Gasolineiras a enganar o pessoal..

Este assunto já fez com que me caissem em cima centenas de vezes, isto porque eu de momento ponho na repsol por ser o sitio onde consigo o melhor preço, mas em tempos só punha no jumbo. Também me caiam em cima quando eu dizia que as diferenças eram todas psicologicas e nada mais.

Uma vez fiz a seguinte experiencia, disseram-me que não gostavam da agua da garrafa e eu disse que se enchesse um copo com a da torneira e um copo com a da garrafa nao davam pela diferença. Enchi 3 copos, 2 da garrafa e um da torneira. Resultado, uma desgraça completa! É claro que não acertaram, logo não há diferenças significativas. O mesmo disse aos artistas que pagavam balurdios pelo gasoleo xpto, disse que lhes levava o carro, atestava e depois diziam-me se era do bom ou do barato e aposto que ninguém iria notar! As médias dos carros são muito relativas, nós passamos 3 vezes no mesmo sitio e nenhuma delas é igual e em nenhuma delas vamos a acelerar da mesma maneira e ninguém tem isso em conta. Basta uma arregaçadela para lixar uma média e depois a culpa é do gasóleo.

Tal como um user disse aí para trás, a diferença está no tratamento dos depositos das bombas, o que não impede da marca branca ter depositos em melhores condicoes do que a galp ou bp.

De resto a diferença é como em muitas outras coisas, uma marca investe em marketing e na imagem, enquanto que outros optam por não o fazer e dão a possibilidade de ter o mesmo produto mas mais barato.
 
Eu só sei é que os meus injectores foram com o cangalheiro e que sei que não devo por tão rápido os pés numa bomba low cost, só se for para misturar os dois, pode se ter devido a um defeito de fábrica como pode ter apanhado algum lixo que a bomba tinha, porque na bomba das vezes que lá fui nunca vi a limparem os tanques, apenas enchem e está a andar..

Pelos testes que fiz, ou as bombas low cost, nomeadamente uma ao pé de mim, a bomba enche menos gasóleo do que marca, ou existe diferença entre galp normal e o low cost, porque com o galp mesmo a acelerar mais, consegui um consumo mais baixo, nos mesmos trajectos, apesar de ser relativo, mas não esqueço a situação dos injectores e bomba de combustivel, num carro com apenas 10k km..
Agora com o da BP ultimate posso dizer que o carro fica mais certo e com mais potencia disponível, isto segundo a utilização no dia-a-dia.

Quanto a esse teste, penso que não está totalmente correcto, porque para além de 12k km, não serem nada, deviam ter feito o teste em motores de marcas diferentes e realmente ver a diferença, verem num banco a potencia de cada carro com o mesmo combustivel e depois comparar com o combustivel de cada e para além disso irem a vários postos da galp e da outra e comparar os valores antes de meter..
 
Last edited:
Eu só sei é que os meus injectores foram com o cangalheiro e sei que não deve por tão rápido os pés numa bomba low cost, só se for para misturar..

Pelos testes que fiz, ou as bombas low cost, nomeadamente uma ao pé de mim, a bomba enche menos gasóleo do que marca, ou existe diferença entre galp normal e o low cost, porque com o galp mesmo a acelerar mais, consegui um consumo mais baixo, nos mesmos trajectos.
Agora com o da BP ultimate posso dizer que o carro fica mais certo e com mais potencia disponível, isto a meu ver.

Quanto a esse teste, penso que não está totalmente correcto, porque para além de 12k km, não serem nada, deviam ter feito o teste e motores de diferentes marcas e realmente ver a diferença e para além disso irem a vários postos da galp e da outra e comparar os valores antes de meter..

Sabes qual é o problema? Há vários, um deles é haver mais gente com essa opinião, outro grande problema é quando somos os homens das palas. Homens das palas são aqueles que parece que tem umas palas como se mete aos cavalos.

Ainda antes da deco ter feito isto, já outros tinham feito testes em laboratórios. Como é que mesmo assim as pessoas continuam a achar que não? Afinal temos médicos, engenheiros, cientistas, etc, para que? Se dito por cientistas é igual, porque desconfiar do que dizem? E com que fundamento desconfiamos? Não sabemos mais do que eles, não fazemos o trabalho deles, com que fundamento é que dizemos que isto que eles disseram pode nao ser bem assim? 12 k km chega e sobra, dadas as circunstancias. Para além disso depois de tanto teste feito, não podem andar a testar em tudo quanto é motor a ver se muda de uns para os outros! O teu carro pifou, porque calhou! O outro espetava oleo para o deposito e fez muitos mais km que muitos que usavam gasoleo no mesmo motor.
 
