Xénon é ilegal?

E la por estarem 2 3 ou ate 4 a dizerem que nao, ja quer dizer que seja ilegal??? Do tipo, quem votar mais vezes o contrario ganha??? WTF???
Opa, estarem a comentar uma coisa que vcs nem leram, é fdd! Andam aos tiros no escuro! Nao é tao pouco ético!



Ou nao. Quanto ao Laguna que viste, nao é nenhuma novidade! Existe varios assim... Mas penso que sendo de origem nao há problem!
O que nao está bem, é o facto de algumas pessoas nao saberem ler:
- "Aplicaçao Xenon"... Nao falei em xenon d'orige :D

vê lá se não lês-te ao contrario e pensas que estas mais certo que os outros e no fim estas a enganar-te a ti e aos outros
 
Nao entendo pk está tudo contra o freitasqq.
Ele ao menos apresentou legislação onde uma pessoa se pode informar das coisas (mesmo nao sendo a portuguesa)

Acho que o pessoal devia ter mais cuidado com o tipo de comentários que faz...
Se este tópico existe é porque alguem tem uma dúvida, e para esclarecer não basta dizer "é como eu digo"...

Fundamentem as vossas respostas com as leis em vigor e mostrem-nas!

Completamente de acordo.

vê lá se não lês-te ao contrario e pensas que estas mais certo que os outros e no fim estas a enganar-te a ti e aos outros

Palha


Mais palha
 
Nao entendo pk está tudo contra o freitasqq.
Ele ao menos apresentou legislação onde uma pessoa se pode informar das coisas (mesmo nao sendo a portuguesa)



Completamente de acordo.



Palha



Mais palha

tens de me dizer onde é que ele apresentou legislação
o que ele apresentou foi tanta palha como eu, tu e todos os outros excluindo o ballaz
 
6000K pode ser admitido mas não são todos, andam prai 6000K que parecem sei-la o quê.

Muita parra pouca uva...
Mudei as minhas lampadas de 6000K para 5000K H7r devido ás 6000K com o tempo ficarem muito azuis além disso as H7r que meti são indicadas para opticas abertas sem olho de boi. Se são legais ou não não sei, tirei para ir á inspecção.

Na rua quase não se nota que é xenon, parecem lampadas de halogenio mais brancas.
 
PTiago, para poderes teres aplicaçao xenon, tens obrigatoriamente de ter "opticas olhos de boi"

blábláblá mas ainda não tive resposta, posso te dizer que tenho um carro com xénon sem olho de boi e está 100% legal, se isso contraria o que tu dizes secalhar tens de aprender mais e melhor e depois voltar cá antes de "tentar" ensinar a alguém, pq estar a ensinar coisas erradas ou que não se tem a certeza nao vale nada..

ópticas olho de boi? isso quer dizer que os carros que têm xénon de origem mas a óptica não tem olho de boi é ilegal? diz-me lá agora onde é que isso está escrito!
 
nada como ler a legislação...mas esquecem-se de uma coisa.. circulares do IMTT internas para o Centro de inspecções a indicar que: sim senhor tem k ter isso tudo opticas homologadas para xenon letra D ( salvo erro); nivelador automático com dispositivo encaixado no eixo trás para compensar com a carga e lava vidros!!! Circular interna IMTT para IPO's! já a vi e indicava isso...
 
nada como ler a legislação...mas esquecem-se de uma coisa.. circulares do IMTT internas para o Centro de inspecções a indicar que: sim senhor tem k ter isso tudo opticas homologadas para xenon letra D ( salvo erro); nivelador automático com dispositivo encaixado no eixo trás para compensar com a carga e lava vidros!!! Circular interna IMTT para IPO's! já a vi e indicava isso...

se é letra D não tenho a certeza, mas quanto ao resto tens toda a razão. não fala em olho de boi nem de vaca :D
 
Essa lei é tao engraçada como a das peliculas aqui, LOL a policia passa multa porque tem inveja de termos xenon e eles nos cangalhos deles terem lampadas do continente. Invejaaaaa é feiooooooo.
 
Concordo contigo!

Mas existe ai um uma alinea que é mais ou menos assim:
Qualquer alteraçao feita ao veiculo, tem de estar ao abrigo da lei, ou devidamente publicada (DR).

Que eu saiba, e quanto ao tema (XENON) "Apenas podes aplicar xenon, se tiveres o que eu falei em cima!

