duvida na linha d escape

kual a melhor maneira d ter a linha d escape???


  • Total voters
    535
Ora pois então aqui vai..

Eu votei em linha directa com panela final, pq já tive o prazer de experimentar com panela final, e tudo directo.. Ambas com linha de 60mm INOX, q é uma coisa q deves pensar seriamente em colocar, pois uma linha de maior diâmetro, dá-te uma melhor saida de gases..

:arrow: Linha toda directa (sem panela nenhuma):
É a configuração q tenho neste momento, tens uma baixa descomunal, em arranque fica mm mto bom, se és um homem de arranque, é esta, sem dúvida, a tua configuração. É claro q noto q em altas ele perde bastante, creio q cerca de 10/15 km/h.

:arrow: Pros:
:arrow: Um grande aumento de performance em baixas.
:arrow: Uma melhor saída de gases, o q faz com q o carro demore mais tempo a aquecer, q tb é bom.

:arrow: Contras:
:arrow: Perdes alguma velocidade de ponta, dependendo do tipo de repro que tens, mas vais sempre perder para as outras configurações, devido a não fazer tanta pressão em alta no turbo.
:arrow: O barulho q faz (tipo "tractor") é decididamente um grande inconveniente, para quem não gosta (q não é o meu caso, adoro ouvir a descompressão do turbo :D), mas principalmente, por causa dos azuis, q ficam logo aos saltos qdo ouvem o bafo.. :whistle:


:arrow: Linha directa com panela final (de origem) apenas:
Foi a primeira configuração q tive, ganhas alguma baixa, não mta, mas tb não perdes ponta, esta é uma configuração ideal para quem gosta mais de fazer ponta, e não gosta de barulho. Claro q depois tens sempre a opção de colocar uma panela de rendimento, e aí tens sempre algum barulhito e ganhas mais um pouco de baixa, q deve ser o q eu vou colocar no meu carro.

:arrow: Pros:
:arrow: Libertas grande parte da pressão q o catalisador acumula no turbo, o q vai descer a temperatura do mesmo (em alta) em cerca de 200ºC, ou até mais. Atenção q é essencial tirar o catalisador qdo fazes repro, senão o mais certo é a geometria do turbo ir à viola (no mínimo), o mais comum é o turbo partir-se todo completamente.. :rolleyes:
:arrow: Ganhas um pouco de baixa, sem perderes alta, sendo sempre uma situação de ganho, mas claro está, depende do q queiras.
:arrow: Não faz o dito barulho q o ppl fala, inerente da linha directa sem panela.

:arrow: Contras:
:arrow: Não ganhas a mesma baixa q ganhas sem a panela, mas isto só se fores um homem de arranque, é q é um contra para ti.



:arrow: CONCLUSÃO:
:arrow: Se fores um homem de arranque puro, mete uma linha toda directa. Se quiseres fazer ponta, panela final. Mas creio q a melhor opção seja mesmo a panela final de rendimento, normalmente são panelas cónicas, com entrada a 60 e saída a 80, ou 80/100, depende da panela. Uma coisa indispensável é tirar o catalisador, q é a pior coisa para o turbo q podes ter com uma repro (já para não falar da EGR).

Espero ter ajudado, se quiseres esclarecer mais alguma dúvida, diz qq coisa!

abç
 
Excelente esclarecimento unspeed :respect:

Tenho linha de origem e so panela final. Tirei o catalaizador.

Tou a pensar por linha de 60mm e deixar panela final...ou tirar tudo para ver como fica o barulho....vamos la ver :whistle:
 
No meu GT TDI saquei o Cat e a panela intermedia, e ficou com o assobio do turbo bem mais audivel, se ganhou em recuperações foi coisa pouca, e vel. max. mantem-se a mesma, a direito 210(206 no GPS) e 215 a descer!
Tenho que referir que o carro está stock, só tapei a EGR, tanto fisicamente, como electronicamente, e graças a um site espanhol dei mais um pouco de gasoleo com o Vag-com e lá diziam que dáva cerca de 1~2cv, portanto o meu ibiza está 95% stock:rir:whistle:

Só um aparte, parece que deita só um pouco mais de fumo...e nesse mesmo dia que tirei as panelas, picou-se um A3 tdi de 110cv. comigo e deu pra ver que o ibiza estava melhor a recuperar e ia sempre busca-lo...ai se não fosse o transito na Via do Infante e teria sido mais interessante.

