Esclarecimento Legalidade Barras AA

Pois, mas então a solução para quem já comprou o carro com ela montada e não tenha quaisquer tipo de declarações, mesmo sendo original, é retirá-la? :confused:

Não sei até que ponto um concessionário da marca nos fornece os tais documentos para se poder averbar no livrete caso não se consiga fazer prova da sua compra.. Não estou para andar arriscar apanhar multa de 250€ como alguns colegas aqui relataram :( enfim.
 
amigo, nesse caso só há 2 coisas a fazer, ou tirar, ou comprar uma nova na seat, pagares a montagem na seat para, desse modo, te passarem o documento..
 
sim até porque há montes de IPO onde o pessoal vai com óptica aberta e passam, apesar da ilegalidade

não vamos entrar por ai que não é o assunto senão daqui nada estam aqui uns quandos a dizer que vão lá com o carro todo arreado, xenon, blá blá blá... e passam
 
amigo, nesse caso só há 2 coisas a fazer, ou tirar, ou comprar uma nova na seat, pagares a montagem na seat para, desse modo, te passarem o documento..

Isso está fora de questão. Prefiro desmontar pois não vou estar a gastar €€ na compra de outra quando já a tenho. É triste mas pronto é a Lei e a forma como os agentes a interpretam..

abraço
 
Pois, mas então a solução para quem já comprou o carro com ela montada e não tenha quaisquer tipo de declarações, mesmo sendo original, é retirá-la? :confused:

Não sei até que ponto um concessionário da marca nos fornece os tais documentos para se poder averbar no livrete caso não se consiga fazer prova da sua compra.. Não estou para andar arriscar apanhar multa de 250€ como alguns colegas aqui relataram :( enfim.

Manda um email para Seat Portugal a explicar isso, ver o que eles dizem...podia ser que mandassem fazer uma "vistoria" á barra numa oficina da marca ou coisa do género...
 
Alguem sabe o pvp da barra na seat, ou já foi anteriormente mencionado ?
Porque já que não tenho antes pagar 100, que pagar 70 e andar com a fugir com o o cu á pica..
 
boa tarde, a minha barra foi montada e comprada na seat e neste momento estou a tentar legaliza-la (estou a espera do documento da Seat portugal). eu vi a montagem e posso t dizer que não levantaram o carro, foi montada no chão, sendo assim pelo que disseste foi mal montada.... -.-''

de resto concordo ctg em tudo White cupra
 
Last edited:
este pais é msm assim. só criam leis pra mamar dinheiro mas o k mais m xateia é que essas leias é pra mandar no carro que eu paguei e que é meu. dai por logica faço dele o que quero claro com limites, mas agora multar por barras AA por falta de segurança.... omg só msm neste pais. é mesmo como disseram em cima, atras dos gajos que roubam carros nao vao eles dá mt trabalho. mas enfim sao aquelas leis estupidas como multarem por tar ao telemovel a conduzir e nao multar por conduzir a fumar (nao tou contra o pessoal que fuma) só mesmo por o motivo ou justificaçao que eles dao d multar por estar ao telemovel pra mim ir a fumar é igual
 
alguem sabe me dizer se no 6k o cupra saiu com ela de origem ? eu tnh barra no gttdi e queria tentar averbar akilo sem ter problemas mas acho que vou msm tirar aquilo...
 
Venho assim por este meio expor a minha indignação referente a legalização da barra anti-aproximação da seat sport neste grandioso país de burocracias.

Tenho um seat Ibiza fr e decidi colocar a barra anti-aproximação. Desloquei-me a seat e demonstrei o meu interesse na aplicação da barra e assim foi, a mesma foi encomendada e após a sua chegada foi montada na seat. Sabendo então que esta dita barra tinha de estar averbada do livrete, pedi a seat um documento que provasse que a barra era original da marca, logo certificada e aprovada para o veiculo em questão, foram-me entregues então o comprovativo de compra e de montagem assim como o manual de montagem da barra.

Segui então para o próximo passo, a ida ao IMTT neste caso em Esgueira (Aveiro).

Ao ser atendido no mesmo expliquei o que queria, a resposta que obtive foi a seguinte:
- Não da para averbar a barra no livrete, essa ou qualquer tipo de barra.
Indignado perguntei:
-Como faço? A lei diz que tem de estar no livrete caso contrário estou sujeito a uma coima.
A senhora então disse-me:
-É fácil tire a barra…
Sai do imtt e fui virado a seat, chegando la expliquei a situação. Por coincidência a GNR estava na seat, fui então chamar os senhores agentes juntamente com o senhor que me atendeu na seat, estivemos a dialogar e as autoridades confirmaram-me que sim, que a barra tinha de estar no livrete….
Perguntei eu então:
-Como faço para por no livrete? É que o imtt diz que não da!!!
A resposta foi, faça como se faz com as jantes, peça a seat um certificado como o acessório em questão é específico para o carro, não trazendo qualquer alteração negativa para a segurança do veículo.

