Tudo sobre os nossos 1.9d, Km's, velocidade, etc..

eu agora tenho um tdi e digo o mesmo que tu, em baixas o d tinha mais garra, o problema eram as altas.

isso tem uma justificação, enquanto no D os gases de escape têm logo saida directa para o tubo o Td / Tdi não.

eles têm o turbo a esturbar, acredites ou não isso não ajuda na saida de gases.

enquanto o turbo está encher parte dos gases ficam retidos para encher o turbo, logo se ficam retidos mais dificuldade têm em sair logo menos garra tem o carro em baixas.

Outra informação, colocar o turbo num D não é má ideia de todo, atenção é aos turbos que se colocam, essses motores não têm lubrificação de oleo para dentro das camisas (acho eu que é isto) logo eles vão começar a aquecer mais que o normal.

A meu ver colocar um turbo num D é matar quase o carro, pois os blocos não estão preparados para isso, nem o propio dono do carro está habituado a conduzir um carro com turbo, por isso como já alguem disse aqui, esse motor n é para aguentar muito com carga.

Abraços ao forum e espero ter ajudado
 
Last edited:
eu agora tenho um tdi e digo o mesmo que tu, em baixas o d tinha mais garra, o problema eram as altas.

isso tem uma justificação, enquanto no D os gases de escape têm logo saida directa para o tubo o Td / Tdi não.

eles têm o turbo a esturbar, acredites ou não isso não ajuda na saida de gases.

enquanto o turbo está encher parte dos gases ficam retidos para encher o turbo, logo se ficam retidos mais dificuldade têm em sair logo menos garra tem o carro em baixas.

Outra informação, colocar o turbo num D não é má ideia de todo, atenção é aos turbos que se colocam, essses motores não têm lubrificação de oleo para dentro das camisas (acho eu que é isto) logo eles vão começar a aquecer mais que o normal.

A meu ver colocar um turbo num D é matar quase o carro, pois os blocos não estão preparados para isso, nem o propio dono do carro está habituado a conduzir um carro com turbo, por isso como já alguem disse aqui, esse motor n é para aguentar muito com carga.

Abraços ao forum e espero ter ajudado

Pode ser isso pode... Isso de o motor durar pouco tambem fui eu que disse...
Eu andei com a mesma ideia, e varios mecanicos mostraram me que podia nao se tornar uma mod viavel.
 
Eu tive um cordoba 1.9d em espanha e durou... durou... durou... e ainda vai durar muito mais. O meu irmão ficou com ele. Já conta com 280000km, bebe 0,5l de óleo aos 5000km, já levou um motor de arranque novo, uma embraiagem, e uma carga de AC, de resto é só meter gasóleo e andar (devagarinho :D).
Cumps.
 
Cavalagem dos 1.9D

Reparei hoje que no DUA do meu ibiza de 96 a potência indicada é de 50KW, o que corresponde a 68 cv. Num outro ibiza que cá temos à venda, de 99, a potência é de apenas 47KW, aprox. 64 cv.
O motor do de 96 ainda nao tem EGR, ao passo que o de 99 já, deve ser isso que origina a diferença acho eu:confused:
Mas nunca antes tinha ouvido falar em ibizas de 68 cv, o meu deve ser uma versão muito especial lol:rir:
 
A taxa de compressao e igual,eu tou a estagiar na audi em alfragide e la no elsawin fui ver a taxa de comprexao e igual e ate falei com o meu xefe de oficina e ele diz k nao ha problema de meter turbo pois ele tm um VW TD,nao se pode e abuzar na pressao k metemos,e os tdi é k tem os pistons com cavitade os d e td nao tem sa normais...eu antes de fzr isto ando ja a um ano a falar com varios mecanicos por onde paxei nos estagios...mas agr vou ficar smpr por alfragide...a taxa de compressao dos D e TD é 22.5 para 1 e dos TDi se nao engano e 19 para 1. logo nao ha problema com a taxa...mas tbm nao vou andar smpr prego a fundo e so pr de brincar as vezes ate pr gozar ai com uns amigos meus...pr gozar com akeles k dizem k os D sao xarutos e nao prestam entao logo dps vemos ixo lolol...:whistle:
 
A taxa de compressao e igual,eu tou a estagiar na audi em alfragide e la no elsawin fui ver a taxa de comprexao e igual e ate falei com o meu xefe de oficina e ele diz k nao ha problema de meter turbo pois ele tm um VW TD,nao se pode e abuzar na pressao k metemos,e os tdi é k tem os pistons com cavitade os d e td nao tem sa normais...eu antes de fzr isto ando ja a um ano a falar com varios mecanicos por onde paxei nos estagios...mas agr vou ficar smpr por alfragide...a taxa de compressao dos D e TD é 22.5 para 1 e dos TDi se nao engano e 19 para 1. logo nao ha problema com a taxa...mas tbm nao vou andar smpr prego a fundo e so pr de brincar as vezes ate pr gozar ai com uns amigos meus...pr gozar com akeles k dizem k os D sao xarutos e nao prestam entao logo dps vemos ixo lolol...:whistle:

E vais meter uma bomba injectora de um TD?
 
