Legenda da bomba do 1.9D

Tirei uma foto a minha bomba injectora.
Nao esta de grande qualidade, porque foi com o telemovel.
A bomba é esta:


Alguem me faz a legenda de cada parafuso,e se possivel, uma explicaçao basica de como funciona cada um? Tipo se apertar faz o que, e o que acontece se desapertar.
 
Excelente topico.

O Branco é o do débito. Rodas para a direita e o debito aumenta e o ralanti tambem.

O vermelho é o do recuo do acelarador . Rodas para a frente e o ralanti sobe (ou seja, o pedal do acelarador vai um pouco para baixo). Para trás, é o inverso.

O Laranja limita o curso do acelarador até uma percentagem do máximo. É bom para a IPO. O meu passou assim limpinho. Tava a 50%.:whistle:

Dos restantes, não sei, mas também os identifiquei quando tinha o 1.9D. Nunca soube para o que eram. Sei que sobem e descem o ralanti também.
 
Last edited:
Pois. Os que restam era mm os que eu queria saber. De origem, o parafuso do debito vem quantas voltas antes de tar o debito todo aberto?
 
Gonçalo disse:
Pois. Os que restam era mm os que eu queria saber. De origem, o parafuso do debito vem quantas voltas antes de tar o debito todo aberto?


Boa questão.
Eu geralmente andava a -1,5/-1,0 voltas completas do máximo.

De origem, cálculo que deva estar entre -2 voltas a -1,5 voltas.

Claro, com os injectores limpos, não deve fazer tanto fumo. Mas para ter as performances anunciadas... cálculo que seja mais ou menos isto.
 
Pois.
Quando fui ver a minha tava quase encostado no fim do parafuso lol
Era so fumarada:twisted: agora andei pra tras prai 3/4 de volta.
 
Olá.
Sim, -1 volta é um sítio confortável. :)
Verifica a limpeza dos injectores e terás o mesmo andamento com menos fumo.




Gonçalo disse:
Pois.
Quando fui ver a minha tava quase encostado no fim do parafuso lol
Era so fumarada:twisted: agora andei pra tras prai 3/4 de volta.
 
verificar isso é que é pior.
So num sitio especializado nao?
É preciso ser na bosh?
E que t€mpo me vao levar?
 
Gonçalo disse:
entao?:whistle:
nao me digam que afinam isso as vegas=D>


Sinceramente, afinava conforme me apetecia / necessitava.

Basta pores no maximo e contares X voltas para trás. Aceleras e verificas a quantidade de fumo ! Enquanto fazes isto, tenta compensar com o acelarador o ralanti , por forma a que fique sempre as 850/900rpm.
E olha que é um metodo de tentativa erro ... válido.

Isto, quanto ao débito e ralanti. :)

Quanto ao resto...:whistle:
 
Recordo-me de na ultima vez para ter 100% certeza de que passava na inspecção, simplesmente tranquei o máximo do curso do acelarador, avançando o respectivo batente.

Com isto, o acelarador nao ia além de 60% na bomba, apesar de o pedal ir até ao fundo.

Oh... passou limpinho e nem foi preciso mexer em nada. O inspector so achou uma certa falta de força no carro. :rir:

Mas foi so mesmo para ter 100% certeza que passava. Ja nem tinha seguro e o carro estava á venda.
 
Mas atenção, tens que acelarar até as 3000 com uma gazada assim ja moderada para avaliar o fumo.
No entanto, nao é preciso esmifrar.
 
Eu no meu para mexer no débito, tinha que tirar a valvula de corte. Aquela que tem um fio ligado e uma porca para o prender.:)

Era mais demorado, mas funcionava na mesma. Tem que se ter cuidado ao tirar a valvula de corte, porque ela tende a saltar. Tem uma mola dentro da bomba.
 
Barometer disse:
Eu no meu para mexer no débito, tinha que tirar a valvula de corte. Aquela que tem um fio ligado e uma porca para o prender.:)

Era mais demorado, mas funcionava na mesma. Tem que se ter cuidado ao tirar a valvula de corte, porque ela tende a saltar. Tem uma mola dentro da bomba.
A mim nao é preciso. com jeito consigo
 
Aperta bem o a porca do debito depois ;)

eu pelo menos, com chave de bocas ou mesmo as outras , com bocal inteiro, nao me permitiam.
 
Barometer disse:
Excelente topico.

O Branco é o do débito. Rodas para a direita e o debito aumenta e o ralanti tambem.

O Laranja é o do recuo do acelarador . Rodas para a frente e o ralanti sobe (ou seja, o pedal do acelarador vai um pouco para baixo). Para trás, é o inverso.

O Vermelho limita o curso do acelarador até uma percentagem do máximo. É bom para a IPO. O meu passou assim limpinho. Tava a 50%.:whistle:

Dos restantes, não sei, mas também os identifiquei quando tinha o 1.9D. Nunca soube para o que eram. Sei que sobem e descem o ralanti também.

Tas a fazer confusão trocas-te o vermelho com o laranja, o de tras é o relantim e o da frente é o do acelerador!
O amarelo e o azul controlam uma balança que regula o avanço, isto é, regula o relantim a frio e a quente.
Um abraço.
 
Back
Top