Sabes qual é o problema? Há vários, um deles é haver mais gente com essa opinião, outro grande problema é quando somos os homens das palas. Homens das palas são aqueles que parece que tem umas palas como se mete aos cavalos.

Ainda antes da deco ter feito isto, já outros tinham feito testes em laboratórios. Como é que mesmo assim as pessoas continuam a achar que não? Afinal temos médicos, engenheiros, cientistas, etc, para que? Se dito por cientistas é igual, porque desconfiar do que dizem? E com que fundamento desconfiamos? Não sabemos mais do que eles, não fazemos o trabalho deles, com que fundamento é que dizemos que isto que eles disseram pode nao ser bem assim? 12 k km chega e sobra, dadas as circunstancias. Para além disso depois de tanto teste feito, não podem andar a testar em tudo quanto é motor a ver se muda de uns para os outros! O teu carro pifou, porque calhou! O outro espetava oleo para o deposito e fez muitos mais km que muitos que usavam gasoleo no mesmo motor.

Exacto não meto em causa isso, mas o que aqui pode diferenciar é realmente as condições das bombas de certos sitios..
Já tinha visto outras reportagens, a fazerem as comparações e prontos ficam sempre naquela de incerteza, sei que um teste destes sai caro, mas era juntarem-se certas identidades de jornais e etc e fazerem um teste em condições, por exemplo nunca banco de testes sempre á mesma velocidade com os 4 ou 3 carros, porque destas maneiras vai haver sempre erros, por parte das pessoas que o conduzem e etc..
 
vou deixar a minha opiniao acerca do gasoleo:
bombas low cost (tipo lidl) - nunca arrisquei, isto porque quase toda a gente ouvi falar, que o irmao da amiga da vizinha de frente do 2 esquerdo da frente arrebentou com os injectores. por isso nunca experimentei, apesar de o meu irmao ter colocado na audi e diz que nota mais fumo a puxar nada mais...

o que a mim mais faz diferença, isso sim, é o estado de conservação dos depositos nas bombas, isto porque falo por experiencia. por norma colocava sempre na mesma bomba perto de casa (BP peço esculpa a publicidade). uma vez por via das circunstancias tive de colocar numa bomba antiga da galp, em vila do conde, tinha o tanque mesmo vazio. deus me livre parecia que alem de ter largado la o dinheiro tambem me tinha esquecido la do turbo ao vir embora, o carro nao puxava... notei mesmo uma diferença incrivel. desde ai agora so coloco 99% numa bomba :)
 
Exacto não meto em causa isso, mas o que aqui pode diferenciar é realmente as condições das bombas de certos sitios..
Já tinha visto outras reportagens, a fazerem as comparações e prontos ficam sempre naquela de incerteza, sei que um teste destes sai caro, mas era juntarem-se certas identidades de jornais e etc e fazerem um teste em condições, por exemplo nunca banco de testes sempre á mesma velocidade com os 4 ou 3 carros.

Eu penso que as condições em que este teste foi feito, são ideiais. Perfeito não há nada, mas acho que é um teste feito com pés e cabeça. Se o gasóleo low cost fosse assim tão pior, seria de esperar que até ao fim de 5000 km houvesse diferenças. Para além disto todos os carros foram conduzidos por todos os pilotos, ou seja, eles trocavam de carro. Seria de esperar que notassem as tais diferenças! Toda a gente fala do rendimento, fumo, bla bla bla e eles não deram por nada?

Eu próprio levei o carro a reserva e gastei a reserva quase toda. Andei próximo de ter que empurrar o carro até a bomba e isto para que? Para ter o minimo de gasoleo low cost possivel no carro, atestar de gasoleo xpto e ver as diferenças. Fiz +- metade do deposito em AE numa viagem e a outra metade em cidade. Diferenças? Nada! O andamento era o mesmo, o trabalhar era o mesmo, o consumo era o mesmo, só a carteira é que se ficou a queixar um bocado.

Há outra coisa que me intriga que é a da ferrugem nos injectores. Epa, como?!?!? Ainda não me entrou na cabeça como é que os injectores ganham ferrugem! O combustivel até pode ter água, a água é mais densa que o combustivel, logo fica no fundo do filtro (tanto que muitos tractores ate tem um copo transparente com uma tampa por baixo para tirar a água). Logo aqui pouca ou nenhuma água entra no motor! Adiante, as temperaturas que são atingidas, que raio de água sobrevive ali para enferrujar injectores?

Também já ouvi dizer que todo o combustivel consumido em portugal vem da refinaria de sines, seja da galp ou do jumbo, ou seja, sai tudo do mesmo buraco!

