Body Control Module (BCM)

Boas,

Será que alguém poderia fazer o favor de indicar em que zona do carro ( Seat Ibiza 6J - 1200cc - 70cv - A gasolina - Matrícula de Novembro de 2008 ) está localizado o Body Control Module (módulo BCM) que controla as fechaduras elétricas?

Desde já, o meu sincero obrigado, por toda e qualquer resposta!
 
Do lado do condutor, junto aos fusiveis e reles.
É um cx preta quadrada.
mas se é por teres problemas nas fechaduras não é da bcm
 
Do lado do condutor, junto aos fusiveis e reles.
É um cx preta quadrada.
mas se é por teres problemas nas fechaduras não é da bcm

Muito obrigado pela resposta!

Eu suspeito da BCM por serem muitos problemas, nas várias fechaduras, e que acontecem de forma aleatória, hoje é a bagageira, amanhã é a porta traseira do lado do passageiro, depois é a porta do condutor...

Mais curioso ainda é o facto de, se eu desligar e voltar a ligar a bateria, volta tudo a funcionar a 100%!

Já gastei mais de 250 € em diagnósticos na concessionária da marca, e o que eles sugerem é que eu compre fechaduras...no primeiro diagnóstico era necessário comprar 4 fechaduras novas (menos a da bagageira) e passados 15 dias a bagageira deixou de abrir...

No segundo diagnóstico, já só eram necessárias comprar duas, as das portas do lado do passageiro...

Eu é que sou burro que fui à concessionária, duas vezes pelo mesmo problema...

Se o companheiro João Mateus, ou algum dos outros utilizadores do fórum, tiver alguma sugestão sobre o que possa estar mal no meu carro, desde já agradeço...

Podem mandar "bitaites" à vontade, mesmo que possam parecer pouco plausíveis, muitas vezes uma ideia descabida pode conduzir-nos à origem do problema!
 
Last edited:
A mim já avariaram 3.... tb tenho o 6J e era intermitente... se precisares de ajuda avisa... andava uns meses bons e uns meses maus....

- Duas delas foi necessário trocar a fechadura,
- Da porta frente, do condutor foi um cabo que se soltou e o cabo estava sempre a puxar um bocado impedindo que a mesma fecha-se correcatamente, notava-se no puxador interior de abrir a porta que aquele andava menos para fora que os outros. Neste último caso fui a marca reclamar pois tinha começado a fechar mal depois de trocarem o puxador, mas acabei por ter de resolver eu porque segundo eles "era normal".

Comprei duas fechaduras no ebay uma a 25€ já com portes e outra para aí a 30€. Cuidado com as part numbers modelo de 2008 até para aí setembro usa umas fechaduras, o de 2009 outras, e de meio de 2009 para a frente usa outras...


Neste caso se fosse eu comprava o vag-com, anotava os erros, trocava uma das fechaduras com problemas, e depois monotorizava durante um mês se o erro voltava a aparecer naquela porta, caso não aparecesse, trocava as outras. Foi o que eu fiz e resolvi a situação, boa sorte!!
 
Last edited:
O que é. Que o bcm faz ao certo?

É uma espécie de cérebro que comanda e monitoriza montes de coisas num carro, como por exemplo: vidros elétricos, espelhos elétricos, fecho centralizado, luzes do interior do habitáculo (acendem quando se abre uma porta, fecham quando se tranca o carro), ar condicionado, o imobilizador e provavelmente mais coisas que eu nem sequer imagino...

Espero ter esclarecido qualquer coisa...
 
Ah ok, pelo nome pensei que seria algo que deteta a presença de alguem no carro oara gerir funções, por exemplo não dar para trancar o carro com a chave ou ate a situação de estar o carro em andamento com os cintos de segurança não postos.
Mas ja vi que não é nada disso. Obrigado era mesmo so curiosidade.
 
A mim já avariaram 3.... tb tenho o 6J e era intermitente... se precisares de ajuda avisa... andava uns meses bons e uns meses maus....

- Duas delas foi necessário trocar a fechadura,
- Da porta frente, do condutor foi um cabo que se soltou e o cabo estava sempre a puxar um bocado impedindo que a mesma fecha-se correcatamente, notava-se no puxador interior de abrir a porta que aquele andava menos para fora que os outros. Neste último caso fui a marca reclamar pois tinha começado a fechar mal depois de trocarem o puxador, mas acabei por ter de resolver eu porque segundo eles "era normal".

