Cantinho do Clube que tem mais titulos em Portugal

Ora bem malta quem tem mais títulos?

A FIFA diz: FC Porto.
E o record diz o quê?

Agradeço a sua carta. A FIFA tem as suas estatísticas mas o Record, que não é membro da FIFA e é uma instituição privada que presta apenas contas aos seus leitores, segue os seus próprios critérios. E os editores do nosso jornal adotaram este, o que mereceu a minha concordância. De facto, o diretor de Record, que viveu com emoção o triunfo encarnado na Taça Latina em questão, mesmo não sendo benfiquista, recorda bem a sua projeção e a importância que os portugueses na altura lhe atribuíram. E assim sendo, sem que mude a direção de Record jamais os seus leitores verão a Taça Latina deixar de contar como título conquistado pelo Benfica.
Outra coisa, claro, é dar a notícia, que já está na edição online e publicaremos amanhã também na edição em papel: a FIFA não considera "oficial" a Taça Latina. Daí cada um tirará as conclusões que entender, tal como Record já tirou as suas. E não as mudará.


Tá certo. Sendo assim seguindo os mesmos critérios de isenção jornalística do pasquim na Reflexão Portista fizemos as seguintes contas:

Porto dá cabazada de 213 a zero ao slb em títulos
Respondeu o Record a um leitor:

"Agradeço a sua carta. A FIFA tem as suas estatísticas mas o Record, que não é membro da FIFA e é uma instituição privada que presta apenas contas aos seus leitores, segue os seus próprios critérios. E os editores do nosso jornal adotaram este, o que mereceu a minha concordância. De facto, o diretor de Record, que viveu com emoção o triunfo encarnado na Taça Latina em questão, mesmo não sendo benfiquista, recorda bem a sua projeção e a importância que os portugueses na altura lhe atribuíram."


Inspirado pelos critérios do Record, tenho aqui a anunciar aos leitores do R.P. que o FCP tem hoje 213 títulos contra 0 (zero) do slb.

A FIFA tem as suas estatísticas mas o Reflexão Portista, que não é membro da FIFA e é um blogue privado que presta apenas contas aos seus leitores, segue os seus próprios critérios. E este autor do nosso blogue adotou o critério de acrescentar os torneios Teresa Herrera, Joan Gamper, Viareggio, Cidade de Sevilha, Monteiro da Costa, Taça Intercalar, Taça do Norte de Portugal, Campeonato do Porto, Campeonato do Porto de Reservas, e vários outros. De facto, este autor do R.P., que viveu com emoção o triunfo azul e branco nos torneios em questão, recorda bem a sua projeção e a importância que os portuenses - e não só - na altura lhe atribuíram (e este é um blogue não só portista como também com raízes fortemente tripeiras).

Mais: aplicando a mesma lógica no sentido inverso, decidiu este autor do blogue descontar ao slb todos os seus títulos conquistados pela razão inversa (não me despertaram qualquer emoção, nem tiveram qualquer projeção ou importância entre a clara maioria dos portuenses).

Se o Record considera-se com legitimidade para adoptar o critério que bem lhes der na telha de forma totalmente subjectiva, concerteza o seu director será o primeiro a defender a plena legitimidade do R.P. em estabelecer o critério que bem lhe apetecer, que deve ser respeitada (mesmo por quem discorde veementemente deste critério).

Publicada por José Rodrigues
in Reflexão Portista


Tá aí a conta. Mas há ainda uma excelente resposta de um user de outro fórum que enviou aos "senhores" do record:

Um Record de Títulos

Exmos srs,

Deparei-me hoje com uma resposta do vosso prezado director, sr. Alexandre Pais no seu blog A Quinta do Careca, respondendo a um leitor que escreveu perguntando o porquê do jornal Record não seguir as instruções da FIFA e continuar a considerar a Taça Latina como troféu oficial, como se comprova no seguinte link:

http://comunidade.xl.pt/Record/blog...nta-pr-224-fifa-pois-conta-para-o-record.aspx

Ora, os argumentos dados para esta discrepância entre a autoridade máxima do futebol mundial e o vosso jornal, são a emoção sentida pelo vosso director aquando dessa longínqua conquista do Sport Lisboa e Benfica e o impacto que isso teve nos portugueses.

Sendo certo que os senhores estão no vosso direito de exprimir a vossa opinião, permitam-me considerar esses critérios um pouco desfasados da realidade. Já pensaram que, se o vosso director não fosse nascido na década de 50, nunca poderia ter sentido uma grande emoção pela conquista benfiquista? Aliás, permitam-me felicitar o vosso director pela capacidade de, em 1950, com a avançada idade de... quatro anos, ter sido capaz de ter sentido uma grande emoção e de ainda hoje se lembrar de tal facto. É notável, de facto.

Por outro lado, como pode o impacto de determinado título definir se este é oficial ou não? Os senhores já pensaram que o jornal Record tem o poder, como jornal desportivo mais vendido em Portugal, de influenciar esse impacto? Os senhores determinam critérios, os quais podem influenciar? Qual o sentido disto? A título exemplificativo, quando o Futebol Clube do Porto venceu a sua 2ª Taça Intercontinental, o vosso jornal remeteu esse notável feito do clube português com mais títulos a um canto da capa, dando destaque a uma lesão do guarda-redes José Moreira. Será que esse título do Porto deve deixar de ser considerado, ou dever-se-á adicionar ao espólio vermelho o Troféu Internacional Lesão do Moreira?

Por outro lado, existirá altura do ano com mais impacto do que o defeso? A altura onde se prometem as melhores equipas dos últimos 10 anos, onde se afirma que "este ano é que é", onde depois de uma vitória no valiosíssimo torneio do Guadiana, (não se esqueçam de adicionar, olhem que o estádio está sempre cheio), se garante que ninguém ganha ao Benfica, a altura onde se fazem candidaturas à Champions League e onde pululam mega-craques em entusiasmadas manchetes matutinas e que, invariavelmente, acabam num qualquer outro clube e que chegam a incluir jogadores de Futsal. Que tal instituir a "Liga das melhores equipas dos últimos 10 anos"? Ou a "Copa dos pseudo-reforços"? Ou ainda, mais genericamente, que me dizem criar o troféu "Campeões da pré-época"? Por certo, o Sport Lisboa e Benfica, com estes títulos todos, rapidamente chegará aos 150 títulos, adiando esta discussão por mais 30 anos? Fica a sugestão.

Com os melhores cumprimentos,
João Ferreira


E pronto tirem as vossas conclusões. :D
 
mas há duvidas? lol FIFA/UEFA vs Record... LOL eu sei que custa admitir e deve doer muito para alguns, mas é a realidade :rir: à e tal, já nem o bau dos titulos os safa! by by 5lb :rir:
 
Então deixar estar assim que está bom... O FCP tem que fazer um jornal próprio para falar bem do FCP e do Pinto da Costa... :rir:
 
Back
Top