Aprende ou informa-te! 8)
Nao caias na percentagem dos analfabetos! Nem tudo o que se le, parece! :cool:

Baixa um bocadinho o tom sff.
Sinceramente gostaria de ler o decrete-lei a que se refere esta alteração! Em diário da república...
Se o podesses fornecer agradecia. Acabaria logo com esta discussão.
Esse meu colega que foi multado, depois de ir a inspecção B recebeu duas folhas A4 com textos a explicar tudo, do porquê de não ser permitido.
Quanto ao olho de boi, penso que a laguna do ano 98 99 2000 se não estou em erro (atenção) possuía xenon e não era através de olho de boi.
 
Não é só a Laguna que tem óptica aberta, o MB classe C de 1999 também tem, mas com vidro baço. E o Classe E do mesmo ano idem aspas. Isto tem muito que se lhe diga no que diz respeito a legislação, então já que temos que nos regular pela legislação, eu apresentei a norma europeia (todos os países da UE regulam-se por isto, tal como todos os estados dos EUA se regulam pela respectiva união). Agora se a hierarquia é uma pirâmide normal, a norma europeia sobrepõe-se à lei portuguesa a não ser que haja por cá um artigo que refira o contrário, mas mesmo assim, quero saber qual o artigo do "nosso" C.E. que obriga o uso de nivelador auto + lava-faróis para feixes acima de 2000 lux, qual é?? Que eu saiba não há nenhum, só diz respeito é à cor, e cá para mim, o pessoal anda é a ser multado por andar mais azul do que branco e isso confirma-se com uma folha branca à frente da óptica, a cor que reflectir lá é a que conta. E confirmo que as H7R dão muito menos nas vistas porque só reflectem a parte superior da óptica, logo os feixes incidem na sua maioria no solo.
 
Não é só a Laguna que tem óptica aberta, o MB classe C de 1999 também tem, mas com vidro baço. E o Classe E do mesmo ano idem aspas. Isto tem muito que se lhe diga no que diz respeito a legislação, então já que temos que nos regular pela legislação, eu apresentei a norma europeia (todos os países da UE regulam-se por isto, tal como todos os estados dos EUA se regulam pela respectiva união). Agora se a hierarquia é uma pirâmide normal, a norma europeia sobrepõe-se à lei portuguesa a não ser que haja por cá um artigo que refira o contrário, mas mesmo assim, quero saber qual o artigo do "nosso" C.E. que obriga o uso de nivelador auto + lava-faróis para feixes acima de 2000 lux, qual é?? Que eu saiba não há nenhum, só diz respeito é à cor, e cá para mim, o pessoal anda é a ser multado por andar mais azul do que branco e isso confirma-se com uma folha branca à frente da óptica, a cor que reflectir lá é a que conta. E confirmo que as H7R dão muito menos nas vistas porque só reflectem a parte superior da óptica, logo os feixes incidem na sua maioria no solo.

e o pessoal se quisesse andar descansado punha h7r se ser num tom azulado que decerteza que a polícia não implicava, pq também me custa ser encandeado por esse pessoal!
 
Baixa um bocadinho o tom sff.
Sinceramente gostaria de ler o decrete-lei a que se refere esta alteração! Em diário da república...
Se o podesses fornecer agradecia. Acabaria logo com esta discussão.
Esse meu colega que foi multado, depois de ir a inspecção B recebeu duas folhas A4 com textos a explicar tudo, do porquê de não ser permitido.
Quanto ao olho de boi, penso que a laguna do ano 98 99 2000 se não estou em erro (atenção) possuía xenon e não era através de olho de boi.

verdade, a laguna não tinha olho de boi, apesar de a óptica estar preparada (tem uma inscrição própria), e de ter niveladores automáticos+mijas :)
 
Encontrei esta informaçao na net

"Boas, espero que o "dono" deste topico nao se chateie comigo...

Aqui vai um esclarecimento sobre xenon da BT:

"Aqui vai o esclarecimento da BT!

o meu mail :

Boa noite

Estou a pensar adquirir um Kit Xenon para o meu carro, no entanto ja me deparei com várias versões:
1- centro de inspecção que diz que o carro basta ter lava farois!
2- centro de inspecção que diz que o carro precisa de lava farois e de niveladores automaticos!
3- centro de inspecção diz que não é necessario nada!

E tanto quanto percebi, mesmo nos centros de inspecção, os inspectores estão algo desconfortaveis para responder a esta pergunta.
Gostava então de saber se é preciso algum deste equipamento ou o que é necessario?