Boas pessoal, a malta dos D's que se chegue a frente:
Se eu tirar o catalizador vou sentir alguma diferença que me valha a pena tar a gastar € e aumentar um pouco mais us consumos?
Abc a todos
 
Boas pessoal, a malta dos D's que se chegue a frente:
Se eu tirar o catalizador vou sentir alguma diferença que me valha a pena tar a gastar € e aumentar um pouco mais us consumos?
Abc a todos

carro mais soltinho em aceleração:rolleyes: (mas n penses k vais ganhar 1 turbo:rir:)
consumos iguais
vais começar a ouvir mais alguns DB´s do escape, mas nd de grave...

[[]]
 
e ponta nao perde?
boa pergunta...isso é o chamado mito urbano:rir:
há quem defenda que perde ponta, há quem diga que ganha...:whistle: no meu ficou igual (mas o meu ibiza é TD:finga:)
mas na pior das ipoteces, que perca ponta, na minha opinião e no meu tipo de condução, prefiro ganhar 1s dos 0-100km mesmo que isso implique perder 3 ou 4 klm de velocidade máxima...:whistle:
ganhei uma resposta de acelerador muito mais limpinha e linear:weedman:
 
1.9d

tenho um 1.9 a pouco tempo tá com 157.000,tá a andar bem com 10$ faço 160km, agora é que tá a fazer uns barulhos, um é nos travões parece que está a travar nos ferros, mas as pastilhas ainda vão a meio ,outro è do lado direito parece uma"malhadeira":rir: não sei se será do cardã,vou ter que ver isso mas se alguém tiver uma opinião.
 
tenho um 1.9 a pouco tempo tá com 157.000,tá a andar bem com 10$ faço 160km, agora é que tá a fazer uns barulhos, um é nos travões parece que está a travar nos ferros, mas as pastilhas ainda vão a meio ,outro è do lado direito parece uma"malhadeira":rir: não sei se será do cardã,vou ter que ver isso mas se alguém tiver uma opinião.

boas, ve os discos, pois podem tar a xegar ao fim, e kando travas os calços tocam nas "bordas" do disco..:finga:
cumps:weedman:
 
Reparei hoje que no DUA do meu ibiza de 96 a potência indicada é de 50KW, o que corresponde a 68 cv. Num outro ibiza que cá temos à venda, de 99, a potência é de apenas 47KW, aprox. 64 cv.
O motor do de 96 ainda nao tem EGR, ao passo que o de 99 já, deve ser isso que origina a diferença acho eu:confused:
Mas nunca antes tinha ouvido falar em ibizas de 68 cv, o meu deve ser uma versão muito especial lol:rir:

boas, agora k falas reparei a dias no meu livrete dis 50kw e é de 94 sera k tem 68cv.[-o< e eu a pensar k tinha 64.:whistle:
cumps:)
 
Motor 68cv - n tem cat
motor 64cv - tem cat

Espero ter ajudado.

ao user que perguntou se deviar tirar fora o kat,digo isso ainda n está cá fora?

ponta n perdes muito so se for 1 a 2km mas fica mais rapido em acelaração.

cada vez que venho a este topico dá-me umas saudades do meu antigo carro :cryy::cryy::cryy::cryy:
 
Ya, eu ainda nao tirei o meu katalizador, porque me disseram que os consumos disparam e a difrenca e' minima...so por isso..
 
Pois fui mal informado entao:|
Antes de ir para o Algarve vou entao tirar o kat, a ver se ganho mais asuu no charuto :D
 
Pois fui mal informado entao:|
Antes de ir para o Algarve vou entao tirar o kat, a ver se ganho mais asuu no charuto :D
tb ja tirei o kat à mto tempo e lembro-me k não perdi ponta e o carro ficou mais rapido em baixas... tira essa porcaria, até pensava k ja o tinhas tirado... por causa da ipo tira o miolo do kat e põe 1 tubo a passar no meio, assim parece k tem o kat mas só la ta a fazer feitio
 
Back
Top