Body Control Module (BCM)

Quando parecia que estava a caminhar na direcção certa...enfaixaram-se na traseira do meu carro...polícia, declarações de acidente para preencher, o outro condutor assumiu-se como culpado (mas isto com companhias de seguro, nunca se sabe, enquanto não vir a culpa ser assumida pela outra companhia...).

Em resultado do acidente, e com muita dificuldade, lá consegui abrir a porta da bagageira, mas agora não a consigo fechar. Assim vi-me obrigado a deixar a porta da bagageira naquele estado que "não é carne nem é peixe", isto é, não está trancada, mas também não está aberta. A fechadura está atracada no gancho (como quando se fecha a bagageira com força insuficiente) o que impede que esta possa ser aberta quando tranco o carro, mas se a tentarem abrir, a porta mexe...e bem...

A partir do momento em que fui obrigado a deixar a porta da bagageira neste estado "intermédio", imediatamente voltei a ter problemas - alternadamente - nas duas fechaduras (porta do passageiro e porta traseira do lado do condutor) que desde há duas semanas a esta parte (momento da substituição da primeira fechadura) nunca mais tinham apresentado problemas!!!

Moral da história:
Por todo o historial de problemas das fechaduras do meu carro, acabo por deduzir que, um funcionamento deficiente da fechadura da porta da bagageira (seja por defeito da fechadura em si ou da cablagem que a sustenta) acaba por interferir, directa ou indirectamente, no funcionamento adequado das restantes fechaduras. Se me perguntarem se isto tem lógica, eu diria que não, pois pensaria que se tratariam de circuitos independentes, mas na realidade isto não é bem assim, pois existem cabos que são partilhados, por exemplo, entre as duas fechaduras das duas portas de cada lado.

Para comprovar a minha teoria terei de, primeiramente, ter o carro reparado, para poder voltar a fechar devidamente a porta da bagageira e assim voltar ao cenário anterior ao acidente, para poder só então validar o que acontece.

Não percam as cenas dos próximos capítulos....IRRA!!!!! :respect::respect::respect:
 
Last edited:
primeiro, mas viste erros ou ouviste o duplo clique? porque são coisas diferentes...
basta uma não fechar para ouvir o duplo fecho mas isso não quer dizer que estejam todas avariadas. ignora os sons e guia-te meramente pelos erros do VAG-COM.

segundo eu tinha avisado que era coincidência, acho que estás a tentar arranjar padrão onde não há... é trocar as fechaduras que dão erro e pronto... até porque ficou provado que era disso pois a que trocaste está boa

agora é esperar pelo seguro pois essas batidas traseiras às vezes parecem inofensivas mas tocando no eixo podem dar como perda total...

cumps
 
Last edited:
primeiro, mas viste erros ou ouviste o duplo clique? porque são coisas diferentes...
basta uma não fechar para ouvir o duplo fecho mas isso não quer dizer que estejam todas avariadas. ignora os sons e guia-te meramente pelos erros do VAG-COM.

segundo eu tinha avisado que era coincidência, acho que estás a tentar arranjar padrão onde não há... é trocar as fechaduras que dão erro e pronto... até porque ficou provado que era disso pois a que trocaste está boa

agora é esperar pelo seguro pois essas batidas traseiras às vezes parecem inofensivas mas tocando no eixo podem dar como perda total...

cumps

Ainda não tive tempo de ligar o VAG-COM, mas falo em erros porque as portas em questão (passageiro e traseira do lado do condutor) não abrem por fora, isto logo após destrancar o carro com o comando à distância (pelo que me vou apercebendo, sempre que isso acontece, fica garantidamente registado um erro na centralina do carro).

Agradeço o aviso do eixo, mas espero não ter um azar destes...porque perda total é o pior que me poderia acontecer, porque o valor comercial de um Seat Ibiza a gasolina (70 cv), sem equipamento nenhum, e do ano 2008, deve ser nada ou quase nada, e com o dinheiro da perda total não compro nenhum carro que esteja em condições similares ao meu (tenho o problema das fechaduras para acabar de resolver, mas ainda o ano passado abri a caixa de velocidades para mudar um rolamento...). O carro já me chateou um grande bocado mas o valor da perda total não dá para coisa nenhuma...