Comprei duas fechaduras no ebay uma a 25€ já com portes e outra para aí a 30€. Cuidado com as part numbers modelo de 2008 até para aí setembro usa umas fechaduras, o de 2009 outras, e de meio de 2009 para a frente usa outras...


Neste caso se fosse eu comprava o vag-com, anotava os erros, trocava uma das fechaduras com problemas, e depois monotorizava durante um mês se o erro voltava a aparecer naquela porta, caso não aparecesse, trocava as outras. Foi o que eu fiz e resolvi a situação, boa sorte!!

Muito obrigado pela partilha, mas aqui ficam algumas dúvidas:

- Onde comprar o VAG-COM e quanto custa? (tenho uma versão muito antiga, gratuita, mas que não dá para grande coisa no Ibiza 6J)
- Se tinhas problemas parecidos com os meus, em várias fechaduras, como é que escolheste a primeira fechadura a trocar? (foi mesmo à sorte?)
- Chegaste a ter problemas no passado em fechaduras que, à data de hoje, nunca substituíste e que presentemente estão ainda a funcionar no carro a 100%?

Lendo a tua situação, o que me custa é que, por 250 € provavelmente já eu tinha comprado as fechaduras todas no ebay e substituído as ditas, mas como as fechaduras voltam sempre a funcionar a 100% (durante semanas e às vezes meses) custa um bocado acreditar que o problema possa ser da(s) fechadura(s)...

Se calhar sou eu que sou muito...teimoso!
 
- Onde comprar o VAG-COM e quanto custa? (tenho uma versão muito antiga, gratuita, mas que não dá para grande coisa no Ibiza 6J)
Passa nos topicos dos classificados aqui no forum pois penso que tem de qualquer das formas a unica coisa para que vais usar o vag-com é para ler os erros, pelo que o teu deve servir se for compativel com o 6J.


- Se tinhas problemas parecidos com os meus, em várias fechaduras, como é que escolheste a primeira fechadura a trocar? (foi mesmo à sorte?)
tira uma foto parte que se ve na fechadura na porta (o trinco) que eu digo-te o part number.

- Chegaste a ter problemas no passado em fechaduras que, à data de hoje, nunca substituíste e que presentemente estão ainda a funcionar no carro a 100%?

sim, começou a dar problemas depois passava meses sem problemas, depois ficava um mês seguido a dar problemas, de repente deixava de dar, até que me fartei e troquei-as... isto para duas delas, a outra troquei o cabo.
No meu caso quando fechava o carro o mesmo dava dois sons de fechar seguidos nas restantes fechaduras quando não conseguia fechar. E a gota de água para trocar foi que ultimamente sempre que parava e chegava aos 15km/h tentava fechar novamente o carro :S É assim o teu?


Lendo a tua situação, o que me custa é que, por 250 € provavelmente já eu tinha comprado as fechaduras todas no ebay e substituído as ditas, mas como as fechaduras voltam sempre a funcionar a 100% (durante semanas e às vezes meses) custa um bocado acreditar que o problema possa ser da(s) fechadura(s)...

Cobraram-te 250€ para fazer o quê? Eu tive de aprender a fazer pq tb tinha problemas no vidro electrico e ía sair bonita a conta...
 
Last edited:
Experimenta uma bcm. É realmente muito estranho e confuso.

n deve ser da BCM... a vw/seat desenha fechaduras prontinhas para avariarem de modo a ganharem mais no pós penda. isso e vidros eléctricos.

são problemas mais que conhecidos há mais de 15 anos por isso só posso entender que é de propósito.
 
Last edited:
Embora não tenha um 6j não tenho razão de queixa. Acho muito estranho ser fechaduras e hoje dar uma, amanhã outra, depois ta tudo bem. Mais provável ser bmc ou instalação elétrica. Na minha modesta opinião.
 
