Teste Potência - Ibiza 6k2 VP 110 JC MOTORSPORT

Estado
Not open for further replies.
Pedro só vou pela logica,se medimos uns 16 carros e deu tudo +- correcto,das duas uma ou o banco esta certo e não roubou nada ou então roubou a todos,pois nãp ia só roubar a esse A3 por capricho;-) Ali na JC não é costume nem practica da casa arrefecer os IC's com agua durante o teste como fazem em outros lados,claro que assim da sempre mais cv:roll:

Abraço
 
Pedro só vou pela logica,se medimos uns 16 carros e deu tudo +- correcto,das duas uma ou o banco esta certo e não roubou nada ou então roubou a todos,pois nãp ia só roubar a esse A3 por capricho;-) Ali na JC não é costume nem practica da casa arrefecer os IC's com agua durante o teste como fazem em outros lados,claro que assim da sempre mais cv:roll:

Abraço


E as temp de IC que faz em banco o carro faz em estrada?

Se fizer tem uma boa ventax se não fizer o banco não será assim tão credivel para certas preparações.....

Eu já lá medi e nunca vi o meu carro fazer em estrada 80ºde temp ar......será que ganhei cv´s com 80º de intake??

Não deicha de ser um bom banco para evoluir etc....se testar outra vez eu levo a pistola de agua:twisted:
 
Pedro só vou pela logica,se medimos uns 16 carros e deu tudo +- correcto,das duas uma ou o banco esta certo e não roubou nada ou então roubou a todos,pois nãp ia só roubar a esse A3 por capricho;-) Ali na JC não é costume nem practica da casa arrefecer os IC's com agua durante o teste como fazem em outros lados,claro que assim da sempre mais cv:roll:

Abraço

A minha lógica é muito simples... Em MAHA nunca vi nenhum carro aparentar as mesmas linhas na zona utilizada para puxar com os mesmos valores que outro e na estrada estar uma diferença tal que nem 30cv justificam a diferença de andamentos. Em Rotronics já vi e por mais que eu me dê bem ou mal seja la com quem for, eu posso forçar a mudar a minha ideia relativamente a um banco.
Existem casos concretos de discrepancias tanto por excesso como por defeito. E é nestes casos que eu fundamento a minha opiniao.
Em relação ao uso de água para arrefecimento, o meu BMW numa tarde de 31ºC na Vilauto, terminou um dyno com 1.9Bar com +-55ºC de intake mesmo com injecçao de agua.
No Rotronics nem 30ºC fez e tenho a linha relativa a intake para mostrar caso queiras. Por isso referires o recurso de água é de todo descabido.
Consegues justificar a diferença ( de 40cv ) em estrada entre 2 modelos que apresentam +- a mesma potencia? Eu não.
 
Mas em MAHA faz mais temperaturas de intake porque o teste é mais doloroso e faz mais 20cv???? devia ser ao contrario não???eu fico contente que o banco da JC roube cv,pior era se os desse como o almeida e lamas e outros por aí,ao menos sei que se medir 150cv é porque os tenho e não me foram oferecidos.

Cumpts
 
Mas em MAHA faz mais temperaturas de intake porque o teste é mais doloroso e faz mais 20cv???? devia ser ao contrario não???eu fico contente que o banco da JC roube cv,pior era se os desse como o almeida e lamas e outros por aí,ao menos sei que se medir 150cv é porque os tenho e não me foram oferecidos.

Cumpts

Aí está. Procura a resposta e passo a concordar contigo no que diz respeito a Rotronics. Enquanto nao conseguires resposta, a minha opiniao sobre Rotronics difere da tua.
 
Eu só consigo explicar aquilo que vejo não o que me contam.O que sei e não estou a dizer que o banco é melhor que o maHa atenção,mas posso dizer que já lá vi mais de uma centena de testes e nunca vi nada parecido com essas descrepancias nem em carros alterados nem em carros de origem e no meu caso já medi em semanas diferentes varias vezes e a diferença que da é +1 ou -1cv nada nada de anormal por isso o banco para mim é fiavel mesmo sabendo que rouba cv;-)

Abraço
 
Eu só consigo explicar aquilo que vejo não o que me contam.O que sei e não estou a dizer que o banco é melhor que o maHa atenção,mas posso dizer que já lá vi mais de uma centena de testes e nunca vi nada parecido com essas descrepancias nem em carros alterados nem em carros de origem e no meu caso já medi em semanas diferentes varias vezes e a diferença que da é +1 ou -1cv nada nada de anormal por isso o banco para mim é fiavel mesmo sabendo que rouba cv;-)

Abraço

O que te digo é que a uns tira e a outros dá. Exemplos práticos já tos dei.
40cv de diferença entre 2 modelos semelhantes em MAHA e que sao vistos em estrada. No Rotronics a diferença nem a 10cv chega.
Também nunca tinha visto um 335D dar quase 300cv stock e já vi dar em Rotronics ( perto de 15cv a mais do que é esperado de uma boa unidade ).
 
