* Resolver aquecimento sofagem

Tópico em 'Ibiza 6K' iniciado por Red Desire, 11 Fev 2012.

1. pedrocj

pedrocj

5 Fev 2013
    Gostos Recebidos:
    10
    Pensei que não tinhas trocado amigo

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk

2. Pedro Rocha

Pedro Rocha

28 Dez 2010
    Gostos Recebidos:
    0
    a ver se faço isso esta semana que com este frio uma pessoa até anda de lado xD

3. Pedro Rocha

Pedro Rocha

28 Dez 2010
    Gostos Recebidos:
    0
    já fiz deu um pouco de trabalho e é preciso um bocado de paciencia, tirei o tablier também e assim foi mais facil ;) aproveitei e reparei os apoios da consola que o antigo dono tinha-os partido quase todos agora já tá tudo bem preso ficou impec :)

4. Red Desire

Red Desire

2 Set 2008
    Gostos Recebidos:
    0
    e o quentinho voltou ao 6k amigo?

5. Helder Lopes

Helder Lopes Sócio ibizaClubPT

8 Mar 2013
    Gostos Recebidos:
    57
    Boa Noite

Em primeiro já resolvi o problema de só dar quente era o cabo azul que não estava bem seguro na abraçadeira, já meti ao sitio e ficou brutal.
    Supostamente e segundo o meu mecânico, teria que meter um radiador da sofagem porque o meu estava entupido, mas como estive a fazer uma pesquisa e ficava algo puxado arrisquei. Agora da quente como nunca deu, e um bom DIY e só seguir os passos.

Abraço e Boa Sorte;)

6. Red Desire

Red Desire

2 Set 2008
    Gostos Recebidos:
    0
    Agora vais ao teu mecanico e ensina-lhe o truque xD ainda bem que ficou resolvido amigo :)

7. Raxa

Raxa

14 Mar 2014
    Gostos Recebidos:
    0
    Fiz hoje isto. Obrigado

8. Marco Matos

Marco Matos

4 Out 2015
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas, só hoje me registei no fórum, e era mesmo este o meu problema, também não dá quente. Mas por curiosidade, tirei os dois tubos que ligam ao radiador da sofagem, e meti água com a mangueira num dos tubos e a água saiu pelo outro, em principio não deve estar entupido. Mas também verifiquei que só um dos tubos fica quente, o outro permanece frio, será que com este método vou solucionar o problema?
    Bem, espero que este seja o modelo do meu seat, 1.9D,1998, 64cav...

Last edited: 4 Out 2015
  9. liggths

liggths

7 Jan 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Muito obrigado ao criador deste post, realmente resolveu o meu problema, embora seja um trabalho um pouco chato de fazer, mas exequível. como comprei já o carro assim nunca podia ter notado as esponjas a saírem pela sofagem como muitas pessoas já aqui o relataram, mas por curiosidade hoje fui retirar as grelhas que tapam as colunas de som que se encontram na parte superior do tablier e que tem as saídas de ar para os vidros das portas e estavam completamente tapadas com as tais esponjas e ainda era bastante esponja.

Cumprimentos

10. Pink _Floyd

Pink _Floyd Sócio ibizaClubPT

18 Out 2016
    Gostos Recebidos:
    194
    Boas pessoal.

Comprei um Ibiza 6K 1.9D há cerca de 5 meses para a minha esposa, e detectei logo que a sofagem "não aquecia" devidamente.
    Após ter resolvido "outras questões" (pequenos arranjos) no dito, hoje foi dia de me dedicar a este tema, com a ajuda preciosa deste post.
    Queria ter tirado mais fotos, porém e como a minha Maria precisava do carro durante a tarde, não pude tirar as fotos detalhadas como desejava, para completar este tópico.

Ainda tirei estas, das ditas chapas e posteriormente após colocar a fita:

[​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

[​IMG] [​IMG] [​IMG]

Devido ao facto de ela precisar do carro, e também ter aproveitado para consertar alguns "pontos de fixação" na consola que estavam partidos, acabei por não deixar tudo montado ainda hoje - e só no proximo fim de semana irei completar a montagem.

