Body Control Module (BCM)

A paciência já não é muita mas cá eu depois de gastar para aí 2500/3000€ na direcção do meu comecei a fazer de conta que tenho um carro ultra desportivo com aquelas direcções duras... até que um dia me farte e venda o carro...... ou me espete :p


quanto ao problema em si, penso que estás a olhar para o tema como se fosse só um problema, mas acho que tens vários problemas.
 
Last edited:
Boas,

Mais uma atualização sobre o problema do meu carro...

Recordo os mais distraídos que no passado dia 22/06/2016 o carro foi à concessionária para reprogramar a centralina e, no fim do processo, o carro saiu da concessionária com problemas na porta de trás do lado do passageiro, pois esta não abria após destrancar o carro com o comando integrado na chave (chamo a Vossa atenção que, antes de reprogramação, era a porta da bagageira que estava com este mesmo problema).

Quando levantei o carro no meu mecânico, e perante o problema da porta de trás do lado do passageiro, informei-o que durante o fim de semana iria exercitar o carro e que apostava com ele que na segunda-feira seguinte já teria todas as fechaduras operacionais, e isto sem sequer desligar a bateria! Perante a minha "profecia de Professor Chibanga" o mecânico riu-se...mas sempre foi dizendo que já acreditava que "tudo é possível" no meu carro...

Agora, vejam só aquilo que efetivamente aconteceu: ontem, domingo, ao final da tarde decidido a arranjar o problema, destranco o carro com o comando à distância e imediatamente verifico que naquela altura já não era a porta de trás do lado do passageiro que não queria abrir, o problema agora já acontecia era na porta de trás do lado do condutor, porque a porta de trás do lado do passageiro já abria e fechava sem qualquer problema (abri e fechei o carro várias vezes!!!)

Uma vez que o problema tinha sido transferido para outra porta, acabei por manipular o sistema de trancamento manual da fechadura desta porta que estava com problemas e, em menos de 5 minutos, fiquei com todas as fechaduras a trabalhar a 100%.

A minha profecia agora é a seguinte: no espaço máximo de três semanas voltarei a ter problemas na fechadura da bagageira, em que esta ficará trancada e não haverá nada que a faça abrir...oxalá eu esteja enganado!

Aguardem pelas cenas dos próximos capítulos...

Sinceramente...HAJA PACIÊNCIA!
 
Last edited:
esperemos que desta vez estejas enganado e que fique a funcionar impecavelmente...
seria óptimo pois digamos que terias descoberto o modo de solucionar este problema e seria útil para alguém com o mesmo problema.
 
Bem, a verdade é que o sportcoupe tb não saiu na mesma altura. Lembro-me de que saiu uns tempos depois de lançarem o de 5 portas.
Mas em ambos se ouve tb a situação de alinhamento de direcção que nunca fica como deve de ser.
 
A paciência já não é muita mas cá eu depois de gastar para aí 2500/3000€ na direcção do meu comecei a fazer de conta que tenho um carro ultra desportivo com aquelas direcções duras... até que um dia me farte e venda o carro...... ou me espete [emoji14]


quanto ao problema em si, penso que estás a olhar para o tema como se fosse só um problema, mas acho que tens vários problemas.
Chegas te a trocar a caixa de direçao?!eu tive que trocar a minha outra vez q fiquei com a direccao dura também.troquei e ficou novo
 
Chegas te a trocar a caixa de direçao?!eu tive que trocar a minha outra vez q fiquei com a direccao dura também.troquei e ficou novo

Desde que fui a oficina e a oficina disse que não trocava, a partir daí desisti...

Qdo sair de Lisboa talvez tente novamente que aqui as oficinas são uma bosta

Pede-se para trocar algo, "ah e tal temos de fazer a nossa análise primeiro" olham para o carro por alto de vista "ah o carro tá bom", peço para trocar na mesma e eles "não trocamos". Basicamente não querem trabalho... Passei por várias oficinas e anda tudo na mesma base...
Tive 1 ano e meio a tentar resolver isto... passei por 6 oficinas, fui as oficinas >10 vezes... houve quem concorda-se comigo que estava dura mas na hora de descobrir o problema ou fazer algo diziam que estava tudo normal.

Por isso é que vejo tanta gente a trocar de carro mal dá um problema da treta...

Podia contar muito mais histórias mas não quero spamar o tópico do zarkov :)
 
Last edited:
Desde que fui a oficina e a oficina disse que não trocava, a partir daí desisti...

Qdo sair de Lisboa talvez tente novamente que aqui as oficinas são uma bosta

Pede-se para trocar algo, "ah e tal temos de fazer a nossa análise primeiro" olham para o carro por alto de vista "ah o carro tá bom", peço para trocar na mesma e eles "não trocamos". Basicamente não querem trabalho... Passei por várias oficinas e anda tudo na mesma base...
Tive 1 ano e meio a tentar resolver isto... passei por 6 oficinas, fui as oficinas >10 vezes... houve quem concorda-se comigo que estava dura mas na hora de descobrir o problema ou fazer algo diziam que estava tudo normal.

