Coilovers - Todas as dúvidas (mesmo as estúpidas!)

Não conheço tal coisa. O espigão do amortecedor não deve ser tocado, é material maquinado com tolerancias pequeníssimas.

Lol nao entendes-te bem, passo a explicar, no topo do espigao tens uma rosca aonde apertas uma porca para segurar os topos do amortecedor.
imagem ilustrativa
12341%20c%C3%B3pia.jpg

Para segurar o espigao para apertar a tal porca, que chave é usada no amortecedor?
 
Boas pessoal...

Vou colocar uns coils AP, e gostava de saber algum feedback da vossa parte. Já andei a pesquisar aqui no forum, mas se pudessem acrescentar mais alguma informação agradecia. :cool:

Cumps.
 
Boas pessoal...

Vou colocar uns coils AP, e gostava de saber algum feedback da vossa parte. Já andei a pesquisar aqui no forum, mas se pudessem acrescentar mais alguma informação agradecia. :cool:

Cumps.

Já está tudo dito amigo ;)

De média gama, são dos melhores :p
 
Já agora, alguém sabe uma oficina que faça a montagem/afinação dos coilovers na zona de Setúbal? È que tou farto de curiosos, que nem sabem o que estão a fazer. :confused:
 
Lol nao entendes-te bem, passo a explicar, no topo do espigao tens uma rosca aonde apertas uma porca para segurar os topos do amortecedor.
imagem ilustrativa
12341%20c%C3%B3pia.jpg

Para segurar o espigao para apertar a tal porca, que chave é usada no amortecedor?

Geralmente tens uma chave allen no topo:

18.jpg
 
Já agora, alguém sabe uma oficina que faça a montagem/afinação dos coilovers na zona de Setúbal? È que tou farto de curiosos, que nem sabem o que estão a fazer. :confused:

Montagem de Coils não tem nenhuma ciencia, não é propriamente uma mudanca de junta da cabeça.
Qual é o carro?
 
Sim mas nem para mudar juntas alguns sabem, tão habituados a Fiat Uno, Corsa A mas tudo bem. Não tou aqui para discutir isso.. O carro em questão é um 6l fr..

Digo-te já que Ibiza 6L é um dos carros com suspensão mais facil de trabalhar. Tanto o topo como a manga de eixo é basico. Eu pelo menos já mudei a alguns 6L's e nunca encontrei dificuldade.
 
Last edited:
já agora:

Para afinação da altura, de modo a ficar equilibrado e certo em cada eixo, como fazem a medição?

Quais os pontos de referencia?


Qual o diferencial ideal entre frente e traseira?


Abr
 
já agora:

Para afinação da altura, de modo a ficar equilibrado e certo em cada eixo, como fazem a medição?

Quais os pontos de referencia?


Qual o diferencial ideal entre frente e traseira?


Abr

A diferenca entre a frente e a traseira, na montagem varia muito de coil para coil. Depois de montados convém a traseira ficar ligeiramente mais alta que a frente, um ou dois cms, isto para que quando o carro tenha pessoal ou carga não fique com a frente a apontar para o ceu.

Como ref uso a cava da roda.
 
Já agora, alguém sabe uma oficina que faça a montagem/afinação dos coilovers na zona de Setúbal? È que tou farto de curiosos, que nem sabem o que estão a fazer. :confused:

Efetuamos esse serviço em Fátima caso tiveres interesse, aproveitas e das um passeio pelo santuario, pia do urso, grutas da moeda, etc. ;)

Montar qualquer um monta, mas existe pormenores que muitos deixam passar ao lado, especialmente os tais mecânicos "gerais" e com pouca experiência com este tipo de suspensões e outros com o mesmo fim de rebaixar. Pormenores como:

- Seguir a especificação do fabricante, lá por ter rosca não quer dizer que se pode utilizar.
- Alteração ou n/alteração dos batentes, substituir por outros ou alterar o seu comprimento conforme a situação
- Alinhamento só deve ser efetuado depois da suspensão acamar, tempo e km variável consoante o tipo de condução e carga. É normal a suspensão rebaixar +/- 10mm desde da sua instalação
- A afinação em altura deve ser efetuada por forma a obter o compromisso entre comportamento/estética para a qual o condutor pretende, a maioria dos mecânicos "gerais" com pouca experiência com coilovers normalmente efetuam uma regulação medida para o gosto estético do cliente, sem ter noção dos efeitos da regulação dada sobre o comportamento do carro e se está dentro da especificação do fabricante, normalmente junto com o certificado da TUV (se tiver) ou num manual a parte.
 
já agora:

Para afinação da altura, de modo a ficar equilibrado e certo em cada eixo, como fazem a medição?

Quais os pontos de referencia?


Qual o diferencial ideal entre frente e traseira?


Abr

As medições estão descritas no manual ou certificado TUV que vem junto com os kits. Normalmente o ponto de referência é do centro do parafuso de aperto da base do amortecedor/coilover até o 1º contato com a mola.... mas isto varia de marca para marca.

Ter o carro esteticamente nivelado não tem nada haver com a relação de peso em cada eixo. Por mais nivelado que pode parecer visualmente, a relação de peso entre eixos pode estar ainda pior do que com a suspensão de origem ;) Eu pessoalmente faço a regulação consoante ao gosto pessoal do comportamento do carro. Menos peso no eixo de trás (regulação em altura mais alta a trás em relação a frente) normalmente implica uma traseira mais "leve" e provoca "oversteer", ao contrário, mais baixo no eixo de trás, vai provocar mais "understeer". Depois tenta-se obter um compromisso entre comportamento/estética.
 
Montagem de Coils não tem nenhuma ciencia, não é propriamente uma mudanca de junta da cabeça.
Qual é o carro?

Sim, ciência não tem, mas convém seguir a especificação do fabricante. Se não seguir, por questões estéticos por exemplo, o kit nunca terá o comportamento a qual foi desenvolvido para ter, nem a mesma fiabilidade. Se efetuar uma regulação fora da especificação, os fabricantes podem bem anular a garantia.
 
Back
Top