Body Control Module (BCM)

No 6l se a porta do condutor estiver mal fechada ele não tranca. Se for a do passageiro mal fechada e a do condutor bem fechada já se consegue trancar. Nos carros de 5 portas não sei como funciona a nivel de portas traseiro sendo que ah frente deve ser igual.
 
Se tivesse de apostar entre 2 ou 3 fechaduras avariadas ou BCM eu apostava tudo nas fechaduras, com risco de não ser disso claro...
 
Se tivesse de apostar entre 2 ou 3 fechaduras avariadas ou BCM eu apostava tudo nas fechaduras, com risco de não ser disso claro...

Caro DM222,

Você tem sido incansável em tentar ajudar-me, o que agradeço muito, mas há uma situação que continua a moer-me o juízo (e é por isso que ainda não avancei com a compra das fechaduras) que é a seguinte:

Partamos do princípio que o problema é apenas das fechaduras...assim sendo, recordo que tenho dois diagnósticos feitos na SEAT onde concluíram que a fechadura da bagageira está mesmo a 100%, pois segundo eles nunca encontraram qualquer registo de erros na centralina relativos à fechadura da bagageira, e isto, mesmo num dia em que entreguei o carro e a bagageira não abria! Mas se assim é, porque razão o problema começa sempre por manifestar-se na bagageira (esta recusa-se a abrir), é isto que não compreendo!

Volto a recordar que comprei e montei uma fechadura na concessionária para a bagageira, isto na última vez que esta teimava em não abrir, e mesmo instalando a fechadura nova, a porta da bagageira continuou sem abrir) e é por isso que continuo a querer começar por substituir a BCM...isto se não for muito mais cara que uma fechadura (o companheiro DM222 falou em 25/30 euros cada fechadura), portanto até aos 50/70 euros penso começar pela BCM...

Na minha ótica, um problema de fechaduras seria sempre ultrapassado pela compra da fechadura que está sem abrir, acho muito rebuscado que a bagageira fique sem abrir porque tenho problemas, supostamente nas duas portas de trás (isto segundo a SEAT).

Companheiro DM222, o que achas destes meus raciocínios? (se mais alguém puder opinar, só agradeço!)
 
uma questão, qdo a bagageira não abre mas ouves aquele som electrico qdo pressionas o botão?

Não, não se ouve rigorosamente nada, silêncio absoluto!

Inclusivamente, já houve uma vez em que a fechadura da bagageira estava sem abrir e eu desmontei tudo, para poder verificar, e verifiquei mesmo com o multímetro que o botão de abertura da bagageira estava a fazer devidamente o ON/OFF quando premido, e depois verifiquei também, que apesar do botão (o símbolo grande do S da SEAT) estar a funcionar a 100%, quando se carregava nele a BCM não manda corrente elétrica nenhuma aos pontos de terminação do circuito (daí não se ouvir ruído nenhum na fechadura da bagageira).

Alias, como eu já disse anteriormente, foi por essa razão que, mesmo quando eu comprei uma fechadura nova para a bagageira, já depois de montar a nova cheguei à triste conclusão que tinha gasto dinheiro em vão!

Face a tudo aquilo que já escrevi, a pergunta que eu gostava que alguém respondesse com 100% de certeza é a seguinte:

O facto de uma qualquer fechadura de um Seat Ibiza 6J (supostamente no meu caso serão as duas fechaduras das portas de trás) estar estragada pode fazer com que uma outra qualquer fechadura do carro (a bagageira no meu caso) deixe de funcionar? É plausível que tal possa acontecer?
 
Não consegues uma bcm emprestada?
Acho que era o ideal começares por aí até mesmo antes de comprares uma.

Em teoria, a sua ideia é muito boa! Mas, na prática, não estou a ver quem quererá montar no seu carro uma peça que eventualmente poderá tornar o carro "assombrado"...

A sua sugestão levanta uma outra questão: será que eu posso montar no meu carro uma qualquer BCM que tenha o mesmo "código" de peça? Para além do código da peça não será muito importante que o nível de equipamento do carro seja rigorosamente o mesmo?

O meu carro não tem absolutamente nada de equipamento extra, é a versão REFERENCE...tem as rodas, o volante e pouco mais...

Será que qualquer BCM de uma outra versão do carro (mas sempre um Seat Ibiza 6J) pode ser instalada no meu carro? Não haverá programações na BCM para garantir que ela só trabalhará, especificamente, com o carro com o qual foi "aassociada" ou "programada"?
 
