Tudo sobre os nossos 1.9d, Km's, velocidade, etc..

ando a pensar mandar reprofilar a arvore de cams do meu 1.9D. keria algo k começasse a puxar a sério às 2000rpm e k fosse até às 5000rpm. como não encontro em lado nenhum os graus k tem de ser feitos para ter este setup pretendido por mim, venho aki ver se alguem sabe...
 
1.9d

Olá ppl! Sou agora o feliz proprietário de um 1.9d de abril de 94. O carro veio para a minha mão com 183 mil e com registo de um só dono. Comprei-o por 1600 aerios e já levou bombites atrás, válvula da temperatura (uma vez que a ventoinha disparava antes de meio como só quase no vermelho...), calços e traz a solfagem sem funcionar, não sei se será problema do motor da mesma ou outra tralha qualquer uma vez que só depois de ter o carro é que verifiquei que a resistência da solfagem (por cima dos pés do "pendura") apresenta-se cheia de ferrugem... Neste momento o carro está na oficina para rectificar esta situação e para ver um problema que consistia no carro corrigir sempre a direcção quando se curvava para a esquerda, ou seja, sempre que fazia uma curva à esquerda, o carro parecia dar um pequeno salto e voltar à posição inicial da roda (só sei que quando parei me cheirava um pouco a queimado). Visto que não tenho a certeza se continua a perder água pelo radiador da solfagem e como este tb não faz falta para agora, decidi anula-lo e andar com o carro sem solfagem até meados de Outubro e nessa altura repara-lo! Desculpem o testamento mas achei que aqui seria o melhor sítio para apresentar o meu bólide que já tem algumas alterações em vista!!! Ah... e o mecânico diz-me que tenho motor para muitos kmmmmm... he he he! Abraços a todos! :D
 
Olá ppl! Sou agora o feliz proprietário de um 1.9d de abril de 94. O carro veio para a minha mão com 183 mil e com registo de um só dono. Comprei-o por 1600 aerios e já levou bombites atrás, válvula da temperatura (uma vez que a ventoinha disparava antes de meio como só quase no vermelho...), calços e traz a solfagem sem funcionar, não sei se será problema do motor da mesma ou outra tralha qualquer uma vez que só depois de ter o carro é que verifiquei que a resistência da solfagem (por cima dos pés do "pendura") apresenta-se cheia de ferrugem... Neste momento o carro está na oficina para rectificar esta situação e para ver um problema que consistia no carro corrigir sempre a direcção quando se curvava para a esquerda, ou seja, sempre que fazia uma curva à esquerda, o carro parecia dar um pequeno salto e voltar à posição inicial da roda (só sei que quando parei me cheirava um pouco a queimado). Visto que não tenho a certeza se continua a perder água pelo radiador da solfagem e como este tb não faz falta para agora, decidi anula-lo e andar com o carro sem solfagem até meados de Outubro e nessa altura repara-lo! Desculpem o testamento mas achei que aqui seria o melhor sítio para apresentar o meu bólide que já tem algumas alterações em vista!!! Ah... e o mecânico diz-me que tenho motor para muitos kmmmmm... he he he! Abraços a todos! :D

Boas.

Mais ou menos como eu comprei o meu set de 2004 com 185mil +- e é de Nov de 94 uns meses mais novo que o teu.
Também tinha a soflagem toda marada,acho q foi por falta de uso,mas ficou uma brinco,nem é preciso por no 2 que dá muito bem.

Podes criar um projecto e tirar umas fotos..e vais pondo as mods à medida que as vais fazendo..

tens ai carro para um bom projecto e um motor para muitos kms

cumprimentos
 
ontem falei com um colega k teve uma ideia (k mta gente ja deve ter tido antes, lol) k é induzir ar pela admissão. ele ta a trabalhar nisso para o carro dele, mas tb fikei a pensar nakilo para mim (para o ibiza 1.9D) e pelas minhas contas seria necessário um motor electrico k induzisse no mínimo 139,04L de ar por segundo porque:
o nosso motor precisa de apoximadamente 1896cc=1,896L de ar por cada ciclo do motor. Cada ciclo do motor é equivalente a 1rpm. assim sendo e como 1minuto=60 segundos, a 1000rpm entra no motor, em cada segundo, aproximadamente 1,896X1000/60=31,6L de ar no nosso motor. às 2000rpm entram 1,896X2000/60=63,2L por segundo...
Não sei se estarei a pensar correctamente, mas se o nosso motor atinge a potência máxima às 4400rpm (esta info está no catálogo da seat espanhola para o motor 1Y), então seria necessário um motor de indução de ar k lançasse no mínimo 139,04L de ar por segundo para o motor. é k se for um indutor que lance por exemplo apenas 63,2L/s de ar, a partir das 2000rpm haverá uma restrição do ar a entrar no motor fazendo com k o mesmo perca potencia. tb não tou a ver nenhum secador, nenhum "soprador de folhas" nem nenhum aspirador k induza 139,04L/s, mas poderei estar enganado.
gostaria de obter algumas opiniões sobre este assunto, visto eu não ter a certeza de algumas coisas já referidas por mim acima...
 
