Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....

Rufiatdi, a que bomba te estás a referir?

Pois se bem entendo a quantidade de combustivel injectado (a partir de um valor de pedido de injecção) é calculado pela ECU para ser convertido em tempo. Isto porque o que a ECU faz é alimentar uma solenoide no injector durante o tempo calculado como um equivalente a uma quantidade de injecção.
Quero com isto dizer que me parece que se existe um limite, esse limite será uma vez mais um mapa. Não faço ideia se um dos proximos mapas seja o de converter o pedido de IQ em tempo de abertura do injector. Isso sim já me começava a fazer sentido!


milo0p! pros fluxogramas eu sugeria usarmos o Merdasoft Visio! :D Certamente que existem alternativas, mas como estou habituado a usar este no trabalho! :p

O primeiro input parece-me que será o Driverwish, como referis-te, mas até agora so tivemos mapas que reagem como limitadores, acho eu!

Alguém está à vontade em MatLab??? Isso é que era! meter os mapas todos lá pra simular qq coisa :D

Já agora, Milo0p, que aspecto e dimensão achas que terá tal fluxograma/diagrama de fluxo???
Bem mais complexo que isto, nao?!?
fluxograma.gif
 
Boas,
Já estamos a entrar por caminhos que nunca foram navegados por estes lados, por isso começo a ficar um bocado a leste sem perceber certas coisas, vou acompanhar de perto o post que sem duvida começa a ser um grande post!!!!

Rufiatdi, a que bomba te estás a referir?

Se não estou errado ele está-se a referir a bomba de gasóleo, parecido com o overclock de um processador de um pc alterar voltagens para se conseguir mais velocidade! se é que posso exemplificar desta maneira!

Abraços
 
Não existe nenhum limite a 70mg ou 51mg, logo os vossos calculos de lambda de nada servem....
A ECU nao tem nenhuma balança onde pesa o combustivel, logo nao consegue calcular quantidades em unidades de peso...

existe sim um ''calculador de quantidade de combustivel'' que esta gravado na electronica.
Em micro segundos nos common rail, tensao entre dois terminais da bomba injectora no caso de motores VP e duraçao de angulos de arvore de cames no caso de PD's....

Se querem aprender a mexer numa electronica, o ideal é aprenderem mecanica e so depois passarem para a electronica com programas crakados....

é mt facil meter mais 40cv num PD130 mas é complicado saber cm é k eles aparecem.....

prova disso sao os erros deste topico...

a potencia de um motor nao é conseguida com valores de debito nas tabelas de acelerador... acelerador stock, faz 300cv num PD 130 assim como o limitador de combustivel por rotaçao de motor ou a MAF que tanta confusao esta a fazer neste topico...


estudem mecanica e depois comecem na electronica/afinaçao do motor....
actualmente andam a tentar aprender em electronicas feitas por outros mas quando vos aparecer um PD130 com 200cv a injectar 20mg/R lidos por vag-com e a fazer 1.0 bar tb por vag-com, vao olhar para o log e voltar ao ponto zero....
Chiptuning nao é um passatempo.... é algo que ocupa quase 24h por dia...
 
Last edited:
Viva!!

Blue, desculpa contrariar.... mas existe sim um limite de leitura do VagCom para 70 mg, sendo possivel alterar o hexdump para ser possível ao VagCom uma leitura superior.

Mas como é obvio a leitura do VagCom não implica nada na quantidade injectada.... só mesmo o computador de bordo irá apresentar consumos inferiores á realidade.

A quantidade de combustível injectada está ligada á duração em que o injector esta abreto e não ao valor... sendo este 20, 50 ,70 ou 100 mg podemos estar a injectar o mesmo.


Blue, mas se estamos assim tão errados no que estamos a fazer, então porque não nos orientas? é obvio que nenhum de nós é chiptuner, mas sim curiosos que estão dispostos a aprender e ensinar. Tens algo a ensinar ? tens algo a aprender? não... então boa viagem.

Cumps, Milo.
 
Viva!!

Está criado no TOL um topico com uma amostra daquilo que é um stage 3 da PKE (Zeferino), se é ou não... não sei, vendo ao preço que me venderam.

deixo aqui para espreitarem...

https://www.yousendit.com/transfer.php?action=download&ufid=TzY2Rm84TkwwMEhIRGc9PQ

Se isto é chituning PRO até estamos bem encaminhados..... LOL ;)

TDISportR, de facto falta por cá muita macânica..... não se sabendo mais vamos decobrindo aos poucos, estudando aqui e acolá, com os próprios erros Aka turbos ou blocos partidos. Era sem dúvida de valor poderem nos ajudar em relação a isso.


