Xénon é ilegal?

Os bla bla bla's podem sair caro mas se querem arriscar forca a multa é para cima de 200€ ;)
Pagas porque es um gajo rico, cheio de nota, e vais pagar uma coisa que nem sabes o que tas a pagar!

li, mas o que o inspector me disse é que eu tinha de ter as duas coisas
que é o mais habitual ver-se em carros com xenon oem
li, mas o que o inspector me disse é que eu tinha de ter as duas coisas
que é o mais habitual ver-se em carros com xenon oem

Exacto.
Mas nem todos tem isso (ORIGEM), ja reparaste?

Apenas alguns países estao sujeitos aos lava-farois , que nao sei quais sao. Mas em Portugal, Nao estao abrangidos por essa lei!
Se numa operaçao STOP, ou até no IPO te chaterem pelos lava-farois, pede o artigo onde descreve precisamente essa "tal lei"! Claro que isso nao vai estar mencionado. Eles quererão implicar com alguma coisa que dê dinheiro, e irão implicar com lava-farois. Se fores na cantiga deles, PAGAS. Senao pedes o artigo como referi! :twisted:

Volto a dizer:
Em portugal para ter aplicaçao xenon:
- Max 6000k
- Nivelamento automatico
- Opticas Olho de boi


Possa, sinceramente nao vos percebo. Nao sabem, ainda veem para aqui dizer asneiras!
Sejam bons ao menos para vos:
Vao a alguma autoridade, (PSP, Advogados, IMTT, ou lá que vos agradar mais), e perguntem.Mas peçam o artigo que informa tal lei!
E aproveitem e tirem copias para futuramente nao ficarem com duvidas! :twisted:
 
Pagas porque es um gajo rico, cheio de nota, e vais pagar uma coisa que nem sabes o que tas a pagar!

Amigo aqui o gajo rico es tu ;)

Pois dizes que nao é ilegal mas tenho um amigo na IPO e varois na PSP e todos dizem que o é por isso...

A nao ser que tu mudes as leis...

Mas ate nao mudares as leis pagas a bela da multa que começa nos 200€...
 
Amigo aqui o gajo rico es tu ;)

Pois dizes que nao é ilegal mas tenho um amigo na IPO e varois na PSP e todos dizem que o é por isso...

A nao ser que tu mudes as leis...

Mas ate nao mudares as leis pagas a bela da multa que começa nos 200€...

E tas tu "Dizem, dizem, dizem"...
Eles que te mostrem o artigo da lei! Mostrar... MOSTRAR!

De boca todos dizem aquilo que sabem e aquilo que nao sabem.
Eu li o artigo! Li, sabes o que é ler?

E apenas nao menciona os tal lava farois!

Amigo, eu tambem ha uns tempos tinha a mesma duvida que tu tens agora, ate me informar e LER!!!
 
entao já percebi, fui enganado por um inspector
e tb já percebi porque é que as marcas deixam de meter luz nos porta luvas, na mala e mais umas quantas pintelhices
é para cobrir a despesa que têm em colocar lava farois que afinal não são obrigatorios, é só para enfeitar
 
Volto a dizer:
Em portugal para ter aplicaçao xenon:
- Max 6000k
- Nivelamento automatico
- Opticas Olho de boi

ópticas olho de boi? isso quer dizer que os carros que têm xénon de origem mas a óptica não tem olho de boi é ilegal? diz-me lá agora onde é que isso está escrito!
 
entao já percebi, fui enganado por um inspector
e tb já percebi porque é que as marcas deixam de meter luz nos porta luvas, na mala e mais umas quantas pintelhices
é para cobrir a despesa que têm em colocar lava farois que afinal não são obrigatorios, é só para enfeitar

ópticas olho de boi? isso quer dizer que os carros que têm xénon de origem mas a óptica não tem olho de boi é ilegal? diz-me lá agora onde é que isso está escrito!

O rapaz a mim ja me chamou de burro indirectamente

Voces tem que LER LER informarem-se...:D

Eu jogo pelo seguro e ando com as lampadas de origem para nao criar stresses
 
Isso já foi mais que discutido e já coloquei aqui a norma europeia que se refere a isso, na legislação portuguesa nada refere que tem que se usar lava-farois e nivelamento automático, fala-se apenas da cor, amarelo ou branco, 6000k ainda é considerado branco mas muito frio, portanto podem é multar pela cor, para eles multarem sob o pretexto do "alteração das características do carro" têm que provar tal coisa e tal coisa é provar que se está a usar lâmpadas com feixe superior a 2000 lumen ou lux. Eu tenho reparado nos medidores de feixe nas IPO têm lá uma parte digital que poderá medir isso, mas nas op STOP não têm medidores, logo não podem afirmar por olho se é xenon ou não e daí não podem usar como argumento a alteração das características do carro.

