Vibração alavanca velocidades ao acelerar-resolvid

se algum dos cravos da coroa no diferencial estiver partido, ou mandas a coroa a calibrar ou então compras um diferencial com uma coroa igual e mandas substituir os cravos por aqueles pernos de estrias (do género daqueles dos cubos das rodas dos carros japoneses para por as rodas) e porca, usando sempre cola de parafusos no passe do perno e apertando tudo ao máximo que puderes e depois com uma dinamométrica dás 75Nm numa segunda fase (a 2ª fase não pode demorar muito por causa da cola). Nunca compres diferenciais sem coroas cravadas pois já podem sofrer do problema de se ter descravado a coroa e empenam, é preferível mais trabalho mas ficar com uma coisa em condições. Tempo de trabalho para isso ficar bem resolvido é algum... não é trabalho para ser feito em 6 ou 7 horas... se for apenas para trocar um diferencial por outro é menos, mas mesmo assim tem de se tirar a caixa, abri-la, tirar o diferencial, introduzir 2 rolamentos novos no novo diferencial, trocar os restantes rolamentos, trocar os vedantes, fechar a caixa, montar a caixa... mesmo assim ainda dá um pouco de trabalho, talvez um dia completo de trabalho ou mais...
cumps

Logo que tenha um bocado de tempo livre vou deixar novamente o carro no mecânico. Vou começar por pedir para me verem a embraiagem e volante de motor (o chocalhar que ouço vem da zona onde a caixa aperta ao motor), estou desconfiado que possa vir daí. Se estiver tudo bem vou partir para a caixa .
 
Last edited:
Bem pessoal, acabei por não desmontar a caixa de velocidades, uma vez que, não estou muito convencido que venha daí o problema.

Entretanto desmontei a roda direita e reparei que a transmissão recondicionada que coloquei oscilava junto ao cubo da roda. Pensando que a transmissão encomendada estaria com defeito, pedi que ma vendeu para ma substituir por outra. Montei a 2ª e a oscilação continua, ou seja a oscilação não vem da transmissão.

Após levantar o carro e engata-lo em 1ª sem a roda, reparei que o disco dos travões direito que tenho no carro está defeituoso. A parte ventilada não está alinhada, tem um desalinhamento de cerca de 2mm, embora o disco não esteja empenado.

Desconfio que o meu problema possa vir daí. Já tive de meter um rolamento nesta roda e provavelmente o desgaste foi provocado pela vibração provocada por este disco. Como já lá anda à cerca de 80 000km, poderá ter originado desgaste na zona onde encaixam os rolamentos da roda e fazer com que a ponta da transmissão não encaixe direita.

Isto são só suposições. Entretanto já comprei uma manga de eixo de um SDI acidentado e uns discos para testar se será esta a caisa da vibração na minha manete de velocidades.

Fiz um vídeo, para verem problema no disco que falo:

[video=youtube;6Jd-y06P1CM]http://www.youtube.com/watch?v=6Jd-y06P1CM&feature=youtu.be[/video]

O que acham? Pode ser este desalinhamento da parte interna do disco que me esteja a provocar a vibração?
 
Last edited:
o disco parece muito empenado, mas a manga não parece... olha bem para a parte de fora da manga... já agora, com o carro levantado, sem a transmissão esquerda montada na falange da caixa, treme na mesma na zona da caixa?
cumps
 
o disco parece muito empenado, mas a manga não parece... olha bem para a parte de fora da manga... já agora, com o carro levantado, sem a transmissão esquerda montada na falange da caixa, treme na mesma na zona da caixa?
cumps

Professor, o disco está empenado, mas só o veio. Na parte lateral não está. Nunca tirei a transmissão esquerda. Apenas a direita. Já experimentei foi levantar o carro e ver a transmissão esquerda. Não se vê qualquer empeno da mesma.

Se tirar a transmissão esquerda como dizes e e tremer o que poderá ser?
 
se tirares os parafusos das duas falanges das transmissões que vão à caixa e tremer, já sabes que a caixa tem de sair fora...
 
se tirares os parafusos das duas falanges das transmissões que vão à caixa e tremer, já sabes que a caixa tem de sair fora...

Ainda estava com esperanças que não fosse da caixa, mas vai ser mesmo. Já troquei os discos e a manga de eixo e não melhorou.

Será que vale a pena estar a abrir a caixa? Ou deixar andar até partir e depois meter uma recondicionada?

Obrigado a todos pela ajuda.
 
Last edited:
Ainda estava com esperanças que não fosse da caixa, mas vai ser mesmo. Já troquei os discos e a manga de eixo e não melhorou.

Será que vale a pena estar a abrir a caixa? Ou deixar andar até partir e depois meter uma recondicionada?

Obrigado a todos pela ajuda.
o problema disso quando parte, é que são peças de um aço muito duro e, dependendo da força, poderão entrar dentro do habitáculo do carro pondo em risco a segurança do condutor e passageiros. a projecção deste tipo de peças também pode dar-se para fora do veículo pondo em risco quem anda na via pública quer seja a pé como num veículo. neste caso concreto, por motivos de segurança, não aconselho deixar partir.
 
Vou ver isso então. Não tinha essa ideia...

Fica em standby a resolução. Quando tiver novidades coloco aqui a solução.
 
Boas pessoal,

Problema aparentemente resolvido com substituição da transmissão esquerda. Amanhã vou desmonta-la para ver onde estava o problema. Depois deixo aqui uma foto.

Felizmente parece que não vai ser necessário desmontar a caixa de velocidades.

O TA já rola sem qualquer vibração. :D

Obrigado a todos pela ajuda.;)
 
Já coloquei esta informação no meu projecto, mas fica também neste post, pois pode dar jeito a mais alguém.

Aqui vão umas fotos da transmissão desmontada:

wp000082u.jpg


Esta peça é da homocinética qye fica junto à caixa. Podem-se ver aqui os pontos de desgaste, e que já não deixavam as esferas trabalhar correctamente:

wp000084bk.jpg

wp000086fd.jpg


Na outra peça, está polido, ou seja as esferas trabalhavam sempre no mesmo local:

wp000089x.jpg


Esta é da homocinética junto ao cubo da roda. Vê-se também um ponto de desgaste.

wp000094j.jpg


Há também uns sulcos que julgo eu, serem de desgaste. Não se vê nas fotos, mas estes sulcos estão azulados de aquecerem.

wp000095b.jpg


Com esta mudança, para além da vibração, resolvi o problema do estalo que dava ao fazer marcha-atrás com a direcção virada. Valeu o investimento e o tempo perdido:D
 
ainda bem ...
o meu também dá estalos a virar para a esquerda ...
vai na volta é uma transmissãozinta também...

ai meu Deus a minha carteirinha
 
Pereira poderá ser uma das possibilidades, mas os estalos podem ser outras coisas, como por exemplo as ponteiras de direcção, ou mesmo só o movimento das molas ao virar. Já me falaram que há quem meta uma borracha na base das molas.:confused:

Li muitos posts na net em diversos fóruns e os sintomas de transmissão com problemas que o pessoal refere, costumam ser estalos ou vibração. Quando sentida no volante costuma ser originada pela homocinética que fica junto ao cubo da roda, quando se sente no carro, costuma ser a que está junto à caixa de velocidades. Sente-se predominantementeao acelerar ou desacelerar.
 
Last edited:
Back
Top