Turbo em Ibiza 1.9D [a vossa opinião SFF]

o meu sdi na altura k estva com repro gat off e filto fazia a direito 200km com jantes 15 depois pus 16 so dava 190 a descer passava um bocadinho os 210km.

actual mente nao tem repro e com jantes 16 e peneu 205/45/16 nao passa dos 180 a direito e a desces nao da mais de 190km. :lol:
 
Pois, tb tenho o 1.9 D de 94 e com jantes 15 dava na boa 190 km/k desde k fosse a direito, agora a subir, 120, 130 km/h já era mt bom.
Agora que tive de tirar as jantes 15 pelas razoes k os donos do 1.9 D de 94 devem saber, " esta medida nao consta na ficha tecnica do modelo ".
e como as unicas k tinha em casa eram as de 13 que o carro trazia de origem e os €€ nao abundam para tar a comprar umas 14 e depois de ter gasto uma pipa de massa a preparar o carro para as jantes 15, kit completo de suspençoes, discos, pastilhas de travao, barras AA, reforçar o chassi,.... nem me atrevo a passar dos 150 pk até tenho medo, trava demais e os pneus nao ajudam, em curva nao se segura pois as afinaçoes estavam feitas para pneus e jantes maiores, logo nao curva , desliza :( , enfim, tá uma merda :(
 
eu não entendo os vossos 1.9 d dão todos 190 em recta...é curioso os que vejo chegar a essa velocidade é relativamente a descer e para lá chegar venha estrada :roll:
 
tiago disse:
eu não entendo os vossos 1.9 d dão todos 190 em recta...é curioso os que vejo chegar a essa velocidade é relativamente a descer e para lá chegar venha estrada :roll:

185/190 dá o meu ibiza tdi 90cv com bicos........deve tar todo faralhado, só pode.... :roll: :roll: :roll:
 
não sei se será velucidade real pk os conta klmt tem margem de erro mas isso a culpa já é da seat.
O ponteiro chega lá e ainda mais os 1.9 d atmosfericos com injecção mecanica não corta, isto é, pelo menos o meu nao.
Em 5ª e com espaço chego a rodar ás 5600 RPM, isto é no red line :twisted:
Digamos que para um motor com 238 mil km nao é nada mau :wink:
 
5600 rpm é muita rotação para esse motor, às 4700 já vai a assobiar, chegar lá chega isso nao tenhas duvidas o meu tb lá vai mas para que??? para partir??? imagina o ke vais a fazer Às 5600! a partir das 4000 morre! uma curiosidade a 190 vais a k rotação??
 
Partir !!!! isso depende dos €€€ que gastares para ele fazer isso.
Além do mais nao faço isso constantemente, só mesmo quando preciso pois os motores diesel nao foram progectados para rotaçao, há que gastar dinheiro, tempo e fazer muitas contas para ver o que alterar com pés e cabeça para nao partir.
o meu mesmo quando vai já no red line ainda pucha, nao perde ptencia a nao ser quando corta ás 5650 pk tá afinado para isso, pois a partir daí nao é seguro.
Podes perguntar ao Big Mike ou ao jhondoe pk eles já viram :)
Com jante 15 a 190 km/h ia a cerca de 4500 rpm.
Tal como disse talvez a velucidade real quando marca 190 km/h seja de cerca 180 km/h devido ao erro do conta km.
 
Mas que tipo de pormenores tens para ele fazer tal rotação :?: bomba aberta, escape, admissão :?: ou será algo em segredo :?: se for ok..
 
