Body Control Module (BCM)

Bem depois de eu ler esta novela e tu só te queixares dos fechos e uma vez que tens 5 portas por vezes falha uma ou outra, o fecho da mala é diferente dos outros 4, eu sugeria que desligasses as fichas á vez de cada uma das 4 portas para veres os comportamentos das outras, isso parece-me um curto-circuito ou falta de massa.
Porque uma vez ser numa ou noutra porta, isso trabalha com impulsos e o modulo protege-se se houver um curto-circuito o modulo faz a descarga e a corrente não é suficiente para gerar o impulso para todas as portas, assim pelo menos localizas a porta ou a fechadura se for caso disso.
 
para desligar a porta é bastante simples, se precisares de ajuda avisa.

no pilar é so puxar a patilha para cima dos dois lados e aquilo desprende-se.
 
Bem depois de eu ler esta novela e tu só te queixares dos fechos e uma vez que tens 5 portas por vezes falha uma ou outra, o fecho da mala é diferente dos outros 4, eu sugeria que desligasses as fichas á vez de cada uma das 4 portas para veres os comportamentos das outras, isso parece-me um curto-circuito ou falta de massa.
Porque uma vez ser numa ou noutra porta, isso trabalha com impulsos e o modulo protege-se se houver um curto-circuito o modulo faz a descarga e a corrente não é suficiente para gerar o impulso para todas as portas, assim pelo menos localizas a porta ou a fechadura se for caso disso.

para desligar a porta é bastante simples, se precisares de ajuda avisa.

no pilar é so puxar a patilha para cima dos dois lados e aquilo desprende-se.

Já testaste as portas desligadas á vez?
 
Já testaste as portas desligadas á vez?

Parece uma excelente ideia! Vou testar isso para tentar perceber se alguma das fechaduras é a origem do problema. Prometo colocar aqui os resultados das minhas experiências. Muito obrigado pela partilha!

Entretanto, e depois de ter passado quase todo o fim de semana à volta do carro, penso que começo a chegar a algum lado, isto é, o problema da bateria que se descarrega, quando lhe apetece de um dia para o outro, tem origem no filho de uma grandesíssima égua do...RÁDIO!!!

Depois de horas a fio na Internet, aprendi a medir a existência de consumos de energia, directamente na caixa dos fusíveis e através deste método verifiquei que, por vezes, o rádio do meu carro, apesar de estar completa e "aparentemente" desligado, continua a consumir energia (o problema é aleatório...acontece sem que eu tenha, para já, encontrado um padrão de acções humanas que o provoque), e ao que parece não entra no modo de "hibernação" (consumo nulo ou residual) que seria suposto ocorrer quando se desliga o carro.

Aproveitando ainda esta situação gostava que os companheiros que têm Ibizas 6J confirmassem se, nos Vossos carros acontece o mesmo que no meu, isto é, a caixa de fusíveis está toda numerada ao contrário???

Até hoje, e nos carros que conheço a numeração é sempre feita do modo que apresento abaixo (pensando em dois blocos dentro da caixa dos fusíveis e que uma pessoa está a olhar de frente para o conjunto de fusíveis):

BLOCO 1 | BLOCO 2
01 02 03 04 | 13 14 15 16
05 06 07 08 | 17 18 19 20
09 10 11 12 | 21 22 23 24

Mas no meu caso está completamente ao contrário, está assim:

24 23 22 21 | 12 11 10 09
20 19 18 17 | 08 07 06 05
16 15 14 13 | 04 03 02 01

Consultem o manual do Vosso carro, façam as Vossas contas, e tentem remover, por exemplo, o fusível da buzina e por aí já confirmarão se está, ou não, igual ao meu carro. Agradeço que depois informem o que acontece nos Vossos carros pois fiquei muito curioso com esta "anormalidade".

Voltando ao meu problema com o rádio, e sabendo que é ele o causador da descarga da bateria, há algo me intriga profundamente: se antes de desligar a alimentação do rádio da cablagem do carro, tiver o cuidado de desligar primeiro a antena - na traseira do rádio -, o consumo baixa 17%!!! (faço isto enquanto o rádio continua "aparentemente" desligado)

Mas mesmo com esta redução continua, ainda assim, a consumir demasiado!