A minha revolta nisto nao é o pessoal gastar o dinheiro! O dinheiro é deles, querem gastar, força. A minha revolta é que toda a gente se queixa que nao ha concorrencia neste mercado. No dia que começou a haver, em vez de deixarem de abastecer nos grandes não, inventaram meia duzia de merdas sem fundamento nenhum para nao ir ao low cost. De que que nos valeu a concorrencia se ninguém a aproveitou? A galp controla esta treta toda e continua tudo a cair lá! De que vale ter concorrencia? De que vale eu vender a 1, se o que vende a 1,20 é que é o bom e eu sou o mau que estrago e isto e aquilo? Há normas estabelecidas e tudo o que é vendido obedece a essas normas, logo do 1 para o 1,20 são 20 de diferença e nada mais!
 
Last edited:
No meu SDI sempre levou combustivel das bombas lowcost (Intermarché e Eleclerc) e nunca tive stresses por causa do combustivel. Já lá vão quase 190M Km. Pontualmente se não tiver nenhuma bomba lowcost na zona, meto combustivel normal. Também já meti combustivel prémium e não notei diferenças quer nos consumos quer no andamento. Já vi inclusivé no Intermarché afixado o documento de compra do combustivel à BP.

Em carros mais potentes tavez se notem diferenças. No meu caso já comprovei que o meu SDI não é esquesito. Anda com o combustivel que lhe meter. A única diferença de rendimento que tenho notado é no nº de litros que abasteço, que para o mesmo valor é maior nas bombas lowcost e consequentemente dá para fazer mais KM.
 
Eu já o fiz assim como o pessoal devia fazer, para ver se realmente começam a meter tudo ao mesmo preço...
 
não sei se será bem assim nos carros mais fracos é onde se nota mais o carro faz mais força , no meu manco com gazol do jumbo noto que puxa bem menos , e 10euros , faço setubal Grândola com o do jumbo , com o normal vou e venho quase ...
 
Fiquei espantado quando vi a notícia na televisão. Eu sempre ouvi várias críticas aos combustíveis das grandes superfícies, mas no entanto onde eu trabalho temos uma carrinha Iveco 3500 kg, e sempre foi atestada na Galp, contudo á 3 meses que começou a dar problemas nos injectores. Conclusão, os tanques dos combustíveis das bombas nem sempre são lavados, ou seja tem muita água no fundo e foi isso que lixou a carrinha.
 
não sei se será bem assim nos carros mais fracos é onde se nota mais o carro faz mais força , no meu manco com gazol do jumbo noto que puxa bem menos , e 10euros , faço setubal Grândola com o do jumbo , com o normal vou e venho quase ...


Quer dizer que com o normal gastas metade do que com o low cost. Quero um carro como o teu... Eu seja com normal ou low cost gasta o mesmo, se com o normal gastasse metade fazia quase 2000 km com um deposito. ERA UM MEL!
 
não sei se será bem assim nos carros mais fracos é onde se nota mais o carro faz mais força , no meu manco com gazol do jumbo noto que puxa bem menos , e 10euros , faço setubal Grândola com o do jumbo , com o normal vou e venho quase ...

Como disse no post acima, no meu SDI (68Cv) já experimentei atestar com um e outro combustivel e ver quantos km fazia. Na altura não notei diferenças. Mesmo as médias foram idênticas, cerca de 5L/100Km. O andamento é o mesmo.
 
penso que as maiores diferenças é a nivel de manutenções dos depositos, existem muitas bombas que não fazem.

como assim?

Por experiencia quando trabalhei nessa area existe uma autoridade para fiscalização das bombas e depositos, se fores a uma bomba vais ver um autoculante na bomba com a data e a autoridade que é o ministerio da agricultura, eles ajustam e confirmam a dose de combustivel conforme marcada na bomba,e outras coisas...
 
Deixo o testemunho que vi noutro fórum (de Fiats) e que se assemelha a muitos casos que tenho acompanhado. Nunca tive esta experiência porque o meu carro nunca bebeu gasóleo low cost nas minhas mãos:

Fermas disse:
Bom, mas vamos lá ver uma cena... eu já contei aqui no forum e não me importo de contar novamente, pois é a pura da verdade, passou-se comigo, portanto estou á vontadinha para contar...