Professor,gostava de ajudar,mas só tive fisica até ao primeiro ano da uni. e muita coisa está esquecida pois não pratico diariamente :)

pode ser que alguem te possa ajudar..
 
Professor,gostava de ajudar,mas só tive fisica até ao primeiro ano da uni. e muita coisa está esquecida pois não pratico diariamente :)

pode ser que alguem te possa ajudar..
obrigado;) mas fui eu k me explikei mal, lol. não tenho dúvidas nos cálculos. as minhas dúvidas são:
- serão mesmo necessário os 139,04L/s (ar induzido pelo nosso atmosferico às4400rpm) ou será que com menos (até k rotação do motor???) fará melhor efeito do k não ter nada? (sabendo à partida que a partir do limite de volume induzido pelo indutor de ar, haverá uma restrição de ar para a admissão e o carro ficará pior a partir da rotação em k a indução de ar iguala a do nosso carro sem nada)
- há indutores de ar electricos com este volume de ar por segundo?
- já alguém aki experimentou isto?
 
obrigado;) mas fui eu k me explikei mal, lol. não tenho dúvidas nos cálculos. as minhas dúvidas são:
- serão mesmo necessário os 139,04L/s (ar induzido pelo nosso atmosferico às4400rpm) ou será que com menos (até k rotação do motor???) fará melhor efeito do k não ter nada? (sabendo à partida que a partir do limite de volume induzido pelo indutor de ar, haverá uma restrição de ar para a admissão e o carro ficará pior a partir da rotação em k a indução de ar iguala a do nosso carro sem nada)
- há indutores de ar electricos com este volume de ar por segundo?
- já alguém aki experimentou isto?

num sera melhor instalar 1 compressor?
 
concordo com tudo que disses-te com a litragem do ar, duvido que os motores respirem isso mas tens toda a logica.


Agora pensa no seguinte em vez de aumentares a litragem do ar porque não a pressão?

em vez de uma atmosferas, que é aquilo que os d levam, aumentar para 1.5.

eu sei isto é um conceito do turbo, mas existem modos de fazer com que um motor electrico consiga comprimir o ar elevando assim as atmosferas dele.

952-2_b.jpg


algo assim deste genero mas home made.
 
concordo com tudo que disses-te com a litragem do ar, duvido que os motores respirem isso mas tens toda a logica.


Agora pensa no seguinte em vez de aumentares a litragem do ar porque não a pressão?

em vez de uma atmosferas, que é aquilo que os d levam, aumentar para 1.5.

eu sei isto é um conceito do turbo, mas existem modos de fazer com que um motor electrico consiga comprimir o ar elevando assim as atmosferas dele.

952-2_b.jpg


algo assim deste genero mas home made.
isso parece 1 compressor electrico.
 
isso parece 1 compressor electrico.

Nao estou a ver que filtro de ar consigo filtrar 139,04L/s, de ar por segundo, isso é muita coisa, é quase o equivalente a 13 garrafores de 5l, num segundo, o nosso motor nao trabalha so a ar, tambem penso que tens de contar com o gasoleo, e com a mistura feita dos dois, isto digo eu, que de mecanica percebo muito pouco.
 
Boas.

Mais ou menos como eu comprei o meu set de 2004 com 185mil +- e é de Nov de 94 uns meses mais novo que o teu.
Também tinha a soflagem toda marada,acho q foi por falta de uso,mas ficou uma brinco,nem é preciso por no 2 que dá muito bem.

Podes criar um projecto e tirar umas fotos..e vais pondo as mods à medida que as vais fazendo..

tens ai carro para um bom projecto e um motor para muitos kms

cumprimentos

Gracias! Assim que o mesmo sair da oficina tiro logo umas pics para verem o estado da fera!

