* Resolver aquecimento sofagem

Tópico em 'Ibiza 6K' iniciado por Red Desire, 11 Fev 2012.

1. Red Desire

Red Desire

2 Set 2008
    Gostos Recebidos:
    0
    Bem pessoal vou aqui deixar um diy de como resolver o grande mistério do aquecimento horrivel dos 6k, primeiro de tudo isto é, em caso de já terem visto se o termostado e radiador de sofagem está desentupido, só depois de confirmarem se isto esta impec é que devem passar a esta fase...

Material a usar:

:arrow:Chave Estrela
    :arrow:Chave Fendas fina
    :arrow:Chave de roquete pequeno 10mm
    :arrow:Fita cola (tubarão)

1. Primeiro de tudo devemos retirar a capa que tapa os botões da sofagem

2. Tiramos os 2 parafusos estrela que aperta o sitio dos vidros electricos e desligamos as fichas todas que têm

3. Desapertamos os 4 parafusos estrela que apertam os botões da sofagem e desligamos a ficha da luz, a dos botoes, e retiramos todas as molas dos cabos.. PS: Devem ver em que posições estão os cabos ou seja se o amarelo e em baixo ou em cima etc etc

4. Retirar o rádio

5. Retirar as grelhas da sofagem.. com uma chave de fendas fina e com jeitinho é só enfiar numa lateral da grelha e fazer um pouco de pressão...

6. retirar as tampas e o botão onde está o botão da sofagem do vidro traseiro...

7. Retirar então todos os parafusos que apertam o aro da consola, tendo 2 no sitio das grelhas da sofagem, e mais 2 dentro da consola (onde se costuma ter os manómetros ao fundo dessa consola tem 2 parafusos também...

8. É aqui que começamos então a mexer no problema... vamos ver uma caixa grande preta.. irão encontrar 2 porcas tipo plástico 10 mm com o roquete/punho é igual desapertam essas porcas

9. Depois de retiradas as porcas puxem essa caixa na vossa direcção e para baixo.. com jeitinho irão ver que ela sai..e retirem-na mesmo completamente para melhor acesso...

10. Depois de terem tirado essa peça grande de plástico irão ver 2 chapas metálicas com uns buracos redondos.. e agora passo a explicar o problema antes de o resolver...

De origem esses buracos estão tapados com uma esponja, que ao fim de alguns anos começa a apodrecer e começa a saltar fora.. e o que que essas chapas fazem? conduzem o ar ate ao radiador da sofagem para este ser aquecido... se as tais chapas não estiverem tapadas mais de metade do ar não chega a ir ao radiador e sai logo em direcção as condutas...

11. Então é agora que resolvemos o problema... pegamos numas tiras de fita-cola tubarão e tapamos completamente os buracos...

12. voltam a montar agora tudo e experimentem irão ver que ao fim do carro subir o primeiro traço branco ja têm quente como nunca tiveram :)

Alguma duvida digam alguma coisa.. ajudarei no que for preciso :)

2. ruisantos

ruisantos

12 Mar 2010
    Gostos Recebidos:
    0
    Muito bem explicado e é um bom DIY.
    cumps

3. Red Desire

Red Desire

2 Set 2008
    Gostos Recebidos:
    0
    Obrigada amigo so falta mesmo é umas fotos... pois esqeci-me mesmo de tirar...

4. pedroRUSSO

pedroRUSSO

20 Mai 2009
    Gostos Recebidos:
    0
    tira-me so uma duvia onde tinha esponja puses-te fita cola.

e que eu ultimamente tenho levado com esponja nos olhos quando ligo a sojagem.

cump

5. Marcos Santiago

Marcos Santiago

14 Nov 2010
    Gostos Recebidos:
    0
    obrigado pela orientação é que o meu para desenbaciar o parabrisas é um bico de obra...:cry:

6. LiMIANO_89

LiMIANO_89

10 Ago 2009
    Gostos Recebidos:
    2
    eu tenho termoestato novo radiador novo

aquece bem mas demora algum tempo

se tapar isso com fita cola vai aquecer o ar mais rapidamente ???

essas esponjas voa saindo au longo dos tempos

a mim ainda as vezes sai esponja dessa

qual é fitacola ?

