Compressor do A.C. avariado

climatronic

O meu climatronic pisca quando rodo a chave e o compressor enquanto ele esta assim não faz frio mas passado algum tempo volta o normal e começa a trabalhar na boa.
Isto acontece varias vezes ao dia será já alguma anomalia no compressor ou será algo electrónico.
O meu ac já foi a carregar 3 vezes e 4 anos detectarão 1 fuga num dos pipos de abastecimento de gás colocaram uma tampa e dai já não saio mais gás comprovado com máquina própria de detecção de gases só se houver outra fuga.
 
Agora que o calor começa a apertar começei a dar uso ao AC, Resumindo, quando ligo o carro e pouco tempo depois ligo o AC, ouço no compartimento do motor como se algo esteja " desengonçado " , um barulho talvez de uma correia ou um tensor ou passador... sei la... é tipo um " gri gri gri gri " que passa quando mantenho a rotaçao acima das 1500/1600 rpm.

2ª parte, o Ar condicionado , nestas condiçoes a usar em cidade, está sempre a ligar e a desligar dando a ideia de " sufocar " e depois volta em força, neste momento noto que o compressor desliga e liga novamente.

Gostava de saber a vossa opiniao acerca disto.

Em relaçao ao barulho, apenas o ouço quando ligo o AC, em andamento normal sem AC nao se passa nada!
Obrigado desde ja.
 
boas, comprei um ibiza tdi de 98 e o meu ac quando o ligo na posiçao 3 ou 4 cria bastante terpidaçao por dentro do tablier, na posiçao dois ou um ja nao a faz
alguem tem ideia do que sera? terei que desmontar o tablier pra ver?sera algum apoio da ventoinha de circulaçao do ar ?
 
ajuda económica

Boas pessoal, sou propietário também de um ibiza 6l 130cv, e também já me deparei com essa situação de ficar sem frio no AC, como já foi dito é o prato do dia a avaria destes tipos de compressor do grupo vag, mas que pelos vistos não é assim tão complicado de resolver. Na realidade o que avaria em maior parte dos compressores é a embraiagem, que nestes casos é uma embraiagem de borracha sem bobine que se vai desgastando com o tempo, a soluçaõ passa por substituir apenas a embraiagem e a poli que já vem junto deste kit de substituição!fica como novo, consigo arranjar esta reparação(apenas substituição da embraiagem e poli,sem carregamento do AC, uma vez que os tubos do AC não são desligados do compressor,logo se o circuito de AC não tiver fugas, n é preciso de carregar o AC) com o material novo e mão de obra c/iva incluida a um preço de 280 Euros!zona Amadora/Lisboa!
 
Boas ontem foi a vez do meu ar condicionado dar um ar da sua graça lol!!

Deixou de dar fresquinho fui a seat tinha de la deixar o karro mas ke de certesa ke era problemas de gaz ou o mais certo kompressor!!

Nao desistindo porke keria ar fresquinho decidi ir a um electricista meu amigo, ele abriu o capot pos-se a ver e disse é a poli estragada, a cena em borracha ke atraca desgastada (normal segundo ele)!! E ele kompra-se isso e mete-se ligou pa loja das peças tipo o gajo disse ke nao vendem em separado so o kompressor kompleto e ele achou estranho pois nas audis á esse kit!!

Nisto vem o pai dele e disse ke tinha uma poli dessas empenada de "reserva", ou seja tirou tudo fora e so substituiu a "embraiagem" ke tava boa meteu-se ao sitio e assunto resolvido pelo menos para ja e levou-me mao de obra apenas mais nada!!

Se nao fosse assim la teria de comprar o kompressor ou tentar arranjar uma "embraiagem" na sucata ou desses kit´s!!

Abraço!!
 
Boas ontem foi a vez do meu ar condicionado dar um ar da sua graça lol!!

Deixou de dar fresquinho fui a seat tinha de la deixar o karro mas ke de certesa ke era problemas de gaz ou o mais certo kompressor!!

Nao desistindo porke keria ar fresquinho decidi ir a um electricista meu amigo, ele abriu o capot pos-se a ver e disse é a poli estragada, a cena em borracha ke atraca desgastada (normal segundo ele)!! E ele kompra-se isso e mete-se ligou pa loja das peças tipo o gajo disse ke nao vendem em separado so o kompressor kompleto e ele achou estranho pois nas audis á esse kit!!

Nisto vem o pai dele e disse ke tinha uma poli dessas empenada de "reserva", ou seja tirou tudo fora e so substituiu a "embraiagem" ke tava boa meteu-se ao sitio e assunto resolvido pelo menos para ja e levou-me mao de obra apenas mais nada!!

Se nao fosse assim la teria de comprar o kompressor ou tentar arranjar uma "embraiagem" na sucata ou desses kit´s!!

