Linha de Escape!!!

Pedro Sport

Administrador
Membro do Staff
boas....
pessoal preciso da vossa ajuda, em conversa com um amigo, surgiu uma duvida, que depressa se transformou em teima!
Linha completamente directa e em inox, faz ou nao perder velocidade de ponta?
Carro em questão, Seat Ibiza 6K2 TDI 110cvs, completamente stock!

ele argumenta, que carros com geometria variavel, nao tem essa perda?


digam de vossa justiça!;)


abraço
 
boas....
pessoal preciso da vossa ajuda, em conversa com um amigo, surgiu uma duvida, que depressa se transformou em teima!
Linha completamente directa e em inox, faz ou nao perder velocidade de ponta?
Carro em questão, Seat Ibiza 6K2 TDI 110cvs, completamente stock!

ele argumenta, que carros com geometria variavel, nao tem essa perda?


digam de vossa justiça!;)


abraço


boas..

duvido que uma linha directa faz perder velocidade...mas pelo contrario...

ab
 
será?

toda a vida ouvi dizer que sim!
mas quem sou eu para duvidar!
apenas gustava que me esclarecessem!;)


abraço e bgd!

isso é simples...
olha uma linha de origem tem catalizador, ponteira final com malhas para reduzir ruidos e tal, e toda essas porcarias intupe a saide dos gazes e que faz o carro andar menos solto, abafado....ora entao com tudo directo sem cat e com um bom terminal e sobretudo tudo em inox faz-t um rendimento espectacular..saida de gazes mais rapida, e menos compressao dentro e carro muito mais solto..

ab
 
isso é simples...
olha uma linha de origem tem catalizador, ponteira final com malhas para reduzir ruidos e tal, e toda essas porcarias intupe a saide dos gazes e que faz o carro andar menos solto, abafado....ora entao com tudo directo sem cat e com um bom terminal e sobretudo tudo em inox faz-t um rendimento espectacular..saida de gazes mais rapida, e menos compressao dentro e carro muito mais solto..

ab

tens toda a razao!;)
eu sei disso tudo!
mas entao pq que tda a vida ouvi dizer que perde ponta?
pessoal com experiencia no assunto e muitos anos nestes mundos!:confused:


abraço!
 
:arrow: Linha toda directa (sem panela nenhuma):
É a configuração q tenho neste momento, tens uma baixa descomunal, em arranque fica mm mto bom, se és um homem de arranque, é esta, sem dúvida, a tua configuração. É claro q noto q em altas ele perde bastante, creio q cerca de 10/15 km/h.

:arrow: Pros:
:arrow: Um grande aumento de performance em baixas.
:arrow: Uma melhor saída de gases, o q faz com q o carro demore mais tempo a aquecer, q tb é bom.

:arrow: Contras:
:arrow: Perdes alguma velocidade de ponta, dependendo do tipo de repro que tens, mas vais sempre perder para as outras configurações, devido a não fazer tanta pressão em alta no turbo.
:arrow: O barulho q faz (tipo "tractor") é decididamente um grande inconveniente, para quem não gosta (q não é o meu caso, adoro ouvir a descompressão do turbo :D), mas principalmente, por causa dos azuis, q ficam logo aos saltos qdo ouvem o bafo.. :whistle:


:arrow: Linha directa com panela final (de origem) apenas:
Foi a primeira configuração q tive, ganhas alguma baixa, não mta, mas tb não perdes ponta, esta é uma configuração ideal para quem gosta mais de fazer ponta, e não gosta de barulho. Claro q depois tens sempre a opção de colocar uma panela de rendimento, e aí tens sempre algum barulhito e ganhas mais um pouco de baixa, q deve ser o q eu vou colocar no meu carro.

:arrow: Pros:
:arrow: Libertas grande parte da pressão q o catalisador acumula no turbo, o q vai descer a temperatura do mesmo (em alta) em cerca de 200ºC, ou até mais. Atenção q é essencial tirar o catalisador qdo fazes repro, senão o mais certo é a geometria do turbo ir à viola (no mínimo), o mais comum é o turbo partir-se todo completamente.. :rolleyes:
:arrow: Ganhas um pouco de baixa, sem perderes alta, sendo sempre uma situação de ganho, mas claro está, depende do q queiras.
:arrow: Não faz o dito barulho q o ppl fala, inerente da linha directa sem panela.