Last edited: 11 Fev 2012
  7. GT_marco

GT_marco

21 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    0
    isto e mesmo o defeito de todos os 6k tou a ver

8. rsal

rsal

13 Dez 2009
    Gostos Recebidos:
    0
    Eu queria era mesmo o contrário. Bolas aquilo mesmo com as cenas da sofagem fechadas manda um bafo de calor meu deus.

9. Martins SDI

Martins SDI

11 Nov 2008
    Gostos Recebidos:
    265
    Muito bom amigo.

Felizmente o meu aquece bem, mas nos carros nunca se sabe. Ainda poderá vir a ser-me útil.

Obrigado pela partilha.

10. Red Desire

Red Desire

2 Set 2008
    Gostos Recebidos:
    0
    Sim amigo e isso mesmo assim que vires umas chapas com uns buracos redondos uns maiores que os outros e esses buracos que tens de tapar :)

Atençao que isso pode nao ser de nao deitar ar quente mas sim ou filtro de habitaculo entupido ou entao tubagem verifica primeiro o filtro de habitaculo, caso nao aqueca mesmo a sofagem é que deves fazer isto :)

Sim amigo vais ver que assim que passar aquele traço branco maior que começa logo a sair quente.. experimenta e depois posta novidades por aqui :) a fita cola é deste tipo...

mais alguma coisa e apita :D

Por isso ter posto aqui um D.I.Y porque me apercebi que era um mal nos 6k :) ehehe

Esse problema tambem é derivado as esponjas, apesar de nao ser as mesmas.. ou seja as tampas no qual abres e fechas o ar que sai da conduta podem tar podres e ja nao vedarem se nao vedar ta sempre a passar ar...

felizmente os 6k2 ja e diferente amigo duvido que venhas a ter destes problemas :D

11. LiMIANO_89

LiMIANO_89

10 Ago 2009
    Gostos Recebidos:
    2
    ok obrigado

eu devo tratar disso para breve mas vou aproveitar e meter a consola nova.

mas depois digo alguma coisa

e bom DIY

12. Red Desire

Red Desire

2 Set 2008
    Gostos Recebidos:
    0
    Obrigada amigo :)

13. Marcos Santiago

Marcos Santiago

14 Nov 2010
    Gostos Recebidos:
    0
    Olha e podes-me dizer onde fica o filtro do habitaculo...

um abraço

14. Red Desire

Red Desire

2 Set 2008
    Gostos Recebidos:
    0
    abres o capot e tiras e junto aos braços das escovas do lado do pendura retiras um plastico que tens la o filtro de habitaculo por baixo... caso o teu use porque existe 6k's que nao usam filtro...

15. emanuel_reis

emanuel_reis

17 Fev 2011
    Gostos Recebidos:
    0
    Muito bom amigo.. Ando com esse problema ja a algum tempo. Vou ver se meto o carro com mais calor.. eheh Obrigado.
    Cumps

16. pedroRUSSO

pedroRUSSO

20 Mai 2009
    Gostos Recebidos:
    0
    fiz hoje esta mod mas ainda nao exprimentei porque tenho o interior desmntado
    tenho algumas fotos a ver se ponho aki.

no meu caso ka nem esponja tinha.

cump

17. LiMIANO_89

LiMIANO_89

10 Ago 2009
    Gostos Recebidos:
    2
    nem o teu nem o de muitos XD

essas esponja vai saindo com o tempo

por isso é que as vezes sai pedaços pela saufagem XD

18. ivo soares

ivo soares

3 Fev 2012
    Gostos Recebidos:
    0
    Vim hoje do mecanico, ja pus radiador da sofagem novo, e agora sim os tubos que vao ao radiador que fazem circular a agua ja aquecem muito bem e ambos ficam bem quentes. no entanto a temperatura dentro do carro sai apenas morna pela sofagem no maximo :/ Vou tentar fazer isto e depois digo alguuma coisa x)

No entanto a temperatura do meu 6k mal sobe, o ponteiro mal sobe, sobe se apertar com ele é é pouco . . . poderá ser o termostato?

cump's

19. _Low_MK3_

_Low_MK3_

20 Dez 2010
    Gostos Recebidos:
    0
    Tenho o mesmo problema. O meu carro se o ligar e deixar a trabalhar, o ponteiro da temperatura mexe, se ligar e andar logo com ele, nem sinal de vida. Alguém pode dizer o que é isto? É normal? Abraço

20. Demonicangel

Demonicangel

6 Mai 2010
    Gostos Recebidos:
    0
    muito bom. obrigado por partilhares...

Partilhar esta página