Eu diria que não há nenhum banco "dono" da potência real, um banco deveria ser utilizado apenas como uma ferramenta, felizmente já fiz alguns dynos em que o banco serviu mesmo como uma ferramente e não como uma medição de gaitas. Já fiz também alguns desses de medição de gaitas e concluí que de banco pa banco não se aprende nada, já perdi 20cvs do Maha da Feelspeed para o Rotronics no espaço duma semana e após ter montado uma admissão BMC CDA, assim como já me aconteceu ter mais 10cvs no rotronics.

Pessoalmente se medir na JC, até porque conheço as pessoas e sou lá de perto, sempre que pretender ver os resultados de alguma mod irei novamente lá para perceber a EVO, se por ventura medisse noutro banco faria o mesmo, apenas para perceber se está a haver evolução ou regressão.
 
isso cada um gasta o dinheiro como quer e ninguem tem nada ver se é para medir gaitas ou mods,se o banco rouba é para todos se da cavalos e para todos igual o resto é fobias...
 
(...)sempre que pretender ver os resultados de alguma mod irei novamente lá para perceber a EVO, se por ventura medisse noutro banco faria o mesmo, apenas para perceber se está a haver evolução ou regressão.

Indo buscar o caso de um VAMAG ou RYME ( por vezes até com travao ), é escusado ver a evolução porque nem é preciso dizer o desfecho. Um pouco mais forte e nao mede ou mede disparates.
Eu acho que é tudo uma questao de freio e como o mesmo actua consoante a velocidade angular, daí gostar mais do MAHA largamente face às outras marcas disponíveis no mercado.
 
isso cada um gasta o dinheiro como quer e ninguem tem nada ver se é para medir gaitas ou mods,se o banco rouba é para todos se da cavalos e para todos igual o resto é fobias...

Nao é para todos igual... se um banco tiver pouco freio e nao conseguir criar "prisão" no rolar das rodas, é complicado, por exemplo, ganhar boost. Acelera no teu carro desengatado e ve se atinges sequer 1Bar, quando em estrada até podes fazer 2Bar. O mal está quando se tenta calibrar o banco de forma a dar uma potencia esperada ou desenhar o comportamento esperado e depois desafina-se para uns e favorece-se para outros.
Existem casos onde se retira potencia na zona onde gera potencia maxima e sente-se em estrada, nem é preciso ver na gestao e ao mesmo tempo aumenta-se na zona onde tem mais binário ( onde consegue causar mais aceleraçao ) e ve-se um banco registar um aumento excessivo de potencia quando deveria ter a resposta inversa. Isto porque o travão se comporta de maneira nao linear à aceleraçao do rolo. Por isso existem carros que saem beneficiados e carros que nao saem beneficiados.
De repente um exemplo de um Seat Ibiza TDI FR que tem potencial para 220cv, no maximo 230cv e vai e regista 250cv. Esse ganho é, certamente, pela facilidade com que o turbo enchia por ser um 22 de Alfa e apanhava uma rpm do rolo que o freio actua de forma diferente. No entanto, a puxar ao lado de outro com turbo maior e com potencias que se esperavam de 250cv é o que se via na estrada que garantidamente era para mais de 20cv.
 
Mas isto sao suposições. Sei mais ou menos como actua um freio no rolo e sei que ha modelos com freio nao linear. E isto sou eu a tentar encontrar explicações porque para mim algo que mede semelhante e na estrada apresenta uma diferença considerável como é constatada noutro banco tenho que considerar não correcto face ao real. E volto a dizer minha opiniao que so muda quando em concreto conseguir entender ou me conseguirem explicar.
 