Entretanto, testei a sofagem somente a meter o carro a trabalhar e esperando um pouco, e nota-se perfeitamente o calor :D
    Quando estava nesse teste, de mudança de direcção do ar (vidro, pés etc.) verifiquei que a caixa parece não estar a vedar bem, apesar de os apoios (as ditas 2 porcas) estarem no sitio é bem visivel o "mau encaixe" da caixa. Seguem umas fotos:

[​IMG] [​IMG] [​IMG]

Sente-se também uma grande "deslocação de ar" por esta zona, principalmente se o ventilador da sofagem estiver no máximo (posição 4).

Alguma dica?

Reparei também que com a sofagem "no frio", o ar sai meio morno - ou é impressão minha por causa do carro estava parado dentro do quintal? Ao "rodar" o botão que muda o sentido do ar, vi também que se vier "do vidro para os pés" fica este ultimo a funcionar, porem se ao mudar pelo sentido contrario (difusores -> difusores+pés -> pés) não fica a mandar ar devidamente...
    Na parte dos difusores no topo do tablier junto ao vidro, também me parece não terem "grande deslocação" mesmo com o ventilador no máximo...

Nota: não cheguei a desencaixar os cabos do comando da sofagem, consegui fazer o trabalho os mesmos no devido sitio.

Opiniões?
    Julgo não ter colocado fita em nenhum sitio errado, pois li este tópico desde o inicio e está previamente explicito que temos de tapar TODOS os buracos... certo?!

Um abraço! :D
    Bruno.

Last edited: 23 Dez 2018
  11. Red Desire

Red Desire

2 Set 2008
    Gostos Recebidos:
    0
    boas amigo.. em relaçao as fotos tens tudo correcto.. o mau encaixe da caixa o meu tinha o mesmo problema.. o que fiz visto que nao conseguia resolver esse problema sem desarmar todo o tablier, foi vedar tambem com fita da que tens nas fotos..

em relaçao ao deslocamento do ar dos pes para o centro e etc, parece-me que ou tens os suportes dos cabos nos botoes da sofagem partidos e os cabos nao estao a ser acionados devidamente ou entao as proprias esponjas que tem dentro das condutas ta nas lonas e ai so mesmo tirando tudo fora e tentar arranjar uma esponja que faça essa vedaçao..

Sou o autor deste topico, e apenas nao pus as fotos pelo motivo de que fiquei sem o carro.. mas estarei aqui para ajudar no que puder explicar.. pois 6k é a minha onda e o meu carro de "sonho", mas aqui a ideia do topico e mesmo so ter ar quente dentro do carro porque como deves saber os 6k nao sao de ter uma sofagem muito quente..em relaçao ao ar frio sair tipo morno e possivel isso acontecer devido ao facto de teres colocado a fita o ar acaba sempre por aquece um pouco nas condutas...

12. Pink _Floyd

18 Out 2016
    Gostos Recebidos:
    194
    Boa noite!

Embora só hoje tenha visto a tua resposta, no sábado passado tive de volta do carro e consegui deixar tudo impecável! :)

Basicamente e de uma forma resumida, o que fiz foi abrir a caixa de novo e verificar algum mau funcionamento de algo, que após uma analise da coisa vi que a chapa que alterna o ar quente do ar frio não estava a abrir/fechar devidamente/completamente.

Pensei de algo estar partido, acabei por ter sorte pois vi que estava desencaixada da peça preta que liga ao cabo. Após alguma "luta" e sorte, consegui encaixar a chapa devidamente e ficou 5 estrelas. Voltei a meter fita (dessa chapa que mexi, tinha-a retirado para trabalhar melhor a tentar encaixa-la) e fechei tudo o melhor que consegui e, curiosamente tive a mesma ideia - meter fita a "vedar" a união da caixa com a parte de cima.
    Ficou mesmo impecável, alternando perfeitamente entre o ar frio e quente, com uma diferença brutal.
    Apenas um aparte: (até nem sei se já está no tópico ou nao) na chapa que alterna o ar quente/frio, (chapa "de trás") do lado esquerdo, na ponta que fica "junto à outra chapa", também tem alguns buracos - salvo erro são 4 pequenos. Tapei também esses, julgo não ter feito asneira! :)