:arrow: Contras:
:arrow: Não ganhas a mesma baixa q ganhas sem a panela, mas isto só se fores um homem de arranque, é q é um contra para ti.



:arrow: CONCLUSÃO:
:arrow: Se fores um homem de arranque puro, mete uma linha toda directa. Se quiseres fazer ponta, panela final. Mas creio q a melhor opção seja mesmo a panela final de rendimento, normalmente são panelas cónicas, com entrada a 60 e saída a 80, ou 80/100, depende da panela. Uma coisa indispensável é tirar o catalisador, q é a pior coisa para o turbo q podes ter com uma repro (já para não falar da EGR).
 
:arrow: Linha toda directa (sem panela nenhuma):
É a configuração q tenho neste momento, tens uma baixa descomunal, em arranque fica mm mto bom, se és um homem de arranque, é esta, sem dúvida, a tua configuração. É claro q noto q em altas ele perde bastante, creio q cerca de 10/15 km/h.

:arrow: Pros:
:arrow: Um grande aumento de performance em baixas.
:arrow: Uma melhor saída de gases, o q faz com q o carro demore mais tempo a aquecer, q tb é bom.

:arrow: Contras:
:arrow: Perdes alguma velocidade de ponta, dependendo do tipo de repro que tens, mas vais sempre perder para as outras configurações, devido a não fazer tanta pressão em alta no turbo.
:arrow: O barulho q faz (tipo "tractor") é decididamente um grande inconveniente, para quem não gosta (q não é o meu caso, adoro ouvir a descompressão do turbo :D), mas principalmente, por causa dos azuis, q ficam logo aos saltos qdo ouvem o bafo.. :whistle:


:arrow: Linha directa com panela final (de origem) apenas:
Foi a primeira configuração q tive, ganhas alguma baixa, não mta, mas tb não perdes ponta, esta é uma configuração ideal para quem gosta mais de fazer ponta, e não gosta de barulho. Claro q depois tens sempre a opção de colocar uma panela de rendimento, e aí tens sempre algum barulhito e ganhas mais um pouco de baixa, q deve ser o q eu vou colocar no meu carro.

:arrow: Pros:
:arrow: Libertas grande parte da pressão q o catalisador acumula no turbo, o q vai descer a temperatura do mesmo (em alta) em cerca de 200ºC, ou até mais. Atenção q é essencial tirar o catalisador qdo fazes repro, senão o mais certo é a geometria do turbo ir à viola (no mínimo), o mais comum é o turbo partir-se todo completamente.. :rolleyes:
:arrow: Ganhas um pouco de baixa, sem perderes alta, sendo sempre uma situação de ganho, mas claro está, depende do q queiras.
:arrow: Não faz o dito barulho q o ppl fala, inerente da linha directa sem panela.

:arrow: Contras:
:arrow: Não ganhas a mesma baixa q ganhas sem a panela, mas isto só se fores um homem de arranque, é q é um contra para ti.



:arrow: CONCLUSÃO:
:arrow: Se fores um homem de arranque puro, mete uma linha toda directa. Se quiseres fazer ponta, panela final. Mas creio q a melhor opção seja mesmo a panela final de rendimento, normalmente são panelas cónicas, com entrada a 60 e saída a 80, ou 80/100, depende da panela. Uma coisa indispensável é tirar o catalisador, q é a pior coisa para o turbo q podes ter com uma repro (já para não falar da EGR).




egr ja nao tenho amigo!
repro tambem nao, nem é para tao cedo!
mas é assim tao notória a perda de ponta?:confused:



abraço e desde ja obgdo pela longa e esclarecedora explicaçao e experiencia!;)
 
sem duvida k com linha directa apenas se perde cerca d uns 5 a 10km/h...

tb ando indeciso em modificar a minha linha de escape....

tipo inicialmente keria tirar o catalizador e a panela final e ficava so a do meio....

isto pa ter um bom ronco e nao ser um ronco abusado mas ao mesmo tempo ia perder ponta em retirar a panela final....


por outro lado pensei mesmo o k se esta aki a dxer e o k me aconselharam...

k é linha directa de 60mm e uma panela final em inox em 60mm

ai ia ficar com um ronco altamente mas abusado demais mas o mais ekilibrado para o carro....

ainda tenho a opçao d linha directa com panela final d origem...mas isso pra mim é o melhor de todas as opçoes po carro...