Eu só consigo explicar aquilo que vejo não o que me contam.O que sei e não estou a dizer que o banco é melhor que o maHa atenção,mas posso dizer que já lá vi mais de uma centena de testes e nunca vi nada parecido com essas descrepancias nem em carros alterados nem em carros de origem e no meu caso já medi em semanas diferentes varias vezes e a diferença que da é +1 ou -1cv nada nada de anormal por isso o banco para mim é fiavel mesmo sabendo que rouba cv;-)

Abraço

De semana pa semana medias quase o mesmo mas naquele dia dum teste pó outro houve diferenças de 20cvs, aliás tornámo-nos "bons amigos" quando tive o azar de dizer que não terias tantos cvs como os que a tua assinatura indicava.

O problema seria do banco ou do carro?na altura até te queixaste que o Miguel não tinha feito a fundo e como tal o resultado não era aquele mas sim um pouco mais, logo poderei concluir que o teu carro também não terá tido uma medição correcta, sendo assim já não foi só o Gonçalo a ficar com um resultado diferente do esperado, estou errado?

Isto para ressalvar que todos temos direito a duvidar dos resultados obtidos num banco de potência, seja porque noutro banco mediu mais, seja porque as condições não eram as ideais, etc.

Pessoalmente prefiro um Maha porque foi lá que vi um banco ser utilizado como uma verdadeira ferramenta de trabalho, mas sendo ali ao pé de casa também não descredibilizo um Rotronics apesar das suas diferenças.
 
Pedro se eu tivesse um Rotronics em casa pedia-te a ti pra vires afinar o banco :D

porque é que não pegam num dia destes,num desses carros onde k tem dificuldade em criar boost no rotronics, e se dirigem a JC, pedem pra fazer um dyno com o maximo de atrito nos rolos ao mesmo tempo que fazem um log ao campo 11...e de seguida com o mesmo file,irem á ESTRADA fazer um log ao campo11 e mostrarem ao operador do banco as diferenças pelas quais tanto se batem..
Se eu tivesse duvidas era assim k fazia

PS: depois punham aqui o log pra gente ver tb :D
 
Tenho uma duvida Pedro e talvez saibas responder.
Não é novidade para ninguém que os bancos são diferentes....
Mas é do conhecimento de todos que um carro programado é mais rápido na aceleração....
A ideia que eu tenho de alguns MAHA e posso estar errado mas é o que me parece que se o carro tiver 150cv de origem demora X tempo a fazer o teste e se depois de chipado se tiver 200cv vai demorar o mesmo tempo.... Isso é Fiavél?
No geral os testes em MAHA são sempre mais demorados do que na estrada.... Isso é Fiavél?
No Rotronics o carro tem apenas uma superficie do pneu no rolo tal como na estrada e Maha tem 2
que é os 2 rolos..... Isso é Fiável?

Não estou com isto a dizer que o Maha mede mal mas sim mede de maneira diferente....

Estas a dar exemplos de carros que mediram em climas e altitudes diferentes e isso tem influencia como sabes e também sabes que os carros tem comportamentos diferentes da estrada para o banco....Teste medidos com ventiladores diferentes também alteram valores como sabes... É muito usual medir carros de origem que são para chipar e estarem parados algum tempo a espera por algum motivo, e quando vou medir espero só que a agua aqueça um pouco e faço a medição é claro
o carro tem o IC frio e marca mais qualquer coisa e nalguns casos ainda marca mais por o escape ficar quente e faz mais umas gramas de turbo...
Uma diferença de 5 a 10cv ou mesmo mais de Vila Real para Lisboa parece-te muita coisa tendo em conta estes factores todos num caso normal eu acho que não...e é tão certo que basta veres as diferenças de algumas medições por exemplo entre a AutoEscafia e a JC...

Por isto tudo pode haver diferenças entre medições até no mesmo banco...

Abraço
 
Last edited:
Pedro se eu tivesse um Rotronics em casa pedia-te a ti pra vires afinar o banco :D

porque é que não pegam num dia destes,num desses carros onde k tem dificuldade em criar boost no rotronics, e se dirigem a JC, pedem pra fazer um dyno com o maximo de atrito nos rolos ao mesmo tempo que fazem um log ao campo 11...e de seguida com o mesmo file,irem á ESTRADA fazer um log ao campo11 e mostrarem ao operador do banco as diferenças pelas quais tanto se batem..
Se eu tivesse duvidas era assim k fazia

PS: depois punham aqui o log pra gente ver tb :D

A minha área nao é a calibração. Nem estou a falar da JC. Falo dos bancos Rotronics.
 
