Multa de 750e - Peliculas

Boas os carros comerciais podem por qualquer percentagem de pelicula do pilar B para traz, menos opaca.
E não precisa de ir ha inspeção B, nem por no livrete..

Finalmente que alguém diz as coisas como devem ser.
Até haver um decreto-lei em contrário o que conta é o de 2008

Cumps
 
Esta tabela já não serve para nada?
peliculascr4is5tt9.jpg

Dessa tabela só muda os 2 últimos pontos dos ligeiros de mercadorias...

Marca da homologação passa a ser obrigatória e averbamento também (caso seja opaca não é obrigatório)
 
Se ficar tudo averbado no livrete está LEGAL :D


Se ele tiver 70% no para-brisas está ilegal.. porque mesmo se tiver tudo averbado no livrete, aparece a tal maquina magica e da um valor de 70%.. se por lei so pode ter 75% está ilegal..

Essa maquina de ver a luminosidade que passa atraves das películas vem acabar com as idas as ipo's B e pagar para passar assim..

Já agora já alguém foi a IPO B para legalizar as películas?!? Como é feita a IPO ?!
 
Se ele tiver 70% no para-brisas está ilegal.. porque mesmo se tiver tudo averbado no livrete, aparece a tal maquina magica e da um valor de 70%.. se por lei so pode ter 75% está ilegal..

Essa maquina de ver a luminosidade que passa atraves das películas vem acabar com as idas as ipo's B e pagar para passar assim..

Já agora já alguém foi a IPO B para legalizar as películas?!? Como é feita a IPO ?!

Sim tens razão...esqueci-me do vidro da frente 75%
 
É tão bom andar sem películas, não tenho que "dar" 150€ ao estado, 90€ e tal ao imtt mais o preço de colocar as películas :D

Façam como eu, se não querem que se veja para dentro mete-se um pano no vidro e está feito.

Metam uma coisa na cabeça, neste país o melhor é não investir 1 cêntimo em que fôr no carro, pois hoje em dia é tudo alteração de características... fica mais barato, e anda-se descançado ;)
 
Pessoal, atenção que a lei das películas foi novamente alterada.
Os comerciais ligeiros serão obrigados a averbar no livrete as películas,coisa que até agora não era necessário.

Tem pessoal que só vê o que lhe convém,e depois quando lhes toca a porta vêm chorar aqui para o forum (não me tou a referir ao autor do tópico)
 
E mais uma vez
(retirado do site di IMTT)

Nos termos do Decreto-Lei n.º 392/2007, de 27 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 193/2009, de 17 de Agosto, é admitida a possibilidade de afixação de películas coloridas nos vidros das janelas dos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias, desde que devidamente homologadas.

Estas disposições não se aplicam às películas plásticas afixadas nos vidros:
de veículos pertencentes às forças de segurança e de autoridades judiciais;
correspondentes à caixa de carga dos automóveis ligeiros de mercadorias;
correspondentes à célula sanitária das ambulâncias.

Procedimentos
Apenas podem ser afixadas películas que estejam legível e indelevelmente marcadas com a marca de homologação nacional ou com marca de homologação concedida por outros Estados-Membros e considerada equivalente à marca nacional.
Esta transformação das características do veículo obriga ao seu averbamento no certificado de matrícula, após a sua aprovação em inspecção extraordinária em centro da categoria B.
Taxa: € 150,00

O processo de homologação nacional assim como o processo de reconhecimento de marcas de homologação concedidas por outros Estados Membros está previsto na Deliberação do IMTT n.º 1017/2008, publicada em 8 de Abril.

Lista de películas com homologação reconhecida pelo IMTT.
(atualizada a 22-01-2013)

Lista das peliculas averbadas (pilar B frente no fundo da pagina deste LINK)

* http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portu.../Documents/ListaPeliculas30_22Janeiro2013.pdf

cumps, acho que mais esclarecedor que isto nao pode ser, quanto a tabelas com datas anteriores a estas nem vale a pena olhar para elas...
 
Last edited:
Depois deste post será que devo ir aprender português outra vez?

Para os comerciais:
"é admitida a possibilidade de afixação de películas coloridas nos vidros das janelas dos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias, desde que devidamente homologadas."


"Estas disposições não se aplicam às películas plásticas afixadas nos vidros:
...;
correspondentes à caixa de carga dos automóveis ligeiros de mercadorias;
..."

As peliculas plasticas são as tais opacas!
 
Para os comerciais:
"é admitida a possibilidade de afixação de películas coloridas nos vidros das janelas dos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias, desde que devidamente homologadas."


"Estas disposições não se aplicam às películas plásticas afixadas nos vidros:
...;
correspondentes à caixa de carga dos automóveis ligeiros de mercadorias;
..."

As peliculas plasticas são as tais opacas!


Películas plásticas são todas as películas, não façam confusões onde elas não existem.
Sejam coloridas, opacas, às bolinhas cor-de-rosa, etc.

Nos vidros traseiros de um comercial não é preciso meter no livrete.

A lei saiu em 2007 e sofreu alterações em 2008 e 2009. A partir daí nunca mais sofreu qualquer alteração.
Agora existe é o tal dispositivo que permite ver na hora se está a infringir a lei ou não.

Mas como eu sou um gajo 'burro' liguei para 2 casas de películas a perguntar.
A resposta foi a mesma, atrás do pilar B não precisa de IPO B nem livrete.
Não satisfeito, fui com o meu carro a um centro de inspecções, cheguei lá e disse que queria fazer IPO B extraordinária porque tinha metido películas nos vidros traseiros do meu comercial, E, coisa estranha, não é que obtive a mesma resposta das casas das películas.

Agora que cada um, neste caso autoridade, interpreta a lei como quer, disso não tenho a menor dúvida.
 
Desde quando é que os comerciais precisam de homolgação do pilar B para trás? looool
Até pode-se pintar os vidros à trincha que continua legal, sem falar que se pode retirar o espelho retrovisor.
 
Esta treta faz me lembrar a polémica da barra AA...toda a gente diz que é legal....e deve ser....mas são multados à mesma....e nao é por isso que se deixam de meter barras AA....tanta coisa ilegal que temos nos carros e vamos estar preocupados com a ***** das peliculas....o rebaixamente é ilegal mas toda a gente o tem....xenon e leds e mais paneleirices mas toda gente mete....mais uma vez digo...estao a faze uma tempestade num copo de agua....agora é obvio que há muita gente, incluindo eu que os "agentes" fazemos levar por lorpas agora eles tem um dispositivo e estamos todos com medo....
À e mais eles tambem tem um dispositivo de medir os decibeis....mas o pessoal mete na mesma linhaa direta....

E agora veem me com preocupações derivado a este equipamento?
 
E falando em peliculas a minha cunhada acabou de levar com IPO B e bilhete de 120 € em plena A5 .
Moto-ratos da BT nao facilitam :s
Mesmo assim ainda fecharam os olhos ao rebaixamento e ás peliculas frontais.
Multaram pelas de tras só
 
Back
Top