* Resolver aquecimento sofagem

O modo correto de acessar o mecanismo é desmontar o painel inteiro, deixar o carro pelado por dentro; mas fazer pelo modo descrito é possível, apesar de nada prático no procedimento em si.

Quando for abrir um espaço para por a mão adentro é preciso ter cuidado para não desencaixar a parte inferior da peça que é um inferno botar no lugar de volta. O que fiz para facilitar o trabalho foi tirar o porta-luvas, cortar pedaços da fita, prender no dedo e avançar devagar pra dentro até a grade e, entre cada pedaço novo, inspecionar com a mão em busca de buracos perdidos.

Como o meu ar-quente está isolado no motor, preciso comprar uma mangueira de água quente nova para testar de verdade. Independente disto o sistema como um todo está mais forte, já que o ar é direcionado corretamente para a seleção no painel e nada escapa por falta de espuma.

Ao total demorei sete horas entre tirar o rádio, brigar com parafusos insistentes, idas ao banheiro, saídas com o outro carro para comprar fita (duh, esqueci do principal), desmontar e remontar tudo novamente. Valeu muito a pena, economizei cerca de R$800 (aproximadamente €315,00) e ficou muito bom. Apenas estou receoso que o calor comprometa a fita adesiva; devo me preocupar?
 
O modo correto de acessar o mecanismo é desmontar o painel inteiro, deixar o carro pelado por dentro; mas fazer pelo modo descrito é possível, apesar de nada prático no procedimento em si.

Quando for abrir um espaço para por a mão adentro é preciso ter cuidado para não desencaixar a parte inferior da peça que é um inferno botar no lugar de volta. O que fiz para facilitar o trabalho foi tirar o porta-luvas, cortar pedaços da fita, prender no dedo e avançar devagar pra dentro até a grade e, entre cada pedaço novo, inspecionar com a mão em busca de buracos perdidos.

Como o meu ar-quente está isolado no motor, preciso comprar uma mangueira de água quente nova para testar de verdade. Independente disto o sistema como um todo está mais forte, já que o ar é direcionado corretamente para a seleção no painel e nada escapa por falta de espuma.

Ao total demorei sete horas entre tirar o rádio, brigar com parafusos insistentes, idas ao banheiro, saídas com o outro carro para comprar fita (duh, esqueci do principal), desmontar e remontar tudo novamente. Valeu muito a pena, economizei cerca de R$800 (aproximadamente €315,00) e ficou muito bom. Apenas estou receoso que o calor comprometa a fita adesiva; devo me preocupar?

Desculpa dizer.te isto amigo mas isso e trabalho completamente desnecessario eu em 2 horas fiz este serviço e ate hoje nunca tive razoes de queixa... tou farto de fazer em N ibizas e nenhum se queixou de tal coisa, alem do mais aqui pelo topico se reparares existe quem ja tenha feito tambem e nao teve problemas e e muito mais simples do que retirar um tablier, mexer em cablagens, etc...

Cump
Red Desire
 
sim o porta luvas pode facilitar um pouco, ate ai estou de acordo amigo agora retirar um tablier para fazer isto? e trabalho desnecessario...

De fato, se for para apenas realizar esse conserto vale mais a pena apertar as mãos no espaço pequeno. Agora, alguém sabes dizer-me qual a mangueira que vai do bloco do motor a cabina? Estou com sérias dificuldades de achá-la. Se alguém souber alguma compatível ou as especificações, posso procurar alguma que sirva.
 
Bem pessoal vou aqui deixar um diy de como resolver o grande mistério do aquecimento horrivel dos 6k, primeiro de tudo isto é, em caso de já terem visto se o termostado e radiador de sofagem está desentupido, só depois de confirmarem se isto esta impec é que devem passar a esta fase...


Material a usar:

:arrow:Chave Estrela
:arrow:Chave Fendas fina
:arrow:Chave de roquete pequeno 10mm
:arrow:Fita cola (tubarão)

1. Primeiro de tudo devemos retirar a capa que tapa os botões da sofagem

2. Tiramos os 2 parafusos estrela que aperta o sitio dos vidros electricos e desligamos as fichas todas que têm

3. Desapertamos os 4 parafusos estrela que apertam os botões da sofagem e desligamos a ficha da luz, a dos botoes, e retiramos todas as molas dos cabos.. PS: Devem ver em que posições estão os cabos ou seja se o amarelo e em baixo ou em cima etc etc

4. Retirar o rádio

5. Retirar as grelhas da sofagem.. com uma chave de fendas fina e com jeitinho é só enfiar numa lateral da grelha e fazer um pouco de pressão...

