Discussao 6k Td

Para o 1.9D, eu fazia assim:

1-Chave 13
2-Chave de fendas.
3-Chave bocas 8
4-Chave bocas 10.

Eu no meu fazia assim para ser mais facil:

1º Retirava a valvula de corte. Para isso tinha que tirar primeiro o fio que lá estava ligado (chave bocas 8 ) .
Depois sim, ja sem o fio e a porca pequenina, com chave 23 retirava a valvula de corte, muito devagarinho para ela nao saltar (quando ja esta a chegar ao fim).

2º Sem a valvula de corte, bastava usar a chave de bocas 13 na porca do parafuso , folgava-o (mas ao mesmo tempo segurava o parafuso com a de fendas).

3º Assim que estiver folgado, basta rodar para a direita aquilo que se pretende. 1/2 volta? 1 volta? É ao gosto.
Para terem a certeza onde o parafuso estava, o melhor que têm a fazer, é rodar até ao máximo que conseguirem (folgando a porca) e contarem o nº de voltas a que estava do máximo. Assim podem sempre voltar a po-lo como estava.

Isto é tudo feito com o carro desligado.

4º Montam tudo outra vez.

5º Ligam o carro. quando estiver quente, corrigem o ralanti, recuando o batente do acelarador de recuo, que é onde bate a "manivela" de acelaração na bomba, quando a mola a puxa para trás - chave bocas 10 e chave fendas.

ouve la pra ke tiras a valvula fora?e ke eu no meu nao nao preciso de a tirar!!!o meu anda no maximo de aperto por isso penso ke os vossos tambem podem andar sem problemas!kuanto a relantim se no batente do acelarador nao der pra baixar o suficiente tem de se baixar no batente do arranke a frio e convem tirar o batente do acelarador maximo pra fazer mais rotaçao e tambem o batente ke esta por baixo do pedal de acelarador para este ter mais curso!se fizer muito fumo e dar mais pressao au turbo pra compençar
 
Eu no meu caso, tirava a valvula fora, porque para ficar bem apertado, uma chave 13 nao tinha "espaço" para trabalhar. Principalmente para desapertar o parafuso do debito. Mas se conseguirem sem tirar a valvula, tanto melhor !

Sim, no meu caso, com o debito no maximo , conseguia 900rpm na mesma. Mesmo sem recorrer aos parafusos do arranque a frio ( os que estao ao alto na traseira da bomba). É melhor ser por partes :)

Quanto ao batente do máximo do acelarador, sim, podes dar-lhe a folga maxima. So nao sei se tirar o ferrinho debaixo do acelarador te vai dar mais alguma coisa...
É exprimentar ! :)


ouve la pra ke tiras a valvula fora?e ke eu no meu nao nao preciso de a tirar!!!o meu anda no maximo de aperto por isso penso ke os vossos tambem podem andar sem problemas!kuanto a relantim se no batente do acelarador nao der pra baixar o suficiente tem de se baixar no batente do arranke a frio e convem tirar o batente do acelarador maximo pra fazer mais rotaçao e tambem o batente ke esta por baixo do pedal de acelarador para este ter mais curso!se fizer muito fumo e dar mais pressao au turbo pra compençar
 
boas.aproveitando o topico.comprei um ibiza td a uns meses,mas ele veio meio pó quitado.e o consumo ta altinho.queria reduzir o debito porque sei ke foi aumentado.alguem sabe qual a posiçao de origrem?qtas voltas ou assim.obrigado.cmpts
 
Boas PPl,
Estava aqui a ver este tópicos todos sobre TD's e até gostei de alguns comentários sobre isto tudo.
Eu tambem tenho uma TD, já está algo "mexida", digamos que tem um andamento fixe, tem IC, pneu 195/50R15, bomba avançada, consumo cortado pra não forçar a carteira ao dono..... em AE faz 190km/h sem entrar no red... (Rui Carmo, tens de ver o que se passa com o teu bolinhas porque isso não tá muito bom....devia tar a andar mais...tenta uma descarbonização).
Quanto ao famoso Kit aqui falado, creio que sei o que é e até aconselho a ser colocado, pelo menos no meu funcionou.....
Existe ainda um outro Kit que quando era mãis novo vi em algumas Passat, que consistia em retirar o tubo desde o turbo até a bomba injectora, para assim em AE dar tudo o que podia... o problema é que se retirava segurança ao motor e PUM.. .era uma vez um TD.

