Xénon é ilegal?

atenção que há outras leis e portarias que não estão aí mencionadas, como por exemplo usares xénon em ópticas que não estão preparadas pra esse efeito!

podem haver, mas eu pedi esclarecimentos aos IMTT, via e-mail e foi esta a resposta que me deram. automaticamente , a meu ver isto é o que fundamental.... agora o proximo passo irá ser medir os lumens do meu e depois s tiver em ordem, imprimesse o mail e começa a andar no porta luvas.
 
bem resumindo isto tudo...cada um diz uma coisa diferente...e sem se saber se pode usar xenon ou nao...bem ja nao sei se meto xenon se nao...isto tudo depende de quem apanharmos na operação stop....
 
Só porque eu vejo uma lâmpada de cor branca fria com uma intensidade elevada, não posso afirmar que esta seja de xenon, portanto, antes de ser multado ou chumbado, têm que me dar detalhes sobre a medição dos lumens, eu duvido que haja lampadas de xenon com lumens inferiores a 2000, mas se por acaso for de 1900, pode ter a mesma aparência, mas só por isso não podem chumbar ou multar. Há que haver provas simples e legíveis, estamos no direito de saber...Para além disso, os aparelhos que medem os lumen ou lux têm que estar devidamente certificados.
 
Inferior a 2000 Não há lampada xenon... isso é intensidade de lampadas halogéneo! portanto não se escapam de ter que colocar Lava vidros / opticas homologadas para tal ( letra D ) / Não pode ter regulador manual, tem que ser automático com o tal peça no eixo trás! de uma vez por todas! o que é que não perceberam?? o que digo aqui é como tá a lei! já ai têem descrito e tudo! na rua ainda podem safar-se, nas IPO's não á volta a dar para tar legal tem que ser assim!
 
Inferior a 2000 Não há lampada xenon... isso é intensidade de lampadas halogéneo! portanto não se escapam de ter que colocar Lava vidros / opticas homologadas para tal ( letra D ) / Não pode ter regulador manual, tem que ser automático com o tal peça no eixo trás! de uma vez por todas! o que é que não perceberam?? o que digo aqui é como tá a lei! já ai têem descrito e tudo! na rua ainda podem safar-se, nas IPO's não á volta a dar para tar legal tem que ser assim!

é isso mesmo
afinal o inspector chumbou-me bem por não ter lava farois nem nivelador automático
 
Inferior a 2000 Não há lampada xenon... isso é intensidade de lampadas halogéneo! portanto não se escapam de ter que colocar Lava vidros / opticas homologadas para tal ( letra D ) / Não pode ter regulador manual, tem que ser automático com o tal peça no eixo trás! de uma vez por todas! o que é que não perceberam?? o que digo aqui é como tá a lei! já ai têem descrito e tudo! na rua ainda podem safar-se, nas IPO's não á volta a dar para tar legal tem que ser assim!

ta tudo dito :clap:

o resto é : bla bla bla whiskas saquetas :rir:
 
É como o Torres esta a dizer.
opticas homolgadas (letra D corresponde a Descarga que sao as luzes de xenon, as quais diferenciam-se bem das de halogeneo ao acender). o olho de boi nao é obrigatorio, pois existem opticas homolgadas para o xenon sem olho de boi.
nivelador automatico montado (NORMALMENTE) no eixo traseiro para baixar automaticamente quando colocamos peso atras.
o resto é conversa
abraço
 
E após ter lido isto tudo só tenho a dizer que me podem chamar burro por ter pago 600€ para aplicação de Bi-xenon de origem mas ao menos, que se lixem os senhores de azul/verde/amarelo/roxo que por ai não têm como pegar!
 
E após ter lido isto tudo só tenho a dizer que me podem chamar burro por ter pago 600€ para aplicação de Bi-xenon de origem mas ao menos, que se lixem os senhores de azul/verde/amarelo/roxo que por ai não têm como pegar!

pelo menos tens tudo do melhor e em condições! :cool:
 
Inferior a 2000 Não há lampada xenon... isso é intensidade de lampadas halogéneo! portanto não se escapam de ter que colocar Lava vidros / opticas homologadas para tal ( letra D ) / Não pode ter regulador manual, tem que ser automático com o tal peça no eixo trás! de uma vez por todas! o que é que não perceberam?? o que digo aqui é como tá a lei! já ai têem descrito e tudo! na rua ainda podem safar-se, nas IPO's não á volta a dar para tar legal tem que ser assim!

para tar legal sim, agora IPO's são outra história, eles não vêm tudo e depende muito do local, panca do inspector etc..:D
 
Pagas porque es um gajo rico, cheio de nota, e vais pagar uma coisa que nem sabes o que tas a pagar!