Outra coisa a temperatura do oleo não aquece tanto como antes e arrefece mais rapidamente!!!
 
Tou com ideias de por linha directa no carro e deixar a panela final de origem, mas estou com medo que fique a fazer um cagaçal do caraças, pois já tive carros a fazer barulho e aquilo em viagem era uma m#*$%*... :redcard:

Caso faça não sei se deva deixar o tamanho original do tudo e apenas retirar o cat e a panela intermedia ou por uma maior tb sem o cat e a intermedia (ou seja só com a final de origem...).

O que dizem destas duas duvidas que tenho?:cryy:

O meu charuto é um Seat Ibiza de 97 com 90burros e quero fazer isto antes da repro...
 
Em termos de ruido, tás há vontade...pois o meu até quase não se nota...só mais pelo assobio...pelo cheiro...pelos gases...e só pelo ronquezinho mais grosso em altas....mais isto só nota que já tens umas boas luzes de mecanica/automoveis!!!
 
a malta anda a meter os pes pla maos a linha de 60 so deve ser aplicada depois de haver um upgrade ao turbo!! enkuanto se mantiver o turbo de origem usa se a medida original!!!
 
Em termos de ruido, tás há vontade...pois o meu até quase não se nota...só mais pelo assobio...pelo cheiro...pelos gases...e só pelo ronquezinho mais grosso em altas....mais isto só nota que já tens umas boas luzes de mecanica/automoveis!!!

Tks pela resposta assim já fico descansado em relação ao barulho... ;)
 
a malta anda a meter os pes pla maos a linha de 60 so deve ser aplicada depois de haver um upgrade ao turbo!! enkuanto se mantiver o turbo de origem usa se a medida original!!!


Boa dica, ajudas-te bastante como eu não vou mudar de turbo já sei que posso deixar a linha de origem... ;)

Basta só retirar o cat e a panela do meio... BACANO;)
 
a malta anda a meter os pes pla maos a linha de 60 so deve ser aplicada depois de haver um upgrade ao turbo!! enkuanto se mantiver o turbo de origem usa se a medida original!!!

pois foi o que eu fiz, e por isso é que não perdi ponta nenhuma!
Continua a dar 210 a direito de ponteiro, 204~205 de GPS...:)
 
Boas.. .eu ja tirei o catalisador, e agr keria tirar a panela do meio, ja prokurei e n vi nd de konkreto, sera k vou ter perdas???:confused:
 
Eu quando passei da linha stock para directa so cm panela final de rendimento o carro ficou cm um disparo brutal mas realmente em ponta perde um pouco mesmo ajustando a repro... so k o k perde em andamento ganha em fiabilidade ja k as EGTs caem k nem uma bala mal se tira o kat e panela central.
O som mesmo cm panela final ainda chama a atençao aos azuis...

Cumps
 
Eu neste momento so tenho a panela final de origem, e nota-se q é mais "maluco" a sair...quanto a altas deu m empreçao q perdi um pouco, coisa minima... mas agr tou a pensar por linha 60 directa e na ponta um silenciador de baixas a conta dos azuis...xD ... se andares dvagar n camas atençao e s calcas a fundo..uih q ai vai canhao..fica com um barulhao do outro mundo :D
 
a malta anda a meter os pes pla maos a linha de 60 so deve ser aplicada depois de haver um upgrade ao turbo!! enkuanto se mantiver o turbo de origem usa se a medida original!!!

humm! bacano!
:D
então basta sakar o CAT e por uma falange e tá a andar!!!
:whistle::claque::clap:
 
unspeed, mto bem rapaz!
ou es mecanico ou es um gajo com mta cultura geral como eu....
:rir: ou nao....
:D:weedman::D:weedman:
 
Back
Top