O escape é o de origem, a bomba injectora já nao há segredos mas pelo menos o meu nao faz mt fumo, filtro KN de caixa.
Quanto a outros promenores por enquanto ainda tá no segredo dos deuses, pois gastei demasiado dinheiro e tempo para os poder revelar aki pois o trabalho não foi só feito por mim, tb tem a mao do meu mecanico e nao estou autorizado a faze-lo.
Espero que entendam.
Não há aumento de potencia que se note, simplesmente faz mais rotaçoes e mantem a potencia por mais tempo até cortar.
Foi optimizada a combustao e a admiçao do motor, por isso é k nao faz mt fumo, quanto a sonsumos: Se abuzares eles vao até um maximi de 10 litros aos 100.
Manutençao do melhor que pode levar e em periodos bastante reduzidos em relaçao ao normal.
O objectivo disto nao foi ter um Ibiza diferente dos outros mas sim estudar a optimização de combustao em motores diesel.
 
1.9d

não é preciso dizer mais nada.....

185/190 dá o meu ibiza tdi 90cv com bicos........deve tar todo faralhado, só pode....

A questão aqui se põe tb é, quanto tempo demoras tu a chegar aos 190 :?: :?: prontos no meu mete mais 1 minuto em cima e eu tou lá tb. só que ai tu ja vais longe, depois vem a questão das subidas voces têm turbo nós não, ou seja morre que se farta, é tudo muito relativo..... os TDi's têm injecção electronica nós é mecanica, consumos disparam quando vamos a dar calor.
Para quem não se acredita.... não sei ke lhes faça, gastem dinheiro como nós e voem baixinho com o vosso tdi...

Não temos que provar nada a ninguem, por isso para que mentir?

Cumps...
 
Turbos !!!! a velucidade acaba por estar limitada a nivel mecanico :evil: a unica diferença é que chegam lá mais depressa mas em contrapartida o atmosferico faz mts + km :twisted: e mt dificilmente te deixará na estrada
O meu nao tem turbo, é o 1.9 d atmosferico e nas subidas morre como o teu, 130 km/h e é tudo.
Não alterei o meu motor para andar mais ou menos que os outros, esse nao era o objectivo, o objectivo foi adquirir conhecimento no campo da otimizaçao da combustao.
Quando comecei era basicamente um tiro no escuro, nao tinhamos muita noção dos resultados que poderiamos obter, pois uma coisa são os calculos teoricos e outra é o que acontece na prática
Fiz isto pk é o unico carro a funcionar que tinha, possivelmente se tivesse um a gasolina fazia-o no de gasolina, simplesmente pelo prazer de obter conhecimento :idea: :twisted:
A unica diferença em relaçao a um normal sem tar mechido é k se o teu chega ás 4000 rpm e perde o folego, o meu continua puchar até ás 5600 rpm.
Claro que é mais rápido a chegar aos 190 pk como faz mais rotaçao eu nao tenho de trocar tanto de caixa como um motor normal, isto é, quando fores em 5ª eu mt provavelmente ainda vou em 4ª pk tive a aproveitar a rotaçao que o meu faz a mais
Há, o binario aumentou e muito.
 
E fumo tambem aumentou significativamente :?:
Não alteraste nada na linha de escape :?: tanta combustão com a linha de origem :?:
 
sera este o segredo dos deuses ??

"Pelo que percebi, os gajos modificaram o governador que comeca a cortar
o gasóleo aos 5xxx rpms. Nos motores com centralina, isto é feito electrónicamente.
Nas bombas VE da Bosch, este governador é tipo um carossel com pesos e uma mola.
Como ás vezes se ve nos filmes americanos, nas engrenagens da Roda Gigante na feira,
ou nas máquinas à vapor.
A medida que a bomba roda mais depressa, a forca centrifuga vai puxar os pesos para
fora. Chegado a um certo nível, a engenhoca comeca a cortar o débito do gasoleo.
O truque é desmontar esse governador, e retirar um bocado de material desses pesos.
Aqui é muito importante que a coisa fique equilibrada!
Com os pesos mais leves, o ponto onde corta o débito é a umas rpms mais altas,
porque a forca centrifuga é menor, claro, pelos pesos mais leves.
Nao sei se me fiz perceber bem.

