Qual delas comprar?

Qual delas preferem?

  • Alpine

    Votes: 112 27,8%
  • RockFord

    Votes: 24 6,0%
  • Pionner

    Votes: 86 21,3%
  • Sony

    Votes: 49 12,2%
  • Kenwood

    Votes: 44 10,9%
  • Outra (Qual?)

    Votes: 88 21,8%

  • Total voters
    403
Nakamishi ???!!!! pois, mas infelizmente tb já se renderam à produção em massa, já os encontras a 150 €, até dá dó olhar para a marca. Quem tem os antigos e bons que os mantenha, muito simples e pessoalmente "de estética pobre", há que lhe chame "aspecto sóbrio" mas com uma qualidade invejavel, os novos, ???????!!!!!!!! a ver o que o futuro reserva.
Quanto às colunas, um kit de duas vias à frente sem duvida. Quanto a marcas, tudo depende de gosto, gama que vais comprar, quanto queres gastar, cada caso é um caso e cada carro é um carro. Sinceramente, discordo da opção de DLS, Focal ..... para quem nao tem amplificação externa.
Um conselho que te dou e que ainda ninguem mencionou, se vai optar só por rádio e não por amplificação externa escolhe um kit de duas vias com a maior sensibilidade que encontrares, pois esta quanto maior for, menor potencia precisará para tocar.
Só com o rádio, esquece lá os 55w x 4 que é pura balela, sem conversores de tensão interna e com os 12 voltes da bateria nao vais a lado nenhum, o real e na melhor das hipoteses independentemente da marca tem 12 w rms x4 e com pouca distorsão no som.

Abraços e boa sorte na escolha e nas opções que tomares.
Quanto à votação, não votei em nenhuma pois jáexperimentei todas as marcas e infelizmente todas tem "lixo", a produção em massa nao perdoa, sejam sony, focal, .......
Depende da marca que comprares e depende da gama que escolheres, nao teria problema nenhum em votar sony e nao focal......
ex: comprares umas focal que é uma marca de renome no car audio e nao só, num hipermercado qualquer a cerca de 50€ e com aqueles terminais de ligação dos fios exactamente iguais às da marca continente, norauto e companhia, mas são focal....

Desculpa lá o testamento, mas o assunto "car audio" dava para desenvolver uma tese de doutoramento e muito possivelmente 2 ou 3 meses depois já nao tinhas a certeza de estar tudo correcto. Acho que os entendidos na matéria devem concordar comigo?

Off topic.
Há quanto tempo nao visitava o caraudiopt, já lá vao uns anos, ainda me lembro do site só ter 30 membros a teclar.
Abraços a todos
 
Last edited:
Um bom rádio como o user Augusto citou pode ser um clarion! Costumam ser bons e muitos deles só funcionam com amplificador. Apenas emitem sinal.
 
Um bom rádio como o user Augusto citou pode ser um clarion! Costumam ser bons e muitos deles só funcionam com amplificador. Apenas emitem sinal.
Nunca tive experiencia nenhuma com clarion, mas uma coisa pergunto, onde andam eles?

Já se viram mais aí em altas do que neste momento...

Penso que até mesmo JVC's estao com melhor saida do que os Clarion...

Penso que se deixaram ultrapassar um pouco...
 
Bem, tanto quanto sei uma grande parte da produção da clarion foi para o ramo automovel para modelos especificos, algo do genero da grundig, philips,....
O importador para cá tb não se safou tanto quanto sei e uma serie de sucessivos acontecimentos, bla bla bla.....
Enfim, mt típico em portugal
Outras qua abandonaram o mercado portugues, exemplo da samsung que fabicava excelentes autorrádios e que a maior parte dos utilizadores deste forum nem sequer sabim. Os ultimos modelos que estiveram no mercado e já lá vão uns largos anos, tinham todo o chassis em cobre, independentemente da gama e não eram nada baratos pois eram made in japão, todos eles. A china nessa altura ainda nao tinha peso lol. Outro exemplo, a philips que fabricou um dos melhores conjuntos de duas vias que eu já ouvi até hoje, bastente simples, nada evoluido....o puro cone de papel e chassis em ferro mas com um desempenho.....Claro que nao era para qualquer tipo de musica, mas isso vai mesmo ao gosto de cada um

Enfim, tanta coisa que se podia dizer, tantas surpresas com material "da chamada linha branca" pois elas nao tem tecnologia para fazer nada, tem é €€€ para mandar fazer.... Falta saber quem aceita essas encomendas e quem desemvolve os produtos e partilha a tecnologia...
ou voces acham, "para quem não sabe" que cada marca fabrica os grupos de de leitura optica do leitor de cds???? claro que não, basicamente quase todos os autorradios são como os actuais computadores, na caixa externa tem uma marca e dentro tem várias nos componentes
 