Leiam, imprimam e ponham isto na gaveta da vossa viatura desde a pag.31 à pag.33:
http://www.unece.org/trans/main/wp29/wp29regs/r048r5e.pdf

Em Português:
6.2.6.2.1. No caso de ser necessário um dispositivo de regulação das luzes para cumprir os requisitos
dos n.os 6.2.6.1.1 e 6.2.6.1.2, o dispositivo deve ser automático.
6.2.6.2.2. Contudo, os dispositivos de regulação manual, tanto do tipo contínuo como do tipo não
contínuo, são permitidos, desde que haja uma posição de repouso que permita regular as luzes
com a inclinação inicial indicada no n.o
6.2.6.1.1 através dos usuais parafusos de regulação ou
por meios semelhantes.

Estes dispositivos de regulação manual devem poder ser accionados do lugar do condutor.
Os dispositivos de regulação do tipo contínuo devem ter pontos de referência que indiquem as
condições de carga que requerem uma regulação do feixe de cruzamento.
O número de posições dos dispositivos de regulação não contínua deve ser tal que possa
garantir o respeito da gama de valores previstos no n.o 6.2.6.1.2 para todas as condições de
carga definidas no anexo 5.
 
Isso já foi mais que discutido e já coloquei aqui a norma europeia que se refere a isso, na legislação portuguesa nada refere que tem que se usar lava-farois e nivelamento automático, fala-se apenas da cor, amarelo ou branco, 6000k ainda é considerado branco mas muito frio, portanto podem é multar pela cor, para eles multarem sob o pretexto do "alteração das características do carro" têm que provar tal coisa e tal coisa é provar que se está a usar lâmpadas com feixe superior a 2000 lumen ou lux. Eu tenho reparado nos medidores de feixe nas IPO têm lá uma parte digital que poderá medir isso, mas nas op STOP não têm medidores, logo não podem afirmar por olho se é xenon ou não e daí não podem usar como argumento a alteração das características do carro.

Leiam, imprimam e ponham isto na gaveta da vossa viatura desde a pag.31 à pag.33:
http://www.unece.org/trans/main/wp29/wp29regs/r048r5e.pdf

Em Português:


em portugal há legislação regulamentada para isso, existem várias portarias, não vale a pena seguir as leis da união europeia pq se estamos em Portugal temos de cumprir as leis do nosso diário da república..
 
entao já percebi, fui enganado por um inspector
e tb já percebi porque é que as marcas deixam de meter luz nos porta luvas, na mala e mais umas quantas pintelhices
é para cobrir a despesa que têm em colocar lava farois que afinal não são obrigatorios, é só para enfeitar

O que??? Nao tem nada a ver, nem tao pouco faz sentido!!!

ópticas olho de boi? isso quer dizer que os carros que têm xénon de origem mas a óptica não tem olho de boi é ilegal? diz-me lá agora onde é que isso está escrito!

PTiago, para poderes teres aplicaçao xenon, tens obrigatoriamente de ter "opticas olhos de boi"
O rapaz a mim ja me chamou de burro indirectamente


Voces tem que LER LER informarem-se...:D

Eu jogo pelo seguro e ando com as lampadas de origem para nao criar stresses

Chamei-te burro??? Tas tu a lavar roupa suja!
Opa, apenas disse o que sei! Ninguem é obrigado a ir pelo o que eu digo. Acho é piada vir para aqui artistas comentar uma duvida do rapaz, quem nem sabem o que estao a dizer. Ao fim ao cabo, ele ainda fica mais burro! :D
 
O que??? Nao tem nada a ver, nem tao pouco faz sentido!!!


entao mas so tu é que te informas-te?
sabes lá se eu ou qualquer outro nao se informou tb
porque raio só vamos acreditar nas tuas palavras?
se calhar tu é que nao sabes o que estas a dizer e ficamos mais burros
 
Last edited:
Chamei-te burro??? Tas tu a lavar roupa suja!
Opa, apenas disse o que sei! Ninguem é obrigado a ir pelo o que eu digo. Acho é piada vir para aqui artistas comentar uma duvida do rapaz, quem nem sabem o que estao a dizer. Ao fim ao cabo, ele ainda fica mais burro! :D

Indirectamente tens dito que todos os que tem vindo aqui dizer que é ilegal sao burros e que nao precebem nada disto

Tal como o joao diz porque raio havemos de acreditar na tua palavra tambem me fui informar e disseram-me para tirar pois é ilegal pode passar na IPO se apanhar um inspector bacano como pode nao passar posso apanhar multa como posso nao apanhar neste pais mais vale jogar pelo seguro que andar ai a sujeitar-se a apanhar multa...

