BT - Sta. Maria da Feira

CAPíTULO III
Inspecções
Artigo 116.º
Inspecções
1 Os veículos a motor e os seus reboques podem ser sujeitos, nos termos
fixados em regulamento, a inspecção para:
a) Aprovação do respectivo modelo;
b) Atribuição de matrícula;
c) Aprovação de alteração de características construtivas ou funcionais;
d) Verificação periódica das suas características e condições de
segurança.
2 Pode ainda determinar-se a sujeição dos veículos referidos no número anterior
a inspecção quando, em consequência de alteração das características
construtivas ou funcionais do veículo, de acidente ou de outras causas, haja
fundadas suspeitas sobre as suas condições de segurança ou dúvidas sobre a
sua identificação.

3 Ressalvadas as situações de utilização abusiva, a realização das inspecções
depende do prévio cumprimento das sanções pecuniárias aplicadas por
infracções praticadas com utilização desse veículo.

CAPÍTULO II
Características dos veículos

Artigo 115.º
Transformação de veículos



1 – Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais.

2 – A transformação de veículos a motor e seus reboques é autorizada nos termos fixados em regulamento.

3 – Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 250 a € 1250, se sanção mais grave não for aplicável, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária.


TÍTULO IV
Dos veículos

CAPÍTULO II
Características dos veículos

Artigo 114.º
Características dos veículos



1 – As características dos veículos e dos respectivos sistemas, componentes e acessórios são fixadas em regulamento.

2 – Todos os sistemas, componentes e acessórios de um veículo são considerados suas partes integrantes e, salvo avarias ocasionais e imprevisíveis devidamente justificadas, o seu não funcionamento é equiparado à sua falta.

3 – Os modelos de automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos, ciclomotores, tractores agrícolas, tractocarros e reboques, bem como os respectivos sistemas, componentes e acessórios, estão sujeitos a aprovação de acordo com as regras fixadas em regulamento.

4 – O fabricante ou vendedor que coloque no mercado veículos, sistemas, componentes ou acessórios sem a aprovação a que se refere o número anterior ou infringindo as normas que disciplinam o seu fabrico e comercialização é sancionado com coima de € 600 a € 3000 se for pessoa singular ou de € 1200 a € 6000 se for pessoa colectiva e com perda dos objectos, os quais devem ser apreendidos no momento da verificação da infracção.

5 – É proibido o trânsito de veículos que não disponham dos sistemas, componentes ou acessórios com que foram aprovados ou que utilizem sistemas, componentes ou acessórios não aprovados nos termos do n.º 3.

6 – Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 250 a € 1250, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária
 
E então? Isso é só a transcrição daquilo que já todos sabem que é verdade, e que eu menciono como ilógico quando é usado isso para enviar para IPO B veículos legais porque tem uma barra legal e de origem.. é usar uma alínea mal definida de uma maneira que se pode fazer o que nos apetecer porque o que define o limite é a palavra "suspeita".. suspeita fundada é ter uma barra legal?

Isso não menciona nada a nível de reaver os custos em volta de uma IPO B..


1 – Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais.

Barra AA de origem não tem de estar no livrete nem é alteração!
 
E então? Isso é só a transcrição daquilo que já todos sabem que é verdade, e que eu menciono como ilógico quando é usado isso para enviar para IPO B veículos legais porque tem uma barra legal e de origem.. é usar uma alínea mal definida de uma maneira que se pode fazer o que nos apetecer porque o que define o limite é a palavra "suspeita".. suspeita fundada é ter uma barra legal?

Isso não menciona nada a nível de reaver os custos em volta de uma IPO B..


1 – Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais.

Barra AA de origem não tem de estar no livrete nem é alteração!

pneus maiores também é uma alteração construtiva.. logo a barra também é.. se é para melhor isso é outra conversa, mas não deixa de ser uma alteração.. e vir ou não no livrete já é culpa da marca.. sei de quem já foi multado por isso por erro da marca, por ter metido extras num carro que nem de fabrica os trazia e o rapaz foi multado por isso sem culpa, mas fez como eu disse em cima, deposito da coima, reclamação à marca, e foi-lhe devolvido o dinheiro todo, as dores de cabeça e tempo perdido é o que foi o mais chato mas que devolveram-lhe o dinheiro e devolveram..
 
pneus maiores também é uma alteração construtiva.. logo a barra também é.. se é para melhor isso é outra conversa, mas não deixa de ser uma alteração.. e vir ou não no livrete já é culpa da marca.. sei de quem já foi multado por isso por erro da marca, por ter metido extras num carro que nem de fabrica os trazia e o rapaz foi multado por isso sem culpa, mas fez como eu disse em cima, deposito da coima, reclamação à marca, e foi-lhe devolvido o dinheiro todo, as dores de cabeça e tempo perdido é o que foi o mais chato mas que devolveram-lhe o dinheiro e devolveram..