P.S.: desculpem lá o cometário extenso, mas foi o meu desabafo.

Abraços.
 
SAadude dix me la komo se faz essa cena da descaborinizaçao(penso k seja assim k se escreve) k eu nao percebo nada...



Abraços!!!
 
Easy.....

Primeiro poes o carro a trabalhar, levas-lo a uma oficina que tenha uma máquina de descarbonização e seja ppl de confiança ( no meu caso, o Pai Natal já tem uma , logo é mais fácil)... e depois pedes para descarbonizar...

A descarbonização consiste em fazer passar pelo motor (sistema de alimentação), um liquido proprio em vez de gasóleo, ou seja, uma máquina propria alimenta o motor com este liquido e o motor fica a trabalhar até este liquido se gastar por completo, ou seja, cerca de 30 min.
Durante este tempo, este liquido vai limpar todo o sistema de alimentação, tubos, bomba, injectores e limpa ainda a admissão e escape(valvulas só) mas claro que em muito menos quantidade. Assim e após uma descarbonização e tal como o nome diz, tudo o que é carvão dentro do motor desaparece (ou não!!) e recupera-se alguma vida do motor....

Vale??

Abraços.
 
E um teste de compressão aos cilindros tambem se recomenda para verificar se o motor de facto está com saude. É mais barato !

Um abraço e bom ano de 2007 !
 
estive a vr este topico e axei interessantes as velocidades anunciadas pelo pessoal k tem ibizas D...

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=21341

sera k o turbo k nos temos n faz diferenca nenhuma???
o nosso turbo dara entao mais ou menos 10 cv???
ja agora o turbo do vosso carro é kkk ne???
exist alguem c turbo diferent???

podemos nao ter muito mais velocidade de ponta mas chegamos la muito mais depressa! o meu e um kkk o unico problema das td e a caixa ser muito curta
 
Se olhares de frente para o carro e para cima para a bomba injectora, onde ela termina, do seu lado direito... vês que está lá uma especie de valvula preta com uma rosca dourada com um fio ligado, certo? O fio ta preso por uma porca.
Logo debaixo e 1cm atrás dessa valvula preta, está um parafuso deitado !

Isto é do lado direito da bomba. Nao é a frente, nem atrás.

n sei em k t baseias para dizer k esse parafuso é logo abaixo e 1 cm atras...no meu tenho esse parafuso mas é em cima...sera k ando enganado em relacao ao dito parafuso???

""valvula preta com uma rosca dourada com um fio ligado, certo? O fio ta preso por uma porca."" em baixo n tenho nada...
 
Boas,
O meu turbo é KKK K03.
Por acaso gostava de saber qts CV's dá um turbo, p ex. no nosso caso? 10? 12?
No entanto acho q há TD´s com turbos Garret, se não tou em erro.
As TD's são porreiras mas não tem muita velocidade de ponta.... tal como o nelsontd diz, o prob delas é a caixa....
 
A tua bomba pode ser diferente.
Eu estou a falar da valvula do corte. Esta valvula é preta e tem um fio ligado. Eu no 1.9d que tive, para chegar com mais facilidade ao parafuso do debito, retirava primeiro essa valvula e depois sim, o parafuso (que estava logo em baixo e um pouco para a frente, deitado, com rosca para a direita) tinha melhor acesso. :)


n sei em k t baseias para dizer k esse parafuso é logo abaixo e 1 cm atras...no meu tenho esse parafuso mas é em cima...sera k ando enganado em relacao ao dito parafuso???

""valvula preta com uma rosca dourada com um fio ligado, certo? O fio ta preso por uma porca."" em baixo n tenho nada...
 
referente aos turbos tenho um ibiza td 96 faz 190k em recta so tenho a mexidela bomba.montei o manometro da pre. do turbo pico faz 0.6 estaveis 0.3.pra mexer na pressao do turbo k fazer...portem se mal
 
referente aos turbos tenho um ibiza td 96 faz 190k em recta so tenho a mexidela bomba.montei o manometro da pre. do turbo pico faz 0.6 estaveis 0.3.pra mexer na pressao do turbo k fazer...portem se mal

olha k sp ouvi falar em 0.7....esses 0.3 estaveis sao baixissimos...axo k isso dev tar a medir mal...
 
Back
Top