Para quem pensa que andar em ponto morto bebe menos...

Eh pá.... pois... desisto lol
Mas vou experimentar a teoria do engatado sem acelarar... o inconveniente é perder velocidade e daí a pouco ter de acelarar p manter a velocidade... Vai ser um misto, não me vou preocupar muito com isso... mais litro menos litro ;) :p
 
Num carro d carburadores, a gasolina que nao for queimada é deitada fora..s desperdiçada.. logo... para poupar no meu carro ponto morto...

Ora bem, quando em ponto morto a cambota roda? deve rodar pk o motor faz barulho... ora, s numa descida vamos engatados e sem acelerar, como e k o motor continua a trabalhar?? no cilindro da se a combustao, que da energia que faz com que dps as rondas andem... mas como e k as rodas podem fazer com k akela coisa (k n m lembro o nome :D:D k sobe e desce dentro do cilindro :D) se mexa mantendo assim o motor a trabalhar? tem k ser injectado combustivel... digo eu k assim d repente tb n percebo grande coisa... por isso nao concordo 100% com essa teoria do "o mov das rodas mete o motor a trabalhar... e assim n gasta combustivel"...

era bom alguem mesmo mesmo entendido esclarecer esta gente toda incluindo eu! :D

[ ]
 
isso nem merece discussão pq o combustivel q se poupa é mínimo, a n ser q desçam a serra da estrela (n faz mto sentido pq tem de se ter sempre uma engatada pro carro n fugir) ou aquela descida fdda da A1 :lol:
 
Julgo que é mais facil analisando um mapa quantidade de gasoleo por quantidade de massa de ar a determinada RPM.

Consumo.JPG


Se o ralenti for as 900rpm para 300mgR de ar ( o usual para um TDI com EGR ligada ) é injectado 21,8mgR de gasoleo.
Se eventualmente viermos com uma mudança engrenada, por exemplo as 2500rpm, sem qualquer uso do acelerador ( logo pressão de turbo nula ), para a mesma quantidade de ar aspirada, o gasoleo injectado é de 15mgR.
Conclusão: realmente reduz os consumos.

Tambem se pode ir por outro lado... um motor so gira porque o binario motor é superior ao binario resistente. Por isso é necessario uma maior quantidade de combustivel para aumentar esse binario motor. Se o motor for a rolar por si proprio significa que o binario resistente é muito reduzido, logo a quantidade de combustivel a injectar é tambem ela mais reduzida.
 
xispadeiro :lol:

Tinhas de tar aí no msn cmg para eu te explicar estas merdas... és fodido! :lol: :lol: :lol: :lol: 8)
 
TdiSportR disse:
Se o ralenti for as 900rpm para 300mgR de ar ( o usual para um TDI com EGR ligada ) é injectado 21,8mgR de gasoleo.
Se eventualmente viermos com uma mudança engrenada, por exemplo as 2500rpm, sem qualquer uso do acelerador ( logo pressão de turbo nula ), para a mesma quantidade de ar aspirada, o gasoleo injectado é de 15mgR.

O que te permite dizer isto vendo este Mapa ...?!?!
onde é que diz se tem acelarador ou não ...

posso ser um "leigo" na materia , mas diz-me uma coisa..

numa descida acentuada ...em que vais a travar o carro com o motor engrenado ... está a ser injectado gasóleo ?!?!

diz-se se é verdade ou não ...mas uma MAP é baseada nas rpm e ar admitido ...mas isto tudo com o acelarador a 100 % , não é assim ?
 
Indirectamente consegue-se interpretar.
A massa de ar admitida é lida pela MAF que podes verificar no measure block 03 no modulo Engine do VAG COM e que, por norma, oscila entre 250mgR e 850mgR pedidos. Se olhares para o mapa que aqui coloquei verificas que a escala varia entre 3000 e 9500 ( 300mgR e 950mgR ). Isto so para se poder enquadrar com o meu raciocinio.
Quando se solicita um aumento de regime de rotação do motor por meio do acelerador, o caudal de ar aumenta, podendo ir para valores na ordem dos 850mgR pedidos ( por vezes 1250mgR efectuados na pratica ). Se consultares nessa tabela, se as 1000RPM pisares a fundo, na teoria seria injectado 36,2mgR de gasoleo. Se as 1000RPM desacelerares so irá dar ordem para injectar 22mgR. Concordas até aqui? Ha de facto correspondencia entre a massa de ar admitida e a solicitação do acelerador? Se sim, passamos a fase seguinte.

Imaginemos que circulamos numa estrada inclinada sem tocarmos no acelerador. Se o carro estiver embraiado ou desengatado vai a injectar 22mgR de gasoleo às 900RPM ( ao ralenti ). Se fores com o carro engatado as 2500RPM ja só vai a injectar 14,5mgR.

