Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....

Miloop acho k agora falta continuar esse fluxograma, com a duração de injecção, que como o blue tdi disse é o k na realidade acaba por controlar a quantidade de combustivel, sendo que ate 60mg de IQ temos margem sem tocar nesses mapas.

Viva!!

O diagrama foi deito com o que temos até agora.... cada coisa a seu tempo. ;)

Cumps, Milo.
 
Luis mike como disse o daniel guerra eu estava a falar de motores Vp, que tem uma bomba de alta pressão.
Miloop acho k agora falta continuar esse fluxograma, com a duração de injecção, que como o blue tdi disse é o k na realidade acaba por controlar a quantidade de combustivel, sendo que ate 60mg de IQ temos margem sem tocar nesses mapas.

Ahhhh! Já tava a ficar baralhado!
De qualquer forma o ficheiro original que estamos a usar desde o inicio do tópico é o de um PD130, correcto?

Voltando aos fluxogramas, aqui fica o meu contributo! :cool:
Tentei encaixar tudo o que falamos até agora. A imagem tá um bocado fanhosa... o PDF tá melhor.

Visio-TDI ECU Flowchart_v0.1.vsd.pdf

 
Viva!!

Melhor era impossivel!!! grande trabalho luis...... parece-me estar tudo OK!!

Vamos a explorar esse terreno!!

Proximo mapa..... Boost in Fct of IQ....... aceitam-se opiniões.


Cya, tks Milo.
 
o primeiro tá a funcionar bem xD

Grande trabalho e limpinho:)




Sabem é possivel meter um chip reprogramavel por obd num golf 4 de 99 VP110?
Queria reprogramar o meu e disseram-me que era preciso abrir a centralina e trocar o chip, mas depois nao cheguei a perceber se parar afinar a repro era preciso voltar a abrir sempre.. penso que seja igual ao ibiiza 6k2 gt tdi
 
o primeiro tá a funcionar bem xD

Grande trabalho e limpinho:)




Sabem é possivel meter um chip reprogramavel por obd num golf 4 de 99 VP110?
Queria reprogramar o meu e disseram-me que era preciso abrir a centralina e trocar o chip, mas depois nao cheguei a perceber se parar afinar a repro era preciso voltar a abrir sempre.. penso que seja igual ao ibiiza 6k2 gt tdi

De que mês é o Golf? Após mês 05/06 alguns já tem comunicação via OBD. Já reprogramei alguns dessa forma.
 
Amigos,

Nos motores com VP37 aparentemente existe um mapa do tipo Tensão=func(RPM, IQ). Ora este mapa especifica qual a tensão a aplicar na bomba injectora em função do IQ efectivo e das RPM. Pelo que me parece, a variaçao de tensão aplicada na bomba faz variar a pressao aplicada pela boma no gasóleo que vai para os injectores.
Então agora há uma determinada pressão na entrada do injector, que terá de ser superior a um valor pré-definido (pressão de abertura do injector) para fazer com que o injector abra (injecte) durante um determinado período de tempo. Ora agora, não tendo certeza do que vou dizer, penso que quando a pressao cai abaixo de um certo valor o injector fechará automaticamente.
Agora perguntas a debater...
1 - Este controlo do valor de pressão minima de abertura de injector é definido pela electronica ou pela mecânica?
2 - Li noutro tópico que este valor tem influencia na determinação do instante de tempo em que se inicia a injecção (avanço), uma vez que quanto maior este valor, mais tempo demora a bomba injectora a atingir essa pressão. Isto parece levar a uma janela temporal de injecçao diminuida, a não ser que o injector também feche mais tarde (isto já n sei...).
3 - Por outro lado, se não considerar-mos nenhuma modificação no tempo durante o qual o injector permanece aberto, podemos sempre admitir que durante esse tempo a quantidade injectada depende apenas da pressao que foi estabelecida na bomba pela aplicação do referido sinal de tensão pela ECU.
4 - Ora se alguém fizer isto (aumentar a pressao da bomba), irá concerteza descalibrar todo o sistema de controlo electronico, no sentido que a ECU "pensa" que injectou 20mg quando na verdade injectou 25mg por exemplo, logo o computador de bordo irá medir menos do que a realidade.

Isto é o que consegui aprender/questionar pela leitura que fiz no forum... Já agora pelo que estive a ver o sistema VP44 (do 320d) não é bem igual a este, mas até gostava de saber a diferença...
 
Os injectores voltam à posição de repouso quando a pressão do gasóleo desce abaixo de "x" por força das suas molas internas. O valor de pressão necessária para abrir é definido pela força das molas.
 
Os injectores voltam à posição de repouso quando a pressão do gasóleo desce abaixo de "x" por força das suas molas internas. O valor de pressão necessária para abrir é definido pela força das molas.

Entao essa força das molas é passivel de ser ajustada mecanicamente?
 
Entao essa força das molas é passivel de ser ajustada mecanicamente?

Claro. Tu podes pedir para te colocarem a pressão de abertura do injector a um valor que entendas. Quanto mais baixo, mais tempo de injecção tens, mas tens muitas outras desvantagens tais como pulverização pouco eficiente.
 
Os injectores voltam à posição de repouso quando a pressão do gasóleo desce abaixo de "x" por força das suas molas internas. O valor de pressão necessária para abrir é definido pela força das molas.

Claro. Tu podes pedir para te colocarem a pressão de abertura do injector a um valor que entendas. Quanto mais baixo, mais tempo de injecção tens, mas tens muitas outras desvantagens tais como pulverização pouco eficiente.


OK. Então a pressão do gasóleo desce abaixo de "x" porque a bomba injectora deixou de receber ordem da ECU para dar pressão ao gasóleo, ou simplesmente porque a pressão dentro do injector vai baixando naturalmente com o decorrer da injecção, até que deixa de ser suficiente para vencer a força da mola, apesar da bomba continuar a fazer pressão?
(parece-me mais lógica a primeira opção...)
 
Mas o tempo de injecção deve ser o mais pequeno possível, certo?

O tempo de injecçao ideal pode ser calculado assim como o angulo em que deve ser injectado. Mas tendo limitação a nível de quantidade pela reduzida pressão de injecçao de uma bomba injectora, tens que ponderar e achar um meio termo para teres a maior quantidade, com pressurização na "janela" ideal.
 
Boas,
Milo0p acho que o mapa em questão é o 56926 corrijam-me se estiver errado

70334491.jpg



Abraços,
 
Back
Top