Por isso é que vejo tanta gente a trocar de carro mal dá um problema da treta...

Podia contar muito mais histórias mas não quero spamar o tópico do zarkov :)


Caro DM222,

Se não pretendes criar tópicos para cada um dos problemas que já tiveste, estás à vontade para spamar este tópico, porque acima de tudo acho fundamental que toda a gente saiba que alguns Ibiza 6J são uma verdadeira fonte inesgotável de problemas, o que apenas é ultrapassado pela péssima qualidade de muitas oficinas da marca...

Já agora, continuo a matutar no problema do meu carro e ando já a tentar formular novas "teorias da conspiração"...vejam lá essa:

Alguém considera possível que o problema do meu carro possa estar no próprio comando à distância que está integrado na chave? (para despistar essa situação ando a abrir e fechar "manualmente" o carro, sempre através do canhão da fechadura da porta do condutor...se for "apenas" esse o problema bastará proceder à reprogramação do comando...digo eu...)

Prometo dar notícias logo que chegue a alguma conclusão...
 
Last edited:
Não me parece... o comando não diz para abrir fechadura uma a uma, dá um comando e o carro abre todas.

Não necessariamente, ha ibizas que um click abre a porta condutor, 2 clicks abre todas e ainda tem a abertura de mala a parte.
Quanto a data de fabrico dos vossos carros, pode muito bem ser numa primeira fase e serem problemáticos. É preciso perceber se houveram correções de software ou hardware nos tempos seguintes.
 
Não necessariamente, ha ibizas que um click abre a porta condutor, 2 clicks abre todas e ainda tem a abertura de mala a parte.
Quanto a data de fabrico dos vossos carros, pode muito bem ser numa primeira fase e serem problemáticos. É preciso perceber se houveram correções de software ou hardware nos tempos seguintes.

Pedro, isso penso já serem reprogramações, e a chave não comunica com as fechaduras mas sim com a centralina, e a centralina recebe o sinal senão não abriria nenhuma.

as fechaduras como já disse na primeira página por exemplo para a porta do condutor existem pelo menos 4 versões... dependendo da data de fabrico... são facilmente identificáveis pelo trinco pois são diferentes.
 
Last edited:
Boas,

Ontem estive mais algum tempo à volta do meu carro:

Primeiro localizei a BCM (com a ajuda preciosa do companheiro João Mateus - Obrigado!) e até desliguei e voltei a ligar a cablagem, apenas fiquei foi com a dúvida, se será necessário desmontar parte do tablier para conseguir tirar fora o módulo BCM? Alguém sabe?

Depois, fiz mais algumas experiências, e aqui fica mais uma atualização sobre o problema do meu carro...a ver se alguém consegue arranjar, se faz favor, uma explicação lógica:

Abri o carro com o comando (no meu caso é só um click e destranca mesmo logo as porta todas) e fiz o seguinte teste: abri e fechei uma porta de cada vez, e com todas elas - sem exceção -, quando as abria, acendia a luz no painel de que existia uma porta aberta (até aqui tudo normal) e quando fechava a porta que estava aberta, a tal luz avisadora apagava-se, o que eu entendo como sendo a fechadura da porta a avisar devidamente a BCM que está aberta uma porta, e depois a BCM a conseguir processar em informação com sucesso e por isso a luz acende-se!

Agora a parte inexplicável: se eu deixar aberta uma ou as duas portas de trás do carro (portanto, tem de estar fechada a porta do condutor, a bagageira e a porta do passageiro) mando trancar o carro com o comando e ele tranca as três portas que estão fechadas como se estivesse a trancar o carro todo?!?!?!?(só não faz aquele pisca pisca rápido na luz da porta do condutor)

Se eu deixar algumas das tais três portas abertas (condutor, passageiro, bagageira) e mandar trancar o carro através do comando à distância, o carro não faz rigorosamente nada, pelos vistos nem sequer processa a ordem do comando para que as portas se fechem!?!?!?!

Alguém consegue explicar isso?

Acho que vou à bruxa!
 
Isso é normal o meu é exactamente igual.

Por um lado antes assim, porque sempre fico mais descansado, pois é menos uma avaria...mas tem lógica esse modo de funcionamento? Qual será o objetivo?

Penso que no outro carro lá de casa, que é um Renault Megane (mas efetivamente ontem não cheguei a testar), acho que não funciona assim, isto é, basta que uma qualquer porta esteja aberta para que, quando eu carrego no comando à distância, se ouça o carro a tentar trancar mas a destrancar imediatamente porque detetou que uma porta não está fechada.

Gostava de perceber a lógica de trancar três portas de um carro sabendo que uma ou duas das restantes estão abertas...deve ter alguma finalidade...suponho eu...

Se ganhar estou a ficar "louro"...
 
A bcm sai por baixo em direcção ao chão
tem umas patilhas a segura-la no sitio

Muito obrigado mais uma vez! Então é mais fácil do que eu supunha, nem sequer é preciso desaparafusar nada.

Tenho de observar aquilo com mais atenção para perceber bem quais são os tais encaixes que é preciso soltar.

Obrigado.
 
Back
Top