6. retirar as tampas e o botão onde está o botão da sofagem do vidro traseiro...

7. Retirar então todos os parafusos que apertam o aro da consola, tendo 2 no sitio das grelhas da sofagem, e mais 2 dentro da consola (onde se costuma ter os manómetros ao fundo dessa consola tem 2 parafusos também...

8. É aqui que começamos então a mexer no problema... vamos ver uma caixa grande preta.. irão encontrar 2 porcas tipo plástico 10 mm com o roquete/punho é igual desapertam essas porcas

9. Depois de retiradas as porcas puxem essa caixa na vossa direcção e para baixo.. com jeitinho irão ver que ela sai..e retirem-na mesmo completamente para melhor acesso...

10. Depois de terem tirado essa peça grande de plástico irão ver 2 chapas metálicas com uns buracos redondos.. e agora passo a explicar o problema antes de o resolver...

De origem esses buracos estão tapados com uma esponja, que ao fim de alguns anos começa a apodrecer e começa a saltar fora.. e o que que essas chapas fazem? conduzem o ar ate ao radiador da sofagem para este ser aquecido... se as tais chapas não estiverem tapadas mais de metade do ar não chega a ir ao radiador e sai logo em direcção as condutas...

11. Então é agora que resolvemos o problema... pegamos numas tiras de fita-cola tubarão e tapamos completamente os buracos...

12. voltam a montar agora tudo e experimentem irão ver que ao fim do carro subir o primeiro traço branco ja têm quente como nunca tiveram :)

Alguma duvida digam alguma coisa.. ajudarei no que for preciso :)

Ola

eu tenho este mesmo problema mas depois de desmontar tudo não encontro as porcas de tamanho 10 para desapertar.

aguardo alguma ajuda :D

Obrigado
 
Ola

eu tenho este mesmo problema mas depois de desmontar tudo não encontro as porcas de tamanho 10 para desapertar.

aguardo alguma ajuda :D

Obrigado

Amigo repara bem la teras essas porcas de certeza a nao ser que o teu sistema seja diferente ou entao que ja nao estejam la as porcas....
 
Amigo repara bem la teras essas porcas de certeza a nao ser que o teu sistema seja diferente ou entao que ja nao estejam la as porcas....

Boas . Pois elas lá devem estar, mas não consigo avançar dai. por azelhice talvez :S Vai uma foto a ver se consegues identificar algo.
2012-08-03%2011.51.17.jpg


Dscp a qualidade. Eu tb tirei o painel dos botoes.
Pelo que sei este carro é diferente pois não tem vidros elétricos.
 
Amigo repara bem la teras essas porcas de certeza a nao ser que o teu sistema seja diferente ou entao que ja nao estejam la as porcas....

Boas . Pois elas lá devem estar, mas não consigo avançar dai. por azelhice talvez :S
Pelo que sei este carro é diferente pois não tem vidros elétricos.
 
Boas . Pois elas lá devem estar, mas não consigo avançar dai. por azelhice talvez :S
Pelo que sei este carro é diferente pois não tem vidros elétricos.

amigo entao verifica se quando ves a caixa preta ou seja depois de retirado a consola, botoes sofagem e tudo mais se nao tens nessa caixa grande preta do lado esquerdo em baixo uma porca e outra do lado direito.. sao um pouco escondidas amigo.. vais ver que estao la.. eu ja fiz num 1,9 D de 94 e nao tinha vidros electricos e tinha...
 
amigo entao verifica se quando ves a caixa preta ou seja depois de retirado a consola, botoes sofagem e tudo mais se nao tens nessa caixa grande preta do lado esquerdo em baixo uma porca e outra do lado direito.. sao um pouco escondidas amigo.. vais ver que estao la.. eu ja fiz num 1,9 D de 94 e nao tinha vidros electricos e tinha...


Já está desmontado :D A fita cola é que não sei se é a ideial. Mas já está :Depois ponho umas fotos :D

Cumps
 
Já resolvi tb por este tutorial :D Obrigado

Deu um trabalho imenso por causa das molas da sofagem e acho que não ficou mt bem mas pronto :D Obrigado
 
Boas pessoal,

Então é assim a minha 6k nao dá quase ar nenhum e o que dá é frio.
Queria fazer esta mod mas tenho AC, isto irá afectar o AC?
 
Tenho a ligeira impressão que não. Só altera a direção do ar, em vez de dispersar, vai para onde queremos.
Mas quem já fez que tire a dúvida que eu tenho andado com preguiça e ainda não fiz...
 
Back
Top