Legenda da bomba do 1.9D

s nao t importas explica melhor este raciocinio...

Segundo o meu mecanico e outro ppl até aqui do fórum garantiram-me que mal mexas no parafuso ele já não volta ao ponto de origem mesmo que rodes o parafuso again.

Segundo me disseram a unica maneira de pôr mesmo no sitio outra vez é tirar tudo pa fora, acertar..uma trabalheira!

tou enganado?!:confused:
 
Segundo o meu mecanico e outro ppl até aqui do fórum garantiram-me que mal mexas no parafuso ele já não volta ao ponto de origem mesmo que rodes o parafuso again.

Segundo me disseram a unica maneira de pôr mesmo no sitio outra vez é tirar tudo pa fora, acertar..uma trabalheira!

tou enganado?!:confused:

Nao sei se esta's enganado mano..mas no meu caso o parafuso n voltou onde o tinha deixado(debito a mais) mal d mim... a consumir a velocidade q consomia e a fumar da maneira q fumava...isto na ciencia nada e' izakto :D :axe::axe:
 
Segundo o meu mecanico e outro ppl até aqui do fórum garantiram-me que mal mexas no parafuso ele já não volta ao ponto de origem mesmo que rodes o parafuso again.

Segundo me disseram a unica maneira de pôr mesmo no sitio outra vez é tirar tudo pa fora, acertar..uma trabalheira!

tou enganado?!:confused:

lol, s isso é mm assim, o parafuso do debito da minha ibiza ta no maximo...
 
Bem, o parafuso do débito na minha ainda tem a tinta amarela a indicar que nunca foi mexido.

Bem, e quanto ao avanço da bomba? O que altera na prática ao mexer no avanço?
 
Se voces contarem com exactidão quantas voltas deram ao parafuso, seja meia volta, 1 volta, 2 voltas , entao basta rodar para trás. É tão simples quanto isto.

Se por algum motivo desconfiarem do processo, sempre podem recorrer a um opacimetro e medir os gases, afinando de acordo. Mas se anda para a frente, pode muito bem voltar para trás para a posição de origem.

Se nao souberem a posiçao de origem, rodem tudo até ao máximo e de seguida rodem 1 volta e meia (540º) ou 1 volta ( 360º) para trás e compensem (subam) o relantim , avançando o pedal do acelarador.

Depois mandem umas gazadas ou levem alguem atrás e vejam o fumo. É uma questao de ir ajustando...
 
Se voces contarem com exactidão quantas voltas deram ao parafuso, seja meia volta, 1 volta, 2 voltas , entao basta rodar para trás. É tão simples quanto isto.

Se por algum motivo desconfiarem do processo, sempre podem recorrer a um opacimetro e medir os gases, afinando de acordo. Mas se anda para a frente, pode muito bem voltar para trás para a posição de origem.

Se nao souberem a posiçao de origem, rodem tudo até ao máximo e de seguida rodem 1 volta e meia (540º) ou 1 volta ( 360º) para trás e compensem (subam) o relantim , avançando o pedal do acelarador.

Depois mandem umas gazadas ou levem alguem atrás e vejam o fumo. É uma questao de ir ajustando...

tb m tava a xeirar mal isso do ajuste não dar...
isto antes d ir à ipo normal ou à ipob(malta p trocar os bancos), convém é rodar ao maximo e dpois 2 voltas p tras (720º):D:D:D kuando sairem da ipo ou da ipob, parafuso no maximo -> carga nele :twisted::twisted::rir::rir:
 
Pelos vistos fui induzido em erro e ainda bem :D

eu ja vou assim a inspecção ha 2 anos e nunca tive problema.este ano tenho é q tirar o xenon para evitar ir la again :rolleyes:
 
Ora nem mais. 2 voltas completas para trás chega para ele ficar limpinho.

Aliás, na altura fiz uma outra coisa que resultou na perfeição : Limitei o curso do acelarador para 50 ou 60%, atraves do batente do acelarador que controla o seu maximo. O pedal ainda ia até ao fundo, mas na bomba, não ia mais além do que aquilo. :whistle:

O inspector até achou que o carro estava com falta de força. :rir:
E estava.

De referir que o carro tinha o parafuso a 1,5 voltas para trás do máximo.


tb m tava a xeirar mal isso do ajuste não dar...
isto antes d ir à ipo normal ou à ipob(malta p trocar os bancos), convém é rodar ao maximo e dpois 2 voltas p tras (720º):D:D:D kuando sairem da ipo ou da ipob, parafuso no maximo -> carga nele :twisted::twisted::rir::rir:
 
alguém aki sabe cmo fazer na bomba para baixar o valor do co2? (ipoB) basta baixar o débito???
 
Last edited:
Vê lá se tens catalizador...

Por outro lado, se queres baixar o co2, podes usar ( a teu risco, claro ), Oleo vegetal puro com gasoleo, numa mistura de 50/50. :rolleyes:

Eu cheguei a fazer ainda uns milhares de quilometros com o meu 1.9D assim e nunca tive problemas. Mas se o fizeres, naturalmente, é por tua conta.
 
Ao mesmo tempo, reduz o débito com -2 voltas (-720º) completas apartir do máximo. Compensa a seguir com o batente do recuo do pedal do acelarador, para que o relantim fique nas 850rpm. Vais ter que o subir mesmo !
 
boas!

ppl tive a dar debito ontem, mas reparei que ele estava consumir um bocado, hoje quando fui a tirar debito ele foi abaixo e ja nao pega.... o que sera? Tirei debito com o carro a trabalhar...

ajuda sff!!
 
não terás baixado o relantin kuando lhe subiste o debito?:rolleyes:
e agora como voltaste a baixar o debito, o relantin ficou demasiado baixo para o carro trabalhar....
 
não terás baixado o relantin kuando lhe subiste o debito?:rolleyes:
e agora como voltaste a baixar o debito, o relantin ficou demasiado baixo para o carro trabalhar....
pode ser isso ou então o fusivel da bomba k keimou e ag nao passa gasoleo. so se deve mexer no debito com o motor desligado senao pode tocar a chave de fendas no 12v da bomba e keimar o fusivel...
 
Com o objectivo de melhorar os conhecimentos dos parafusos da bomba de kem tem um 1.9D fica aqui o meu contributo:

bomba1copyvx2.jpg


- na imagem acima, relativamente aos parafusos que regulam o relantim a frio e a quente, o parafuso azul regula o relantim a frio e o amarelo regula o relantim a quente. em ambos é apertar o parafuso para aumentar o relantim no respectivo regime;

- relativamente ao parafuso do débito (branco), não aconselho a mexer nele com o motor a funcionar pois podem queimar o fusivel da bomba caso toquem com a chave de fendas na alimentação da bomba.
 
boas malta!
aumentei o debito ao meu 1.9d e ele foi ao mecanico a pouco tempo levar uma correia nova e ele disse.me que a bomba nao estava regulada é possivel ter sido de aumentar o debito?

cumpz
 
boas malta!
aumentei o debito ao meu 1.9d e ele foi ao mecanico a pouco tempo levar uma correia nova e ele disse.me que a bomba nao estava regulada é possivel ter sido de aumentar o debito?

cumpz
tb aumentei o debito da minha 1.9D e nca desregulou a bomba na correia de distribuição. já ag ela tava avançada ou atrasada? cumps
 
Back
Top