Turbo em Ibiza 1.9D [a vossa opinião SFF]

Posso te garantir que tens mais desgaste em tudo o k faças, toda gente sabe k o material tem tolerâncias, mas as marcas kdo os lançam cá para fora, lançam o material equilibrado como por exemplo os 1.9 d vêem com um certo débito de gasóleo, um certo colector, uma pré camâra de combustão pronta a receber uma determinada mistura " que diga-se de passagem que é um pouco fraca, dado que parte por volta dos 500.000 km"!
Os carros kdo saíem para o mercado saeim totalmente equilibrados entre o potencial que têem e que podem vir a ter, isto é podiam ter saido com menos potência ou com mais, mas a potência k sai é a limitada para que nada devia correr mal "pois muitas vezes corre mal", e imagina que os 1.9d vinham com mais uma volta de parafuso da bomba e uma entrada d ar melhorzita...acredita k não duravam metade do k duram!
O que te quero dizer com isto tudo é que através de todos os processos k fazes é mais desgaste k o motor sofre seja alterar o que alteres, se alteras os colectores e aperfeiçoas a entrada de ar ou as saidas de escape, vais de certa forma ser obrigado a mexer no débito de gasóleo, senão o carro vai te ficar na mesma ou muitas vezes pior dado que se o ar que entra e é misturado é mais fácil evacuado pelas válvulas vai também precisar de cada vez mais ar e cada vez uma mais rápida saida, que no teu caso está optimizada, entendes o meu ponto de vista?
Se optimizas como dizes k fizeste necessitas de gasóleo para aproveitar isso, ou então ficas com percas na admissão e no escape dado que tudo é feito muito rápido e se mantêm o processo de origem de injecção de gasóleo fica a injecção mais lenta que o próprio processo de admissão de ar e de escape, e assim existe uma lacuna no processo. Somente débito cria te mais pressão nos cilindros, mais aquecimento, mais desgaste para o carro , mais desgaste para os segmentos k vão vedar uma maior pressão e estão prontos para vedar x e não a pressão y etc..etc... e não é por lançar para lá mais ou menos óleo através da afinação da bomba que melhoras a lubrificação pois isso depende do óleo k lá tens da pressão k a bomba faz etc..
E tu mais k ninguém se dizes k o teu carro dá 200 e não dá mais pk o carro não deixa :roll: sabes bem k tens mais desgaste k um mero ibiza 1.9 d de origem com colectores de admissão e de colector, débito, e tudo de origem.
Assim fica a minha opinião de um mero desconhecedor...
Um abraço

p.s- não tou contra ti, longe disso, mas por natureza sou uma pessoa que questiona tudo! Fica bem força no projecto
 
Quanto maiores forem os 'bangs' e quantos mais 'bangs' por minuto tiveres mais a fiabilidade vem por aí a baixo... Independentemente da forma como o fazes!
Nem penses que tens um motor mais fiavel depois do que fizeste!

Tens aí uma boa preparação N/A mas que não tem ciencia nenhuma, é exactamente a mesma dum carro a gasolina N/A... Tentar meter o maximo de ar possivel no cilindro aumentando a eficacia de enchimento, reduzindo ao máximo toda a restrição no caminho do ar. Se me dissesses que tinhas pegado numa cabeça com um straight through port e tivesses feito uma swirl port e fluindo o mesmo ar conseguias queimar mais gasoleo, aí sim tinhas aumentado o rendimento, mas só se mantivesses a quantidade de ar que entrou! A meteres mais ar vais queimar mais combustivel e aumentar a potencia, trivial...

De qualquer maneira é um projecto muito interessante de se fazer e não é qualquer um que poe as maos à obra, por isso parabéns!

Se partilhasses as tuas investigações e testes com o forum não ias perder nada, só ias ganhar... Mas cada um sabe de si!