Embora não tenha um 6j não tenho razão de queixa. Acho muito estranho ser fechaduras e hoje dar uma, amanhã outra, depois ta tudo bem. Mais provável ser bmc ou instalação elétrica. Na minha modesta opinião.

não tens 6J mas o 6L tb sofre de problemas aí,o 6K do meu pai tb já teve problemas mas aí foi um tubo furado pois funciona a vacuo, ainda assim mais fiável embora mais lento a fechar e abrir.... é assim elas quando falharam a mim tb foi do género, como era intermitente e passava meses a funcionar mal e outros a não dar qq sinal de avaria, e tinha as 3 a dar erro no vag-com para além de um problema com um vidro electrico que funcionava a 12V mas não funcionava a 14V tb desconfiei do BCM mas no final de contas o BCM estava óptimo.
 
não tens 6J mas o 6L tb sofre de problemas aí,o 6K do meu pai tb já teve problemas mas aí foi um tubo furado pois funciona a vacuo, ainda assim mais fiável embora mais lento a fechar e abrir.... é assim elas quando falharam a mim tb foi do género, como era intermitente e passava meses a funcionar mal e outros a não dar qq sinal de avaria, e tinha as 3 a dar erro no vag-com para além de um problema com um vidro electrico que funcionava a 12V mas não funcionava a 14V tb desconfiei do BCM mas no final de contas o BCM estava óptimo.

Tenho um 6L com 13 anos e nunca tive problemas nem com fechaduras nem com vidros.
Tudo de origem ainda.
Lá está, é preciso sorte também!
 
Exacto, para tudo na vida é preciso sorte.
Mas discordo na fiabilidade dos sistemas a vácuo. Quase toda a gente que conheço já teve problemas.
O meu é um 6k2.
 
Tb o meu 6l tem 13 anos e nunca tive nenhum problema electrico. Só agora é que começo a ter alguns problemas com desgastes de peças no motor.
O meu pai tem um 6k 90cv e tb ja teve stress na bomba de vácuo. E o tipico problema no comando, curiosamente conseguiu deixar tudo a funcionar.
 
- Onde comprar o VAG-COM e quanto custa? (tenho uma versão muito antiga, gratuita, mas que não dá para grande coisa no Ibiza 6J)
Passa nos topicos dos classificados aqui no forum pois penso que tem de qualquer das formas a unica coisa para que vais usar o vag-com é para ler os erros, pelo que o teu deve servir se for compativel com o 6J.


A versão que tenho do VAG-COM no caso do Seat Ibiza 6J só consegue ler a centralina do motor, não consegue encontrar mais nenhum módulo do carro. Já estive nos classificados, será que podias indicar qual a versão que compraste? A de 35€ ou a de 45€? As duas conseguem ler erros registados no BCM (Body Control Module)?

- Se tinhas problemas parecidos com os meus, em várias fechaduras, como é que escolheste a primeira fechadura a trocar? (foi mesmo à sorte?)
tira uma foto parte que se ve na fechadura na porta (o trinco) que eu digo-te o part number.

Não pretendo ser ingrato perante a tua disponibilidade para ajudar, mas se eu avançar com as substituições, vou começar por tentar remover uma das fechaduras (até para perceber se tenho capacidade para o fazer e aí aproveito para tirar o part number da primeira fechadura que irei comprar)

- Chegaste a ter problemas no passado em fechaduras que, à data de hoje, nunca substituíste e que presentemente estão ainda a funcionar no carro a 100%?

sim, começou a dar problemas depois passava meses sem problemas, depois ficava um mês seguido a dar problemas, de repente deixava de dar, até que me fartei e troquei-as... isto para duas delas, a outra troquei o cabo.
No meu caso quando fechava o carro o mesmo dava dois sons de fechar seguidos nas restantes fechaduras quando não conseguia fechar. E a gota de água para trocar foi que ultimamente sempre que parava e chegava aos 15km/h tentava fechar novamente o carro :S É assim o teu?


No meu caso, pelo menos até hoje, nunca tive a situação de, aos 15 Km/h, o carro tentar trancar-se outra vez

Lendo a tua situação, o que me custa é que, por 250 € provavelmente já eu tinha comprado as fechaduras todas no ebay e substituído as ditas, mas como as fechaduras voltam sempre a funcionar a 100% (durante semanas e às vezes meses) custa um bocado acreditar que o problema possa ser da(s) fechadura(s)...

Cobraram-te 250€ para fazer o quê? Eu tive de aprender a fazer pq tb tinha problemas no vidro electrico e ía sair bonita a conta...

Cobraram esta maquia porque eu, num certo dia em que a porta da bagageira voltou a não querer abrir passei-me dos carretos, e sem sequer desmontar mais uma vez a porta da bagageira para testar (costumo verificar com o multímetro se chega corrente, se o interruptor "símbolo S da SEAT" está a funcionar bem, blá, blá, blá) telefonei para o concessionário e eles, para meu azar, tinham a fechadura da bagageira em stock por 75 € e deu-me na cabeça comprar a dita fechadura. No mesmo dia chego a casa, monto a fechadura nova e resultado...TUDO NA MESMA! ...a bagageira continuou sem abrir...liguei imediatamente para o conessionário e eles até me devolviam o dinheiro, e eu BURRO!!! decido solicitar um diagnóstico ao problema pensando que já estava na altura de resolver este problema crónico de uma vez por todas!