Em Vossa opinião, que influência pode ter a antena (que é um componente passivo) no consumo do rádio? (será que a cablagem da antena está a entrar em contacto com o chassis do carro, a fazer massa, e isto está a colocar o rádio maluco?)

Pior ainda é saber que se eu comprar um rádio igual num carro da sucata, não o posso simplesmente ligar no meu carro, pois nos Ibiza 6J o rádio está "casado" com o carro!!! Outro rádio não funcionará sem ser programado para tal...

Do mal o menos...até prova em contrário terei, pelo menos, identificado a origem do problema da descarga da bateria, ficando assim apenas por perceber qual a paranóia das fechaduras. Quando desvendar este segundo mistério terei, então, em mãos um EXCELENTE CARRO!!! :rir:

Face ao exposto, não se acanhem, pois qualquer opinião será sempre bem vinda!
 
Last edited:
Pelo que das a entender o teu problema está mesmo no radio, a antena faz um, consumo adicional porque está ligada á massa do carro e do rádio, se o radio não desse passagem em algum lado não terias problemas.
Relativamente á substituição do radio penso que ele não está casado com o carro apenas alguns tem o condigo SAFE activo e aí terás de o saber para o colocar a trabalhar, penso ser tirar um e colocar o outro.
 
Pelo que das a entender o teu problema está mesmo no radio, a antena faz um, consumo adicional porque está ligada á massa do carro e do rádio, se o radio não desse passagem em algum lado não terias problemas.
Relativamente á substituição do radio penso que ele não está casado com o carro apenas alguns tem o condigo SAFE activo e aí terás de o saber para o colocar a trabalhar, penso ser tirar um e colocar o outro.

Relativamente ao seu contributo, que desde já agradeço, e muito, peço desculpa mas gostaria de tirar algumas dúvidas sobre a sua resposta (pode ser um bocado parvo, mas se puder esclarecer agradeço):

O facto da ligação à antena exterior influenciar no consumo é, na sua opinião, a confirmação da existência de uma anomalia, certo? (caso a sua resposta seja afirmativa, de pouco servirá trocar de rádio, porque não será o meu rádio que tem problemas, mas sim a cablagem do carro...é isso? percebi correctamente a sua ideia?)

Quanto ao código SAFE posso confirmar que é mesmo esse o problema, pois se eu desligar a alimentação do rádio e a voltar a ligar sem meter a chave na ignição, quando ligo o rádio ele pede esse tal código SAFE, que nem do meu rádio o tenho...e por isso penso que será difícil saber o código SAFE de outro se o manual não traz essa informação (pelo menos nos meus manuais do carro e rádio não o encontro). No caso do meu rádio depois de ligar a ignição ele deixa de pedir o tal código SAFE e começa a funcionar, mas isso porque está no meu carro, porque se estiver noutro, sem código SAFE não vai funcionar...
 
O que eu digo e sem estar presente mas 80% na minha opinião é o radio mesmo, o codigo SAFE normalmente eles colam no livro do radio um selo com 4 digitos, dentro porta luvas ou até colado no rádio.
 
a bateria descarrega num dia ou em vários dias? existem updates de software ao BCM que resolvem alguns problemas que houve de descargas de bateria no primeiro ano / ano e maio que saiu carro.
não sei é se será o caso.

J519 update "30eb"

VINS entre:

6J_AR000108 > 6J_AR079317
 
Last edited:
O que eu digo e sem estar presente mas 80% na minha opinião é o radio mesmo, o codigo SAFE normalmente eles colam no livro do radio um selo com 4 digitos, dentro porta luvas ou até colado no rádio.

Afinal não parece ser do rádio o problema, ou melhor dito: estava no rádio a origem do consumo, mas ao que parece isto acontecia devido ao CD-RW que lá tinha e que estava cheio de ficheiros MP3. Na prática o CD em si não está bom, pois a numeração das faixas está marada!!!