Tenho uma duvida Pedro e talvez saibas responder.
Não é novidade para ninguém que os bancos são diferentes....
Mas é do conhecimento de todos que um carro programado é mais rápido na aceleração....
A ideia que eu tenho de alguns MAHA e posso estar errado mas é o que me parece que se o carro tiver 150cv de origem demora X tempo a fazer o teste e se depois de chipado se tiver 200cv vai demorar o mesmo tempo.... Isso é Fiavél?

A ideia de um banco é criar as condições necessárias para registar uma leitura o menos intercalada possível. O facto de demorar mais tempo, significa que o freio está com maior amplitude de actuação e permite-lhe registar quase ponto a ponto. Portanto, concluo que é fiável.

No geral os testes em MAHA são sempre mais demorados do que na estrada.... Isso é Fiavél?

Da mesma forma que um carro com um condutor é mais rápido que um carro com um condutor e 4 ocupantes. Não é uma questão de fiabilidade nem percebo bem ao que pretendes que dê o conceito de fiabilidade, mas estamos a falar da correcta leitura, ou seja, o maior número de registos durante toda a escala.

No Rotronics o carro tem apenas uma superficie do pneu no rolo tal como na estrada e Maha tem 2
que é os 2 rolos..... Isso é Fiável?

A estrada apresenta a superfície de um rolo? A estrada é plana. O angulo de ataque ao rolo é tangencial, da mesma forma que é tangencial em dois rolos. Nao sei se me faço explicar bem, mas se for o caso por colocar uma imagem.

Não estou com isto a dizer que o Maha mede mal mas sim mede de maneira diferente....

A medição é, sem dúvida, diferente de um Rotronics. Eu já medi em 4 marcas de bancos diferentes e, para mim, e quero que entendas que se trata da minha opiniao, MAHA rula e muito.

Estas a dar exemplos de carros que mediram em climas e altitudes diferentes e isso tem influencia como sabes e também sabes que os carros tem comportamentos diferentes da estrada para o banco....Teste medidos com ventiladores diferentes também alteram valores como sabes... É muito usual medir carros de origem que são para chipar e estarem parados algum tempo a espera por algum motivo, e quando vou medir espero só que a agua aqueça um pouco e faço a medição é claro
o carro tem o IC frio e marca mais qualquer coisa e nalguns casos ainda marca mais por o escape ficar quente e faz mais umas gramas de turbo...
Uma diferença de 5 a 10cv ou mesmo mais de Vila Real para Lisboa parece-te muita coisa tendo em conta estes factores todos num caso normal eu acho que não...e é tão certo que basta veres as diferenças de algumas medições por exemplo entre a AutoEscafia e a JC...

Por isto tudo pode haver diferenças entre medições até no mesmo banco...

Abraço

Se os bancos tem a particularidade de apresentar valores segundo normas, sejam ISO, DIN, etc... é porque entram em linha de conta com pressões e temperaturas ambiente.
Entendo perfeitamente que o Rotronics venha a registar valores superiores a um MAHA nao dizendo com isso que meça mal. Medem diferente, um tem uma curta duração de tempo que é ideal para evitar perdas de joule, etc... Mas o caso do Gonçalo foi diferente. Supostamente e pelo que dizes, deveria sair benefiado num Rotronics e passou-se o inverso. Eu nao tenho explicação para isso e é daí que advém a minha ideia em relação ao Rotronics. Marcar 5 ou 10cv mais num carro com 200cv é perfeitamente aceitável. Marcar menos é que é um pouco estranho.
Também ja vi disparidades num teste no 5500 ja AutoEskafia para o Rotronics da JC e acompanhei ha umas semanas a conversa com o dono desse automóvel aqui no fórum.
Na minha opinião e é pouco fundamentada porque desconheço e nunca me quis inteirar a 100%, existe diferença no freio e na forma como age e se ele é mais fraco numa velocidade angular mais baixa e se apanhar um automóvel que consegue grande binário nessa zona, o mais certo é aparecer uns valores extra devido à aceleração que lhe consegue induzir.
Abraço.
 
A minha área nao é a calibração. Nem estou a falar da JC. Falo dos bancos Rotronics.

Acredito que sim, mas que eu saiba so existe 3 bancos Rotronics em portugal, pelos menos que eu conheça, e eu falo em nome do meu Rotronics, mas numa coisa estou de acordo contigo pelo menos um Rotronics mede muito mal e por culpa nao sei de quem pois nunca vi um carro a perder 30cv da Brandoa para Famões e estamos a falar de 5 minutos de distancia:lol:
 
Estado
Not open for further replies.
Back
Top