Para quem pensa que andar em ponto morto bebe menos...

Ainda hoje atestei o depósito e vinha na Cril a fazer média de 7 e pikos pois vinha atrasado, qd cheguei à descida de acesso à A5 em direcção Cascais, vinha em 5ª sem acelarar e o carro mal estava a baixar o consumo, quando desengato começa a baixar o consumo com mais rapidez... Então já não percebo nada disto... :s
Mas não sei se será fácil comprovar qual a melhor prática face à teoria :D
 
Na mesma descida não deve ser um bom local de teste para as 2 maneiras...
Experimenta um dia faze-la toda desengatado e no dia seguinte faz toda engatado sem pisar e dps ves as diferenças :wink:
 
boas

quando não era a gestão electrónica que comandava o motor, de facto o menor consumo que se podia fazer era com o motor em vazio e daí a opção frequente pelo ponto morto...

hoje em dia os mapas têm prevista uma injecção de combustivel para o motor em vazio que pode em determindas condições ser maior que se o pé estiver no "ar" com o motor em carga...

é tb por isso que alguns carros qd param passam os consumos para valores por hora, visto n fazer muito sentido estar a fazer média sem andar km...

é a minha opinião...vale o que vale...
 
Jarodboy disse:
Na mesma descida não deve ser um bom local de teste para as 2 maneiras...
Experimenta um dia faze-la toda desengatado e no dia seguinte faz toda engatado sem pisar e dps ves as diferenças :wink:
Mas assim estava nas mesmas circunstâncias usando a mesma média como base fixa... se for em vezes separadas ficamos com muitas variáveis, kms percorridos, média actual, e média que deverá ser feita para poder baixar o consumo...
 
Erbium disse:
O meu no vag-com também diz que em ponto morto consome 0,4 a 0,6L/h e engatado consome 0,0L/h. Mas uma coisa acho estranho como faz 0,0L? O que mantém o carro a trabalhar se "não" injecta gasóleo?!
mas os tubos de retorno do gasol serve mesmo pra isso :D
 
Eu pelas minhas medias, quando se apanha uma descida ou mesmo ao chegar a um semaforo vermelho.. ou entao quando estamos numa filaa uma velocidade media de 20 kmh , tiro o pé.... e deixo o ir! conforme ele vai precisando de andamento dou lhe um cheirinho de acelerador, parece que nao , mas poupa se muito!


as minhas medias em cidade eram sempre 10... 12... passaram a 8... 7.5 + -


Ja agora... expliquem me como é que 51 litros dao pa 870 km?

claro que em nacionais e a 80 , mas isso depende mt do modo de conduçao!
 
solraC disse:
Mas assim estava nas mesmas circunstâncias usando a mesma média como base fixa... se for em vezes separadas ficamos com muitas variáveis, kms percorridos, média actual, e média que deverá ser feita para poder baixar o consumo...
A diferença no que dizes é k o facto de tu teres notado a descer mto kdo desengataste pode ter a ver com o facto de ter tado anteriormente engatado sem acelerar... :wink:

Não há grande maneira de provar isto assim em testes de estrada...Fazer depositos completos duma maneira e doutra talvez seja o mais fiável, isto se conseguissemos reproduzir todos dias o mesmo estilo de condução mas depois há o factor pressa... :roll: Basta uma pessoa ficar a dormir mais 10min uma manha para ter de ir a abrir para a fac/trabalho e estragar a média duma semana... :roll:
 
Jarodboy disse:
Basta uma pessoa ficar a dormir mais 10min uma manha para ter de ir a abrir para a fac/trabalho e estragar a média duma semana... :roll:
Por isso é que eu ando sempre a abrir! Que se lixem as médias!
Desde os 0km até hoje (conta com 28000) está com média de 6.6l e a diferença para o valor do computador de bordo é nenhuma, o que me leva a dar alguma credibilidade ao mesmo.
Nunca anda desengatado e fica os tradicionais 30 a 60 seg. ligado antes de desligar, o que também estraga e muito a média.

Inté
 
Cardoso disse:
Eu pelas minhas medias, quando se apanha uma descida ou mesmo ao chegar a um semaforo vermelho.. ou entao quando estamos numa filaa uma velocidade media de 20 kmh , tiro o pé.... e deixo o ir! conforme ele vai precisando de andamento dou lhe um cheirinho de acelerador, parece que nao , mas poupa se muito!
Ai está, acho eu, um grande erro. Se vais por ex. a descer com o carro engatado ele n fica tão solto como desengatado e podes precisar de pisar um pouco. Nesse pisar se calhar gastaste aquilo que eventualmente tinhas poupado por vires com o carro engatado em vez de desengatado, ou não? :roll: :wink:
 
Depois de ler todos estes posts e de me ter rido um cadito, apetece-me fazer esta pergunta (retórica): Vocês acham que quando se reduz (baixar uma) para ajudar na travagem, o regime do motor sobe por se estar a acelerar???

Quando se retira o pé do acelerador, ou quando se reduz de caixa, o motor serve como travão, pois corta-se a injecção de gasóleo e o motor só roda por inércia das rodas. Se fizerem uma descida com o carro engatado, o regime do motor sobe mas o consumo é o mesmo: zero!
 
Tigas disse:
Tenho exemplo da carrinha do meu pai, em ponto morto e consome 0.5, 0.9, e com o carro engatado sem acelarar consome 0.00.


eu vou explicar pk:

imaginem uma descida ...

se o carro do pai do tigas for engatado ... a propria descida encarrega-se de rodar o motor ... a centralina olha para a rotação ...ok tá fixe não vou meter gasoleo.


se o carro do pai do tigas não for engatado nessa mesma descida ...
a centralina para manter o motor a trabalhar (ao relenti) tem de meter gasoleo.
 
NothingMan disse:
FASTnx disse:
em ponto morto consome menos. Ponto final, paragrafo

Acho que tás errado !!
Engatado e sem o pé no acelerador... consome menos do que em PM.

os senhores que lêm umas revistas e umas coisas é q sabem!
mas o pessoal que SABE MESMO e ao andar está a imaginar o trabalhar do motor lá dentro está enganado.
O carro deve-se engatar apenas por uma questao de segurança.
De resto é um mito,é como aquilo das batatas fritas :lol: :lol: :lol:
 
Fast atenção que se está a falar com carros com injecção electronica...
Se tiveres a falar de carros a carburador tens TODA a razão, em ponto morto é kdo gasta menos... :wink:
 
em ponto morto consome mais k em 5ª sem levar pé... ou seja.. vamos todos andar em ponto vivo ! acabou o topico ! :D
 
GrayIbiza disse:
em ponto morto consome mais k em 5ª sem levar pé... ou seja.. vamos todos andar em ponto vivo ! acabou o topico ! :D

Tu tambem tens uma moral pa falar... es tu e o bau!!! :lol: :lol: :lol:
 
FASTnx disse:
em ponto morto consome menos. Ponto final, paragrafo

A tua opinião é como se nada fosse! Se já ouviste varias pessoas a falar sobre isso, e ninguem chega aqui e diz ponto final, paragrafo. Respeita a opinião dos outros, que os outros passam a respeitar a tua!

Beijos! :lol: :lol: :lol:
 
Back
Top