como montar condensador?

Não sou expert em SPL nem nunca estive com um desses hiper-super-mega condensadores na mão... mas, aqui vai a minha simples opinião (de quem não percebe nada do assunto ;) ):
- A resistência, e como já disseram, deve ser utilizada na 1ª carga. Não para que o condensador fique plenamente carregado, mas para limitar o pico de corrente gerado, quando no circuito da bateria é ligado um condensador em paralelo. Se não for utilizada a resistência e o condensador estiver perfeitamente descarregado, o condensador vai puxar uma corrente instantanea elevada, podendo, consoante os cabos usados, provocar aquecimento nos mesmos e/ou queimar o fusível que possa estar no circuito;
- Para além disso, a resistência também deve ser utilizada na descarga, pelo simples motivo que nunca se deve armazenar um condensador carregado. Para a descarga, o que se deve fazer é desligar o condensador do circuito e ligar a resistência entre os dois terminais do condensador, para que este descarregue através da resistência;

Para desmistificar, não há cargas completas e meias cargas só porque se utilizou a resistência ou não! O condensador depois de estar em paralelo com a bateria fica sempre carregado com a tensão da mesma!

- Porque motivo deve o condensador ficar o mais próximo possível do amplificador? Porque o amplificador vai necessitar de maior corrente nos picos da música. Ou seja, o amplificador vai necessitar em instantes breves de tempo de elevadas correntes. Como a bateria está longe e por outro lado as baterias não foram feitas para ter respostas rápidas a pedidos instantâneos de corrente, o ideal é ter um condensador que possa fornecer esses picos de corrente.

Inté
 
e o q foi dito atras nao foi isso, q eu saíba nao escrevi em lado nenhum meias cargas, mas pronto já q sabes tanto nao sei porque é q antes nao explicaste, dei uma mera informação do q acontece nao estive a explicar ao pormenor, mas nao confundas um condensador destes com um de electronica ;)
 
Pensava que condensador era condensador... tanto aqui como na outra ponta do mundo, quer seja grande como pequeno.
Mas, se assim não é, fico-me por aqui, porque tal como disse nunca tive o prazer de ter uma bizarma dessas na mão.

Inté
 
Pensava que condensador era condensador... tanto aqui como na outra ponta do mundo, quer seja grande como pequeno.
Mas, se assim não é, fico-me por aqui, porque tal como disse nunca tive o prazer de ter uma bizarma dessas na mão.

Inté

é assim o proposito neste topico é tentar ajudar a resolver um problema de ruído e foi aí q centrei a minha resposta, se já tiveste oportunidade de pegar num condensador de electronica chamemos assim sabes q se o abrires está tipo um papel embebido num liquido, o proposito de condensador em teoria é sempre a mesma armazenar energia em explicação mais clara para quem nao percebe do assunto pois nem todos sao tecnicos de electronica etc etc, um condensador de carros ´so é semelhente mesmo a nivel de armazenagem de energia mas ao mesmo tempo faz as outras funçoes atras descritas por mim, e como disse antes faz um teste SPL e veras a diferença da performance de um devidamente carregado abraço, nao estou aqui para picardias nem sei mais q ninguem daí ter referido para procurar ajuda de um profissional, penso q aqui no forum o objectivo nao é saber uns mais q outros ou fazerem q sabem atraves de uma busca no google atras de informação, penso q estamos aqui todos para partilhar ideias e ajudarmo-nos todos partilhando ideias e opinioes, infelismente nas minhas respostas nao posso responder a tudo como queria e explicar tudo como as xxxx tenho vontade no audio, pois a minha profissão nao me permite, quem me conhece sabe do q estou a falar daí as xxxx nao poder responder tudo o mais claro possivel;)
 
ora nem mais wifi, a resistencia no caso do condensador serve pra carregar o condensador de modo a envitar um possivel arco electrico que podera atingir quem o esteja a ligar, este é a funçao mais importante da resistencia.
 
ate ainda à bocado ninguem sabia, agora é só expert´s mas o q é certo é q ninguem resolve o problema do moço nem sequer sabem dar uma explicaçao do q pode ser, só teoria e pratica ooooooooooo, como já disse antes mesmo sem resistencia pode-se carregar o condensador basta para isso utilizar uma lampada de prova, mas se nao souberem nada como uma resposta com tempo de 5 a 10 minutos de espera para responderem para isso basta uma busca na net parabens só expert´s mas só agora antes ninguem explicava nada pensava q o proposito do topico era ajudar as pessoas neste caso do moço q tem problemas de ruído quanto a isso respostas 0000000 :clap: porque será, ja estou como o outro olha querem saber comprem umas revistinhas da especialidade q pode ser q apreendam algo:whistle:
 
