Para quem pensa que andar em ponto morto bebe menos...

gafrancisco disse:
nitroibiza disse:
O meu em ponto morto no cb marca sempre + de 1l de média. em 3º 4º 5º sem acelerar o consumo baixa para 0.4l. nunca marcou zero como alguns de vós.
Não tou mto a acreditar q o motor trabalhe sem consumir algum combustivel mesmo sem acelerar, mas qd há 20 anos me disseram q o vem e vem aterrava a planar eu tb n acreditei...

vem e vem ?!?!....vai-vem queres dizer ... apareçe aqui cada cromo!


"apareçe" ?!?! "aparece", queres dizer ... aparece aqui cada cromo... :wink:


de qq das formas, oh nitroibiza: o facto de o teu consumir 0,4 não impossibilita o facto de os outros consumirem ZERO. De que ano é o teu motor?
 
O problema é o Ibiza ter computador de bordo! :D

Agora a sério, vejam este artigo que explica a injecção electrónica da Toyota:
www.autoshop101.com/forms/h20.pdf

Na GM existe um mecanismo, típico nas injecções electrónicas:
"DECEL FUEL CUTOFF – Decel fuel cuttoff means exactly that. When you take your foot off the gas pedal going downhill or decelerating quickly, the ECM will cut off the fuel entirely."

Se preferirem a lingua de camões (versão do outro lado do atlântico) aqui fica um documento com a explicação do funcionamento da injecção electrónica (depois não venham dizer que o carborador é que é...):
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/servicos/downloads/catalogo_injecao_2001.pdf


E ainda vejam esta (mt longa e com mta informação):
http://members.rennlist.com/pbanders/djetfund.htm


E finalmente o conhecido How Stuff Works:
http://auto.howstuffworks.com/fuel-injection.htm


Espero que tenha ajudado.
Cumps,
A2day
 
A2day disse:
O problema é o Ibiza ter computador de bordo! :D

Agora a sério, vejam este artigo que explica a injecção electrónica da Toyota:
www.autoshop101.com/forms/h20.pdf

Na GM existe um mecanismo, típico nas injecções electrónicas:
"DECEL FUEL CUTOFF – Decel fuel cuttoff means exactly that. When you take your foot off the gas pedal going downhill or decelerating quickly, the ECM will cut off the fuel entirely."

Se preferirem a lingua de camões (versão do outro lado do atlântico) aqui fica um documento com a explicação do funcionamento da injecção electrónica (depois não venham dizer que o carborador é que é...):
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/servicos/downloads/catalogo_injecao_2001.pdf


E ainda vejam esta (mt longa e com mta informação):
http://members.rennlist.com/pbanders/djetfund.htm


E finalmente o conhecido How Stuff Works:
http://auto.howstuffworks.com/fuel-injection.htm


Espero que tenha ajudado.
Cumps,
A2day


parabéns pela paciencia para recolher a bibliografia. :wink:

não vou ler pq para alem de ser tarde cumá mer$%, já sei qual das perspectivas é que isso tudo apoia :D


contudo, é sempre bom recordar que os TDI dos Ibizas ainda são "só" injector-bomba, e não injecção directa. de qualquer das formas, na funcionalidade em questão o funcionamento é idêntico.


cumprimentos
 
karbono disse:
A2day disse:
O problema é o Ibiza ter computador de bordo! :D

Agora a sério, vejam este artigo que explica a injecção electrónica da Toyota:
www.autoshop101.com/forms/h20.pdf

Na GM existe um mecanismo, típico nas injecções electrónicas:
"DECEL FUEL CUTOFF – Decel fuel cuttoff means exactly that. When you take your foot off the gas pedal going downhill or decelerating quickly, the ECM will cut off the fuel entirely."

Se preferirem a lingua de camões (versão do outro lado do atlântico) aqui fica um documento com a explicação do funcionamento da injecção electrónica (depois não venham dizer que o carborador é que é...):
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/servicos/downloads/catalogo_injecao_2001.pdf


E ainda vejam esta (mt longa e com mta informação):
http://members.rennlist.com/pbanders/djetfund.htm


E finalmente o conhecido How Stuff Works:
http://auto.howstuffworks.com/fuel-injection.htm


Espero que tenha ajudado.
Cumps,
A2day


parabéns pela paciencia para recolher a bibliografia. :wink:

não vou ler pq para alem de ser tarde cumá mer$%, já sei qual das perspectivas é que isso tudo apoia :D


contudo, é sempre bom recordar que os TDI dos Ibizas ainda são "só" injector-bomba, e não injecção directa. de qualquer das formas, na funcionalidade em questão o funcionamento é idêntico.


cumprimentos

Estás a confundir tecnologias com modos de injecção.
O TDI tem injecção directa e em alguns casos utiliza bomba injectora ( modelos menos actuais ) e noutros casos injectores bomba ( modelos actuais ).
 