Vai na volta tas para aqui a dizer que legal mas vai na volta nem no teu tens:roll:
 
Eu sinceramente ainda não li a legislação referente a esse assunto, mas tenho a dizer que já vi um Renault Laguna (versão antiga) e tinha Xénon sem ter óptica "olho de boi". Como aqui foi dito, tinha escrito na óptica "xenon".

Conclusão, pelo que foi dito pelo freitasqq, aquele carro apesar de sair de fábrica já assim vai ser constantemente chumbado na IPO e multado nas operações STOP.

Alguma coisa não está bem :rolleyes:
 
Amigos estamos aqui para aprender uns com os outros..

A nível de IPO depende de muita coisa.. já fui a vários sítios e sempre consegui passar os carros com XENON, não de origem.. nunca puseram nenhum problema

Com as autoridades acho estranho estarem a dizer isso, pois o que influencia é a cor da lâmpada que tem de ser como está nas regras por isso se diz até aos 6000K, tambem nunca vi nenhum agente da autoridade a abrir o capô e a procurar o nivelador automático..

Ha por ai muito boato que nasce, cresce e reproduz-se nos foruns :)
 
Amigos estamos aqui para aprender uns com os outros..

A nível de IPO depende de muita coisa.. já fui a vários sítios e sempre consegui passar os carros com XENON, não de origem.. nunca puseram nenhum problema

Com as autoridades acho estranho estarem a dizer isso, pois o que influencia é a cor da lâmpada que tem de ser como está nas regras por isso se diz até aos 6000K, tambem nunca vi nenhum agente da autoridade a abrir o capô e a procurar o nivelador automático..

Ha por ai muito boato que nasce, cresce e reproduz-se nos foruns :)

claro amigo mas nós estamos todos errados quer estejamos informados ou não
o unico que esta certo é ai o amigo freitas mas se calhar até esta é a deixar o rapaz mais burro
 
Indirectamente tens dito que todos os que tem vindo aqui dizer que é ilegal sao burros e que nao precebem nada disto

Tal como o joao diz porque raio havemos de acreditar na tua palavra tambem me fui informar e disseram-me para tirar pois é ilegal pode passar na IPO se apanhar um inspector bacano como pode nao passar posso apanhar multa como posso nao apanhar neste pais mais vale jogar pelo seguro que andar ai a sujeitar-se a apanhar multa...

Vai na volta tas para aqui a dizer que legal mas vai na volta nem no teu tens:roll:
E la por estarem 2 3 ou ate 4 a dizerem que nao, ja quer dizer que seja ilegal??? Do tipo, quem votar mais vezes o contrario ganha??? WTF???
Opa, estarem a comentar uma coisa que vcs nem leram, é fdd! Andam aos tiros no escuro! Nao é tao pouco ético!

Eu sinceramente ainda não li a legislação referente a esse assunto, mas tenho a dizer que já vi um Renault Laguna (versão antiga) e tinha Xénon sem ter óptica "olho de boi". Como aqui foi dito, tinha escrito na óptica "xenon".

Conclusão, pelo que foi dito pelo freitasqq, aquele carro apesar de sair de fábrica já assim vai ser constantemente chumbado na IPO e multado nas operações STOP.

Alguma coisa não está bem :rolleyes:

Ou nao. Quanto ao Laguna que viste, nao é nenhuma novidade! Existe varios assim... Mas penso que sendo de origem nao há problem!
O que nao está bem, é o facto de algumas pessoas nao saberem ler:
- "Aplicaçao Xenon"... Nao falei em xenon d'orige :D
 
Acho que o pessoal devia ter mais cuidado com o tipo de comentários que faz...
Se este tópico existe é porque alguem tem uma dúvida, e para esclarecer não basta dizer "é como eu digo"...

Fundamentem as vossas respostas com as leis em vigor e mostrem-nas!
 
Back
Top