Qual o tipo de escape que teêm?

No meu carro tenho...


  • Total voters
    766
estive a ler com mais atencao o topico e surgiram algumas duvidas..

antes de reprogramar o carro foi-me dito que seria melhor tirar o cat para nao ter problemas em relacao ao turbo aquecer muito e que seria melhor, nao me foi falado que sem cat poderia haver problemas a nivel de pressao a qual iria danificar o turbo, o que tenho ouvido eh que eh aconselhavel faze-lo.
entretanto tirei o miolo do cat e aproveitei para trabalhar a panela final (OEM), e o que notei foi, melhor arranque mas talvez menos facilidade de andamento em ponta tornando o carro um pouco mais pastelao. agora ao ler o topico surgiu a divida se sera prejudicial ter trabalhado a panela final. e se sim em que medida eh que esta a prejudicar.
depois a parte das pressoes deu-me a seguinte duvida. ah umas semanas montei um manometro de pressao do turbo IGR e acho que das duas uma, ou ta a marcar mal ou entao nao sei LOOL. eh que faz de pico ahs vezes 1.7, 1.6 e vai para os estaveis de 1.4 mais ou menos, penso que nao seria muito estranho se o carro em questao nao fosse um 1.4 TDi :S

alguem que seja entendido que me de umas explicacoes para estas duvidas LOOOL

Quanto "libertas" um pouco a linha de escape, é normal haver picos maiores, para evitar isso o teu reprogramador tem que abrir um pouco mais a geometria.

O turbo não faz mais pressão (a não ser que tenhas muito débito de gasoleo) mas faz picos maiores. Neste momento posso-te dizer que o meu carro não faz mais que 0,1bar de pico e não tenho cat nem panela do meio.
 
Depois da IPO que vou ter em novembro, possivelmente vou comprar uma panela do meio e metê-la no fim, ficando "quase" directa, alguém com este setup?
 
Quanto "libertas" um pouco a linha de escape, é normal haver picos maiores, para evitar isso o teu reprogramador tem que abrir um pouco mais a geometria.

O turbo não faz mais pressão (a não ser que tenhas muito débito de gasoleo) mas faz picos maiores. Neste momento posso-te dizer que o meu carro não faz mais que 0,1bar de pico e não tenho cat nem panela do meio.
ok mas entao a nivel de ser prejudicial para a "saude" do turbo posso ficar descansado ou nao?
quanto a pressao, pelo que ele me disse (ou pelos menos foi o que percebi), avancou um pouco a bomba injectora (mais gasoleo a entrar certo?), se calhar dai a maior pressao que esta a fazer de pico. :rolleyes:
 
ok mas entao a nivel de ser prejudicial para a "saude" do turbo posso ficar descansado ou nao?
quanto a pressao, pelo que ele me disse (ou pelos menos foi o que percebi), avancou um pouco a bomba injectora (mais gasoleo a entrar certo?), se calhar dai a maior pressao que esta a fazer de pico. :rolleyes:

Sim, quanto mais livre tiver o escape, menos EGTs tens, só um cat off tira 50ºC a 100ºC

Muito gasóleo faz mais picos, por isso é que convém abrir um pouco a geometria, antes de levar com o gasóleo todo porque é o caudal de gases que faz a pressão.

Podes também comprar um dispositivo, uma especie de Blow Off Valve que quando chega a uma determinada pressão, liberta o circuito. Não sei como se chama, mas já vi aplicado.
 
Depois da IPO que vou ter em novembro, possivelmente vou comprar uma panela do meio e metê-la no fim, ficando "quase" directa, alguém com este setup?

isso é o que ando a perguntar desde a primeira página mas ninguem se pronuncia..
 
Provavelmente não existe muito pessoal com esse tipo de setup, por isso a dificuldade em responder.
pelo k ja vi aki no forum, fikei com a sensação k andam por aí mtos setups desses.

ok mas entao a nivel de ser prejudicial para a "saude" do turbo posso ficar descansado ou nao?
quanto a pressao, pelo que ele me disse (ou pelos menos foi o que percebi), avancou um pouco a bomba injectora (mais gasoleo a entrar certo?), se calhar dai a maior pressao que esta a fazer de pico. :rolleyes:
lê isto:
http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=356

relativamente ao avanço da bomba injectora, não é injectado mais gasoleo, apenas o gasoleo é injectado mais cedo...
cumps
 
aquele barulho de rola e que faz descompressao de turbo so com linha directa?ou com final tambem faz?
 
aquele barulho de rola e que faz descompressao de turbo so com linha directa?ou com final tambem faz?
o meu esta directo e nao faz rola.. as vezes faz mas baixinho, nada de espalhafatoso..
dizem que varia de turbo para turbo e da abertura da geometria.. se abre mais ou menos..
 