Estás enganado..

Pneus maiores fora do que a marca tem homologado para o modelo só indo averbar e colocar no livrete.
Pneus que estão homologados no livrete de origem, são legais e podem trocar.
A Barra AA no 6l é uma opção legal e em nenhum momento deve constar do livrete, a não ser que seja colocada num outro modelo que não tenha barra ou, no 6l, caso a barra não seja a original ou montada na marca. Fui ao IMTT perguntar e eles disseram-me isso mesmo.. como já disse num post atrás, "não é preciso, mas se não quiser ser chateado, meta no livrete".. esta frase diz tudo..

Em relação ao "se é para melhor isso é outra conversa", apesar de concordar que deveria haver um senso comum em relação a outras coisas que podem tornar o carro mais seguro, neste caso não é a situação, pois estou a falar de uma coisa original. Outra questão é essa expressão que usaste, pois já vi vários agentes a dizer "ah, a barra dá uma sensação falsa de segurança e pode causar acidente por causa disso, porque passam a fazer as curvas mais rápidas".. quando lhes pergunto se multam ferraris a 20km/h porque podem andar a 300, lá entendem..

Não sou contra que multem por barras AA caso não sejam originais ou caso o carro não tenha e não esteja averbado.. uma barra mal montada ou feita no sucateiro pode por em perigo a segurança do condutor em caso de acidente! O problema, e a minha revolta, prende-se ao facto de várias pessoas terem sido enviadas para IPO B com tudo original, porque o agente "achou" que aquilo não era dali, mesmo com documentações da marca com selo branco. Foram, recuperaram a caução, mas os dias perdidos, as faltas ao trabalho, etc etc, arderam.. E depois vais ao fórum da GNR e tens agentes conscientes a dizer "eu tipicamente não ligo à barra AA, porque sei que é algo que dá segurança ao carro, e que muitos carros têm de origem" ou, no limite, "sei que há carros como este aquele e o outro que têm barras, por isso só se a barra for claramente de uma marca "tuning" é que mando para ipo, como p.e. ver uma barra da sparco num renault clio 1.2".. e depois meia dúzia de iluminados que claramente disseram nesse forum "não quero saber.. Tem barra vai tudo para ipo b, seja legal ou não, não quero saber. Que se dessenrrasquem a provar"..

Há bons e maus profissionais em todas as profissões.. a diferença é que, neste caso, caso sejas um mau profissional, em nenhuma situação há fundamento legal para serem repreendidos por fazerem o que lhes apetece na altura..
 
Estás enganado..

Pneus maiores fora do que a marca tem homologado para o modelo só indo averbar e colocar no livrete.
Pneus que estão homologados no livrete de origem, são legais e podem trocar.
A Barra AA no 6l é uma opção legal e em nenhum momento deve constar do livrete, a não ser que seja colocada num outro modelo que não tenha barra ou, no 6l, caso a barra não seja a original ou montada na marca. Fui ao IMTT perguntar e eles disseram-me isso mesmo.. como já disse num post atrás, "não é preciso, mas se não quiser ser chateado, meta no livrete".. esta frase diz tudo..

Em relação ao "se é para melhor isso é outra conversa", apesar de concordar que deveria haver um senso comum em relação a outras coisas que podem tornar o carro mais seguro, neste caso não é a situação, pois estou a falar de uma coisa original. Outra questão é essa expressão que usaste, pois já vi vários agentes a dizer "ah, a barra dá uma sensação falsa de segurança e pode causar acidente por causa disso, porque passam a fazer as curvas mais rápidas".. quando lhes pergunto se multam ferraris a 20km/h porque podem andar a 300, lá entendem..