Estou bonito...estou...
 
Ainda não tive tempo de ligar o VAG-COM, mas falo em erros porque as portas em questão (passageiro e traseira do lado do condutor) não abrem por fora, isto logo após destrancar o carro com o comando à distância (pelo que me vou apercebendo, sempre que isso acontece, fica garantidamente registado um erro na centralina do carro).

Agradeço o aviso do eixo, mas espero não ter um azar destes...porque perda total é o pior que me poderia acontecer, porque o valor comercial de um Seat Ibiza a gasolina (70 cv), sem equipamento nenhum, e do ano 2008, deve ser nada ou quase nada, e com o dinheiro da perda total não compro nenhum carro que esteja em condições similares ao meu (tenho o problema das fechaduras para acabar de resolver, mas ainda o ano passado abri a caixa de velocidades para mudar um rolamento...). O carro já me chateou um grande bocado mas o valor da perda total não dá para coisa nenhuma...

Estou bonito...estou...

sim sendo esse o caso há de facto avaria, é continuar a trocar

tudo depende da sorte ou azar de como o carro bateu e a que velocidade, mas para afectar a mala ainda deve ter sido uma pancada grande...

cps
 
Last edited:
novidades zarkov?

esta semana infelizmente foi mais uma:

[video=youtube;gFhCm0zKqb4]https://www.youtube.com/watch?v=gFhCm0zKqb4[/video]
 
Boas,

Desculpem a ausência prolongada, mas meteram-se férias, e outras coisas mais, e nunca mais tive tempo de passar por aqui.

Para quem está interessado no evoluir da situação do meu Ibiza 6J posso afirmar que, desde 30 de Julho de 2017, dia em que substituí a segunda fechadura (porta do condutor), e até ao dia de ontem (17/09/2017), nunca mais tive problemas com as fechaduras, e confirmei isso ontem através do Vag-Com pois não existe qualquer registo de erros na centralina. Não quero estar a atirar foguetes antes da festa, mas para já, a coisa aparenta estar resolvida. Com perto de 80 euros e um bocado de paciência, penso ter resolvido um problema que na SEAT custava quase 1.000 euros para resolver...

Qualquer evolução neste meu problema, prometo dar conhecimento a todos, através deste nosso fórum!

Mais uma vez, e porque nunca é demais, aqui fica o meu muito obrigado a todos os contributos que recebi, principalmente do companheiro DM222!
 
Last edited:
Amigo fico satisfeito que esteja resolvido.
A mala chegaste a resolver?

Não quero ser ave agoirenta, e dar azar por voltar a falar num assunto que está "fechado", pelo menos por agora... :D ...mas, desde 14 de Maio passado que nunca mais tive problemas com a fechadura da mala. Recordo que, naquela altura, encontrei oxidação numa daquelas caixas de junção que funcionam por encaixe, e que existe na cablagem mesmo antes da ligação à fechadura propriamente dita.

O meu post relativo a isso está na página anterior (#77) e o link é o seguinte:
http://www.ibizaclubpt.com/forum/sh...Module-(BCM)?p=2409611&viewfull=1#post2409611

Tenho que assumir que não fiz um trabalho 100% profissional nesta matéria, pois não tenho aquelas pinças especiais que permitem remover os ligadores das caixas de plásticos das junções. Só assim se consegue avaliar o estado dos ligadores metálicos e fazer um trabalho, a fundo, na remoção da oxidação. Raspei o melhor que pude e removi aquilo que consegui da oxidação existente.

Até prova em contrário a origem do problema será aquela que identifiquei, pois nunca mais fiquei com a mala trancada, ou tive qualquer problema em abrir a bagageira. Nem encontrei sequer, qualquer erro registado sobre este assunto, através do Vag-Com, nas análises periódicas que tenho feito para acompanhar o evoluir do problema das outras fechaduras - as das portas.
 