o meu esta directo e nao faz rola.. as vezes faz mas baixinho, nada de espalhafatoso..
dizem que varia de turbo para turbo e da abertura da geometria.. se abre mais ou menos..

qualquer TGV faz esse barulho, provavelmente o teu é de geometria fixa
 
Eu gostava de chegar a uma conclusão que ainda não cheguei para poder avançar com a mod..
Compensará mais linha directa apenas com a panela do meio no final ou com uma cupra neste caso trabalhada..
Se alguém me elucidar leva uma mine :drinkers:
 
Eu gostava de chegar a uma conclusão que ainda não cheguei para poder avançar com a mod..
Compensará mais linha directa apenas com a panela do meio no final ou com uma cupra neste caso trabalhada..
Se alguém me elucidar leva uma mine :drinkers:
para que utilização? arranke? ponta? kual o tipo de trabalho feito na panela cupra? keres barulhos de perús e rolas?:shock:
 
e não só, faz também quando aceleras e sentes o kick do turbo a entrar, se nesse momente deslargares o acelerador vai fazer... psiuuuuuuuuuuuuuuu...descompressão do aço, mas ao fim de algum tempo chateia, não podes fazer passagens de caixa ou tirar o pé do acelerador que ele faz logo este barulho... bahhhh... então se quiseres passar depercebido simplesmente não consegues!
 
o meu esta directo e nao faz rola.. as vezes faz mas baixinho, nada de espalhafatoso..
dizem que varia de turbo para turbo e da abertura da geometria.. se abre mais ou menos..

olha este aqui com linha directa e faz... é preciso é saber... e é o turbo de origem... GT15

á sai´da da interescapes quando fui lá com o meu colega desta Ibiza!

[video=youtube;mvCtbBlLIFU]http://www.youtube.com/watch?v=mvCtbBlLIFU[/video]

[video=youtube;HnHKyPiECRo]http://www.youtube.com/watch?v=HnHKyPiECRo[/video]

qualquer TGV faz esse barulho, provavelmente o teu é de geometria fixa

Também os de geometria fixa fazem, olha o exemplo em cima!
 
para que utilização? arranke? ponta? kual o tipo de trabalho feito na panela cupra? keres barulhos de perús e rolas?:shock:

A utilização é a "normal" do dia a dia mas que dê para brincar, bom arranque e pouca perca em ponta (já que dizem que se perde bastante com linha). Também queria ter em conta o facto de que supostamente uma linha de maior diâmetro que a de origem iria dar mais saúde ao turbo.
Actualmente tenho um Vb com linha de origem apenas com panela cupra, falei na possibilidade de trabalhar a panela porque falam nisso aqui mas nem sei que tipo de trabalho é feito..
Quanto ao barulho, quero um bocadinho mais de ronco do que o de origem e as rolas podem vir mas nada de épocas de acasalamento Lol..
 
A utilização é a "normal" do dia a dia mas que dê para brincar, bom arranque e pouca perca em ponta (já que dizem que se perde bastante com linha). Também queria ter em conta o facto de que supostamente uma linha de maior diâmetro que a de origem iria dar mais saúde ao turbo.
Actualmente tenho um Vb com linha de origem apenas com panela cupra, falei na possibilidade de trabalhar a panela porque falam nisso aqui mas nem sei que tipo de trabalho é feito..
Quanto ao barulho, quero um bocadinho mais de ronco do que o de origem e as rolas podem vir mas nada de épocas de acasalamento Lol..
então para o k keres é uma linha de 60mm só com panela final trabalhada
 
Eu queria é que o meu fica-se assim!

[video=youtube;nTQ8_aqz68o]http://www.youtube.com/watch?v=nTQ8_aqz68o[/video]

Mas só faz sem panela final, mas este tem! Não percebo!

Só um aparte, para mim este som é brutal e quando dizem que tem que se trabalhar a panela, trabalhar como? Tirar o milo e ficar "ôca"?
Tenho linha de origem mas sem catalizador, apenas tenho a panlea final, para ficar com o barulho assim o que necessito.
P.S o carro em questão é um FR.

[[]]
 
olha este aqui com linha directa e faz... é preciso é saber... e é o turbo de origem... GT15

á sai´da da interescapes quando fui lá com o meu colega desta Ibiza!

[video=youtube;mvCtbBlLIFU]http://www.youtube.com/watch?v=mvCtbBlLIFU[/video]

[video=youtube;HnHKyPiECRo]http://www.youtube.com/watch?v=HnHKyPiECRo[/video]



Também os de geometria fixa fazem, olha o exemplo em cima!

se é uma GT TDi é de geometria variavel...

Edit: erro eheh
 
Last edited:
Back
Top