Obviamente, a razao para fazer isto é de subir o limite de rpm. "
 
Na linha de escape tirei a panela do meio.
Quanto ao que tá escrito noposte anterior , esta alteraçao funciona mas ele nao pode garantir que nao parte, 2º se alterar mal aomba, mete-se em despesas e das bem grandes e eu axo que quando falo em ptimizaçao de combustao nao tou a falar em meter gasoil lá para dentro sem o conseguir queimar, é exactamente o contrario, tentar queimar todo o gasoil que entrar.
 
Re: 1.9d

Puto_IbiZa disse:
não é preciso dizer mais nada.....

185/190 dá o meu ibiza tdi 90cv com bicos........deve tar todo faralhado, só pode....

A questão aqui se põe tb é, quanto tempo demoras tu a chegar aos 190 :?: :?: prontos no meu mete mais 1 minuto em cima e eu tou lá tb. só que ai tu ja vais longe, depois vem a questão das subidas voces têm turbo nós não, ou seja morre que se farta, é tudo muito relativo..... os TDi's têm injecção electronica nós é mecanica, consumos disparam quando vamos a dar calor.
Para quem não se acredita.... não sei ke lhes faça, gastem dinheiro como nós e voem baixinho com o vosso tdi...

Não temos que provar nada a ninguem, por isso para que mentir?

Cumps...

OK, já andei muito de 1.9d por isso tenho a minha opinião.
 
tens o motor preparado para isso :roll: mas só através da optimização da combustão....toda gente sabe k através da optimização do processo de combustão não se reforçam motores, se falares em pistons forjados, juntas de metal etc..etc... tudo bem, agora assim??) se assim fosse agora toca toda gente a optimizar o processo de combustão para reforçar o motor e fazer mais rotação [-( não concordo ctg
Optimizar o processo é fazer com que exista uma combustão mais rica, em oxigénio e combustivel, e daí pode sim resultar maior performance do motor, no âmbito de chegar mais rápido à velocidade máxima,e aumentá-la um pouco, agora dar fiabilidade e chegar Às 5650 rpm tb [-X me convence
e outra coisa augusto se optimizaste a combustão se vais a 190 às 4500 rpm às 5650 vais a k velocidade?? enrolas ponteiro nos 210 220? se nao fizeres essa velocidade dá todo os € gastos em um mau processo de investigação sobre combustão em carros
Um abraço tiago
 
tiago disse:
tens o motor preparado para isso :roll: mas só através da optimização da combustão....toda gente sabe k através da optimização do processo de combustão não se reforçam motores, se falares em pistons forjados, juntas de metal etc..etc... tudo bem, agora assim??) se assim fosse agora toca toda gente a optimizar o processo de combustão para reforçar o motor e fazer mais rotação [-( não concordo ctg
Optimizar o processo é fazer com que exista uma combustão mais rica, em oxigénio e combustivel, e daí pode sim resultar maior performance do motor, no âmbito de chegar mais rápido à velocidade máxima,e aumentá-la um pouco, agora dar fiabilidade e chegar Às 5650 rpm tb [-X me convence
e outra coisa augusto se optimizaste a combustão se vais a 190 às 4500 rpm às 5650 vais a k velocidade?? enrolas ponteiro nos 210 220? se nao fizeres essa velocidade dá todo os € gastos em um mau processo de investigação sobre combustão em carros
Um abraço tiago

" Optimizar o processo é fazer com que exista uma combustão mais rica, em oxigénio e combustivel "

Este principio é aplicado mas para motores de ciclo Otto " a gasolina" em que é necessario uma mistura ideal onde combustão de reagentes pré-misturados, a mistura ar/combustível deve ser
sempre estequiométrica (quimicamente correta) durante todo o processo para uma ignição e combustão correta.Para o controle da potência de saída basta reduzir-se a massa de combustível e/ou ar na câmara, reduzindo a eficiência do ciclo.

Ao contrário, para máquinas de ciclo diesel, onde ocorre a injeção do combustível, a mistura somente é estequiométrica na frente de chama e a saída de potência pode então ser controlada pela variação do controle da quantidade de combustível injetado, isto colabora para sua economia de combustível superior.

