Para quem pensa que andar em ponto morto bebe menos...

Bom que o carro bebe mais em ponto morto que engatado eu já sabia... no entanto encontrei na net algo que nao especifica porque, mas confirma!

Ao menos que sirva para os que tem a mania de andar em pt morto pensarem 2 xs , para alem de terem mais segurança com ele engatado!

* Não fique parado mais de um minuto


- Ao arrancar, o motor do seu carro gasta uma quantidade extra de combustível. No entanto, se deixar que o motor descanse mais de um minuto, ele vai queimar mais combustível do que se desligar e arrancar novamente.



Fonte Fastaccess

Link : http://www.fastaccess.pt/cgi/cgi-bi...tigoID={D5BCE7F5-6F9F-450F-9ED9-91EEEABB33B5}
 
Pelo que percebi, o que dizem é que se estiveres parado + do que um minuto, numa fila por exemplo, compensa desligar o carro, e depois voltar a ligá-lo.
Poupas combustível desta forma.
Não fala sobre conduzir em "ponto-morto".
 
Mas até pelos proprios valores do computador de bordo dos carros da para tirar essa conclusão... supondo uma descida..... no caso do meu carro se levar a mudança engatada (e tirar o pé do acelerador) o computador marca de consumo instantâneo 0,1/0,2, se desengatar e o deixar ir marca entre 1,5 e 2 L/100km.
 
Pensei que essa de andar em 5ª sem pé, fosse só em carros a gasolina.
Já experimentei isso e em 5ª fico com a rotação a 1500rpm e em ponto-morto a 1000rpm.. E pronto, é isto. :)
 
Para mim tudo isto e estranho pk sempre k ando em ponto morto o carro faz me uma media inferior...
Mas nao duvido do k voces dizem, so axo estranho..
 
Subscrevo Nothingman!

Quando estás parado e em ponto morto o motor está "programado" para manter uma certa rotação logo consome, no meu caso 0,6l (CB).

Quando estás a andar com uma mudança engrenada e tiras o pé, o carro anda com a velocidade que ja tinha acumulada (vai perdendo claro), não sendo necessário o motor "trabalhar" para manter a rotação "programada" pois o pedal do acelerador nao está a indicar que o motor precisa de rodar para manter aquela rotação, consome à mesma, mas menos do que se estiver engatado, no meu caso 0l (CB).

Penso que é isto mais coisa menos coisa! Alguém que saiba a 100% isto q me corrija sff :!:
 
Tenho exemplo da carrinha do meu pai, em ponto morto e consome 0.5, 0.9, e com o carro engatado sem acelarar consome 0.00.
 
O meu no vag-com também diz que em ponto morto consome 0,4 a 0,6L/h e engatado consome 0,0L/h. Mas uma coisa acho estranho como faz 0,0L? O que mantém o carro a trabalhar se "não" injecta gasóleo?!
 
Não estás a carregar no acelerador, em principio nao estás a injectar gasóleo, ou se injectar deve ser uma coisa mínima. Deve estar só a funcionar a "ar" nessa altura.
 
Snake_eyes disse:
Não estás a carregar no acelerador, em principio nao estás a injectar gasóleo, ou se injectar deve ser uma coisa mínima. Deve estar só a funcionar a "ar" nessa altura.
Ideia interessante um motor a funcionar a ar... :lol:
 
Erbium disse:
O que mantém o carro a trabalhar se "não" injecta gasóleo?!
Ao acelerar o motor transmite movimento as rodas...Sem acelerar são as rodas que transmitem movimento ao motor e ele continua a trabalhar, no entanto sem injectar combustivel...
Isto teoria de alguns claro... :wink:
 
1º - não fala em conduzir em ponto morto, apenas em não deixar o carro a trabalhar mais de 1 minuto (quando estamos parados), pois não compensa.. isso vem no manual do meu Ibiza 2001, no vosso tb deve vir... mas pronto... isto é para quem lê o manual do carro, ou pelo menos certos capítulos :D

2º - quanto aos consumos... para mim compensa ponto morto pois vai a rotação mais baixa do que com mudança engatada, é claro que vai mais solto, atenção à condução!! Marcar "0" para mim é um engano, ele vai a gastar (!!) ou pensam que se deixassem o carro a trabalhar eternamente numa descida ele n gasta o resto do combustível e desliga? O que noto é que sempre que deixo o acelarador ele baixa a consumo para "0", basicamente isto serve para enganar a média do computador de bordo. A média que o CB me dá é sempre inferior à média de consumo que faço tradicionalmente por contas qd atesto o depósito (e sim, qd faço médias atesto até não caber mais, eheh). Só me leva a querer isso...

trashedy disse:
Já experimentei isso e em 5ª fico com a rotação a 1500rpm e em ponto-morto a 1000rpm.. E pronto, é isto.
pois... as 1.500 rpm em 5ª dependem da velocidade, independentemente se vais a acelarar ou não ;) se fores a 200 km/h e deixares de acelarar vais ver que a RPM não vai nas 1.500 :)

E esta foi a minha opinião
ppl, fikem bem e conduzam com prudência ;)
 
solraC O motor ir a fazer rotação mais elevada pelos vistos não implica que esteja a ser injectado combustivel, já pensaste nesta hipotese?! :wink:
 
Jarodboy disse:
solraC O motor ir a fazer rotação mais elevada pelos vistos não implica que esteja a ser injectado combustivel, já pensaste nesta hipotese?! :wink:

Acreditas mesmo que quando marca "0" ele não vai a gastar? Eu sinceramente duvido.
 
Eu tambem duvidava...
Mas pelo menos nas minhas médias, entre desengatá-lo e simplesmente tirar o pé, gasto menos gota a tirar o pé...
E já me tinham dito a teoria e eu não acreditei, mas contra factos... :wink:
 
Back
Top