Abraço! :D
 
concordo com tudo que disses-te com a litragem do ar, duvido que os motores respirem isso mas tens toda a logica.


Agora pensa no seguinte em vez de aumentares a litragem do ar porque não a pressão?

em vez de uma atmosferas, que é aquilo que os d levam, aumentar para 1.5.

eu sei isto é um conceito do turbo, mas existem modos de fazer com que um motor electrico consiga comprimir o ar elevando assim as atmosferas dele.

952-2_b.jpg


algo assim deste genero mas home made.
a minha ideia é mm é aumentar a pressão mas não baixar a litragem da potencia maxima e para isso usar um indutor de ar (um soprador de folhas ou um aspirador de folhas, algo o mais barato possivel) que induza muito ar para não ficar a estrangular o ar que entra na admissão quando se anda em altas...
será que essa peça que tens aí na figura dá mesmo mais 15-25cv como o anunciado no site k o vende por cerca de 250€? ganhos acredito k hajam, agora tantos cavalos...
 
Nao estou a ver que filtro de ar consigo filtrar 139,04L/s, de ar por segundo, isso é muita coisa, é quase o equivalente a 13 garrafores de 5l, num segundo, o nosso motor nao trabalha so a ar, tambem penso que tens de contar com o gasoleo, e com a mistura feita dos dois, isto digo eu, que de mecanica percebo muito pouco
139,04L/s são aproximadamente 28 garrafões de 5L por segundo... o gasoleo é pulverizado e é pouco num segundo, há kem diga k tem a 1.9D a gastar 5L aos 100km, outros 6L aos 100km, etc. imagina k a uma velocidade constante de 100km/h a 1.9D, numa hora, gasta 6L de gasoleo (o k é mto a esta velocidade sempre em 5ª, mas é para fazer as contas por cima). 1hora gasta 6L então, como 1 hora são 3600 segundos, num segundo gastará 6/3600=0,001(6)L, o k dá aproximadamente um gasto de 1,7ml de gasóleo num segundo, ou seja aproximadamente 1,7cc do volume é ocupado pelo gasoleo num segundo. como o motor tem 1896cc, 1896-1,7=1894,3cc tens razão k poderá não ser 139,04L/s e se utilizarmos os cálculos acima feitos chega-se a aproximadamente 138L/s às 4400rpm o k tb não acredito pois às 4400rpm o 1.9D gasta mais que 6L de gasoleo aos 100km, mas k sejam 130L/s (26 garrafões de 5L). é claro k tdo foi calculado teoricamente e na realidade pode diferir um pouco, o quanto é k não sei...
 
139,04L/s são aproximadamente 28 garrafões de 5L por segundo... o gasoleo é pulverizado e é pouco num segundo, há kem diga k tem a 1.9D a gastar 5L aos 100km, outros 6L aos 100km, etc. imagina k a uma velocidade constante de 100km/h a 1.9D, numa hora, gasta 6L de gasoleo (o k é mto a esta velocidade sempre em 5ª, mas é para fazer as contas por cima). 1hora gasta 6L então, como 1 hora são 3600 segundos, num segundo gastará 6/3600=0,001(6)L, o k dá aproximadamente um gasto de 1,7ml de gasóleo num segundo, ou seja aproximadamente 1,7cc do volume é ocupado pelo gasoleo num segundo. como o motor tem 1896cc, 1896-1,7=1894,3cc tens razão k poderá não ser 139,04L/s e se utilizarmos os cálculos acima feitos chega-se a aproximadamente 138L/s às 4400rpm o k tb não acredito pois às 4400rpm o 1.9D gasta mais que 6L de gasoleo aos 100km, mas k sejam 130L/s (26 garrafões de 5L). é claro k tdo foi calculado teoricamente e na realidade pode diferir um pouco, o quanto é k não sei...

Sim, tens razao, fiz as contas de cabeça, e enganei-me, mas acho mt volume de ar para passar pelos nossos filtros em apenas um segundo.
 
Pelo que penso ter percebido acho que pela tua teoria só vais ter ganho em baixas rpm, porque em altas para conseguires uma percentagem de ar acima daquilo do que aspira o motor as 4400rpm so mesmo um turbo... Existem estes novos turbos electricos mas não acredito que deem tantos cavalos... Se queres uma coisa parecida com o turbo electrico, utiliza um motor de sofagem de um carro... Apartir dai tenta adptalo
 
Back
Top