Coilovers - Todas as dúvidas (mesmo as estúpidas!)

Ter o carro esteticamente nivelado não tem nada haver com a relação de peso em cada eixo. Por mais nivelado que pode parecer visualmente, a relação de peso entre eixos pode estar ainda pior do que com a suspensão de origem ;) Eu pessoalmente faço a regulação consoante ao gosto pessoal do comportamento do carro. Menos peso no eixo de trás (regulação em altura mais alta a trás em relação a frente) normalmente implica uma traseira mais "leve" e provoca "oversteer", ao contrário, mais baixo no eixo de trás, vai provocar mais "understeer". Depois tenta-se obter um compromisso entre comportamento/estética.

Não há maneira de deixar o carro com um comportamento praticamente neutro?

O interesse é deixar o carro o mais equilibrado possivel. É que gosto de curvar bem rápido, mas detesto ficar virado ao contrário de um momento para o outro...
 
Existe vários formas de mudar o comportamento do carro, sendo que qualquer uma destas tem influência:

- Regulação em altura
- Regulação da descompressão e compressão dos amortecedores (quando aplicável)
- Aplicação de barras estabilizadoras de diferentes dimensões e/ou com uma resistência a torção diferente
- Reforços no chassis (barras anti-aproximação, etc..)

Se apenas tens a regulação em altura disponível nos coilovers, se acha que tem uma traseira um pouco "leve" e com pouca aderência, pode experimentar por rebaixar um pouco o eixo de trás ou então subir o eixo da frente. Testar novamente em estrada.

Pode também efetuar uma calibragem da regulação por balanças ;)
 
A afinação da compressão e descompressão foi efectuada agora na revisão que fiz aos coils há pouco mais de 1000km, de acordo com a afinação anterior que tinha sido feita pelo DRIVER Pedro Salvador.

Sendo uns KW v2 tem essa opção e foram afinados para ficarem no ponto desejado e equilibrado lá na máquina do Sr. António dos Amortecedores. Aí eu vi que ficaram bem.

Acho que vai mesmo ter de ser afinado nas balanças e depois aplicar uma barra estabilizadora traseira...
 
Podem ainda começar a ver qual o melhor alinhamento para os carros e a pressão dos pneus :)

Se bem me recordo no meu ex 6L usava 2.4 à frente e 1.9 atras.

Quando o carro ficou a curvar melhor foi com um alinhamento indicado pelo Driver também eheh, gastava-me pneu uniformemente, nao me lembro qual era o camber nem a convergência que usei infelizmente
 
Last edited:
Podem ainda começar a ver qual o melhor alinhamento para os carros e a pressão dos pneus :)

Se bem me recordo no meu ex 6L usava 2.4 à frente e 1.9 atras.

Quando o carro ficou a curvar melhor foi com um alinhamento indicado pelo Driver também eheh, gastava-me pneu uniferomente, nao me lembro qual era o camber nem a convergência que usei infelizmente

6L não tem afinação de camber frontal. O que usavas para o regular?
 
Podem ainda começar a ver qual o melhor alinhamento para os carros e a pressão dos pneus :)

Se bem me recordo no meu ex 6L usava 2.4 à frente e 1.9 atras.

Quando o carro ficou a curvar melhor foi com um alinhamento indicado pelo Driver também eheh, gastava-me pneu uniformemente, nao me lembro qual era o camber nem a convergência que usei infelizmente

Eras gajo de tentar encontrar essa informação...

A casa onde fizeste esse alinhamento de certeza que tem os dados gravados na máquina!


Manda lá isso ao amigo! :)
 
Eras gajo de tentar encontrar essa informação...

A casa onde fizeste esse alinhamento de certeza que tem os dados gravados na máquina!


Manda lá isso ao amigo! :)

Eu se nao tou em erro ate foi em Felgueiras na altura que o fiz.

Nao te recordas prai em 2006 ou 2007 teres-me arranjado uma casa na tua zona que fazia 96€ ou 105€ cada pneu pirelli pzero nero? Foi lá que mó fizeram.

O homem fez o alinhamento contra a vontade mas como tava com o Miguel e ele insistiu muito lá ficou feito eheh
 
Boa tarde,

Alguém me sabe dizer quanto rebaixamento conseguirei obter de uns coilovers para ibiza 6L Ta-Technix, JOM, ou Raceland?

Pretendo um rebaixamento tipo o da foto..Disseram-me que os coilovers da ta-technix rebaixam 6cms no máximo. Alguém sabe se com alguma destas marcas dá para rebaixar o carro assim?

IMG_4892.jpg


Cumprimentos
 
ja viste quantas polgadas e essa jante? repara bem no perfil do pneu 25?

ia jurar que sao jantes 18 e ai mesmo com 6cm de rebaixamento o carro ficate assim...

os kw weitec AP baixao todos os mesmo atraz -6 depois podes e tirar o afinar que da mais ou menos +2cm ou seja passa a ficar a -8
 
Obrigado. Sim essa jante é muito grande e larga. Quanto a isso de retirar o afinador é atrás certo? Quais são as desvantagens de fazer isso? Ab
 
Vantagem:
Rebaixamento de +/- 2cm extra

Desvantagens:
Vai ficar fora da especificação do fabricante, podes perder a garantia do fabricante e a fiabilidade dos amortecedores fica posto em causa
Menor curso no amortecedor
 
Entre gamas baixas o que aconselham? V maxx ou os fk

Sent from my E15i using Tapatalk 2

Em 6l já ouvi algumas queixas dos v-maxx.

Enquanto dos fk só ouço feedback positivo,e dizem que são confortáveis para low cost.

Alem disso v-maxx até pode ser confortável dentro da gama deles,mas já vi vários carros que ao fim de poucos kms começam a ganhar folga nos amortecedores.
 
Pois eu dos FK também tenho visto bastante feedback positivo. Ate 250€ penso que sejam esses de que costumam falar melhor
 
Back
Top