Abraço
 
Olha o Jonhdoe :D
Quando é que apareces para pagar o café e eu faço-te um dicionário de bolso :twisted:

Antes de mais obrigado pelas criticas :D
É nestas discoçoes que se aprende sempre mais qualquer coisa.
Antes de mais quero dizer que todo este trabalho nao tinha como objectivo aumentar a potencia de pico mas sim ter uma curva mais plana e mais consistente.
Muitas vezes os motores nao vem com mais potencia de fabrica nao porque os fabricantes nao querem mas porque não é viavel o investimento que teriam de fazer para conseguirem passar nas normas antipoluiçao para terem + meia duzia de cavalos.
No casodo motor da VW que equipa o seat isso tambem acontece e é claro que este motor pode ir muito mais alem dos 64 cv que tem de origem e podem verificar pela eviluçao nos tdi em que a electronica manda e muito mas quando se abusa já sabem o resultado.
Aquilo que consegui nao foi aumentar a potencia de pico mas sim que a curva de potencia a partir das 4000 rpm que num motor destes normal sofre um decrescimo, no meu ela se mantivesse por mais tempo .
Nos calculos teoricos tal nao parecia possivel devido ao tipo de motor pois nos motores de ciclo diesel o processo de combustao é lento.
Num N/A quanto maior for a rotaçao menor é a eficiencia em termos de enchimento da camara de combustao com ar pois a unica força a atuar á a da gravidade.
Pelos meus calculos a cerca de 4000 rpm só se consegue encher cerca de 68% da camara de combustao, o que quer dizer que uma boa parte diesel que é injectado nao era queimado , daí a fumarada preta que todos conhecem.
O que consegui fazer foi que a partir das 4000 rpm a eficiencia de enchimento da camara de combustao chegasse aos 90%, claro que isto em calculos teoricos e sem que fosse necessário aumentar muito o debito de gasoleo.
A potencia apareceu a partir das 4000 rpm e consegue manter-se até ás 5600 rpm e aumentou bastante o binario e há muito pouca fumarada.
Tinha de ser fiavel e utilizavel como no inicio pois é o carro do dia a dia com muita conduçao para arranca.
Agora o projecto tá parado pois devido ás novas restriçoes do codigo da estrada nao há vontade de continuar.
Tive de voltar ás jantes 13 e os pneus são uma mer***, colectores de escape e admissao que estavam na forja desisti, filtro de ar ficou o de caixa e acabou-se o entusiasmo pk é mt frustante depois de tanto trabalho ir ao centro de inspeçoes e ter de tirar tudo.
Enfim, é o país que temos
Toda a gente fala em tecnologia mas quando alguem quer fazer algo leva na cabeça.
E é tudo
Só resta mesmo trocar de país o que para mim já faltou mais para poder trabalhar nesta area pois apesar de ter alguns conhecimentos na area de engenharia mecanica, este nao é o curso que frequento, isto é mesmo paixão e ainda bem que nao fui por aí pk agora tava a ver o caso mal parado pois a lei é
"não altera ou leva multa"
 
ora aí está uma discussão k deu em concordância e não ficou tipo há e tu és isto e és aquilo etc...etc...a falar as pessoas entendem-se, e isto sim é uma amostra do que deve ser um fórum de tuning, falar sobre os temas, levantar questões, fazer criticas, saber ouvir , intervir e no fim toda gente fica bem.
Augusto entendi tudo o k estás a fazer ao carro e tens o meu apoio força nisso um abraço
 
São sem dúvida uns cálculos bem estudados. E os melhoramentos parecem ser significativos ao aproveitar-se quase todo o gasóleo injectado.
Bom trabalho :)
 
antão disse:
tiago disse:
eu não entendo os vossos 1.9 d dão todos 190 em recta...é curioso os que vejo chegar a essa velocidade é relativamente a descer e para lá chegar venha estrada :roll:

185/190 dá o meu ibiza tdi 90cv com bicos........deve tar todo faralhado, só pode.... :roll: :roll: :roll:

o teu carro tá mm todo fdd, tu é q n acreditas, pq é o unico tdi d 90cv q n toca nos 200km/h em recta. :roll: :roll: :roll:
 
palma disse:
antão disse:
tiago disse:
eu não entendo os vossos 1.9 d dão todos 190 em recta...é curioso os que vejo chegar a essa velocidade é relativamente a descer e para lá chegar venha estrada :roll:

185/190 dá o meu ibiza tdi 90cv com bicos........deve tar todo faralhado, só pode.... :roll: :roll: :roll:

o teu carro tá mm todo fdd, tu é q n acreditas, pq é o unico tdi d 90cv q n toca nos 200km/h em recta. :roll: :roll: :roll:
:lol: :lol: :lol: :lol:
 
Concordo com a maior parte do que disseste, então em relação ao código da estrada nem sequer vou comentar pois nem isso merece! É uma vergonha... Adiante!

Só queria continuar este assunto pegando no que dizes atras:
augusto disse:
(...)
Nos calculos teoricos tal nao parecia possivel devido ao tipo de motor pois nos motores de ciclo diesel o processo de combustao é lento.
Num N/A quanto maior for a rotaçao menor é a eficiencia em termos de enchimento da camara de combustao com ar pois a unica força a atuar á a da gravidade.
Pelos meus calculos a cerca de 4000 rpm só se consegue encher cerca de 68% da camara de combustao, o que quer dizer que uma boa parte diesel que é injectado nao era queimado , daí a fumarada preta que todos conhecem.
O que consegui fazer foi que a partir das 4000 rpm a eficiencia de enchimento da camara de combustao chegasse aos 90%, claro que isto em calculos teoricos e sem que fosse necessário aumentar muito o debito de gasoleo.
(...)
O processo de combustão do diesel não é lento, é apenas mais lento que o da gasolina, e o que não falta aí é gasolinas a fazer bem mais que 10.000rpm. Diesels então já vi vários a passar das 6.000rpm a produzir potencia.

Num N/A quanto maior for a rotação maior vai ser a eficiencia tanto de enximento do cilindro como de combustão, já que vais tirar proveito do momento da massa de ar no colector e janela e a turbulencia cada vez maior criada por uma massa de ar a passar pela valvula cada vez mais depressa vai tanto misturar melhor as goticulas de gasolina numa injecção indirecta e também aumentar a velocidade da chama quando se dá a ignição permitindo elevar ainda mais a rotação por aumentar o limiar de detonação. Num diesel só tiras parte da velocidade de chama acrescida.
Nunca tens ar a entrar para os cilindros pela força da gravidade, isso quereria dizer que o ar escorria para dentro dos cilindros e isso só aconteceria se lá estivesse algo muito mais leve que o ar em que o ar escorresse como agua pra dentro dum balde, mas isso já é fazer filmes... O que tu tens sempre pelo menos, como em muito baixas rotações, é unicamente a sucção feita pelo movimento descendente do pistão! Não esquecer que um motor não passa de uma bomba...

Como é que tu chegaste a esses valores percentuais de enchimento de cilindro? Como é que conseguiste medir com precisão a quantidade de ar que fica dentro do cilindro depois da valvula de escape fechar?
A fumarada preta é gasoleo por queimar sim, mas nem penses que a quantidade de gasoleo injectado de origem tem como base um enchimento teorico do cilindro. Tudo isso é mais que testado e afinado para o enchimento actual tendo inumeras coisas em consideração como consumos, fiabilidade, poluição, etc etc etc...