Para que todos possam ficar informados sobre a sequência de problemas vou fazer outro post logo abaixo para resumir a história toda de mais uma novela Seat Ibiza 6J...não percas!

A história arranca dentro de alguns segundos...

 
O historial dos problemas elétricos do meu Seat Ibiza 6J são os seguintes:

1 - Durante os anos de 2010 e 2011 fiquei quatro vezes apeado porque de manhã, ao tentar dar à chave, o carro está absolutamente morto por a bateria estar descarregada às vezes até de um dia para o outro (dei sempre o benefício da dúvida, de que algo poderia ter ficado ligado no carro, rádio, faróis, luzes do interior do habitáculo - não sou só eu que ando no carro, e a patroa poderia ter esquecido de alguma coisa). Para resolver fazia arranque com os cabos de enxerto na bateria do outro carro da casa e a coisa lá se resolvia.
Para tentar resolver o assunto também carreguei a bateria em casa através de um carregador lento que me emprestaram, que ficava tipo 24 horas a carregar no fim-de-semana.

2 - Na segunda vez em que carreguei a bateria em casa, quando voltei a instalar e ligar a bateria no carro, tudo voltou a ficar a 100%, mas apercebi-me no dia seguinte que o elevador do vidro elétrico da porta da frente do lado do passageiro tinha ficado marado, pois o vidro só subia ou descia às pinguinhas (0,5 cm de cada vez). Para abrir/fechar o vidro completamente ficava-se com dores nos dedos pois era preciso carregar "500" vezes seguidas para fazer o percurso todo, desde "totalmente fechado" a "totalmente aberto". O carro ainda estava em garantia (negociada no acto da compra) e por isso quem se agarrou ao prejuízo foi o concessionário oficial que, após o diagnóstico, concluiu que o elevador estava estragado e não tinha reparação possível.

3 - A partir de Junho/Julho de 2012 a porta da bagageira começa a comportar-se de forma estranha no abrir...por vezes era preciso acionar o manipulo de abertura mais do que uma vez, porque na primeira vez a porta destrancava, abria mas ficava encravada (nem se conseguia abrir para ter acesso à bagageira, nem se conseguia bater com a porta para a fechar) e a coisa só se resolvia voltando a acionar o manípulo de abertura (o símbolo S da SEAT) e puxando a porta rapidamente para cima. A coisa foi-se agravando e ainda antes do final de 2012 a porta da bagageira muitas vezes já nem sequer abria (nem sequer a fechadura fazia barulhos no mecanismo elétrico). Como eu sempre suspeitei que a concessionária ia querer começar a substituir fechaduras "à maluca" optei por não resolver o problema, e até instalei um fio de nylon que me permitia abrir a fechadura através do sistema manual da fechadura sem ter de entrar e deitar-me na bagageira para lá chegar.

4 - Entretanto continuaram a acontecer os problemas de descarga súbita da bateria e, em função disso, acabei por verificar que quando fazia o arranque por enxerto do carro a fechadura da bagageira voltava a trabalhar. Ainda em 2012 acabei por comprar uma bateria nova para o carro, porque já andava farto de problemas e recargas, mas a verdade é que dois meses depois disso os problemas continuaram a verificar-se...
Para além disso começaram a partir de 2014 a acontecer problemas, também, na fechadura da porta de trás do lado do condutor, pois por vezes trancava o carro mas a porta insistia em ficar aberta. Nesta situação accionava o sistema de trancamento manual da fechadura (sim, isso existe, mas está tapado com um vedante de borracha) e lá resolvia a coisa...outra forma seria desligar a bateria pelo menos 30 minutos para voltar a ter tudo a funcionar...

5 - Depois a porta de trás do lado do passageiro também começou, por vezes, a fazer o mesmo que a porta de trás do lado do condutor...o que é curioso, é que NUNCA, as duas portas de trás e a da bagageira, pelo menos até hoje, ficaram simultaneamente duas ou três sem funcionar, até 2014 inclusive só chateava uma porta de cada vez!!!

