 
olá gente gira,

a quantas RPM os vossos D chegam aos 120km\h? ou quando chegam aos 120km\h, vão a quantas RPM?

tenho a sensação que o meu se esforça de caraças.... :confused: parece que tá esganado...
 
olá gente gira,

a quantas RPM os vossos D chegam aos 120km\h? ou quando chegam aos 120km\h, vão a quantas RPM?

tenho a sensação que o meu se esforça de caraças.... :confused: parece que tá esganado...

Ola Anuska.

se não estou em erro o normal é pouco acima das 3000rpm..mas é normal nestes motores a partir dos 130 +- parece que fazia falta uma 6ª, mas infelizmente só apareceram 10 anos depois do ano de fabrico da gama :D

don't worry..dá-lhe gás mas não te esqueças que não sao TDI's..é carro para mts kms..mas não é sempre a assapar ;)
 
O meu às 3000 vai a 115 de ponteiro (portanto devem ser aí uns 110 reais).. Tou a ver que é um desgraçado molengão..:rir:
 
boas, no meu D:drool: reparo k as 3000rpm´s o ponteiro dos kms vai a marcar 117km/h +-:bored:, e tem pneu 185/70/13, sera k a jante tem alguma coisa a ver??
cumps,:)
 
A serio?
Nao devia ser proporcional? Tipo o dobro da rotaçao nao devia dar o dobro da velocidade?
Tens toda a razão quando falas de proporcionalidade neste caso, mas tens de ter em atenção ao factor do velocimetro e o conta-rotações serem analógicos e nunca conseguires veres os valores mesmo exactos, mas sim aproximações às 100rpm e aos 2 ou 3km/h.

E já que se está aqui a discutir assuntos que podem ser calculados exactos (ou pelo menos mais exactos que estes), vai ser feito isso.

Para calcular a velocidade instantânea de um automóvel , teoricamente, numa determinada rotação, a fórmula utilizada é:
Velocidade (km/h) = [Perímetro das rodas de tracção(m) X Rotação da roda X 60)/1000
em que para calcular a Rotação da roda na rotação y rpm, na mudança de relação x numa caixa de relação final z utiliza-se a seguinte fórmula:
Rotação da roda = y/(xz)

As relações de cada mudança, bem como a relação final, nas caixas de velocidades dos motores 1y (1.9D), aaz (1.9TD), AEY (1.9sdi) e 1Z(1.9TDI SXE), sendo:
1ª -> 38/11
2ª -> 35/18
3ª -> 36/28
4ª -> 30/33
5ª -> 38/51
Marcha Atrás -> 38/12
Relação Final (Nº de dentes da coroa/Nº de dentes do pinhão) -> 66/18

Assim sendo, utilizando a caixa de velocidades com as relações acima, a rotação da roda às 5000rpm em :
1ª é -> 5000/((38/11) X (66/18 )) = 394,737
2ª é -> 5000/((35/18 ) X (66/18 )) = 701,299
3ª é -> 5000/((36/28 ) X (66/18 )) = 1060,61
4ª é -> 5000/((30/33) X (66/18 )) = 1500
5ª é -> 5000/((38/51) X (66/18 )) = 1830,14

Tendo em conta que o diâmetro de uma roda com pneu 175/70R13 é de 575,2mm ,logo através da fórmula Perímetro circunferência = Pi X Diâmetro, facilmente se vê que o perímetro é de 1807mm = 1,807m. Da mesma forma uma roda de pneu 185/60R14 tem de diâmetro 577,6mm e perímetro 1814,6mm = 1,8146m.