Quando comprei a Marea JTD passados uns meses abriu aqui em Mafra as bombas do Intermarche.
Como foi a inauguração, practicaram durante umas semanas preços loucos, aquilo era uma diferença abismal e era tudo a abastecer que nem loucos... e eu tambem aproveitei. Já tinha a carrinha na reserva e fui lá atestar.
O que é certo é que logo no outro dia de manhã, em frio, a carrinha começou a fazer umas vibrações estupidas, eu olhava para todo o lado dentro da carrinha e tudo vibrava, era o espelho retrovisor, a alavanca da caixa... mas depois de aquecer parece que normalizava,
Andei assim uns dia, aquilo parece que tinha tendencias em piorar, ainda que ligeiramente.
Eu pensei logo, dasss, tenho aqui algo fdd, o que será? Bomba injectora, algum apoio do motor marado? Hummm

Mas não associei ao combustivel na altura, os hiper estavam a iniciar-se no ramo, pelo menos em grande escala, ainda nem se punha em causa a suposta falta de qualidade.

Fui a uma casa de bombas injectoras, pedir uma opnião sobre o que poderia ser aquilo e o responsavel perguntou-me logo que gasóleo eu andava a meter... expliquei-lhe que andava com combustivel do Inter, promoção e tal e ele apressou-se logo a dizer-me "Amigo, deixe-se desses gasóleos, abasteça sempre com gasóleos de qualidade, se não acontece-lhe o mesmo que este aqui..." e mostrou-me um carro que já não me lembro qual era e que tinha a bomba common-rail na sucata.

Andei mais uns dias assim, esperei que chegasse á reserva e atestei com o já desaparecido V-Power da Shell (lembram-se?)...

Meus amigos, isto é veridico, logo no dia seguinte, notei a diferença de manhã, e com o passar dos km ao longo dos dias/semanas seguintes, parece que ganhei outro motor, melhor resposta e suavidade. Com o tempo tambem começei a notar os consumos a baixar!

Querem mais?

Pois bem, desde que acabou o V-Power, com muita pena minha, virei-me para o Ultimate da BP e já fiz alguns testes de consumos nos varios carros que tive e com Ultimate tenho sempre melhores resultados em relação ao gasóleo convencional (não linha branca que esses nem entram nos meus carros).

Por exemplo, no Stilo nos mais de 50.000km que já percorri, fiz 5 depositos com gasóleo convencional e de calculadora na mão, cheguei á conclusão que a diferença de consumo andou entre 0,3/0,4 Ltrs por cada 100km que percorri... Noto tambem que com o Ultimate o carro fica bastante suave a funcionar, mesmo em frio! Fumo é muito pouco tambem...
E não me venham com a historia do efeito placebo porque eu fiz o teste passados uns 20.000km de o ter, até aí sempre andei com Ultimate, e depois resolvi meter aqueles depositos de diesel normal (não todos seguidos, alternados com diesel premium) para ver as diferenças. E a calculadora não engana.

Ok, posso ser estupido, mas acho que vou continuar no Ultimate, agora mais que nunca, pois na realidade o teste foi feito com combustiveis da Galp e não BP!
Posso ter avarias no futuro, posso mandar um injector para a sucata na mesma, mas ao menos não me vai a ficar a roer a consciencia e pensar... "fdx, quis poupar, quis poupar... e agora está aqui a poupança!"
 
Mas acham que a DECO ia fazer isto sujeita a um processo como teve o presidente do ACP? Acham que ia jogar isto para o ar senao tivesse uma base solida? Nos dias de hoje, e em estudos destes, ninguem pode criar mitos, nem dizer por acaso algo, a resposabilidade juridica é grande.
como assim?

Por experiencia quando trabalhei nessa area existe uma autoridade para fiscalização das bombas e depositos, se fores a uma bomba vais ver um autoculante na bomba com a data e a autoridade que é o ministerio da agricultura, eles ajustam e confirmam a dose de combustivel conforme marcada na bomba,e outras coisas...

Explica-me so como se doseia o combustivel numa bomba? Pergunto porque a bomba funciona com um caudal e volume para dar os litros corretos senao esta nao tem o carimbo de certificação.
 
As pessoas tem que meter uma coisa na cabeça! Os combustiveis são iguais, as bombas são todas aferidas da mesma maneira, tal como a balança da pastelaria que pesa o vosso boloo de anos. Tudo isto é aferido por quem sabe, para bater tudo certo. Não ha diferença de rendimentos nem de nada. O pessoal tem é que deixar de ser tacanho e CAGAR para as galps e bp's, a ver se eles se começam a cortar nos preços!
 
Portanto:

- Os combustíveis vêm em bruto das mesmas refinarias (Galp).

Mas vocês acham impossível uns serem tratados, filtrados, aditivados posteriormente, bem como acham impossível a adição de produtos para diluir (tipo água ou outros), o que rentabilizaria os litros vendidos por bombas low cost.

Isto pode ou não acontecer?
 
quem é o tipo do intermarche e do jumbo que foi trabalhar pa deco ? haa ?

é que so vi comparação entre esses dois e a galp
 
Back
Top