TdiSportR disse:
karbono disse:
A2day disse:
O problema é o Ibiza ter computador de bordo! :D

Agora a sério, vejam este artigo que explica a injecção electrónica da Toyota:
www.autoshop101.com/forms/h20.pdf

Na GM existe um mecanismo, típico nas injecções electrónicas:
"DECEL FUEL CUTOFF – Decel fuel cuttoff means exactly that. When you take your foot off the gas pedal going downhill or decelerating quickly, the ECM will cut off the fuel entirely."

Se preferirem a lingua de camões (versão do outro lado do atlântico) aqui fica um documento com a explicação do funcionamento da injecção electrónica (depois não venham dizer que o carborador é que é...):
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/servicos/downloads/catalogo_injecao_2001.pdf


E ainda vejam esta (mt longa e com mta informação):
http://members.rennlist.com/pbanders/djetfund.htm


E finalmente o conhecido How Stuff Works:
http://auto.howstuffworks.com/fuel-injection.htm


Espero que tenha ajudado.
Cumps,
A2day


parabéns pela paciencia para recolher a bibliografia. :wink:

não vou ler pq para alem de ser tarde cumá mer$%, já sei qual das perspectivas é que isso tudo apoia :D


contudo, é sempre bom recordar que os TDI dos Ibizas ainda são "só" injector-bomba, e não injecção directa. de qualquer das formas, na funcionalidade em questão o funcionamento é idêntico.


cumprimentos

Estás a confundir tecnologias com modos de injecção.
O TDI tem injecção directa e em alguns casos utiliza bomba injectora ( modelos menos actuais ) e noutros casos injectores bomba ( modelos actuais ).


are you sure?! que motores usam injecçao directa?
 
karbono disse:
oh meus amigos.. mas que confusão aqui se gerou...

se o carro vai engatado, com o acelerador em cima, (a movimentar-se em "balanço"), o consumo registado é ZERO, visto que não precisa ser injectado combustível nos cilindros para fazer com que os pistões subam e desçam. o facto de o carro ir em andamento e engatado faz isso mesmo.
A partir do momento em que se desengata, (ao ralenti), é necessário haver combustível a ser injectado, senão o motor vai-se abaixo.


para aqueles que ainda perguntam "mas como é possivel o motor não ir abaixo se não há combustivel a ser injectado?", pensem apenas nos carros que têm de pegar de empurrão (nada de piadas fáceis!!). o motor está parado, mas ao engatar (em andamento), o movimento das rodas (e por aí acima), obriga o motor rodar. é exactamente isso que acontece no caso supra-citado: as rodas fazem o motor rodar, pois temos o carro engatado, em movimento.



...e se as rodas fazem o motor rodar, não precisamos dos pistões para nada!!! (a nao ser qdo a descida acaba, claro


Ora isto está 100% correcto.

Antigamente (e actualmente em alguns e nas motas) quando os carros funcionavam a carburador é que andar ao relantim rendia.

Porque reparem quando o piston desce cria vacuo, ao fazer o vacuo o carburador é "obrigado" a deixar passar gasolina para o cilindro, hj em dia com a injecção, quando se tira o pé do acelerador, a centralina corta o o fluxo de gasoleo/gasolina para os cilindros (claro que como disse o karbono nc corta tudo, gasta sempre, mas muito pouco).

Claro que depois há sempre o inconveniente do carro perder velocidade, e aqui o tirar o pé do acelerador so vai render em descidas.
 
Erbium disse:
Ai está, acho eu, um grande erro. Se vais por ex. a descer com o carro engatado ele n fica tão solto como desengatado e podes precisar de pisar um pouco. Nesse pisar se calhar gastaste aquilo que eventualmente tinhas poupado por vires com o carro engatado em vez de desengatado, ou não? :roll: :wink:
Aí está! Não é ciencia exacta...

TdiSportR Custa-me a acreditar que esses valores de quantidade de gasoleo por massa de ar correspondam directamente aos de carga... Quando tiras pé a centralina não pede ar nenhum pois não? Tou a perceber mal a cena de certeza...
Por outro lado com este mapa e este topico já acredito que seja injectada uma quantidade minima de gasoleo no cilindro para garantir o trabalhar do motor quando se embraia o motor, senão quando se carregasse rapido o suficiente na embraiagem quando o carro vai embalado o motor ia-se a baixo por não estar a injectar!
Sim, não...!?

Abraço
 
jonhy, os nossos carros têm um switch na embraiagem... poderá ser para isso que tavas a falar? é uma kestão de experimentar a bloquear o switch em andamento e fazer a experiencia... ser for abaixo é porque n há fuel. Eu voto que vai abaixo
 
A minha duvida é que seja rápido o suficiente! Se funciona com um switch porque é que não se sente o solavanco tipico e com o carro a rolar com o motor à rotação de ralenti como é que a transição é tão suave... :?
 
porque o switch dispara antes do carro desembraiar. Está ao cimo, como o dos travões.
Claro que isto sou eu a especular... só experimentando

Vem ter ao msn
 
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