Abraço!!

Boas, na realidade existem esses kit´s de reparação, por falta de conhecimento das casas de peças e dos próprios representantes das marcas do grupo vag e por outro lado que lhes convem mais venderem o compressor novo, dissem sempre que nao existe possibilidade de reparação, apenas o compressor completo, sendo a audi uma das marcas que vende esse kit de reparação, com o contra que dizem que é compactivel com os modelos da audi,apenas,lol!
abraço

abraços
 
sabem-me indicar casas em lisboa que possam arranjar o compressor do AC?

vi a dom carro mas o orçamento era caríssimo... mais valia por o compressor novo na Seat. Agora vou à Air Selec e logo vejo...

outra dúvida que tenho é: sabem o comportamento do climatronic com o compressor avariado? é que está a piscar e não indica temperatura. o sensor está bom pq foi colocado noutro carro.

de notar que o quadrante também está avariado e vai ter ser mudado, por isso se a informação passar por aí pode ser o problema... e parece pelo que li por ai que tem alguma coisa a ver...
 
Last edited:
boas pessoal.

eu recentemente tive tb uma tripe com o meu a/c, e o problema e a embraiagem.

vi aki que e possível comprar só essa peça, podem-me dizer o que necessito saber para ir a audi ver se tem a peça pra mim??

:respect:
 
boas, eu tive exactamente o mesmo problema q o vosso, resultado, o climatronic piscava cada vez q ligava o carro e o ac nao funcionava, fui mandar encher a pensar q seria so o gaz, mas o compressor nao funcionou, resultado, embriagem do compressor nao atracava, entao fui a seat pedir um orçamento, a kual me deram a modika kuantia de 800€:eek::eek: ....
Entretanto andei a procura de um compressor em segunda mao e acabei por encontrar aki no forum (user Manix;)) a kual me vendeu por 150€ montei-o eu fui mandar encher (45€), ou seja fiz a festa por 195€:D:D...

Por isso eu aconselhava-vos a procurar um compressor do ac em segunda mao e polo lá;)

De frisar q o compressor q comprei tem um ano:weedman:


Abraço
 
Ac

Boas pessoal

Já tive esse problema 2X (Ibiza 6L de 2002) e a solução dos parafusos na polie tem-me safado.
Mas atenção que não é na polie que se situa a embraiagem do compressor....o que costuma descravar é as duas peças que constituem a polie, a externa que liga á correia do alternador e a interna que está agarrada ao eixo do compressor, quando optarem por esta solução ( como é o meu caso) quando ligarem o AC este atraca normalmente e quando desligam desatraca......de forma alguma fica o compressor sempre a trabalhar.

Tenham atenção é ao facto de quando andarem em modo AUTO....aí é que reside o problema....é que o sistema liga e desliga o AC( compressor) consoante as necessidades e nessa altura se estiverem com a rotação por exemplo em viagem ás 3000rpm e se ele ligar é quando leva o estalo....evitem este modo e usem apenas AC com a temp desejada.

Se alguém arranjar apenas a polie eu compro duas...loool....já experimentei polies de N modelos do grupo vag mas infelizmente nada compatível....mais sorte tem o pessoal dos Audis que têm este componente vendido em separado.

Cumprimentos
 
o pessoal fala ai e tal hyundai não é grande coisa mas o accent do meu pai tinha 115mil e nunca foi perciso mexer no ar condicionado...
 
Boas pessoal

Já tive esse problema 2X (Ibiza 6L de 2002) e a solução dos parafusos na polie tem-me safado.
Mas atenção que não é na polie que se situa a embraiagem do compressor....o que costuma descravar é as duas peças que constituem a polie, a externa que liga á correia do alternador e a interna que está agarrada ao eixo do compressor, quando optarem por esta solução ( como é o meu caso) quando ligarem o AC este atraca normalmente e quando desligam desatraca......de forma alguma fica o compressor sempre a trabalhar.

Tenham atenção é ao facto de quando andarem em modo AUTO....aí é que reside o problema....é que o sistema liga e desliga o AC( compressor) consoante as necessidades e nessa altura se estiverem com a rotação por exemplo em viagem ás 3000rpm e se ele ligar é quando leva o estalo....evitem este modo e usem apenas AC com a temp desejada.

Se alguém arranjar apenas a polie eu compro duas...loool....já experimentei polies de N modelos do grupo vag mas infelizmente nada compatível....mais sorte tem o pessoal dos Audis que têm este componente vendido em separado.

Cumprimentos

Isso é mesmo a sério? No meu 6J meto sempre automático e está sempre escrito AC AUTO no visor, em autoestrada, por exemplo, liga e desliga sem dar informação no visor do interior?
 
Back
Top