Vamos é continuar com o topico.... quero agora o diagrama simplificado..... logo a seguir relacionamos todos os mapas já encontrados... entretanto logo seguimos para os próximos mapas.



Cumps, Milo.
 
Eu continuo a achar que antes de trabalhar com um programa em que vão progressivamente identificando uma série de mapas que se relacionam com outros e considerarem isso chiptuning que ainda vos falta ( a quase todos ) compreenderem o funcionamento de um motor diesel ( neste caso ), sistemas de injecção, de sobrealimentação, sensores ( ajuste e calibraçao ), actuadores e forma como intervêm no comando, etc... Quando estiverem à vontade neste tema, aí avançariam para este tópico.
É compreensível que nunca terão ajuda de quem realmente sabe, porque quem sabe faz disto o modo de vida e pagar as despesas porque ocupa grande parte do dia a descobrir o que muitos aqui vão descobrindo por sobreposição de ficheiros modificados sobre originais e deduzindo unidades comparando com o que lêm nas máquinas de diagnóstico.
É natural que quem entende da matéria nao irá escrever.
Boa continuação.
Se entenderem criar um tópico sobre mecânica terá muito maior adesão com utilizadores que querem realmente aprender que utilizadores que pretendem fazer dinheiro facil.
 
Viva!!

Está criado no TOL um topico com uma amostra daquilo que é um stage 3 da PKE (Zeferino), se é ou não... não sei, vendo ao preço que me venderam.

deixo aqui para espreitarem...

https://www.yousendit.com/transfer.php?action=download&ufid=TzY2Rm84TkwwMEhIRGc9PQ

Se isto é chituning PRO até estamos bem encaminhados..... LOL ;)

TDISportR, de facto falta por cá muita macânica..... não se sabendo mais vamos decobrindo aos poucos, estudando aqui e acolá, com os próprios erros Aka turbos ou blocos partidos. Era sem dúvida de valor poderem nos ajudar em relação a isso.


Vamos é continuar com o topico.... quero agora o diagrama simplificado..... logo a seguir relacionamos todos os mapas já encontrados... entretanto logo seguimos para os próximos mapas.



Cumps, Milo.

O Ficheiro em questão é um exemplo assim assim de como se faz as coisas num carro stock. No entanto existem algumas gralhas...
 
milo0p, com essa arrogancia ngm te vai ensinar nada...
Eu sei mt bem que da para mostrar no vag-com mais k 70mg de combustivel assim como mais pressao de boost ou 300% de carga de acelerador....
ainda tu nao tinhas o programa crakado e ja eu experimentava isso... sabes o k se ganha com isso num PD??? ganhas zero pk o calculador de combustivel acaba a 60 ou 65 mg/r.... é tempo perdido andar a brincar com alteraçao de nrs p o vag-com...

Quando falei em limites de combustivel, refiria-me a debito real e nao numeros que aparecem em diagnostico....

Estou como disse o TdiSportR: Comecem por aprender mecanica e so depois passem para a electronica...

continuaçao de bons estudos<LI class=right>
 
a potencia de um motor nao é conseguida com valores de debito nas tabelas de acelerador... Acelerador stock, faz 300cv num pd 130 assim como o limitador de combustivel por rotaçao de motor ou a maf que tanta confusao esta a fazer neste topico...

genau!
 
Desperta o chiptuner que há em ti. E


m vez de se andarem a picar, quem quiser que ajude, quem não quiser, não precisa de postar. Senão mais um tópico sem interesse.
 
milo0p, com essa arrogancia ngm te vai ensinar nada......<LI class=right>

Viva!!

Arrogante??!! tenho sido do mais humilde possível, tanto nas minhas palavras como no resto.

Mas blue, tenho a certeza que com umas dicas tuas teremos com certeza muito a aprender..... precisamos de orientação. ficamos então a aguradar.


Cumps, Milo.
 
a potencia de um motor nao é conseguida com valores de debito nas tabelas de acelerador... acelerador stock, faz 300cv num PD 130 assim como o limitador de combustivel por rotaçao de motor ou a MAF que tanta confusao esta a fazer neste topico...
Posso concordar com isso, porque o meu fez 246 cvs com praticamente o acelarador stock e fuma menos do que dantes, tendo apenas cerca de 5500 mg na driver wish=D&gt;
 
Boas,
Já estamos a entrar por caminhos que nunca foram navegados por estes lados, por isso começo a ficar um bocado a leste sem perceber certas coisas, vou acompanhar de perto o post que sem duvida começa a ser um grande post!!!!

