Pelicula e legalizaçao?

POWERGLASS

IMTT-instituto da mobilidade e dos transportes terrestres,I.P

Á FRENTE DO PILAR B ( condutor pendura e pára-brisas )

Codigo de homologaçao: 200912431433 Negro 75%



O que se estão a esquecer de informar é que essa película que foi homologada pelo IMTT tem um coeficiente de transmissão de luz de 89,1%, ou seja é uma película exactamente igual às outras marcas QUASE TRANSPARENTE (o facto da referência se chamar negro 75% não significa que tem um coeficiente de 75%).

Aliás a película da marca MADICO (que neste momento não está em comercialização) é a mais "escura" permitida por lei para a frente do pilar B (coeficiente de transmissão de luz de 85,7%) mas continua a ser quase transparente.

O que está a acontecer é que marca a ALcony conseguiu homologar uma película para as portas da frente em que a marca de homologação é feita através de carimbo. E com este carimbo os instaladores podem "carimbar" a película que quiserem e supostamente fica legal.

O que o importador está a fazer é comercializar uma película com cerca de 50% de escurecimento e o carimbo mas mesmo desta forma continuam em situação ilegal e a correr o risco de terem problemas. Apesar de a película não ficar muito escura consegue ver-se que não é a trasparente e se por exemplo arrancarem um bocado da película e compararem com a transparente vê-se uma grande diferença. Além disso existem aparelhos que medem o coeficiente de transmissão de luz e que provam facilmente que a película não cumpre o que esta homologado no IMTT. Pelo que sei o IMTT já anda a pedir orçamentos para a aquisição destes aparelhos.

Ninguém pode garantir que isto é legal. É uma forma mais "credivel" de contornar a lei mas têm que ter a noção que correm sempre o risco.

Abraço.
 
Last edited:
Boas, aqui no Porto eu consigo por-te plicula e legalizar nos vidros todos, e tu escolhes a percentagem que queres, se quizeres tudo preto legalizo na mesma

dps leva a multa na msm ...

isso é facil de fazer mas eles nao sao parvos (o pessoal é k pensa k eles sao burros)

Exactamente... temos vários casos aqui no fórum que aconteceu isso.

Isso do que dizes e treta, pk esta no librete a ref da plicula e a percentagem da mesma, a propria plicula foi a uma ipo B e levou carimbo, nao tem onde pegar

Como consegues legalizar uma coisa que é ilegal???

amigo, levas smp a talhada por isso... digo-te isto pk conheço pessoal k tb tinha axim, mas foram martelados na msm ... o srº agente so tirou de dentro do carro um bocado da pelicula com a ref. da homolgaçao e mostrou-lhe ... e ele teve k arrotar os 250€ e tirou a pelicula e mt sorte nao foi o carro apreendido.

mas se consegues e ou andas axim fixe para ti ...

ha pouco um user postou aki o link do que se pode ter nos carros...

http://www.valdemarpeliculas.pt/web/pdf/Quadro_Informativo_Peliculas.pdf

se nao corresponder está ilegal.

é simples como isso

Se eu te disser que a plicula que ponho veem com essa referencia seja qual for a percentagem?
Nao ponho nenhuma transparente por baixo e depois uma de cor por cima, ponho uma so plicula mais nada, depois de ter o carimbo da ipo b na plicula ja ninguem pode fazer mais nada, isto de fonte segura.

Ja legalizei dezenas e nunca ninguem teve problema com nada, mas agora ses tu achas que te da problemas no futuro nao ponhas, eu digo-te que nao da problemas em nada mas cada um e que sabe.
A partir do memento que a plicula que tens foi legalizada nao podem fazer nada, ta no librete a ref da plicula que tens, esta na plicula o carimbo do centro de inspecoes, diz-me onde e que vao pegar?

Se eu for ter ctg metes pelicula no meu carro e legalizas mas se depois eu for "agrafado" suportas todos os custos que isso pode ter???

Se nao tiveres conhecimentos nao consegues legalizar plicula de cor nos vidros da frente, so mesmo a transparente

Já te tás a contradizer!!! Tens que conhecer sempre alguém para te legalizar isso, logo não é legal.
 
o pessoal anda tao confuso com a peliculas , como os agentes da autoridade....

em caso de duvida , vai multa e deixa ver se cai ...
 
se a pelicula escura (5% por exemplo) no para brisas tiver o carimbo como se fosse safety filme então "supostamente" está legal porque está averbada.
se o sr. policia confirmar no livrete as referencias e se for porreiro não vai dizer nada.
 
:D

Vejam o Decreto Lei 392/2007

Está lá tudo explicito relativo á aplicação de peliculas

Elito, a tua sorte é que andas legal

Colocar pelicula no vidro da frente não é permitido
 
Last edited:
Conheço várias pessoas que andam com o carro todo negro sem peliculas sobrepostas e não precisa de ter conhecimentos, precisa é de ter dinheiro, pagar película e impostos etc etc e ninguém pode pegar. NEM NO PARABRISAS.

Várias operações STOP e 0 problemas. Já alguns tentaram pegar mas basta sabermos falar e nos defendermos.
 
O que devia de se fazer é haver uma empresa que temperasse os vidros como vêm de origem, assim o sr. guarda ia lá com a unha, mas não conseguia detectar pelicula, logo andava supostamente "legal":p
 
O que o pessoal tá aqui a falar tem duas coisas completamente diferentes:

1. Estar legal - Segundo a lei, não se pode ter peliculas à frente com uma visibilidade (ou transmissão da luz visivel) inferior a 70% (ou 75% no para-brisas);

2. Safar-se quando são mandados parar - seja por conseguirem passar a inspecção com peliculas escuras ou por saberem falar com a policia ou ambos, não podem dizer que os carros tão legais e q outros devem fazer a mm coisa porque sabem bem q não é assim.