Como o CD está marado, mete o rádio maluco e assim o rádio, muitas vezes, não se desliga completamente...

É que há coisas...caramba...parece que só me acontecem a mim, ou ao meu carro!!!!
 
a bateria descarrega num dia ou em vários dias? existem updates de software ao BCM que resolvem alguns problemas que houve de descargas de bateria no primeiro ano / ano e maio que saiu carro.
não sei é se será o caso.

J519 update "30eb"

VINS entre:

6J_AR000108 > 6J_AR079317

Segundo o VCDS num scan ao meu carro aparece:

VIN: VSSZZZ6JZ9R031938

Assim sendo acho que o meu carro não precisa de update ao BCM, certo?
 
Já testaste as portas desligadas á vez?

Já desliguei uma porta de cada vez e o comportamento não muda, continua na mesma, a bagageira não abre.

No entanto, e num scan com o VCDS aparece o seguinte erro:

00329 - Control Circuit for Unlocking Rear Lid
011 - Open Circuit - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00101011
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 6
Reset counter: 134
Mileage: 63322 km
Time Indication: 0
Date: 2011.09.27
Time: 21:37:09

Deixo agora aqui uma pergunta, em geral, para todos os que saibam, ou possam responder:

Alguém sabe, se ao nível da cablagem eléctrica dos Seat Ibiza 6J, se entre a BCM propriamente dita e as fechaduras (como é o caso da bagageira) ainda existem outros componentes, ou apenas existem fios elétricos que interligam diretamente a BCM e cada uma das fechaduras?

A minha pergunta surge porque o erro do VCDS aponta para a existência de uma interrupção no circuito de controle da bagageira...mas o circuito é apenas a fiação elétrica ou ainda existem relés ou outros "intermediários" entre a BCM e cada uma das fechaduras? No meu caso particular interessa-me saber para a bagageira.

Desde já, obrigado por toda e qualquer ajuda!
 
Se ainda não levou precisa. Entre 108 e 79317, o teu é 31938.

Mas descarrega em quanto tempo?

Enquanto durou o problema originado pelo CD-RW (que continha vários mp3 e ficou marado...) a bateria descarregava entre as 18h00m de um dia, e as 08h00m do dia seguinte. Agora que identifiquei o problema e removi esse CD-RW do carro, as descargas nunca mais aconteceram, e assim fico sequer sem saber se tenho, ou não, problemas de descarga anormal na bateria.

A única forma de testar verdadeiramente seria deixar o carro parado vários dias, o que nesta altura não me parece provável que venha a acontecer pois preciso do carro quase sempre. Com sorte poderei eventualmente deixá-lo parado um fim de semana inteiro - desde sexta às 18h00m até às 08h00m da segunda seguinte - mas isso talvez não seja grande teste para tirar conclusões definitivas...

Entretanto, como paguei para reprogramarem o carro na SEAT, como é que sei qual a exacta versão do software que lá anda, para assim saber se já tenho uma versão sem problemas no meu carro?

No VCDS vejo a seguinte informação no cabeçalho do módulo BCM:

Address 09: Cent. Elect. (J519) Labels: 6R0-937-08x-09.clb
Part No SW: 6R0 937 086 HW: 6R0 937 086
Component: PQ25 BCM H06 0013
Revision: BD006001 Serial number: 9423A176080882

Consegue-se extrair a versão deste cabeçalho?

Se alguém souber como se faz (com o VCDS), agradecia uma ajuda.
 
Last edited:
Se já descobriste o problema e não tens outro, então ignora por agora.
Normalmente estamos a falar tipo de 15 dias que parece que não é o caso nem vai ser aparentemente por isso não vale o trabalho.
 
Boas pessoal.
Por acaso vocês sabem dizer-me se o contrário também está relacionado com o módulo BCM?
Ou seja, em vez de trancar, destrancar sozinho?
É que conheço um ibiza 6J 5p em que por vezes a porta da mala se destranca sozinha. Acontece quando por vezes se fecha a porta do condutor.
 