Não sou contra que multem por barras AA caso não sejam originais ou caso o carro não tenha e não esteja averbado.. uma barra mal montada ou feita no sucateiro pode por em perigo a segurança do condutor em caso de acidente! O problema, e a minha revolta, prende-se ao facto de várias pessoas terem sido enviadas para IPO B com tudo original, porque o agente "achou" que aquilo não era dali, mesmo com documentações da marca com selo branco. Foram, recuperaram a caução, mas os dias perdidos, as faltas ao trabalho, etc etc, arderam.. E depois vais ao fórum da GNR e tens agentes conscientes a dizer "eu tipicamente não ligo à barra AA, porque sei que é algo que dá segurança ao carro, e que muitos carros têm de origem" ou, no limite, "sei que há carros como este aquele e o outro que têm barras, por isso só se a barra for claramente de uma marca "tuning" é que mando para ipo, como p.e. ver uma barra da sparco num renault clio 1.2".. e depois meia dúzia de iluminados que claramente disseram nesse forum "não quero saber.. Tem barra vai tudo para ipo b, seja legal ou não, não quero saber. Que se dessenrrasquem a provar"..

Há bons e maus profissionais em todas as profissões.. a diferença é que, neste caso, caso sejas um mau profissional, em nenhuma situação há fundamento legal para serem repreendidos por fazerem o que lhes apetece na altura..

sim há bons e maus profissionais.. mas neste Pais é aquilo que se vê.. mas acredita que o agente também leva por tabela se alguém superior souber que não tomou determinado procedimento, só por ter a consciência que só vai dar problemas ao condutor..
 
Last edited:
Pagaste a muita em que modalidade? Coima ou deposito? E que a única maneira de reaver o dinheiro gasto no processo e por deposito.. Se pagaste como coima bem podes reclamar que nao te vale de nada..

Eu não paguei!!! E continuo sem pagar, ja la vai um ano, reclamei a multa e continuo a espera da conclusão do processo!
Mas a IPO B ja a paguei, e os gastos que tive com isso ninguém me os vai pagar! ;)
 
Eles andam mesmo em força.

À bocado vinha eu tranquilo do meu trabalho, e ao chegar à Arrifana, no IC2, vejo um dos novos Corollas da BT encostado com os pirilampos ligados. Quando passo pelo carro em questão, vejo que à frente está um Saxo Cup parado. Visualmente tinha jantes pintadas, rebaixado e tinha panela aftermarket. Pelos vistos foi o suficiente para pegarem com o rapaz.

Segui viagem tranquilo, e ao chegar perto do Restaurante Pedra Bela (próximo da Big Cansil), vejo uma BMW E91 encostada na berma, com umas Breyton em 19'' (julgo eu), completamente assapada (estava mesmo bonita o raio da carrinha), e logo atrás da carrinha, os azuis com outro Toyota Corolla.

Pode ser apenas coincidência, mas tendo em conta o aspecto dos carros que estavam a ser abordados, quer-me parecer que os GNR's já estavam a implicar.
 
sim há bons e maus profissionais.. mas neste Pais é aquilo que se vê.. mas acredita que o agente também leva por tabela se alguém superior souber que não tomou determinado procedimento, só por ter a consciência que só vai dar problemas ao condutor..

Ja me quiseram apreender o carro por ter um ponteira da IE Power XXL, ao qual o agente me diz, que me ia apreender o carro por aquele escape (ponteira) não ser de origem!
Depois de me dizerem isso ja acredito em tudo!

Mas acredito que se fossem os agentes/guardas tivessem que "devolver" os custos gastos pelos autuados devido as multas do "porque suspeito", certamente começavam a multar apenas com a certeza!
 
Eu não acredito que os sr. polícias andem a mandar carros para IPO-B sem terem a certeza "absoluta" que estão alterados.
Como não há dinheiro para nada, não podem mandar para IPO-B por dá cá aquela palha, porque se não houver problemas no carro, arriscam-se a serem processados, pagarem tudo e ainda uma indemnizarão pelo tempo perdido pelo dono do carro. Então devem passar grande parte do tempo a bisbilhotar nas redes sociais e fóruns.
O que não falta é fotos e vídeos dos carros, com matrícula visível. Se for no facebook ainda mais fácil... tem a foto do dono e restante família, os sítios que frequenta e a morada de casa!
A mania de dar a conhecer ao mundo o que fazem em cada instante tem estas particularidades.