Pois talvez seja dificil algume arriscar emprestar uma bcm mas nunca se sabe. Não me parece que uma troca de bcm iria assombrar outro carro.
Quanto ah outra questão, não me parece que tenha de ser uma bcm especifica. Mas é uma questão de se investigar se há bcm com referências diferentes. Se houver é de se pensar 2 vezes, senão é porque deve ser tudo igual.
 
será que eu posso montar no meu carro uma qualquer BCM que tenha o mesmo "código" de peça? Para além do código da peça não será muito importante que o nível de equipamento do carro seja rigorosamente o mesmo?

A BCM em si é barata usada tipo no ebay, compras uma com o mesmo part number, porque penso que não é uma peça que avarie muito, terias de a codificar usando o vag-com porque existem centenas de combinações e arranjar uma excatamente igual é quase impossível a não ser que metas na marca mas deve ficar por uns 500€.

O facto de uma qualquer fechadura de um Seat Ibiza 6J (supostamente no meu caso serão as duas fechaduras das portas de trás) estar estragada pode fazer com que uma outra qualquer fechadura do carro (a bagageira no meu caso) deixe de funcionar? É plausível que tal possa acontecer?

Não me parece plausivel, são fechaduras individuais. Mesmo que não chegue lá corrente, tb pode ser a cablagem com problemas.
Como é que a cablagem sai da porta da mala e liga ao chassi, já exploraste isso?
 
A BCM em si é barata usada tipo no ebay, compras uma com o mesmo part number, porque penso que não é uma peça que avarie muito, terias de a codificar usando o vag-com porque existem centenas de combinações e arranjar uma excatamente igual é quase impossível a não ser que metas na marca mas deve ficar por uns 500€.

Peço desculpa mas fiquei confuso com a resposta...se eu comprar uma BCM exatamente com o mesmo código da minha e apenas substituir uma pela outra, fica logo tudo a funcionar? ou ainda assim será necessário "codificar" a unidade com o VAG-COM? (se eu tiver a última versão do VAG-COM consigo fazer isso em casa? como é que se faz? alguém sabe? já fez?)

Não me parece plausivel, são fechaduras individuais. Mesmo que não chegue lá corrente, tb pode ser a cablagem com problemas.
Como é que a cablagem sai da porta da mala e liga ao chassi, já exploraste isso?

A cablagem sai da porta da mala através de uma daquelas mangas de borracha e entra junto ao tecto do carro, e depois suponho que desça junto ao pilar traseiro, mas a verdade é que nunca cheguei a desmontar esta parte...parece complicado...deverá ser necessário ter de desmontar muita coisa...não será?
 
Peço desculpa mas fiquei confuso com a resposta...se eu comprar uma BCM exatamente com o mesmo código da minha e apenas substituir uma pela outra, fica logo tudo a funcionar? ou ainda assim será necessário "codificar" a unidade com o VAG-COM? (se eu tiver a última versão do VAG-COM consigo fazer isso em casa? como é que se faz? alguém sabe? já fez?)

O que queria dizer é, encontrar duas BCM com a mesma codificação é missão impossível, pois existem centenas de variações, vidros eletricos atrás, 3 ou 5 portas, e mariquices que variam de carro para carro....
O mesmo part number não significa que tenha a mesma codificação, são coisas difernetes, é ver a codificação que a tua tem com o VAG-COM e coloca-la na nova igual, penso ser só isso.

A cablagem sai da porta da mala através de uma daquelas mangas de borracha e entra junto ao tecto do carro, e depois suponho que desça junto ao pilar traseiro, mas a verdade é que nunca cheguei a desmontar esta parte...parece complicado...deverá ser necessário ter de desmontar muita coisa...não será?

Não deve ser assim tão dificil quanto parece... mas tenho de dar uma vista de olhos... pelo menos das portas latereis é super simples, é só tirar fora, que sai facilmente e depois o conector é puxar a partilha dos dois lados para cima e ele desprende sozinho... montar é na ordem inversa
 
O que queria dizer é, encontrar duas BCM com a mesma codificação é missão impossível, pois existem centenas de variações, vidros eletricos atrás, 3 ou 5 portas, e mariquices que variam de carro para carro....
O mesmo part number não significa que tenha a mesma codificação, são coisas difernetes, é ver a codificação que a tua tem com o VAG-COM e coloca-la na nova igual, penso ser só isso.