Para além disto parece que lá pa cima po norte, tanto os IPO's como a policia parece ser mais soft neste assunto. :D
 
Last edited:
Isso do que dizes e treta, pk esta no librete a ref da plicula e a percentagem da mesma, a propria plicula foi a uma ipo B e levou carimbo, nao tem onde pegar

Tás enganado....no livrete vewm o código da pelicula e a percentagem....podes colar uma preta por cima da transparente...mas....não pega pois não é legal..... andas assim até um dia....arriscas-te ;)
 
Explica lá onde é que está escrito que não é permitido película no vidro da frente.

Ele provavelmente queria dizer película escura suponho não sei. Se for o mesmo que eu li apenas impõe os limites de 70% e 75% de transmissão da luz visivel para os vidros da frente e para-brisas, respectivamente.
 
POWERGLASS

Boas,

Sempre foi premitido pela IMTT peliculas há frente do pilar B!! Segurança,,claro!
Nao sao é premitidas peliculas de côr escura á frente do pilar B!

Temos estado a colocar as novas peliculas de segurança de 75% na frente e tem estado a passar mto bem e sem qualquer tipo de broblema como mta gente fala e diz que nao passa na inspecçao..
É uma pelicula com uma côr mto clarinha mas colocando em todos os vidros há frengte do pilar B já fica mto bonito!
SEMPRE É MELHOR QUE A TRANSPARENTE....
=D>



Cumprimentos,
 
POWERGLASS

Boas,

Sempre foi premitido pela IMTT peliculas há frente do pilar B!! Segurança,,claro!
Nao sao é premitidas peliculas de côr escura á frente do pilar B!

Temos estado a colocar as novas peliculas de segurança de 75% na frente e tem estado a passar mto bem e sem qualquer tipo de broblema como mta gente fala e diz que nao passa na inspecçao..
É uma pelicula com uma côr mto clarinha mas colocando em todos os vidros há frengte do pilar B já fica mto bonito!
SEMPRE É MELHOR QUE A TRANSPARENTE....
=D>



Cumprimentos,

Fotos disso para o pessoal ter uma ideia.
 
Fotos disso para o pessoal ter uma ideia.
X2
Já agora deixo aqui uma citação que li aqui no forum de um outro user.

"Hje fui a inspecção e aproveitei para perguntar se podia colocar a vontade a película e responderam me que sim (nos 3 traseiros) mas que para por a frente tb podia fazer o seguinte: conselho do "inspector" foi "parte os vidros todos e dizes k foste assaltado e dp o seguro paga vidros já fumados"....n sei se tenho coragem"

Será isto permitido sem ser preciso Inspecção B e averbação no Livrete pelo IMTT?

Agora fiquei curioso neste aspecto pois se assim for o seguro serve para alguma coisa não é so para nós gastarmos o dinheiro :D

Será que alguem sabe ou tem informação sobre este aspecto?

Abraço
 
X2
Já agora deixo aqui uma citação que li aqui no forum de um outro user.

"Hje fui a inspecção e aproveitei para perguntar se podia colocar a vontade a película e responderam me que sim (nos 3 traseiros) mas que para por a frente tb podia fazer o seguinte: conselho do "inspector" foi "parte os vidros todos e dizes k foste assaltado e dp o seguro paga vidros já fumados"....n sei se tenho coragem"

Será isto permitido sem ser preciso Inspecção B e averbação no Livrete pelo IMTT?

Agora fiquei curioso neste aspecto pois se assim for o seguro serve para alguma coisa não é so para nós gastarmos o dinheiro :D

Será que alguem sabe ou tem informação sobre este aspecto?

Abraço

Coragem tenho eu!!! Mas é preciso saber se dá para fazer ou nao!:rolleyes:
 
Coragem tenho eu!!! Mas é preciso saber se dá para fazer ou nao!:rolleyes:

conheço alguns gajos que fizeram isso, e tiveram sorte :D...

um deles disse que foi um camião que passou e lhe partiu os 3 de trás..

agora cada um inventa o que quer, e convém que o inspector acredite :rir:

mas é facil, antes de partir, ligas pro seguro, e dizes que já estão partidos :D
 
eu bem a pouco tempo tinha no meu ibiza do pilar b para trás 20%, e 50% do pilar b para frente e parabrisas (tava ilegal do pilar b para a frene porque o carro é comercial) mas meti porque me fizeram carjacking nesse carro e levaram-me chaves documentos, TUDO. E meti pela minha segurança..e mesmo assim o sr guarda não entendeu.. passou uma multazinha de 250€ só..país de *****:evil:
 
eu bem a pouco tempo tinha no meu ibiza do pilar b para trás 20%, e 50% do pilar b para frente e parabrisas (tava ilegal do pilar b para a frene porque o carro é comercial) mas meti porque me fizeram carjacking nesse carro e levaram-me chaves documentos, TUDO. E meti pela minha segurança..e mesmo assim o sr guarda não entendeu.. passou uma multazinha de 250€ só..país de *****:evil:

250€ não é a multa para os vidros todos ? não devia ter sido só do pilar B para a frente ?
 
pagas 250€ por teres num vidro ou nos vidros todos.
quanto a essa historia do seguro, vejam bem primeiro(antes de partir) se o vosso seguro cobre o valor dos vidros fumados que sao bem mais caros...;-)

abraços
 
Back
Top