Retirado de " Lewis B. and von Elbe G. Combustion Flames and Explosions of Gases, 2nd edn, Academic Press, New York."

Se vai a 210, 220 nao sei, o conta km só vai até 200 e nao avança, pois a bobine que comanda o ponteiro nao permite.
para quem nao sabe, nem sempre para melhorar a durabilidade de um motor é necessário alterear as partes mecânicas pois estas são projectadas com tolerancias suficientes para poderem fazer mt mais, basta ver pelos tdis em que se fazem repros para mais 20 a 30 cv e com garantia e nao se alteram as partes mecanicas, simplesmente se ptimizam os fluxos.
Como o meu nao tem electronica nenhuma a unica maneira para o poder optimizar é trabalhar a parte de admissao e escape, isto é, as condutas de admissao e as condutas de escape que nos motores diesel da VW são estremamente mal desenhadas, mal acabadas, fazendo com que provoquem uma carga aerodinamica mt grande nos gases de admissao e escape, tornando mais lenta quer a entrada de ar no motor, quer a saída dos gases já queimados, limitando assim a potencia e a rotaçao do motor pois este gasta alguns preciosos cavalos para empurrar os gases de escape e para fazer a admissao de ar e com isto gera calor.
Ao fazer esta alteraçao e espero que tenham em atençao que arruinar uma colaça ao tentarem fazer isto é mt facil, logo não é trabalho para qualquer um fazer, vao benificiar tanto o processo de admissao como o de escape alterando assim a carga sobre os orgaos mecanicos que inicialmente se sentia por volta das 4000 rpm para um regima mais alto alterando assim a sua fiabilidade, isto é, se inicialmente e isto é um " suponhamos" perdiamos uns 4 cv ás 4000 rpm no processo de admissao e escape, agora passamos só a gastar 2 cv e logo com isso menos fricçao, menos calor e menos desgaste nos orgaos mecanicos e tudo devido à melhoria aerodinamica nas condutas de admissao e escape.
Claro que temos de ter em conta outos problemas como a lubrificaçao das partes mecanicas pois com o aumento de rotaçao do motor a bomba de oleo tem de ser afinada de modo a poder satisfazer a nova demanda de oleo para essa rotaçao.
Espero ter conseguido esclarecer que é possivel conseguir fiabilidade sem ser preciso alterar orgaos mecanicos.
Resta-me dizer que para conseguir bastantes melhorias em altas nos motores de injeçao mecanica vai-se perder bastante binario em baixas e na conduçao em cidade torna-se pior pois é preciso trocar constantemente de caixa.
Quanto aos calculos, desde que se tenham conhecimentos em engenharia de motores, termodinamica e aerodinamica nao é dificil de se fazer.
Quanto a alterar as condutas, isso já nao é para qualquer um e basta um pequeno erro para se fazer m***da e da garnde.
Fica caro, é bastante dificil, um trabalho bastante moroso, em termos de performance, esta é bastante discutivel devido ao tempo e dinheiro gasto, quanto ao meu objectivo que era simplesmente adquirir conhecimento na area em causa foi bastante compensador mesmo pois dei por bem empregue todos as horas que gastei a estudar pois foi possivel aplicar na pratica a teoria :D

Para quem nao percebe nada disto posso aconcelhar k vao a uma loja do 1,50 €, comprem uma dakelas bombas de encher pneu de bicicleta, tentem deslocar o embolo da mesma mas com a saida da bomba tapada, vao ver k tem de fazer bastante força, tanto para esvaziar a camara onde está acomulado o ar na bomba como para a encherem e terao como resultado calor e ao fim de algum tempo vao acabar por partir a bomba.
Agora repitam o processo mas sem tapar a entrada de ar, vao fazer menos força para deslocar o embolo e vao poder bombear muito mai vezes, mais depressa e vao gerar menos calor, logo vai durar mais
:D :?:
 
Back
Top