Relativamente aos ruidos, para os evitar é necessario evitar a aproximaçao dos cabos rca de os cabos de alimentaçao(isso ja aqui foi referido), se nao resultar tens de pensar em varias opçoes como por exemplo trocar os cabos rca pro uns de maior qualidade ou arranjar supressores de ruidos(filtros) . O condensador nao te ira ajudar nessa questao. Eu no meu caso passei os cabos rca pelo o lado do pendura e o cabo da bateria pelo o lado do condutor, nao uso nenhum filtro e nao tenho ruidos, mas la esta investi nuns cabos como deve ser.
 
Relativamente aos ruidos, para os evitar é necessario evitar a aproximaçao dos cabos rca de os cabos de alimentaçao(isso ja aqui foi referido), se nao resultar tens de pensar em varias opçoes como por exemplo trocar os cabos rca pro uns de maior qualidade ou arranjar supressores de ruidos(filtros) . O condensador nao te ira ajudar nessa questao. Eu no meu caso passei os cabos rca pelo o lado do pendura e o cabo da bateria pelo o lado do condutor, nao uso nenhum filtro e nao tenho ruidos, mas la esta investi nuns cabos como deve ser.

é isso agora estamos a andar para a frente, a ajudar q é isso q interessa segundo me parece, nao me leves a mal mas é assim, à e quanto ao condensador um bom ajuda a filtar os ruídos q sao provocados pela corrente;)
 
pois la esta ha material e material, mas axo que a opçao de colocar um condensador so pra esse efeito axo que é a opçao mais cara

isso sem duvida, mas como ja disse antes eu pessoalmente aposto q o problema é da instalação, eu preferia a rever o sistema todo e substituir os cabos por uns bons, mas isso sou eu, e como ja referi antes um condensador só aconselho em montagens com mais de 500wrms porque de resto ´ganhamos sempre a nivel estetico mas quer tambem a nivel de poupar a bateria se tivermos um sub;)
 
bm ficou assim...



obrigado a todos pelas dikas :clap:

kd poder tiro fotos ja com tudo forradinho
cumps.
 
bm ficou assim...



obrigado a todos pelas dikas :clap:

kd poder tiro fotos ja com tudo forradinho
cumps.

BOM trabalho, usaste um repartidor de corrente pelo esquema boa opção desde q tenhas cabo 12v com capacidade sufeciente para grandes cargas ou seja para 500w um cabo de 12v de 10mm chega para um de 1500w deves utilisar um de 20mm;)
 
POdias dar-me uma ajudazita.Andei a pôr mais umas coisitas e fiquei com ruído no som,tipo o barulho do turbo.Podes ajudar-me a resolver isto?
 
sim utilizei um ditribuidor de corrente, penso k o cabo e de 40 ou 50 mm e bm largo tanto a massa como o da corrente ;)

IBIZABYE tb tive uns problemas com ruidos e assim e consegui resolver a coisa com um filtro de ruidos k se mete nos cabos RCA s nao resolver instala tb um filtro de ruidos na bateria existem uns proprios para isso em klker casa de car audio informam te sobre isso o sro estava a vender um cabo desse eu so n o comprei pk presizava de 3 cabos desses e cria fikar com tudo igual.
 
Last edited:
POdias dar-me uma ajudazita.Andei a pôr mais umas coisitas e fiquei com ruído no som,tipo o barulho do turbo.Podes ajudar-me a resolver isto?

má montagem ou cabos fracos, regra nrº1 se for material bom e mesmo com normal mas tiver bem montado nunca pode surgir esses ruídos, só em caso de teres problemas no alternador;)
 
Last edited:
boas ja agora que tipo de ruido ouves sera tipo ouves o motor nas colunas quando tens o carro a trabalhar?
abracos
 
Last edited:
sim ate pode ser mas tens vezes que ouves a acelaracao nas colunas](*,)

acelaracao nas colunas, o q queres disser é q quando se acelera provoca corrente vinda do alternador q por sua xxx se ouve certo](*,) isso é derivado a má montagem etc etc, como já referi atras tipo um assobio, mas eu disto nao percebo nada digo eu:rolleyes:
 
boas se tens aplificador trocas o cabo de massa para um sitio que faca melhor contacto ou fazes uma ligacao directa a massa da bateria que ficas com isso resolvido

abracos
 
Back
Top