Em relação à questão da mudança de direcção do ar (vidro, pés etc.) tenho tudo no sitio, mas vi que por baixo do tablier, o cabo que faz movimentar a chapa que faz a dita mudança, tem tipo uma "meia lua dentada" e está um pouco moída... Mas o que é certo é que após ter tudo montado no sitio, ficou a funcionar correctamente, até ver :D Como tinha a consola fora, renovei os "vedantes" dos difusores centrais, visto a esponja já ser praticamente inexistente, fiz uns novos com um bocado de borracha de câmara-de-ar :) (e alguma paciência também!)

Outra coisa que fiz foi na chapa que une o tablier ao solo do carro, por baixo da caixa, vi que estava um bocado frouxa, empurrei o tablier para baixo o máximo que consegui e apertei devidamente essa chapa, não sei se terá alguma influencia ou não, o que é certo é que, comparando com as fotos do meu post anterior, ficou muito melhor a nivel de encaixe.

Pena não ter conseguido tirar fotos dos processos todos que fiz...

Um abraço e obrigado pelas dicas :D

13. Red Desire

Red Desire

2 Set 2008
    Gostos Recebidos:
    0
    ainda bem que resolveste amigo.. agora sabes o que é ter um 6k a funcionar a sofagem correctamente, como digo aos meus amigos melhor que novo ehehe

14. Fábio Pires

Fábio Pires

18 Nov 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas pessoal, fiz isto hoje tudo direitinho mas infelizmente esqueçi-me de deixar a chapa dos 3 furos que faz a separação do ar, nao abre completamente para o desembaciar do vidro e para os pés. Dá para resolver isto sem desmontar outra vez tudo?

Já agora muito obrigado pela ajuda, agora finalmente tenho ar quente!

15. Pink _Floyd

18 Out 2016
    Gostos Recebidos:
    194
    Boas :)

Não quero ser chato mas...
    Trata lá disso ;)

16. Fábio Pires

Fábio Pires

18 Nov 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Está feito! ;) Já agora consegues-me ajudar nisto?

17. Pink _Floyd

18 Out 2016
    Gostos Recebidos:
    194
    Não percebi ao certo o que te esqueceste... Deixaste a chapa fora do sitio? Ou não tapaste os buracos? Se ficou fora do sitio o melhor seria mesmo fazeres tudo de novo (é lixado...!). Ao menos assim dava para verificares o funcionamento a vê-la fazer o "percurso".

18. Fábio Pires

Fábio Pires

18 Nov 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    A chapa está no sitio dela e roda bem. Eu ao colocar a fita empurrei a chapa o que causou que desregulou no cabo e agora nao está a abrir completamente para o lado de desembaciar. Dá para corrigir isto esticando o cabo ou algo do genero?

19. Pink _Floyd

18 Out 2016
    Gostos Recebidos:
    194
    Tenta meter completamente no lado contrário (difusores) e depois retiras aquela "mola" que prende o cabo, esticas e prendes novamente a "mola" e testas. Atenção também a uma roda dentada que existe nesse mecanismo que pode não estar já em condições.

Nota: pelo menos no meu, mesmo quando está na posição dos pés ou vidro, nos difusores corre ar quente/frio embora não seja muito. E na verdade o fluxo de ar para o vidro não é muito (comparado com outros carros). Como aqui já referido, a sofagem não é um dos pontos fortes dos 6k...

Depois dá feedback ;)

20. Fábio Pires

Fábio Pires

18 Nov 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Ok, mas de facto está a correr muito pelos difusores centrais, e quando rodo para os pés corre pouco, mantendo-se mais pelos difusores. Amanhã vou experimentar isso para ver como fica.

Mas já agora este projecto ajudou imenso, nunca pensei que fosse vir a ter ar quente em condições mas afinal já aquece! ;)

Partilhar esta página