entao penso que quem necessita de voltar a escola, ou perder algum tempo numas search´s sera o senhor, porque parece que ainda nao percebeu que no patamar mecanico em que andamos nem sempre as caracteristicas das motorizaçoes equivalem a melhores ou piores performançes ou especificaçoes.
Mas para melhor entender do que falo dou-lhe um exemplo concreto e nao me limito a mandar postas e depois nao as comprovar com argumentos validos...como tal o senhor demostra no seu pseudoconhecimento.
Tomemos por ex os seguintes carros rivais ao longo das sua historia:
- Novo BMW M3;
- Novo Mercedes 63 AMG
Sem aprofundar muito as caracteristicas mecanicas, ambos utilizam um motor de 8 cil. em V,dianteiro, longitudinal....no entanto o 63 AMG utiliza um motor de 6.2 litros com 481cv/6800rpm,630Nm/5000rpm pesando 1755kg, enquanto o M3 utiliza um motor de 4.0 litros com 420cv/8300rpm,400Nm/3900rpm pesando 1655kg....e basta ficar por aqui (para mais infos google it...)
Se leu com atençao deu conta que o 63AMG conta com mais 12000cc, 61cv e 230Nm
Logo o senhor, com estas spec´s a sua disposiçao, provavelmente diria: "ah sao os dois muito parecidos mas com estas diferenças o Mercedes 63 AMG ficara bem a frente do BMW M3..."
Estaria enganado... pois a BMW fez uso das novas tecnologias em termos de motorizaçao etc, e da inteligencia dos seus engenheiros e apostou num motor menos musculado (logo mais leve, e com a potencia na estrada em mais baixas rpm´s) e voilá....conseguiu melhores perfomançes (anunciadas e ja devidamente medidas e comprovadas)... alguns ex:
- vel. max.: ambos 250 (limitada) (tirem o limitador e vejam o desenrolar da historia...)
- aceleraçoes 0-100 km/h: -63AMG (5.3s)
-M3 (4.9s)
isto nos testes aos dois porque anunciadas a Mercedes opta por enganar os seus clientes.....
e para concluir basta dizer que a historia se repete nas varias reprises, consumos etc.....o M3 sempre superior...ah e vdd o mercedes custa 150.650€ so com equipamento de serie e o BMW 104.400€
Isto foi so um ex....puderia dar-lhe mais mas enfim va la pela historia das valvulas em motores diesel etc,etc.....
tente perder mais tempo em aprendisagem, pesquizas etc etc....tal como me aconselhou :ideia:
cumprimentos
PS:ja agr o seu, ah desculpe nao é seu....o G40 do seu amigo é um 1.3cc e nao é por ai que fica atras de alguns com mais valvulas e cc´s.....ou estou enganado?