PS: obrigado pela ajuda RoyaL eheheh!
 
oh meus amigos.. mas que confusão aqui se gerou...

se o carro vai engatado, com o acelerador em cima, (a movimentar-se em "balanço"), o consumo registado é ZERO, visto que não precisa ser injectado combustível nos cilindros para fazer com que os pistões subam e desçam. o facto de o carro ir em andamento e engatado faz isso mesmo.
A partir do momento em que se desengata, (ao ralenti), é necessário haver combustível a ser injectado, senão o motor vai-se abaixo.


para aqueles que ainda perguntam "mas como é possivel o motor não ir abaixo se não há combustivel a ser injectado?", pensem apenas nos carros que têm de pegar de empurrão (nada de piadas fáceis!!). o motor está parado, mas ao engatar (em andamento), o movimento das rodas (e por aí acima), obriga o motor rodar. é exactamente isso que acontece no caso supra-citado: as rodas fazem o motor rodar, pois temos o carro engatado, em movimento.



...e se as rodas fazem o motor rodar, não precisamos dos pistões para nada!!! (a nao ser qdo a descida acaba, claro) :?
 
já agora, o valor pode não ser 0,0, mas sim uns 0,1 ou 0,2, já que costuma ser necessário ter um mínimo de combustível a circular de maneira a manter a lubrificação.
 
Inda nao li as outras 2 pag's, mas tenho em ideia k as coisas funcionam como o carbono diz.

Alias, ja tive uma discussao por causa disso ah uns tempos.

Qd o meu carro ta desengatado, vai a consumir 0.2+/- e engatado numa descida sem pisar o acelerador vai a 0.0.

O que me disserem, é k isto é propaganda enganosa do grupo VAG, pois como o carro vai engatado, lg da origem a um maior desgaste das peças que vai provocar uma troca d peças num periodo mais kurto.
Por outras palavras, td pensado nos lucros d grupo VAG :roll:
 
BlackIbiza disse:
Inda nao li as outras 2 pag's, mas tenho em ideia k as coisas funcionam como o carbono diz.

Alias, ja tive uma discussao por causa disso ah uns tempos.

Qd o meu carro ta desengatado, vai a consumir 0.2+/- e engatado numa descida sem pisar o acelerador vai a 0.0.

O que me disserem, é k isto é propaganda enganosa do grupo VAG, pois como o carro vai engatado, lg da origem a um maior desgaste das peças que vai provocar uma troca d peças num periodo mais kurto.
Por outras palavras, td pensado nos lucros d grupo VAG :roll:


isso já é um bocado teoria da conspiração :wink:

por essa lógica posso contra-argumentar que há peças que sofrem desgaste quando seguimos em ponto morto, e que não sofrem desgaste nenhum se seguirmos com o carro engatado...


basta pensar que para pôr a caixa em ponto morto temos de carregar na embraiagem e fazer "meia passagem de caixa". para o engatar de novo temos de voltar a fazer o mesmo.... se seguirmos sempre com o carro engatado não temos "problemas" desses... basicamente estaremos a "poupar" a caixa, para além de poupar gasóleo :wink:
 
se começarem a andar de bicicleta e desengatarem nas descidas ainda gastam menos :roll:
olhem bem a discussao q prá qui vai #-o
 
Eu acho q o carro tanto gasta de uma forma como doutra, vejamos:

Desengatado, assim gastas meia embraiagem para desengatar, se for a descer gastas travões até dizer chega (fora os discos), ficas sem segurança em grandes descidas........ (agora queimo-me: eu costumo andar muitas vezes assim, descidas ou a chegar aos semaforos desengato sempre o bolide :oops: )

Engatado mas sem acelerar: o carro vai mais seguro, mas tas a gastar motor e caixa porque são estes que te vão a travar o carro, esforças os semi-eixos (isto tb dá pros dois lados, se for a travar ou a acelerar, portanto isso tanto faz, esqueçam), mas acho que assim deves gastar mais gasóleo, o motor precisa sempre de gasóleo e quanto maior a rotação maior o consumo..

Portanto acho que o melhor é cada um decidir por si e seja o que Deus quiser....

Acelerem prá frente e mai nada :twisted:
 
Erbium disse:
Snake_eyes disse:
Não estás a carregar no acelerador, em principio nao estás a injectar gasóleo, ou se injectar deve ser uma coisa mínima. Deve estar só a funcionar a "ar" nessa altura.
Ideia interessante um motor a funcionar a ar... :lol:


qd tiveres o carro na reserva,mm nas lonas,deixa-o a trabalhar durante umas horas e vais ver como vai abaixo. Por isso tem por obrigação consumir combustivel em ponto morto seja em circulação ou não.
...COMO A MINHA GT DEITA FUMO!!!
 
O meu em ponto morto no cb marca sempre + de 1l de média. em 3º 4º 5º sem acelerar o consumo baixa para 0.4l. nunca marcou zero como alguns de vós.
Não tou mto a acreditar q o motor trabalhe sem consumir algum combustivel mesmo sem acelerar, mas qd há 20 anos me disseram q o vem e vem aterrava a planar eu tb n acreditei...
 
nitroibiza disse:
O meu em ponto morto no cb marca sempre + de 1l de média. em 3º 4º 5º sem acelerar o consumo baixa para 0.4l. nunca marcou zero como alguns de vós.
Não tou mto a acreditar q o motor trabalhe sem consumir algum combustivel mesmo sem acelerar, mas qd há 20 anos me disseram q o vem e vem aterrava a planar eu tb n acreditei...

vem e vem ?!?!....vai-vem queres dizer ... apareçe aqui cada cromo!
 
Back
Top