Processados por mandar o carro para IPO B?...oh sorte...

Não acho mal os policias terem carros carregados porque cada um tem a sua vida pessoal mas acho mal esses terem mão pesada quando apanham nas op's carros alterados.

Obrigado por me perceberes :p

se calhar até são esses que deixam passar muitas infrações.. vou mais para aqueles que nunca tiveram uma alteração nos carros é que fazem isso

o rapaz do 120 do outro dia carregado de pelicula deve ter pensado o mesmo :p

Provavelmente até ganham à comissão, pelo menos um ranking de quem passa mais multas existe

Se ganhasse comissao a maioria das pessoas nao podia sair de casa...

agora em modo mais sério...ate gostava de explicar muita coisa errada que li aqui (mas que é normal, ninguém nasce ensinado)..mas a cabeça neste momento nao permite...já sao 22h seguidas de serviço...nao consigo...

volto mais tarde...abraco
 
Processados por mandar o carro para IPO B?...oh sorte...
Oh sorte? lol Se a polícia têm o direito de fazer as pessoas perderem tempo com inspeções B a carros originais só porque tem uma "supeita" de alteração, então o cidadão também devia ter direito a ser indemnizado pela perda de tempo e dinheiro no caso de ter razão.
Se calhar já pensavam 2x antes de lixar a vida a alguém.
 
eu percebo que há situações que são lógicas.. se aparece um fiat punto com volante de encaixe.. se aparece um seat ibiza com aileron matias.. entende-se.. não há duvida.. se aparecem com umas pinças da porsche..

aqui a questão é que em situações de dúvida, não deveria ser enviado para ipo b.. das duas uma, ou deixam passar, ou então têm alguém com competências para o fazer.. porque se tivessem, com certeza essa pessoa não enviaria um cupra com barra AA da seat sport para ipo b, caso o carro não tivesse mais nada.. evitando perca de tempo e dinheiro ao condutor..
 
eu percebo que há situações que são lógicas.. se aparece um fiat punto com volante de encaixe.. se aparece um seat ibiza com aileron matias.. entende-se.. não há duvida.. se aparecem com umas pinças da porsche..

aqui a questão é que em situações de dúvida, não deveria ser enviado para ipo b.. das duas uma, ou deixam passar, ou então têm alguém com competências para o fazer.. porque se tivessem, com certeza essa pessoa não enviaria um cupra com barra AA da seat sport para ipo b, caso o carro não tivesse mais nada.. evitando perca de tempo e dinheiro ao condutor..

Pelo que sei, em Lisboa, a PSP tem uma equipa que esta formada para avaliar essa situação em relação a alterações!
Costumam andar no Leon...
Que tipo de formação é que não sei!!!
 
Pelo que sei, em Lisboa, a PSP tem uma equipa que esta formada para avaliar essa situação em relação a alterações!
Costumam andar no Leon...
Que tipo de formação é que não sei!!!

Se for pessoal com formação, com certeza não enviam para ipo b só por causa de uma barra AA.. a não ser que estejam mal dispostos..
 
Eu estou a referir por exemplo a uma barra aa seat sport numa 6l

Rosas, eu até posso vir a pecar por aquilo que vou dizer, mas aí em OAZ anda muito boa gente a pecar por causa dos outros. Foram muitos anos de aço...Era na Repsol, era em Carregosa, qualquer sítio servia para os nervosos andarem a fazer fumo...O que acontece agora é só o outro lado da moeda! Como a GNR daí já está careca destas situações, não perdoam...Conheço vários casos que já se lixaram por Xénon, outros por linhas, outros por Barra, e não são só Ibizas.

Tal como tu sabes, eu trabalho nessa zona, e felizmente não preciso de levar o carro para o trabalho pois tenho boleia, mas quando calha de levar o meu carro, vou sempre com o coração nas mãos.

Ainda da última vez que levei o carro, ao chegar a Escapães por volta das 7h40, estava uma operação stop com uns 8 carros da GNR/BT, e à vontade mais de 20 agentes. Eu quando vi aquele aparato todo pensei para mim: "Já foste :shock:", mas tive sorte, porque à minha frente ia um camião e basicamente não tiveram "tempo" de me mandar parar. Mas já sei que qualquer dia, vou acabar por levar como os outros...
 
Back
Top