Se não estou errado ele está-se a referir a bomba de gasóleo, parecido com o overclock de um processador de um pc alterar voltagens para se conseguir mais velocidade! se é que posso exemplificar desta maneira!
Abraços

Tens a certeza?!? Então a bomba de gasoleo não é mecanica??? O manual do 1.9TDI refere exactamente isso:

Fuel Pump
The fuel pump is located directly behind the vacuum pump at the cylinder head.
It moves the fuel from the fuel tank to the pump/injectors.
Both pumps are driven jointly by the camshaft. They are collectively known as a tandem pump.
 
Eu continuo a achar que antes de trabalhar com um programa em que vão progressivamente identificando uma série de mapas que se relacionam com outros e considerarem isso chiptuning que ainda vos falta ( a quase todos ) compreenderem o funcionamento de um motor diesel ( neste caso ), sistemas de injecção, de sobrealimentação, sensores ( ajuste e calibraçao ), actuadores e forma como intervêm no comando, etc... Quando estiverem à vontade neste tema, aí avançariam para este tópico..

Boas!
TdiSportR, tens toda a razão! Mas quem iniciou este topico (milo0p) parece-me que ja tem boas noções de mecanica e assumiu isso como requisito (por assim dizer).
Algures nas primeiras paginas também foram "postados" links pra documentação sobre o motor em questão, e sobre turbos e mais algumas coisas...
Algumas pessoas como eu que de mecanica só sabem mesmo é calcar no acelerador terão mesmo de desbulhar essa informação! É o que eu tou a fazer com a meu habitual interesse "pelo conhecimento" :p
Estejam descançados os chiptunners que o meu ganha pão nunca será na arte do chipanço! O meu carro está virgem nessa materia e só experimentarei qq coisa se for muito suave e se tiver muita confiança!

Milo0p, a ver se amanha dou o meu contributo nos diagramas de fluxo. De um ponto de vista de electricista, claro! Diagramas de fluxo de um ponto de vista de mecânico nem me arrisco:lol:
 
Fuel Pump
The fuel pump is located directly behind the vacuum pump at the cylinder head.
It moves the fuel from the fuel tank to the pump/injectors.
Both pumps are driven jointly by the camshaft. They are collectively known as a tandem pump.

Boas Amigo Luis, estás-te a referir a bomba PD que é o que os nossos carros tem, a bomba de gasóleo que o rufiatdi e blue_tdi se estavam a referir é a bomba de gasóleo VP que além de ser controlada mecanicamente, é controlada electricamente também!

http://wiki.obed.org.uk/index.php?title=Volkswagen_group_Tdi_engine_with_VP_37_injection_pump

Em relação ao resto que aqui se tem referido, não vou defender ninguem é simplesmente a minha opinião, o milo0p tem sido bastante HUMILDE em partilhar todo aquilo que sabe, e como o blasto disse só participa quem quer. Há mapas que para um simples repro não precisam de ser alterados, mas o milo0p está a fazer um grande trabalho em falar de todos um pouco para se poder ter uma noção e a correlação entre todos os mapas. Não sou mecanico de automoveis mas sou tecnico de manutenção de aeronaves que é bastante diferente dos carros. Mas não é por isso que não tenho uma noção de como funciona um motor automovel a gasolina ou a disel, mas há areas em que não me sinto á vontade, talvez por falta de experiencia ou falta de leitura!!!! Amigo milo0p continua com o bom trabalho!!!!!
Abraços
 
Last edited:
Viva!!!

Não tinha o visio instalado nesta maquina, e como estava com preguiça.... lá foi com papel e lapis.

Com o que temos até agora parece-me estar bem.




Cumps, Agradeço comentários.



PS: Obrigado Luis, Blasto, Daniel...... isto é mesmo para continuar e cada vez melhor!!
 
Last edited:
Luis mike como disse o daniel guerra eu estava a falar de motores Vp, que tem uma bomba de alta pressão.
Miloop acho k agora falta continuar esse fluxograma, com a duração de injecção, que como o blue tdi disse é o k na realidade acaba por controlar a quantidade de combustivel, sendo que ate 60mg de IQ temos margem sem tocar nesses mapas.
 
Back
Top