Já desliguei uma porta de cada vez e o comportamento não muda, continua na mesma, a bagageira não abre.

No entanto, e num scan com o VCDS aparece o seguinte erro:

00329 - Control Circuit for Unlocking Rear Lid
011 - Open Circuit - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00101011
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 6
Reset counter: 134
Mileage: 63322 km
Time Indication: 0
Date: 2011.09.27
Time: 21:37:09

Deixo agora aqui uma pergunta, em geral, para todos os que saibam, ou possam responder:

Alguém sabe, se ao nível da cablagem eléctrica dos Seat Ibiza 6J, se entre a BCM propriamente dita e as fechaduras (como é o caso da bagageira) ainda existem outros componentes, ou apenas existem fios elétricos que interligam diretamente a BCM e cada uma das fechaduras?

A minha pergunta surge porque o erro do VCDS aponta para a existência de uma interrupção no circuito de controle da bagageira...mas o circuito é apenas a fiação elétrica ou ainda existem relés ou outros "intermediários" entre a BCM e cada uma das fechaduras? No meu caso particular interessa-me saber para a bagageira.

Desde já, obrigado por toda e qualquer ajuda!

A fechadura da porta da mala tem um microswitch incorporado com timer e um motor tem 4 pinos funciona como relé que só atraca quando o "S" da mala é accionado, só me parece que tens ou um mau contacto nessa ficha de 4 pinos da fechadura, a fechadura estragada ou um cabo partido na zona do fole onde a cablagem passa para dentro da porta da mala.

Boas pessoal.
Por acaso vocês sabem dizer-me se o contrário também está relacionado com o módulo BCM?
Ou seja, em vez de trancar, destrancar sozinho?
É que conheço um ibiza 6J 5p em que por vezes a porta da mala se destranca sozinha. Acontece quando por vezes se fecha a porta do condutor.

Verifica o "S" da mala pode estar em curto circuito.
 
Caro Rosado1973,

Passei o dia de ontem à volta do carro, e a conclusão a que cheguei (embora ainda não esteja completamente convencido...) é que tinha um mau contacto naquela caixa de junção (daquelas que funcionam por encaixe) que fica a 40/50 cm do terminal que encaixa na própria fechadura. Não consegui remover os pinos da caixa de junção porque é preciso uma ferramenta própria para os remover da peça plástica que os segura. Tentei raspar com a ponta da chave de fendas um terminal que parecia estar menos brilhante, e a verdade é que à segunda lá voltei a conseguir abrir a porta da bagageira.

Agora a parte mais estranha de tudo isto:

Uma vez que a fechadura da bagageira voltou a trabalhar a 100%, todas as restantes fechaduras das portas voltaram a abrir e a fechar, todas sem excepção. Fiquei tão satisfeito com aquilo que estava a acontecer, que andei a abrir e a fechar as portas - através do comando na chave - por várias vezes durante mais de meia hora e tudo funcionou na perfeição - todas trancavam e todas destrancavam.

Na verdade, já tenho o ouvido tão treinado que, pelo som que as várias fechaduras fazem quando se abre/fecha o carro, já consigo saber se alguma não fechou (ou não abriu) porque aquelas que não funcionam bem parecem que fazem o seu ruído fora de tempo (quando comparadas com as restantes). Portanto, durante uns bons 45 minutos esteve sempre tudo a funcionar (não estive a abrir e fechar freneticamente, mas fazia-o a cada 5/6 minutos e tudo a funcionar bem) mas subitamente, e após várias operações com sucesso, subitamente o problema voltou (apenas nas portas porque na bagageira tudo continua, até agora, a funcionar bem) primeiro numa porta, depois noutra, depois em várias, até inclusivamente chegou a acontecer não abrir porta nenhuma, só a bagageira abria...

Ligando o VCDS aparecem erros em todas as portas, mas o erro indica que, para cada porta, o UNLOCKED STATUS não é plausível...