Logo a velocidade instantânea às 5000rpm utilizando a medida de origem (175/70R13) é:
1ª -> (1,807 X 394,737 X 60)/1000 = 42,8km/h
2ª -> (1,807 X 701,299 X 60)/1000 = 76km/h
3ª -> (1,807 X 1060,61 X 60)/1000 = 115km/h
4ª -> (1,807 X 1500 X 60)/1000 = 162,6km/h
5ª -> (1,807 X 1830,14 X 60)/1000 = 198,4 km/h

Agora passando às velocidades que estavam a ser discutidas aqui anteriormente, ou seja, utilizando apenas a 5ª velocidade, numa roda 175/70R13, a velocidade instantânea às:
2000rpm -> (1,807 X (2000/((38/51) X (66/18 ))) X 60)/1000 = 79,4km/h
3000rpm -> (1,807 X (3000/((38/51) X (66/18 ))) X 60)/1000 = 119km/h
4000rpm -> (1,807 X (4000/((38/51) X (66/18 ))) X 60)/1000 = 158,7km/h
5000rpm -> 198,4 km/h (calculado acima)
5100rpm -> (1,807 X (5100/((38/51) X (66/18 ))) X 60)/1000 = 202,4km/h
 
Tens toda a razão quando falas de proporcionalidade neste caso, mas tens de ter em atenção ao factor do velocimetro e o conta-rotações serem analógicos e nunca conseguires veres os valores mesmo exactos, mas sim aproximações às 100rpm e aos 2 ou 3km/h.

E já que se está aqui a discutir assuntos que podem ser calculados exactos (ou pelo menos mais exactos que estes), vai ser feito isso.

Para calcular a velocidade instantânea de um automóvel , teoricamente, numa determinada rotação, a fórmula utilizada é:
Velocidade (km/h) = [Perímetro das rodas de tracção(m) X Rotação da roda X 60)/1000
em que para calcular a Rotação da roda na rotação y rpm, na mudança de relação x numa caixa de relação final z utiliza-se a seguinte fórmula:
Rotação da roda = y/(xz)

As relações de cada mudança, bem como a relação final, nas caixas de velocidades dos motores 1y (1.9D), aaz (1.9TD), AEY (1.9sdi) e 1Z(1.9TDI SXE), sendo:
1ª -> 38/11
2ª -> 35/18
3ª -> 36/28
4ª -> 30/33
5ª -> 38/51
Marcha Atrás -> 38/12
Relação Final (Nº de dentes da coroa/Nº de dentes do pinhão) -> 66/18

Assim sendo, utilizando a caixa de velocidades com as relações acima, a rotação da roda às 5000rpm em :
1ª é -> 5000/((38/11) X (66/18 )) = 394,737
2ª é -> 5000/((35/18 ) X (66/18 )) = 701,299
3ª é -> 5000/((36/28 ) X (66/18 )) = 1060,61
4ª é -> 5000/((30/33) X (66/18 )) = 1500
5ª é -> 5000/((38/51) X (66/18 )) = 1830,14

Tendo em conta que o diâmetro de uma roda com pneu 175/70R13 é de 575,2mm ,logo através da fórmula Perímetro circunferência = Pi X Diâmetro, facilmente se vê que o perímetro é de 1807mm = 1,807m. Da mesma forma uma roda de pneu 185/60R14 tem de diâmetro 577,6mm e perímetro 1814,6mm = 1,8146m.

Logo a velocidade instantânea às 5000rpm utilizando a medida de origem (175/70R13) é:
1ª -> (1,807 X 394,737 X 60)/1000 = 42,8km/h
2ª -> (1,807 X 701,299 X 60)/1000 = 76km/h
3ª -> (1,807 X 1060,61 X 60)/1000 = 115km/h
4ª -> (1,807 X 1500 X 60)/1000 = 162,6km/h
5ª -> (1,807 X 1830,14 X 60)/1000 = 198,4 km/h

Agora passando às velocidades que estavam a ser discutidas aqui anteriormente, ou seja, utilizando apenas a 5ª velocidade, numa roda 175/70R13, a velocidade instantânea às:
2000rpm -> (1,807 X (2000/((38/51) X (66/18 ))) X 60)/1000 = 79,4km/h
3000rpm -> (1,807 X (3000/((38/51) X (66/18 ))) X 60)/1000 = 119km/h
4000rpm -> (1,807 X (4000/((38/51) X (66/18 ))) X 60)/1000 = 158,7km/h
5000rpm -> 198,4 km/h (calculado acima)
5100rpm -> (1,807 X (5100/((38/51) X (66/18 ))) X 60)/1000 = 202,4km/h

Bem :eek:
Boa explicaçao, eu como tenho jante 16'' penso que o erro nao seja tao grande.
 
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