Last edited:
Para quem ainda tiver interessado nesta "telenovela", e como agoirei há dois meses atrás eis que, com o regresso da chuva persistente, níveis de humidade a rondar os 90%-100%, coincidência ou não, o problema das fechaduras recomeçou na semana passada: primeiramente na porta do passageiro, que de forma aleatória, começou a não querer abrir por fora depois de destrancar o carro, mas rapidamente foi evoluindo e já deixou de abrir! Hoje, subitamente, a porta de trás do lado do condutor começou também a fazer o mesmo, mas de forma consistente, nunca abre!

No passado fim de semana tinha verificado, no VAG-COM, que a fechadura da porta do passageiro estava já com alguns erros registados, mas as restantes fechaduras estavam todas a zero! Agora já terei, decerto, erros registados na porta de trás do lado do condutor.

A verdade é que estas duas fechaduras são aquelas que ainda não foram trocadas, mas vou ter de avançar com isso rapidamente, tenho apenas de comprar a da porta do passageiro que ainda não tenho..."sai uma fechadura do ebay para a mesa do canto sff!"
 
boas amigo,
curiosamente hoje a mim uma começou a dar um duplo clique ao abrir, começo a ver que isto é um poço sem fundo.
acho que foi da conjunção chuva/frio.
ainda não liguei ao vag-com e não consegui detectar nenhum comportamento errado para além do duplo barulho (acho que sabes qual é)!



EDIT:

vim agora de ler os erros do carro e ainda estou em estado de choque.

não é que são as mesmas duas que tu, as duas que ainda não tinha trocado???!?!?!?!??!

fonix, ainda não estou em mim...

--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------


Address 09: Cent. Elect. Labels: 6R0-937-08x-09.clb
Control Module Part Number: 6R0 937 087 D HW: 6R0 937 087 D
Component and/or Version: BCM PQ25 H+4 H46 0207
Software Coding: 7C882BA88861250093300000760B1EC800C0400F608C0000200000000000
Work Shop Code: WSC 00020 261 55335
VCID: 3E73D873A9826EEEA6F-806B
2 Faults Found:

03302 - Response Closing Status of Passenger's Door
008 - Implausible Signal - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00101000
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 3
Reset counter: 130
Mileage: 143188 km
Time Indication: 0
Date: 2041.14.18
Time: 19:11:25

03303 - Response Closing Status of Rear Left Door
008 - Implausible Signal - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00101000
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 6
Reset counter: 134
Mileage: 143375 km
Time Indication: 0
Date: 2042.14.05
Time: 09:35:08
 
Last edited:
boas amigo,
curiosamente hoje a mim uma começou a dar um duplo clique ao abrir, começo a ver que isto é um poço sem fundo.
acho que foi da conjunção chuva/frio.
ainda não liguei ao vag-com e não consegui detectar nenhum comportamento errado para além do duplo barulho (acho que sabes qual é)!



EDIT:

vim agora de ler os erros do carro e ainda estou em estado de choque.

não é que são as mesmas duas que tu, as duas que ainda não tinha trocado???!?!?!?!??!

fonix, ainda não estou em mim...

Muito honestamente, e sem qualquer ponta de ironia, até gostava que o problema das fechaduras apenas acontecesse no meu carro, porque a desgraça dos outros a mim não me alegra...mesmo nada!

Estes nossos problemas só podem ter origem na má qualidade das fechaduras, na falta de isolamento das fechaduras - que ficam demasiado expostas às condições climatéricas - , ou até demasiado isolamento que impede uma ventilação adequada e como sabemos a humidade elevada estraga componentes electrónicos com relativa facilidade.

O problema é real, existe, e pelos vistos é muito frequente, mas a SEAT não quer saber disso, e na minha opinião, não é uma marca que se preocupe com a satisfação do cliente. A única coisa que ainda me consola é o facto de não ter comprado o meu Ibiza com zero kms, o que sempre diminui a vigarice de que fui alvo.

Fazem montes de leis neste país, e não existe nenhuma que obrigue as marcas a responsabilizarem-se pelos defeitos congénitos dos equipamentos. A SEAT se fosse uma marca a sério mandava fabricar fechaduras decentes e faria um recall a todos os Ibizas! Mas isso sou eu a sonhar...

O amigo DM222 tem toda a razão quando afirma que esta história das fechaduras é um poço sem fundo, porque na verdade estamos a trocar fechaduras por outras iguais, e já se sabe que acções iguais têm resultados iguais. É só uma questão de tempo e a situação repetir-se-á!