Mais estranho ainda é saber que, se utilizar o VCDS para visualizar o estado de cada porta, posso abrir e fechar todas, trancar e destrancar todas que o estado que se vê online no VCDS está sempre de acordo com aquilo que é a realidade que está acontecer em cada porta...eu esperaria que por vezes isso não acontecesse para dar validade ao erro registado na centralina, mas tal não acontece...


Resumindo, agora parece-me que existem três opções para a origem do problema:

1) Falta de massa algures
2) Problema na BCM
3) Fechaduras todas maradas a necessitar de substiuição

Sobre a primeira hipótese, da falta de massa algures, alguém sabe se a massa é comum para todas as portas (ponto de massa comum partilhado diretamente através de um fio de entrada na BCM) ou se existe uma massa para cada porta?

Esta minha pergunta surge porque continuo sem saber se, caso uma fechadura esteja defeituosa, isso faz com que as restantes fechaduras (mesmo que estejam a 100%) possam também ter problemas de funcionamento???

Digam de Vossa justiça, sff...
 
Last edited:
boas,

acho que devias investir num electricista, mas não qualquer um, tenta ver se encontras alguém que conheça alguém que trabalhe bem.
 
boas,

acho que devias investir num electricista, mas não qualquer um, tenta ver se encontras alguém que conheça alguém que trabalhe bem.

Essa seria sempre a minha primeira opção. O meu problema é não conhecer ninguém com boa reputação...ainda por cima numa ilha, um meio mais pequeno, onde nem sequer existe mais do 1 concessionário oficial para cada marca...

Para já, e como já vi - através do VCDS - qual é a fechadura que falha com maior frequência (é a da porta traseira do lado do passageiro) vou abusar da tua boa vontade, e vou colocar aqui uma foto da fechadura, daquilo que se vê na lombada da porta para tentar obter da tua parte, se faz favor, a referência da fechadura. Penso adquirir, para já, apenas esta fechadura com o objectivo de perceber se os problemas daquela porta vão desaparecer, ou não, por completo. Se uma fechadura nova não fosse tão cara, até preferia comprar original para não ter dúvidas, mas à volta de 200 euros (sem montagem) é demais por uma peça cuja durabilidade é um escândalo (a julgar pelas imensas queixas de quem teve de trocar fechaduras com muito poucos anos/kms)...

Uma última pergunta, se não for indiscrição, onde é que adquiriu o bit XZN para os parafusos da fechadura? (comprei um conjunto no ebay por um belo preço, traz vários bits, menos aquele que preciso, e agora o preço do bit que preciso custa o dobro do conjunto que comprei...)

Desde já, um antecipado obrigado por mais esta ajuda!
 
Last edited:
eu para trocar as fechaduras comprei um set na norauto daquelas que é um ferro curvo com a chave nas duas pontas (não sei o nome técnico), acho que foi 13 ou 16€... ainda foi caro...

depois precisei de trocar o volante e para isso não servia o que tinha comprado, para isso comprei no ebay um set de pontas, mais nomeadamente Laser 0592, ficou por 14€ com portes na altura

está à vontade para colocar as imagens, eu darei o part number.

é assim... no entanto se já desligou a fechadura e o carro continuou a não trancar não sei se será daí...

acima menciona um click fora de tempo, isso não é nada mais que as fechaduras a tentarem fecharem segunda vez pois detectou que pelo menos uma não fechou. isso deverá acontecer por exemplo quando desliga uma das fechaduras.

o fecho é separado por dentro e fora, e basta falhar dentro ou fora para o carro tentar fechar tudo de novo uma segunda vez.
o meu dava duplo clique e não percebia porquê pois todas fechavam passados uns tempos lembrei-me de testar se fechava por dentro e uma delas não fechava, ou seja o carro não abria por fora mas se alguém partisse um vidro podia abrir o carro por dentro.

atenção a fechar e abrir as fechaduras "freneticamente" esse sistema não é desenhado para estar a funcionar continuo, já apanhei um susto a custa disso que as minhas deixaram de funcionar por uns minutos por causa disso. depois com o vag-com verifiquei que foi o próprio BCM que desligou o sistema de fecho como segurança.
 
Last edited:
Back
Top