Grato pela atenção


a resposta:

Exmo Senhor,


Acusamos a recepção do seu "Mail" datado de 13 de Março do ano corrente, cumprindo-nos tecer os comentários seguintes:

1. A legislação que vigora, obriga a que os sistemas luminosos e de iluminação obedeçam às características, previstas na Portaria nº 851/94, de 22.09.

2. Ali se expressa que :

- Luzes mínimos: Deverão apresentar uma intensidade tal que seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de
150 metros. A luz deve ser de cor branca ( nº 2, da Portaria supra citada)
- Luzes médios: Devem emitir uma feixe luminoso que ilumine eficazmente numa distância de 30 metros, por forma a não causar
encandeamento. Estarem colocadas a uma altura do solo compreendida entre os 500 e os 1200 mílimetros. Devem emitir uma luz
de cor branca ou amarela ( nº 5, da Portaria supra citada)

3. Assim, no momento em que se decide pelo uso de um qualquer sistema de iluminação, deve considerar-se o que está regulamentado sobre esta matéria, devendo conformar-se com aquelas características .

4. Não poderíamos, contudo, deixar de sugerir que pode contactar a DGV, enquanto entidade que aprova os veículos e sistemas que os equipam.

Com os melhores cumprimentos,

Barão Mendes, Major em serviço na BT/GNR "

Fonte: www.puntopt.net
"

Fonte: www.tuning.online.pt/forum/
 
e o pessoal se quisesse andar descansado punha h7r se ser num tom azulado que decerteza que a polícia não implicava, pq também me custa ser encandeado por esse pessoal!

Ora aí está, eu tenho H7r em 5000K para ninguém me chatear, actualmente toda gente tem xenon nos carros e muitos deles andam a cegar a malta. Ando faro de levar com essas luzes nos olhos :(
 
"... só pode ser utilizado este tipo especial de lâmpadas se tiverem sistema que ajusta automaticamente a altura do feixe de luz, por exemplo, quando o veículo passar por algum buraco ou inclinação da via ou quando estiver a circular com muito peso. Além disso, a resolução também torna obrigatória a existência de limpador/lavador de farol, para evitar distorções na iluminação provocadas por sujidade, e estabelece que apenas a luz de cor branca é permitida neste tipo de farol."

Tenho praticamente a certeza que a óptica OEM com Xenon e olho de boi, obrigatoriamente tem de ter lava faróis, até porque todos os veículos que trazem Xenon/olho de boi de fabrica, trazem lava faróis, não iam inventam isso porque fica mais bonito ou para tirar os mosquitos que ficam agarradas, tem de ter um fim, que está indicado acima.

A questão de Xenon sem olho de boi, não tenho a certeza de nada, só sei que tem que ser luz branca.
 
Bom dia pessoal, mandei um mail ao IMTT a pedir esclarecimentos, o que me indicaram foi:

Bom Dia,





Na sequência do pedido de informação abaixo, informamos o seguinte:



A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.


O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.



Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático.



Em relação à inspecção técnica, se se detectar que um veículo tem instaladas lâmpadas de descarga num gás, sem possuir os dispositivos de limpeza e de regulação da inclinação acima referidos, deve ser aplicada uma deficiência de tipo 2, correspondente ao FUNCIONAMENTO INCORRECTO das Luzes de cruzamento (médios), contida no ponto 1, Anexo n.º 4 do Despacho n.º 5392/99 de 16 de Março.





Com os melhores cumprimentos
Margarida Alexandre

Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres




pelo que eu entendi, se o xenon nao passar os 2000Lumens andamos legais certo????

Abraço
 
Bom dia pessoal, mandei um mail ao IMTT a pedir esclarecimentos, o que me indicaram foi:

Bom Dia,





Na sequência do pedido de informação abaixo, informamos o seguinte:



A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.


O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.



Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático.



Em relação à inspecção técnica, se se detectar que um veículo tem instaladas lâmpadas de descarga num gás, sem possuir os dispositivos de limpeza e de regulação da inclinação acima referidos, deve ser aplicada uma deficiência de tipo 2, correspondente ao FUNCIONAMENTO INCORRECTO das Luzes de cruzamento (médios), contida no ponto 1, Anexo n.º 4 do Despacho n.º 5392/99 de 16 de Março.





Com os melhores cumprimentos
Margarida Alexandre

Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres




pelo que eu entendi, se o xenon nao passar os 2000Lumens andamos legais certo????

Abraço

atenção que há outras leis e portarias que não estão aí mencionadas, como por exemplo usares xénon em ópticas que não estão preparadas pra esse efeito!
 
Back
Top