6 - A partir de 2015 começou outro drama...abre-se a porta do condutor e o carro não deteta isso, resultado ao fim de um minuto de estar sentado no carro sem dar à chave, o carro tranca-se sozinho...esta é uma situação que rapidamente me apercebi que seria perigosa...havia o risco do carro se trancar com a chave lá dentro (coisa que veio mesmo a acontecer duas vezes...uma delas com a chave inserida na ignição, na posição anterior à do arranque do motor). Este problema já seria diferente do que até então aconteceu, pois já ocorria a simultaneidade, isto é, a bagageira não quer abrir e a porta do condutor não deteta que foi aberta (entretanto as outras portas quando eram abertas o carro detetou sempre)

7 - Como, por norma, o problema das portas que não querem abrir começava sempre por acontecer na bagageira (mais de 70% das vezes) eu desmontei várias vezes a porta da bagageira para verificar que o interruptor (S da SEAT) estava a 100%, e realmente até hoje, sempre esteve bem, mas quando verificava os contatos da fechadura sempre verifiquei que a BCM não mandava corrente para a fechadura abrir. Cheguei a alimentar com um transformador a fechadura e ela sempre respondeu, acionando o mecanismo de abertura de forma eficiente...

8 - Em Maio de 2016 num dia em que a bagageira voltou a não querer abrir passei-me dos carretos e comprei a tal fechadura nova para a bagageira, para chegar a casa e verificar que eu tinha cedido ao impulso de comprar já sabendo que não haveria a garantia de 100% de resolver o problema, mas a vontade de acabar com o filme era tanta que cedi ao impulso.

9 - A concessionária aceitava devolver-me o dinheiro, mas como ando farto desta situação decidi que iria pagar mais algum dinheiro para saber qual o diagnostico de quem supostamente está preparado para resolver estes problemas...o carro ficou na oficina e depois de um dia inteiro de telefonemas a explicar-lhes as minhas experiências, acabei por no total pagar 125 € (75 da fechadura que foi devolvida + 50 para completar os honorários relativos aos testes) para obter o diagnostico seguinte: "o carro precisa de trocar as quatro fechaduras das quatro portas, só não precisa de substituir a da bagageira, porque esta está a 100%, e o valor a pagar rondaria os oitocentos e muitos euros"
Como eles não aceitaram o desafio que eu propus, que era o de "eu mudava as fechaduras todas, pagava os quase 900 euros, mas guardava as minhas fechaduras atuais, e de cada vez que eu voltasse a ter problemas numa porta eles devolviam-me o dinheiro da fechadura em questão e remontavam a minha fechadura original"
Claro que eles não aceitaram e eu também não troquei fechadura nenhuma, paguei, e fui-me embora!

10 - Por duas vezes já tinha tentado perguntar na concessionária se o meu carro não precisaria de nenhuma atualização de software, quer por causa das fechaduras, quer por causa da descarga da bateria, mas sempre me disseram que não, não existia nenhuma atualização para o meu carro.

11 - Como a segunda vez em que fiquei com o carro trancado com a chave lá dentro aconteceu na oficina do mecânico que reparou a caixa de velocidades do meu carro (ver em http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php/129071-Nova-V%C3%ADtima-dos-Rolamentos-da-Caixa-de-Velocidades) acabei por contar-lhe o historial dos problemas e ele propôs a reprogramação da centralina do carro. O que ele não conseguia fazer e por isso o carro voltou à concessionária para o efeito

12 - O carro voltou para a concessionária com a bagageira sem querer abrir e foi feita a tal reprogramação que foi ordenada pelo mecânico, o que aconteceu agora no dia 22/06/2016. Claro que a concessionária esticou-se forte e feio na conta, e voltaram a fazer os mesmos diagnósticos que já tinham feito há um mês atrás, e como é óbvio não me restou outra coisa que não pagar no meu mecânico de confiança mais 137 € (anexa à fatura que paguei vinha a fatura da concessionária com a módica quantia de 130 €). Agora pasmem-se...o carro entrou com a bagageira sem abrir e saiu de lá reprogramado mas agora a porta que não abre é a de trás do lado do passageiro...mais bonito ainda é ver que agora o diagnóstico da concessionária é que apenas será necessário substituir as duas fechaduras das portas do lado do passageiro (portanto no espaço de 1 mês duas fechaduras curaram-se sozinhas - atenção, isto está escrito nas faturas) e mais bonito ainda é ver que agora a concessionária escreveu no diagnóstico que, caso a bagageira volte a ficar sem abrir "será necessário substituir a rede de bordo toda", isto é, o módulo BCM e toda a cablagem!!!