Last edited:
tenho instalação nakamichi a frente vias separadas e atras nakamichi tb... n quero outra marca para colunas... :D
 
tenho instalação nakamichi a frente vias separadas e atras nakamichi tb... n quero outra marca para colunas... :D

Nakamichi é bom, mas já ouviste outras?
Focal? Diamond? :whistle:

Quando quiseres ouvir umas Diamond avisa ;)

Pra mim FOCAL ou JBL...
Sempre tens a opção mais barata Alpine
Cumps:weedman:

JBL em colunas? Nao sei se optaria por JBL em colunas.
O seu sub GTi é poderoso, amplificadores até sao porreiros, mas em colunas? existe melhores opçoes. Claro que depende muito do ouvido e de todo o sistema montado.

Mas voto mais em FOCAL, DLS, Diamond... entre outras
 
Nakamichi é bom, mas já ouviste outras?
Focal? Diamond? :whistle:

Quando quiseres ouvir umas Diamond avisa ;)

Epah ja ouvi mtas marcas de colunas, tive focal de vias separadas tb n eram mas.. mas estas k tenho ag superam... :D

Tipo Diamond para ser sincero migo nc ouvi, mas se dizes k sao boas eu confio.. ag deixaste-me tentado a exprimentar.... :finga: :finga: :finga:

abraçada
 
Boas

este fim de semana eu e o user Ricardo Araujo montamos umas JBL Cs3196 no meu carro e ´dão um som DIABOLICO...
 
Quanto às colunas, um kit de duas vias à frente sem duvida. Quanto a marcas, tudo depende de gosto, gama que vais comprar, quanto queres gastar, cada caso é um caso e cada carro é um carro. Sinceramente, discordo da opção de DLS, Focal ..... para quem nao tem amplificação externa.
Um conselho que te dou e que ainda ninguem mencionou, se vai optar só por rádio e não por amplificação externa escolhe um kit de duas vias com a maior sensibilidade que encontrares, pois esta quanto maior for, menor potencia precisará para tocar.
Só com o rádio, esquece lá os 55w x 4 que é pura balela, sem conversores de tensão interna e com os 12 voltes da bateria nao vais a lado nenhum, o real e na melhor das hipoteses independentemente da marca tem 12 w rms x4 e com pouca distorsão no som.

tas a falar bem :clap:
agora a parte da sensibilidade das colunas interessou me particularmente...
em k gamas de frequencias sao as melhores??
realmente vejo aí diferenças, ainda agora fui a sites, e temos colunas com maior gama de frequencias, maior potencia de pico e nominal e mais baratas, e outras mais caras com valores inferiores p.ex....obvio k depois resta ver a qualidade do resto do material...
mas fala me mais disso se possivel, tava numa de ver umas colunas para traz, se calhar seriam para a frente e as k tenho a frente de origem passariam para traz, e queria manter a fonte de origem, o alana mp3, so plo facto dos comandos no volante, e os adaptadores sao mt caros...
plo preço do adaptador ja compro quase umas boas colunas...
por isso, essa de manter o radio e comprar umas colunas como falaste consoante o radio k se tem e com a tal sensibilidade é o k queria :whistle:

abraços da noticias ou quem saiba tambem :cool:
 
Clarion????
Vão a Espanha que tem lá tudo, mesmo aqui ao lado e nos hipermercados também e a linha quase toda.
Quanto aos preços são basicamente iguais aos de cá, mais € menos €.

Quanto a colunas, nao te consigo aconselhar, pessoalmente acho que é quase como a roupa, cada um compra a que gosta ou a que pode. Já ouvi de quase tudo pois é o meu trabalho, sejam elas de grandes marcas ou de linha branca. Felizmente tenho clientes para todos os gostos e eu por carolice tenho-me dedicado mt a ouvir e experimentar as ditas linhas brancas e tenho tido boas surpresas.....
No meu carro tenho um sistema de 3 vias separadas, hibrido, isto é, um componente de cada marca e com crossovers feitos por mim e tudo linha branca e acredita que envergonham alguns conjuntos ditos de topo. Infelizmente colunas foi coisa que não evoluiu mt ao longo dos anos, basicamente continua a ser um iman, uma bobine, um cone e uma estrutura a juntar tudo e serão sempre as maiores responsáveis pela distorsão, cerca de 20%, logo escolhe um conjunto que gostes e de acordo com o que queiras gastar.
Claro que se pensas mais tarde fazer um upgrade com amplificadores e novo rádio compra já um bom conjunto e evita gastar €€€ depois. Podes sempre recorrer aos classificados aqui no forum ou noutro forum que já foi aqui mensionado neste topico que encontras lá bons negocios.
Aproveita o teu rádio que nao é made in china, pelo menos nao é montado lá eh eh eh