Exacto.
Mas nem todos tem isso (ORIGEM), ja reparaste?

Apenas alguns países estao sujeitos aos lava-farois, que nao sei quais sao. Mas em Portugal, Nao estao abrangidos por essa lei!
Se numa operaçao STOP, ou até no IPO te chaterem pelos lava-farois, pede o artigo onde descreve precisamente essa "tal lei"! Claro que isso nao vai estar mencionado. Eles quererão implicar com alguma coisa que dê dinheiro, e irão implicar com lava-farois. Se fores na cantiga deles, PAGAS. Senao pedes o artigo como referi! :twisted:

Volto a dizer:
Em portugal para ter aplicaçao xenon:
- Max 6000k
- Nivelamento automatico
- Opticas Olho de boi



Possa, sinceramente nao vos percebo. Nao sabem, ainda veem para aqui dizer asneiras!
Sejam bons ao menos para vos:
Vao a alguma autoridade, (PSP, Advogados, IMTT, ou lá que vos agradar mais), e perguntem.Mas peçam o artigo que informa tal lei!
E aproveitem e tirem copias para futuramente nao ficarem com duvidas! :twisted:


Não é deitar lenha pra fogueira ou então realmente não percebi (talvez derivado a fome) mas parece-me que no mesmo post dizes 2 coisas diferentes.

Cumps!
 
Não é deitar lenha pra fogueira ou então realmente não percebi (talvez derivado a fome) mas parece-me que no mesmo post dizes 2 coisas diferentes.

Cumps!

acho que é da fome amigo.. ele em cima falou de lava~farois e em baixo nao..
não quer isso dizer que falou correctamente ou não..:cool:
 
Boas pesso desculpa ao pessoal por me estar a meter neste assunto,mas passei pelo forum e não pude ficar indiferente ao assunto..
é o seguinte eu fui a inspecção..e quiseram implicar e lá tive de ir a seat... o que me disseram foi o seguinte: lava farois é para pais com grande intensidade de neve,pk o xenon nao aquece tanto as oticas como as lampadas normais,dai a ter o lava farois para derreter a neve que fica no farol e nao ficarmos com a luz "destrocida" devido a neve..e que no maximo podera ser ate 6000k e tera de ter uma certa altura para nao encandiar os outros condutores..
Uma coisa é certa levei este documento da seat e o meu carro passou logo sem squer ter o olho de boi nos farois..isto foi o que me aconteceu.. quanto as autoridades nunca me chamaram atençao e ja fui parado algumas vezes... mas tenho um exemplo de um amigo meu que nao o multaram mas avisaram que nao sendo de origem da multa..
Peço desculpa por me metr no assunto e desculpem se disse algo errado mas comigo foi isso que aconteceu
 
Boas pesso desculpa ao pessoal por me estar a meter neste assunto,mas passei pelo forum e não pude ficar indiferente ao assunto..
é o seguinte eu fui a inspecção..e quiseram implicar e lá tive de ir a seat... o que me disseram foi o seguinte: lava farois é para pais com grande intensidade de neve,pk o xenon nao aquece tanto as oticas como as lampadas normais,dai a ter o lava farois para derreter a neve que fica no farol e nao ficarmos com a luz "destrocida" devido a neve..e que no maximo podera ser ate 6000k e tera de ter uma certa altura para nao encandiar os outros condutores..
Uma coisa é certa levei este documento da seat e o meu carro passou logo sem squer ter o olho de boi nos farois..isto foi o que me aconteceu.. quanto as autoridades nunca me chamaram atençao e ja fui parado algumas vezes... mas tenho um exemplo de um amigo meu que nao o multaram mas avisaram que nao sendo de origem da multa..
Peço desculpa por me metr no assunto e desculpem se disse algo errado mas comigo foi isso que aconteceu

lol
e cmg fui a ipo e nao implicaram, apenas chumbei derivado ao indice maximo de peso dos pneus...lol..andava com 80 e tinha d ter no minimo 81...
 