Se alguém ainda está a ler este testamento que escrevi, agradeço então que tenham a amabilidade de dar alguma sugestão...vender o carro se calhar era a opção mais indicada...
 
estes 6J vão de mal a pior, o meu tb é um cancro em problemas de direcção e eléctricos. vai aparecer aí alguém a dizer que nunca teve problemas mas eu falo por mim, Ibizas nunca mais, por dois motivos dão problemas e a assistência da marca é deplorável, conseguem ser pior que uma Midas ou Precision na minha zona e cobrar o dobro. Quando não conseguem resolver algo mandam-te uma factura enorme só para afastar o cliente, que resolva noutro lado...

A actualização não resolveu o problema da descarga da bateria?
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php/129234-Actualização-de-centralina

O caso é mais complexo do que pensava....
Neste momento o que acontece com as fechaduras? Não fecham? Não abrem? Quais delas?
Isso da porta da bagageira não abrir tb acontece no meu... se puxar para cima cedo ou tarde de mais após clicar no botão, depois tenho de empurrar para dentro e abrir outra vez. O facto de ela ficar num ponto em que não consegues abrir novamente deve ser algo tão simples como o alinhamento do batente?

Quanto ao quererem trocarem uma e depois já quererem trocar outras, parece-me que eles estão a ler os erros da centralina, cada vez que fecha mal regista erro.... pode ser uma cena rara para algumas e não ter ocorrido nenhuma vez desde que o teriam limpo, o ideal é comprares o vag-com e veres quantas vezes fechou mal cada.

Umas fechaduras fecharem mal não influenciam as outras a fechar mal, pelo menos no meu caso. A não ser que haja algum curto circuito na fechadura que impeça o BCM de trabalhar correctamente mas parece-me rebuscado, portanto a porta de trás, se já trocaste a fechadura e não resolveu, já havias mexido alguma vez na porta antes de começar a dar o problema de não fechar? se sim podes ter estragado a cablagem.

Alguma das portas com problemas nas fechaduras já foi anteriormente desmontada? Se sim verifica se o puxador interno da porta sai menos para fora que o equivalente do outro lado.




Desforrar portas:

Trás
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php/129869-Remover-forro-da-porta-de-trás Para tirar a fehadura de trás adionalmente a isto é preciso desapertar a guia do vidro em cima e em baixo para a poder manusear a fechadura de forma a retirar: http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php/129792-Fechaduras-do-6J?highlight=

Frente
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php/103449-Remover-forro-da-porta

Material necessário T20, T30, e chave para as fechaduras arranjei na norauto, aqueles parafusos laterais na porta, não sei o nome.... de medida 8mm http://s32.postimg.org/u5m2jo7p1/IMG_20160515_124825.jpg
ajuda bastante ter daquelas cenas azuis e vermelhas nos tutoriais para desencaixar cenas

VAG-COM eu tenho o 12.12, comprei no olx por 35€ já com portes mas deve ser mais seguro aqui...


O problema do vidro eléctrico tb já o tive, e foi depois de desconectar a bateria e voltar a conectar que ele avariou, provavelmente perdeu a programação e tinha algum problema que o impedia de programar outra vez, porque uma vez consegui programá-lo e ficou bom até desconectar outra vez a bateria, aí nunca mais ficou bom, ficou sempre como o teu até que o troquei.
 
Last edited:
Gabo-vos a paciência... ultimamente tb não tem sido fácil para mim os problemas com o meu 6L, mas verdade seja dita, é da velhice, é um carro com 13 anos é normal.
Agora esses 6J dão dores de cabeça. Não sei se aguentava 6 anos a tentar remediar com fios de nylon e transformadores para abrir a mala do carro.
Se calhar já o tinha despachado. Mas até aqui tudo bem. problema aqui ou alí pode acontecer. o pior mesmo que estou a ver é que nunca se consegue perceber o que realmente se passa com esses carros.
E depois a SEAT que se comporta muito mal. Valia mais dizerem que não sabem o que fazer e o que se passa do que andarem a fazer as pessoas gastar dinheiro sabendo eles que vai ficar tudo na mesma.
Até podiam fazer um preço "simbolico" usando neste caso o teu carro como cobaia para tentarem realmente saber de onde vem o problema e assim depois poderem sim tratar de outros carros com os mesmos sintomas de forma eficiente.
 
Back
Top