Quanto ao "barulho"...sei, e muito bem - infelizmente -, qual é o barulho a que te referes, é aquele que, quando o oiço, já sei que alguma fechadura não funcionou como devia, e o que mais me enerva é que esta avaria parece doença contagiosa, quando uma fechadura começa, apetece-me desmontar a porta logo ali, para resolver o assunto antes que alastre a outra porta!

É mau...muito mau mesmo!
 
a SEAT funciona como quase todas as marcas infelizmente... está vendido lavamos as mãos, dá problemas? desde que não seja na garantia melhor pois é mais dinheiro que entra

o que é certo é que eles (pelo menos os engenheiros que desenharam o carro) sabem bem a porcaria que fizeram, porque passaram a usar outras fechaduras logo em 2008... infelizmente estas não são compatíveis com os nossos carros. Cablagem diferente, cabos dos puxadores diferentes e buracos dos parafusos em posições diferentes.

este carro ensinou-me uma coisa que vai evitar muitos dissabores no futuro que é, nunca mais compro um carro do primeiro ano de uma geração, os problemas que tenho tido a SEAT lançou outras peças posteriormente... basicamente os primeiros utilizadores de uma geração de carros são quase uns beta testers.

quanto a ser contagioso, não é impressão tua, eu penso que é mesmo, pois quando uma avaria as outras começam todas a trabalhar irregularmente, a tentar fechar duas vezes (fechar em seco), etc... daí penso que a médio prazo se tens uma avariada vai desenvolver problemas nas outras, por isso o melhor é trocar.

para além disso elas têm avariado é ao não fecharem, desta vez está a falhar por vezes ao abrir, tenho mesmo de trocar, se avaria de vez estou desgraçado, não sei como resolveria.

é curioso o facto de estas fechaduras serem usadas em Passats B6 e B7 e não sei se dão tantos problemas (não estou dentro do assunto, às tantas até dão tanto ou mais que o nosso), talvez seja a conjugação do design das portas que deixe entrar mais humidade que o Passat.
 
Last edited:
hoje com a chuva que tem havido estes dias as minhas andam todas desreguladas... umas vezes abrem, umas vezes não fecham, e são todas

não percebo!

Ja tenho ca a traseira lado condutor, logo tenho de ligar ao vag-com a ver se se mantem as duas que não foram trocadas em erro ou agora tenho mais.. se tiver mais desisto... deixa não trancar para aí...

será que existe algum "tunning" que possa ser feito para melhorar a fiablidade?
 
Last edited:
@zarkov

Afinal mantem-se as mesmas avariadas pelo que continuo "motivado" para acabar de vez com o problema...

hoje troquei do lado do condutor de trás, correu pior que as outras vezes, parti 2 encaixes de plástico na porta mas estive a ver e acho que não afectou nada. Falta-me apenas do passageiro que ja foi encomendada e vem a caminho. E com isto ficam as 4 trocadas.


Uma coisa que reparei é que apesar de ser o mesmo part number, a marca da fechadura é diferente das que meti de Passats, e meti unidades tanto antes como depois de 2008, 2 delas de 2006 e uma de 2011.

As de Passat costumam ser da marca: Kiekert
As do meu Ibiza são da marca: Intier

para além disso, e acredito que seja a verdadeira causa deste problema que nos assombra (!!!), o isolamento da porta presente nos Ibiza

passat:

tem uma borracha à volta de toda a porta que impede a água de chegar a fechadura.

0PvizYD.png



Ibiza:

não tem nada! quando chove a fechadura molha-se toda!!!

7HEOQ2P.jpg



para tentar confirmar as minhas suspeitas desmontei a fechadura e fiz um videozito, até creio que o swtich seja impremiavel, mas com as areiazitas, etc a entrar com o tempo creio que começa a entrar agua para o switch.



OUTRO EDIT:

Modifiquei a codificação da BCM, agora quando abro o carro apenas destranca a porta do condutor por dentro e fora, e nas outras 3 apenas destranca por dentro. como elas começam a avariar primeiro por fora espero que prolongue a vida das fechaduras.

 
Last edited:
Back
Top