Quanto a votar sony acho que me justifiquei.
Sinseramente nao noto grande diferença nas mesmas gamas das outras marcas e com os mesmos preços, mesmo tipo de fabrico, material parecido com nome diferente devido a patentes, a mesma merd... de terminais de ligaçao e os mesmos locais de venda.
Claro que podes sempre procuar material de serie ES se conseguires encontrar e garanto que muita gente vai modar de opiniao em relaçao à sony.
Outro grande ponto a favor....
Simplicidade de utilização, meia duzia de botões te tens tudo à mao para acertares o que quizeres, o que nao acontece com muitas outas marcas com subfunçoes,dependendo do tempo que ficares a carregar no botão que quase é preciso parar o carro para alterares os graves e agudos bla bla bla

Off topic:
Vivam mas é os nossos amigos chineses que não desenvolvem mas fabricam quase todas as marcas. Não digam mal dos "nossos" amigos porque a maior parte de voces tem um pc portatil, foi fabricado la e funciona que é uma maravilha. Tem muita tecnologia, tem uma grande marca na tampa e não foram baratos. Sei que isto não interessa nada mas é a pura realidade

Abraços
 
Boas. eu votei nas kenwood. motivo ja tive e tenho e sao mt boas.tive as em carbono azuis e as em papelao cinzento de 320w.estas sim belas colunas amplificadas sao 1 espectaculo e duram.5 anos a tocarem amplificadas e tao novas.mas ja nao deves de encontrar as ditas.existem mtas marcas boas para tu escolheres.quando for hora de comprar tem atençao aos rms nao aos wats.pode ter mts wats e poucos rms.e depois e veres quantos € tens para largar e negociar com o vendedor(dar uma de cigano).se fores dos lados de lx aconselho a praça de espanha.bbom material a mt bom preço.
espero ter ajudado. abraço
cumps
 
por exemplo, quais destas as melhores?? :

Hertz DSK 165 - 75€
Conjunto 2 Vias Separadas 16cm
Potência Nominal: 80W
Potência Máxima: 160W
Sensibilidade: 93 dB
Resposta em Frequência: 50Hz-21kHz
Impedância: 4 ohm

ou

DLS B6 - 95€
Conjunto 2 Vias Separadas 16cm
Potência Nominal: 50W
Potência Máxima: 80W
Sensibilidade: 91 dB
Resposta em Frequência: 50Hz-18kHz
Impedância: 4 ohm

a titulo de exemplo apenas, escolhi estas duas, pequenas diferenças k nao sei se fazem muita ou pouca diferença, e preços ja mais espaçados, k podem fazer a diferença :whistle:

comentem :ideia:
 
nesse caso as características apontam para que as hertz sejam melhores em tudo, mas as características de fabricante em matéria de car audio nem sempre são verídicas, pois o marketing esta a cima de tudo, e não me admirava nada que na realidade as DLS tocassem muito melhor:rolleyes:
 
Pessoalmente escolhia as DLS, não gosto mt do tweeter das Hertz, acho-o mt estridente, ou melhor dizendo, soa mt metalico e torna as frequencias mt presentes. Claro que é o que eu acho, mesmo opiniao pessoal.
A Dls tem um crossover mt mais elaborado alem de poderes regular a sensibilidade do tweeter o que é bastante bom pois este é mt mais sensivel que o woofer, ele tem 91db e a woofer tem 88db. são os 20€ de diferença em relaçao às Hertz. Tenta ouvir ambos os conjuntos e escolhe aquele que mais gostares, tanto um como outro são boas escolhas, mesmo para um futuro upgrade.
 
Last edited:
porque é k eu coloquei exactamente estas duas em confronto??
porque tem caracteristicas semelhantes, sao duma mesma gama de diferentes marcas, com preços "acessiveis", para quem nao quer entrar no topo de gama e ja ficar, penso eu, bem servido, sao 2 boas escolhas ;)

realmente sabemos as DLS sao qualidade, apesar das Hertz terem caracteristicas algo superiores, nao quer dizer que tragam mais beneficios ou melhor qualidade de som...

uma duvida k me podiam esclarecer: para colocar colunas nos nossos ibizas, temos k adquirir tambem uns suportes, o mesmo acontece para os tweeters??kk um destes conjuntos e kk k seja o conjunto de vias separadas, o woofer sei k compra um suporte numa norauto, p.ex., mas para o tweeter como é??
ninguem tem fotos k se veja, ou k mostrem como fizeram quem ja tem instalação sem ser de origem??
 
Back
Top