Legenda da bomba do 1.9D

sim eu fiz com carro a trabalhar e quando desapertei o relantim ficou as 800 quando apertei o carro ficou as 1000rpm!! ou seja supostamente eu ja andava com debito a mais, porque eu tinha o carro as 1000rpm.... agora o que eu estranho e que os outros carros fumam e o meu nao se ve nada..... quando acelero um pouco mais manda fumo mas e o normal de um carro a gasoleo!!

entao n sei :(

Mas notas mais andamento no carro ou nem por isso?

Eu na minha noto mais qq coisa... sensivelmente +10km/h... mas qd se puxa por ela caga postas de fumo. E n esta no maximo... no maximo so bota fumo e o andamento n melhora... tem de se encontrar o ponto certo. O meu so tem mais uma volta. E esta bem assim. anda bem, so bota fumo qd se puxa e n ta a gastar muito. Com 45L num andamento normal, faço 800/850km. Se for com duas voltas ou mais ao parafuso, faço 700km e n anda tanto nem puxa tanto, so bota fumo.

Ora se tua tem bom andamento, e n bota muito fumo, ainda melhor ;)
 
pois eu tenho o parafuso ao maximo :eek: mas fumo nada agr quando tiver tempo faço um video!! vou experimentar a reduzir uma volta!! depois digo qq coisa!!
 
Estive a dar uns toques na bomba e aproveitei para melhorar a foto do post inicial (Gonçalo, espero que não te importes). Aqui fica:
bomba1copyvx2.jpg

bomba2copynz5.jpg


No entanto surgiram-me umas dúvidas:
  • Desapertei o parafuso vermelho para baixar o relanti mas ficou na mesma. A certa altura o parafuso ja estva desencostado da peça metálica que controla a aceleração e o cabo do acelerador já não estava em tensão. Tou a fazer alguma coisa mal?
  • Não consegui mexer no parafuso do débito. aquilo tá enfiado num sítio lixado, com as tubagens metálicas que alimentam os injectores a atrapalhar e uma caixa preta plástica acoplada à bomba que não me deixa meter uma chave de bocas para aliviar a contraporca. Como é que se safaram?
  • O meu relanti a frio anda pelas 900 rpm (parece-me bem), mas a quente às vezes sobe acima das 1000. Como é que eu afino isso?
 
Boa foto ;) Nao me importo, pelo contrario.
Isso das rpms subirem depois do carroa aquecer, acho que é uma valvula que controla o relantim a frio e a quente, esta marada.... a minha esta assim tambem as vezes. Experimenta desligar o carro quando ele estiver quente, a ver se as rpms nao baixam.
 
por acaso esse truque n dá. ficam na mesma.

E ajudinha pra soltar o parafuso do débito n há?? Aquela $%&# tá num sitio do &@#%! :D
 
o problema nem é aliviar o parafuso. É mesmo coseguir lá meter uma chave. aquilo ten os tais tubos metálicos que dificultam o acesso e para ajudar o parafuso ainda tá encostado a uma caixa plastica preta, de maneira que não se consegue la meter chaves de bocas.
Vou ver se arranjo uma foto...se lá conseguir meter a máquina...
 
Uma forma facil de acederes ao parafuso do debito é tirar a valvula de corte (aquela coisa grande com um fio que esta mesmo acima do do débito).
Tira-a com cuidado, pois ela sai disparada. Primeiro , tira a porca e solta o fio eletrico. Cuidado, nao percas a porca.

Depois solta a valvula de corte, salvo erro, com chave 23. no final ela dá um coice e tem uma anilha. Nao perder nada !!

Aí, fazes o resto do trabalho. Soltas, com chave 13 a porca que prende o parafuso e depois é roda-lo até ao fim, e no fim, rodas depois para trás 180º. Eu usava assim. Fazia um cadito de fumo em grande carga, mas nao era muito.
Depois, recua a posiçao do acelarador para manteres a RPM as 900 a quente.

Para nao teres problemas na IPO, limita depois o curso do acelarador a 50% ;)

Boa sorte.
 
Last edited:
Olá people.

Basicamente o que é que é se altera ao actuar no parafuso do avanço da bomba?
Já reparei que o regime do motor ao ralenti se altera, mas na realidade o que acontece? Pode-se alterar o rendimento do motor ao alterar o avanço?

Estou a pensar dar um toque na bomba do meu 1.9d, talvez diminuir o débito, já que faz algum fumo em carga - deve estar no máximo - e aproveitava para perceber sobre a afinação do avanço em particular.

Obrigado a todos.:finga:
 
Olá people.

Basicamente o que é que é se altera ao actuar no parafuso do avanço da bomba?
Já reparei que o regime do motor ao ralenti se altera, mas na realidade o que acontece? Pode-se alterar o rendimento do motor ao alterar o avanço?

Estou a pensar dar um toque na bomba do meu 1.9d, talvez diminuir o débito, já que faz algum fumo em carga - deve estar no máximo - e aproveitava para perceber sobre a afinação do avanço em particular.

Obrigado a todos.:finga:

Boas.

não percebi se já mexest no parafuso senão.
Se já mexeste lamento informar mas mesmo que o ponhas para trás ela volta a onde estava, por isso se deve mexer com cuidado.

O que faz?Aumenta a entrada de gasoleo logo responde melhor, ganhas entre 5 a 9cv +-.Ao meu mexi um pc e fez-lhe bem.

Abraço
 
Boas.

não percebi se já mexest no parafuso senão.
Se já mexeste lamento informar mas mesmo que o ponhas para trás ela volta a onde estava, por isso se deve mexer com cuidado.

O que faz?Aumenta a entrada de gasoleo logo responde melhor, ganhas entre 5 a 9cv +-.Ao meu mexi um pc e fez-lhe bem.

Abraço

Mike eu ja meti demasiado debito como sabes e akilo fumava q s fartava e consumia a larga,voltei a tirar e n voltou ao sitio e claro os consumos diminuiram bastante...o meu n voltou ao sitio q o tinha deixado...o dele tmb n deve voltar pouis n ? Abraco amigo
 
Boas.

não percebi se já mexest no parafuso senão.
Se já mexeste lamento informar mas mesmo que o ponhas para trás ela volta a onde estava, por isso se deve mexer com cuidado.

O que faz?Aumenta a entrada de gasoleo logo responde melhor, ganhas entre 5 a 9cv +-.Ao meu mexi um pc e fez-lhe bem.

Abraço

s nao t importas explica melhor este raciocinio...
 
Mike eu ja meti demasiado debito como sabes e akilo fumava q s fartava e consumia a larga,voltei a tirar e n voltou ao sitio e claro os consumos diminuiram bastante...o meu n voltou ao sitio q o tinha deixado...o dele tmb n deve voltar pouis n ? Abraco amigo

amigo tens a certeza que o teu voltou onde estava?igualzinho?acho estranho..
 
Back
Top