Este processo que indicas de "ver a codificação" é então algo que consigo fazer em casa através do VAG-COM? Será um processo que pode ser feito de forma automática? Isto é, utilizar-se o VAG-COM para gravar as programações da BCM atual para um ficheiro e depois inserir estas programações na nova BCM através da leitura do ficheiro previamente gravado, ou é algo mais do tipo manual? (registar num papel as várias configurações ecrã a ecrã da BCM velha e depois programar, uma a uma, as várias configurações na nova BCM)

Não deve ser assim tão dificil quanto parece... mas tenho de dar uma vista de olhos... pelo menos das portas latereis é super simples, é só tirar fora, que sai facilmente e depois o conector é puxar a partilha dos dois lados para cima e ele desprende sozinho... montar é na ordem inversa

Por exemplo, no caso das portas traseiras a cablagem entra no pilar B e depois deve ir por baixo, sempre junto à base do chassis, até à BCM que fica por detrás da caixa dos fusíveis. Esta parte da cablagem que vai por baixo é que deve ser mais complicada de remover (necessidade de remover os plásticos que tapam estas zonas inferiores) para conseguir avaliar, se há cabos ressequidos ou em mau estado, não será assim?
 
é um codigo do genero 01010100010101001011110010101 copiar colar....

quantoa cablagem tenho de ver

Ok, óptimo! Sempre será melhor do que andar a copiar configurações uma a uma!

Já agora, mais um pormenor que gostaria de ver esclarecido, e que qualquer companheiro que tenha um Ibiza 6J pode responder:

Quando o Vosso Ibiza 6J está destrancado e a porta da bagageira já está aberta, se por acaso voltarem a accionar o manípulo de abertura (o símbolo grande, o S de SEAT que existe na tampa da mala) ouve-se novamente o ruído do motor da fechadura a voltar a abrir ou não?

No meu caso posso carregar as vezes que quiser, com a tampa da mala já aberta, pois parece que o carro não se apercebe que a porta já está aberta e, assim sendo a fechadura faz sempre o tal ruído de abertura do trinco da bagageira...o Vosso Ibiza 6J também funciona assim?
 
sim faz sempre esse ruido pois o puxador dá a impressão que é electrico ao contrário das outras portas que é um cabo que é puxado.
 
sim faz sempre esse ruido pois o puxador dá a impressão que é electrico ao contrário das outras portas que é um cabo que é puxado.

Sim, confirmo que efetivamente o puxador da tampa da mala é puramente elétrico! O que acaba por ser uma treta, porque se quisermos abrir a fechadura em modo manual temos de entrar na bagageira através do rebatimento dos bancos traseiros (com algum contorcionismo à mistura) por forma a conseguir aceder à alavanca que garante a abertura manual.
 
Para quem ainda tiver paciência, aqui ficam os mais recentes desenvolvimentos da novela:

Depois de vários meses em que apenas as portas de trás se recusavam a abrir, e no espaço de apenas três semanas a situação voltou a evoluir rapidamente, e pela negativa, senão vejamos:

1) Começou pela porta do condutor que não destrancava quando se accionava o comando remoto (era preciso meter a chave no canhão da fechadura e abrir manualmente);

2) Depois a mesma porta do condutor começou a também não querer trancar quando se trancava com o comando remoto (mais uma vez era preciso recorrer ao canhão da fechadura para fechar manualmente através da chave);

3) Em seguida, a porta da frente do lado do passageiro começou a também não querer abrir com a ordem enviada pelo comando remoto (neste caso só entrando no carro e destrancando por dentro pois não existe canhão na fechadura desta porta);

4) Finalmente agora é a porta da bagageira que também já não abre...

Perante toda esta situação estou a pensar colocar um autocolante no carro onde se possa ler:

Try to enter on...FORT KNOX!

Acho que tenho mesmo de seguir o conselho do companheiro DM222, adquirir o VAG-COM e começar pelo princípio...ou isso ou comprar um martelo de pedreiro e partir o carro em pedacinhos...
 
O pior dos meus medos relativamente ao meu carro confirmou-se hoje pela manhã...voltaram as descargas da bateria durante a noite....em 24 horas o carro já não queria pegar, o que significa que a reprogramação que paguei na marca foi dinheiro a fundo perdido...

Caro DM222 recordo que anteriormente tinha indicado que se eu enviasse para si, fotos da fechadura do meu carro conseguiria indicar-me qual seria o modelo que eu teria de comprar...a proposta ainda está de pé?

Vou começar pelo VAG-COM mas se conseguir ajudar-me já não terei de desforrar as portas todas, para tirar as fechaduras apenas para descobrir o modelo que lá está instalado já seria uma grande ajuda!

Desde já, o meu antecipado obrigado pela sua resposta!
 
sim claro, mande as imagens, no entanto pode não ser das fechaduras dado que o caso é um bocado estranho de facto, o ideal seria trocar uma que tivesse o problema e ver se passa a funcionar, ou então ir a um electricista especialista nisso para verificar todos os pontos.

mas... segundo me lembro já tinha sido trocada a da mala sem sucesso, por isso anda aí gato que não as fechaduras...

cps
 
Last edited:
Back
Top