Boas pesso desculpa ao pessoal por me estar a meter neste assunto,mas passei pelo forum e não pude ficar indiferente ao assunto..
é o seguinte eu fui a inspecção..e quiseram implicar e lá tive de ir a seat... o que me disseram foi o seguinte: lava farois é para pais com grande intensidade de neve,pk o xenon nao aquece tanto as oticas como as lampadas normais,dai a ter o lava farois para derreter a neve que fica no farol e nao ficarmos com a luz "destrocida" devido a neve..e que no maximo podera ser ate 6000k e tera de ter uma certa altura para nao encandiar os outros condutores..
Uma coisa é certa levei este documento da seat e o meu carro passou logo sem squer ter o olho de boi nos farois..isto foi o que me aconteceu.. quanto as autoridades nunca me chamaram atençao e ja fui parado algumas vezes... mas tenho um exemplo de um amigo meu que nao o multaram mas avisaram que nao sendo de origem da multa..
Peço desculpa por me metr no assunto e desculpem se disse algo errado mas comigo foi isso que aconteceu
podes divulgar esse documento?

tive a ver na caixa do meu xenon e diz la 3200lumem :lol:
 
Não serve de pretexto para passar na inspecção esse documento! vem de fabrica assim tem ke levar lava vidros..! seja util na suiça ou não aqui é igual mesmo com 40ºC! eu estou-me a referir á lei. documentos passados pela marca só em caso de indices de carga em pneus cujo peso do carro no livrete seja maior do que o pneu suporta ( isto acontece no 2º eixo) porque é onde leva mais peso / ou no caso de carros que saiam de fabrica dps de 1993 sem catalisador.. onde é obrigatorio ter, salvo expecções. agora para não usar lava vidros isso não serve de nada ter papel ou nao.. se o passaram foi para desenrrascá-lo...digamos assim! ;) não esperem ir á marca buscar papeis para não ter k usar lava vidros pás opticas de xenon que vão ter dissabores.. muitos deles.. lollol

vou dar um exemplo: metes peliculas homologadas! tens o papel do certificado de quem tas meteu, vais á inspecção B e passa! e dão-te papel inspecção B que está tudo em ordem! SE não as averbares no livrete nas anotações especiais, Reprova á mesma na ipo normal no ano seguinte, mesmo que tenhas todos os papeis na mão, que está tudo conforme.. ( uma bela forma de fod3r o zé povo em €€€ ) lol
 
Não serve de pretexto para passar na inspecção esse documento! vem de fabrica assim tem ke levar lava vidros..! seja util na suiça ou não aqui é igual mesmo com 40ºC! eu estou-me a referir á lei. documentos passados pela marca só em caso de indices de carga em pneus cujo peso do carro no livrete seja maior do que o pneu suporta ( isto acontece no 2º eixo) porque é onde leva mais peso / ou no caso de carros que saiam de fabrica dps de 1993 sem catalisador.. onde é obrigatorio ter, salvo expecções. agora para não usar lava vidros isso não serve de nada ter papel ou nao.. se o passaram foi para desenrrascá-lo...digamos assim! ;) não esperem ir á marca buscar papeis para não ter k usar lava vidros pás opticas de xenon que vão ter dissabores.. muitos deles.. lollol

vou dar um exemplo: metes peliculas homologadas! tens o papel do certificado de quem tas meteu, vais á inspecção B e passa! e dão-te papel inspecção B que está tudo em ordem! SE não as averbares no livrete nas anotações especiais, Reprova á mesma na ipo normal no ano seguinte, mesmo que tenhas todos os papeis na mão, que está tudo conforme.. ( uma bela forma de fod3r o zé povo em €€€ ) lol

Talvez não sirva de pretexto esse documento amigo,mas na altura foi o que me fez passar na inpecçao tanto nesse ano como no seguinte.. e foi a logica que me deram... ,mas como ja referi apartir do momento que o apresentei num tive mais problemas..
No caso do xenon como já referi até hoje ainda não implicaram...poderá ser uma questão de sorte eheheh se assim for que continuo..
cumps
 
Last edited:
Será que lá no CEPRA ensinam a identificar lumens pelo olho?? Tenho mesmo que topar se o aparelho com as 3 rodas mede os lumens...
 
Back
Top