Truques e Dicas para Menor Consumo.

A famosa guerra dos consumos...
Tenho 140000 Km feitos com o meu e como andava por necessidade e com pouco guito ( quase nenhum ) fiz alguma investigação com resultados palpaveis:
:lol: A abrir 6 a 6.5 l/100Km
:wink: A poupar 4.8l/100Km ( um deposito chegou-me a fazer 1024 Km )
O que se pode fazer para poupar:

:arrow: Escolher bem os caminho (nº de stops, subidas, descidas e extensão)
:arrow: Retirar o pe do acelarador nas descidas com a mudança engatada gasta menos do que desengatado, ( não e para todos os modelos ), porque a injecção e cortada e fica a comprimir apenas o ar...
:arrow: Andar devagar realmente ajuda muito...
:arrow: Rotação ideal para o motor e na zona do binario maximo ( maior eficiência )
:arrow: Regime de aceleração o mais lento possivel :cry:
:arrow: A/C desligado e vidros fechados
:arrow: Sem porta bagagens ou barras de tejadilho
:arrow: pneus com a pressão recomendada ou mais radical com a pressão para o carro carregado andando com ele vazio! ( atenção que isso chumba os pneus se tentar fazer curvas a "maneira")
:arrow: Direcção sempre alinhada
:arrow: Fitros de ar sempre limpinhos!!!
:arrow: Carro vazio, isto e sem cargas inuteis... ( manual do proprietario )
:arrow: Nas descidas desacelerar, nas rectas manter na rotação de maior binario possivel no maior rapport possivel ( tipo 5ª as 2200 rpm )
:arrow: Nas subidas manter aproveitar a inercia do carro, que no caso do ibiza e bastante para não ter de dar gas extra, isto no caso de subidas curtas...
:arrow: Acima de tudo pensar antes de pisar....
 
Re: oi

FRtdi disse:
cereal_killer disse:
n andem em ponto morto andem sp sem acelerar mas com 1 mudança metida.

0.5l em pto morto
0.0l com 1 mudança sem acelerar..

:wink:

Esses 0.0l diz o computador de bordo :lol:
O motor com mudança engatada vai ligado!
Que é julgas q vai a gastar? :roll:

S o carro for em descida com uma mudança engrenada vai a gastar 0,0l ou 0,1l no maximo... pk o k vai a fazer trabalhar o motor é o movimento das rodas, ou seja, gasoleo nao é utilizado :wink:
 
fdx.. 1000 kms com 1 deposito... kem me dera........ :roll:


afinal mais vale andar em ponto morto ou em 5a? 6a pos 6l´s ?
 
GrayIbiza disse:
fdx.. 1000 kms com 1 deposito... kem me dera........ :roll:


afinal mais vale andar em ponto morto ou em 5a? 6a pos 6l´s ?

sempre engrenado desd k as rodas vão em movimento pra dar movimento ao motor...
 
O lixado para os consumos é que volta e meia a perna direita tem uns espasmos e depois tem de se esticar a perna :roll: :lol:
 
Para gastar pouco andem de comboio, autocarro, ou metro, apesar do autocarro ser o transporte mais semelhante aos diesel.... 8)
 
Boas tardes. Eu tenho um manco e sinceramente gasta pouco mas atenção!!! Não daqueles que diz: o meu carro nao gasta nada, ando sempre a rasgar e nao passa dos 5 lts.

Pois bem, eu com o meu manco, que dizem que é muito económico, para fazer medias de 4.5 lts nas mudas nao passo das 2000 rpm e em velocidade de estrada nao passo dos 120 km/h e mesmo assim em consumo instantaneo vai a consumir 6 lts.

O melhor mesmo é ter uma condução defensiva, não muito agressiva.


Sei que não ajudei muito para a economia mas fica o meu registo para fazer medias 4.5 lts em percurso médio (cidade/estrada).


Um grande abraço para os ibisticos!!!
 
Ora aqui está uma boa dica, eu também desconfio dos que dizem que o carro deles não bebe nada, qualquer carro, para andar tem de beber.
 
Ya... é mesmo nao me venham dizer... eu tenho filtros e dá 200 e tais; eu fiz uma repro e dá 200 e tais. Um carro para andar tem que gastar... para gastar vai gastar o quê?! Combustivel... que eu saiba o carro não anda a mais nada a não ser a combustivel, pelo menos o meu.
 
Re: oi

WondeRBoYGT disse:
FRtdi disse:
cereal_killer disse:
n andem em ponto morto andem sp sem acelerar mas com 1 mudança metida.

0.5l em pto morto
0.0l com 1 mudança sem acelerar..

:wink:

Esses 0.0l diz o computador de bordo :lol:
O motor com mudança engatada vai ligado!
Que é julgas q vai a gastar? :roll:

S o carro for em descida com uma mudança engrenada vai a gastar 0,0l ou 0,1l no maximo... pk o k vai a fazer trabalhar o motor é o movimento das rodas, ou seja, gasoleo nao é utilizado :wink:

Exactamente, se o carro for numa descida com uma mudança engrenada gasta exactamente 0,0!! Pois é o rolamento das rodas que faz o motor rodar, a injecção de gasoleo é cortada, só abrindo ao pisar do pedal direito.

Quem não acredita experimente fazer isso e desligar o carro!!
Sim, desligar o carro em andamento com uma mudança metida!
Depois digam o que acontece e vão ver.
 
Então mas diz-me uma coisa. Se por acaso o carro ficar sem gasoleo tu metes o carro a trabalhar!?! Para o carro ir ao relatim tem que ir buscar "comida" a algum sitio!!! Sinceramente nao me parece que a informaçao seja correcta por parte do computador de bordo.


Abraços, Ricardo Afonso.
 
Back
Top