fica porreiro em ponta,ganha se baixas mantem se a ponta....e o carro respira melhor sem duvida nas kestoes d temperatura do motor e turbo etc...

mas o ronco num é a mesma coisa claro...

tb ando endeciso:confused:

veremos:D
 
sem duvida k com linha directa apenas se perde cerca d uns 5 a 10km/h...

tb ando indeciso em modificar a minha linha de escape....

tipo inicialmente keria tirar o catalizador e a panela final e ficava so a do meio....

isto pa ter um bom ronco e nao ser um ronco abusado mas ao mesmo tempo ia perder ponta em retirar a panela final....


por outro lado pensei mesmo o k se esta aki a dxer e o k me aconselharam...

k é linha directa de 60mm e uma panela final em inox em 60mm

ai ia ficar com um ronco altamente mas abusado demais mas o mais ekilibrado para o carro....

ainda tenho a opçao d linha directa com panela final d origem...mas isso pra mim é o melhor de todas as opçoes po carro...

fica porreiro em ponta,ganha se baixas mantem se a ponta....e o carro respira melhor sem duvida nas kestoes d temperatura do motor e turbo etc...

mas o ronco num é a mesma coisa claro...

tb ando endeciso:confused:

veremos:D



ja somos 2 entao!:confused:
 
boas pedro, eu no meu caso vi-me "forçado" a tirar a linha direta que tinha pois o meu carro aos 170 entrava em safe por ter demasiada saida de gases de escape e tinha a pressao do turbo muito alta, mas ate chegar a essa velocidade era uma coisa descomunal, de momento tenho tudo direto mas com a panela final de origem e ja faco bastante mais ponta sem o problema que tinha antes.
o arranque nao é tao forte mas ja ta mais ao meu gosto
 
No meu ver perde monta linha toda directa, por falta de backpressure. Mas em contra partida ganha baixa rotação os gases estao sem qualquer atrito.

È a minha opiniao na materia.Abraços!
 
ja decidi o que vou fazer!

tirar cat e panela do meio, de resto n mexo em mais nada!

assim sendo:

- nao perco ponta
- ganho baixas
- tiro temperatura ao turbo
- e ganho um ronquito

obrigado pessoal!;)
 
boas amigos so mesmo para comfrimar o que ja foi dito... a linha directa perdes a velocidade de ponta mas gainhas um arranque muito bom (esperencia propria)...
Eu tenho a minha com o catalizor limpo e a panela do meio no fim, fiquei com um andamento mt rasoavel... quanto a barulho ficou exelente.
 
Quando dizem catalizador limpo,kerem dizer o que?? Tiram fora fisicamente?? Se nao, como é que "limpam" isso??

partem a ceramica e deixam a carcaça a fazer efeito.. era o que tinha no meu.. :D

exprimentei 3 tipos de linha no ibiza... se fosse hoje:

Nao metia tudo directo
Nao aumentava diametro
Deixava panela final com linha directa de diametro de origem ;)
 
Quando dizem catalizador limpo,kerem dizer o que?? Tiram fora fisicamente?? Se nao, como é que "limpam" isso??

quando dizem limpo querem dizer que foi aberto e retirado tudo o que se encontrava no interior, em alguns casos o pessoal passa um tubo por dentro do cat, outros deixam aquela "bolsa" oca apenas para dar efeito aos senhores de azul e nas ipo´s
 
quando dizem limpo querem dizer que foi aberto e retirado tudo o que se encontrava no interior, em alguns casos o pessoal passa um tubo por dentro do cat, outros deixam aquela "bolsa" oca apenas para dar efeito aos senhores de azul e nas ipo´s

Hmmm, interessante,onde posso fazer isso? Qualquer casa de escapes faz isso? Recomendam-me alguma na zona de Lisboa, areeiro, almada, setubal?
E preços, isso faz-se ligeiramente barato ou nem por isso?


Abraços
 
Hmmm, interessante,onde posso fazer isso? Qualquer casa de escapes faz isso? Recomendam-me alguma na zona de Lisboa, areeiro, almada, setubal?
E preços, isso faz-se ligeiramente barato ou nem por isso?


Abraços

eu tenho ideia que qualquer casa de escapes te poderá fazer isso mas nao tenho é ideia de valores :(
 
Back
Top