Assim foi, foi mandado um pedido para a seat Portugal e apos duas semanas tinha o documento.
Segunda ida ao IMTT, mais uma vez demonstrei o meu interesse na legalização da barra e a resposta foi a mesma. Pedi então que chamassem o seu superior, pois queria o caso resolvido. Apos duas horas de espera o Sr. Esgueiro do IMTT veio ao meu encontro e mais uma vez expliquei o caso. O mesmo não sabia o que fazer, de modos que ligou para um seu superior (penso que ligou para a cede do IMTT, em Lisboa). Depois de alguns minutos de espera foi-me explicado que o que eu estava a fazer era uma transformação do veículo, logo tinha de seguir o seguinte processo de transformação de veículos.

Neste processo foi-me pedido:
- Desenhos do veiculo à escala de 1/20, 1/30 ou 1/40 onde constem as alterações, com vistas (lateral, cima e retaguarda), dimensões principais e devidamente legendado;
-Memoria descritiva onde constem as alterações efectuadas no veiculo;
-Termo de responsabilidade da transformação
-TAXA: 150 EUROS

Mais um entrave na tentativa de legalização. Como devem imaginar a paciência tem limites e estive a beira de desistir, contudo o engenheiro do IMTT disse para tentar que ate podia ser fácil. Fui embora mas fiquei a pensar na situação e decidi ir a seat a fim de saber se o que me era pedido pelo IMTT era possível. A seat disse-me então que da parte deles não haveria nada a fazer.
E eu pergunto, tenho um desenho de montagem e respectiva descrição, uma declaração como o componente em questão e viável no veículo, a factura de como o acessório foi comprado e montado na marca, o que mais posso eu fazer para resolver esta situação insólita e ridícula?
Apensas querem andar conforme a lei em vigor mas a realidade é esta, as dificuldades para legalizar um acessório original num veículo que de origem vem preparado para o receber são inúmeras.
Obrigado a todos pelo tempo despendido e em especial a seat que dentro das duas possibilidades me forneceu os documentos requeridos.
 
Last edited:
epa este pais e mesmo uma *****....a policia diz que sim o IMTT diz que nao,na marca querem e vender o resto e historia e andamos nos feitos maluquinhos de um lado para o outro....emfim eu prefiro nem pensar em ter nada disso no meu carro
 
o que é certo é que esta barra faz diferença, eu gostei dos resultados obtidos :)

neste pais é que... enfim
 
E certo é que isto é como o vento...

Uns averbam levando a papelada ao imtt, outro nao é preciso um projecto com desenhos tal como quando convertem os carochas em descapotavel ou buggy, ou como os jipes BJ40 quand tiram o hardtop rigido e querem fazer descapotave. Enfim eu cada vez mais acho que isto é tudo paleio de quem nada sabes, aprende tudo por equivalencias.... ao anos de experiencia a beira mar...
 
pois para uns é uma coisa para outros é outra, se lermos para traz também vemos que existem utilizadores que conseguiram averbar a barra no livrete por exemplo.
 
pois para uns é uma coisa para outros é outra, se lermos para traz também vemos que existem utilizadores que conseguiram averbar a barra no livrete por exemplo.

Se realmente houve pessoal que conseguiu legalizar a barra sem precisar dos desenhos e isso tudo que te pediram, penso que a melhor solução é mesmo tentares ir a outro centro do imtt e ver se lá consegues legalizar directamente sem precisares de mais nada..

Infelizmente cada vez mais é complicado andar com um carro alterado. Cada vez mais operações e um maior conhecimento por parte dos agentes o que leva a quase todos os carros que são fiscalizados e estão alterados apanharem IPO B com a bela da multa de 250 euros.

É por estes motivos (e contra mim falo) que já não vale a pena andar com um carro alterado para andarmos sempre com receio de sermos apanhados como se fossemos uns criminosos e levar uma multa que nos dias de hoje custa pagar.

É a vida :(
 
anualmix também a alterações e alterações e a que ter atenção a conduta de cada condutor na estrada. mas enfim isto não se faz :(

eu chego a conclusão que vender droga é ilegal mas consumir é legal, comprar uma peça na marca amolgada e certificada pela CE é legal tirar partido desta mesma é ilegal
 
A conclusão que se chega é que:

Preferem passar multas (a policia). e o IMTT facturar com IPO´s B de fiscalização em vez de legalização - não dão trabalho...

Que muitos funcionários do IMTT não percebem "ponta de um corno" do assunto e estão lá por cunha ou "equivalência" e mesmo assim trabalhar é coisa que não lhes interessa... Cansa.

Que o Estado cada vez mais receba menos de IVA e IRC da actividade económica que é a venda de material e serviços aftermarket (ou neste caso original também ) pois cada vez menos há vontade em gastar para melhorar os nossos carros pois estamos sujeitos à perseguição fascista da policia... Que em vez de verem quem anda sem seguro, com pneus carecas e carros todos rebentados de falta e manutenção anda em cima disto.

Sim porque carros de luxo à borla só mesmo os politicos. Pagos por todos nós.

Mete nojo mas se não é a realidade, de facto imita bem...
 
Back
Top