Se quisesses continuar com o teu projecto ainda tens muita coisa pra fazer e muito terreno bravo por explorar! Podias ser por exemplo um dos primeiros no mundo de certeza a ter um diesel com ITB's por exemplo adaptados para não ter borboleta ou feitos especificamente para um diesel. Ainda não disseste tudo o que tinhas feito, mas uma cabeça pode ter mil e uma coisa feitas para aumentar a potencia, desde o comum de valvulas maiores até ao pormenor dos assentos das valvulas, em que todas elas fazem melhorias significantes.
É pena que tenhas resolvido desistir, mas compreendo as razoes que deste... De qualquer maneira o que fores fazendo manda praqui que toda a gente tem o maior prazer em acompanhar projectos à séria!


Abraço
 
Eu vou-vos ser "franco"...
O meu ibiza neste momento na A2 sentido norte-sul, depois da subida de quem vem da 25 abril.... até ao Mcdonalds, não passa dos 150/155.
Devo confessar que a bomba tá com pressão bem baixa!!!
Desisti disso depois de ter chumbado na IPO (Opacidade) e mesmo assim nao fumava quase nada.

No entanto, quando a tinha mais aberta, nunca passei dos 165 nessa recta.
Provavelmente também nao foi o suficiente para ele embalar até aos 170 ou 175 (Se é q dava) e a unica coisa q tinha mexida, era o parafuso do debito.

-A "inclinação" (Que nao sei o q é) da bomba não foi alterada.
-Tem catalisador.
-Tem jante 13".

Eu acho que em condições normais, um 1.9D dar 170 reais em recta é bastante bom. A Marca anuncia cerca de 163km/h reais de origem.
170 de ponteiro andará perto disso.
 
O meu é mais lento que o do augusto em arranque, em ponta ainda nao testamos :twisted: (muito).
Mas uma coisa é certa ainda hoje na A3 de Braga para o Porto colei o ponteiro numa zona quase plana que é em frente às bombas, bem sei que tem o erro do ponteiro mas mesmo assim...
Quanto à rotação que ia nao sei o conta rotaçoes nao funca( se souberem de uns manometros analogicos para um 1.9d avisem)


abraço fumarento
 
O meu nao ta a andar mesmo nada. :lol: Tambem, devo passar das 3000 praí uma vez por mês. Poderá estar preso? Acho que em altas, apartir das 3500 nao ta nada de especial :?
 
Eu na minha opinião também tens o teu carro preso e em altas não desenvolve, como andas sempre a baixa rotação.
 
Leth disse:
Eu na minha opinião também tens o teu carro preso e em altas não desenvolve, como andas sempre a baixa rotação.
Geralmente passo de caixa às 2000 ou 2250. Acima disso, só em 5º :)
Mas como a velocidade de cruzeiro raramente passa dos 110/120, talvez isso o ande a prender.

Há umas 3 semanas, ia em AE e decidi pisa-lo a fundo, mesmo naquela, e saiu um puffzito do escape, mas nada de especial.
E ia saíndo. E fiquei confuso, porque a bomba ta a "meio gás" ou menos !

:lol: 30 segundos depois, ja nao fazia nada. Carvão? :lol:
Voltei a pisar da mesma forma, durante mais algum tempo e ... nada.

Ou seja, aquilo foi uma prova de como deve precisar duns esticões. :)
 
A proposito leth:

Abri o filtro do ar e vi lá o tal "funil" que entra pela caixa a dentro. Ora, nao vi nenhum parafuso que prendesse isso à caixa. E tambem nao tem nenhuma valvula lá dentro que controle o fluxo de ar.

Existe tambem um funil na parte de cima do filtro da caixa, mas que tambem nao sei tirar, nem tem valvula de abertura.

Afinal, existe alguma restrição à entrada de ar no colector de admissão?
 
Esse funil que existe dentro da caixa da para tirar, o meu tinha la um parafuso a segura-lo esse não terá algum encaixe?
 
Sim, deve ser do tipo " encaixe ".

Mas em relação à tal valvula que falaste que fecha conforme haja mais ou menos ar... nao encontrei nada disso.
Por isso, valerá mesmo a pena tirar o funil?
 
Back
Top