Vibração alavanca velocidades ao acelerar-resolvid

Boas pessoal, venho aqui perguntar qual o vosso feedback acerca da reparação de embraiagens.

Há cerca de um ano mandei reparar a minha embraiagem e desde aí noto uma vibração exagerada quando o carro está a desenvolver. Esta mesma vibração, para além de se sentir no carro é transmitida à alavanca de velocidades. Noto esta vibração principalmente em 4ª e 5ª velocidades e quando o motor está em recuperação (em subida). Em descida com o carro engatado ou mesmo desengatado não se nota qualquer vibração.

Este problema poderá ter sido originado pela reparação da embraiagem? Alguém já teve problemas do género?

O carro é um 6K2 SDI. Algumas coisas que já descartei: Os apoios de motor que foram trocados recentemente e meti originais. Levou pneus à cerca de 3000Km, com calibragem de rodas e alinhamento de direção.

Agradeço a ajuda.
 
Last edited:
Tozé, essa é outra das possibilidades. O peso da transmissão direita tem um pouco de folga, mas não está solto. Não sei se é assim dele. Já me lembrei de o mandar tirar fora.

Ainda não o tirei porque o carro só faz esta vibração em subida e com o carro em esforço (ao acelerar). Ao descer quer esteja engatado ou desengatado não sinto nada. Se fosse das transmissões não deveria fazer sempre?
 
Então presumo que o meu problema virá mesmo da embraiagem. Mais alguma ideia sobre o que me estará a causar a vibração?
 
se me permites a pergunta porque não colocas-te logo um kit novo, custam cerca de 130€ da Luk , a repação saiu mais em conta?

essa vibração parece me vir das molas do disco possivelmente.
 
No meu caso não resolvi...lol...de repende deixou de fazer barulho, as vezes ainda faz e depois volta a deixar de fazer... como vou ter de meter embraiagem reforçada, esta vai andando até juntar €€, no meu caso são as molas do bimassa, no teu caso, e como é monomassa é provavel que sejam as molas do disco!
abraço
 
no meu caso essa vibraçao tambem se fazia sentir e era o volante do motor bimassa nas couves... ate mesmo parada ela vibrava muito... agora no teu caso pode mesmo ser o disco visto que é monomassa...

Sent from my GT-S7500 using Tapatalk 2
 
Então à partida poderá ser da embraiagem como desconfiava inicialmente, correcto? É normal isto acontecer? A embraiagem foi reparada à cerca de 1 ano e fez praí 15 000 km.
 
Então à partida poderá ser da embraiagem como desconfiava inicialmente, correcto? É normal isto acontecer? A embraiagem foi reparada à cerca de 1 ano e fez praí 15 000 km.

na minha opiniao sim... pk no teu caso so acontece quando exige esforço ou seja numa subida... normal nao é mas pode ser que alguem que tenha sdi se pronuncie... espero uma boa resoluçao do problema... abraço

Sent from my GT-S7500 using Tapatalk 2
 
na minha opiniao sim... pk no teu caso so acontece quando exige esforço ou seja numa subida... normal nao é mas pode ser que alguem que tenha sdi se pronuncie... espero uma boa resoluçao do problema... abraço

Sent from my GT-S7500 using Tapatalk 2

Costuma-se dizer que o barato sai caro e é bem verdade... Vamos ver se aparece mais alguem que tenha tido algum problema identico ou que trabalhe com embraiagens e que me consiga ajudar. Por enquanto não me parece ser nada grave, mas torna-se incomodativo andar assim.
 
Tozé, essa é outra das possibilidades. O peso da transmissão direita tem um pouco de folga, mas não está solto. Não sei se é assim dele. Já me lembrei de o mandar tirar fora.

Ainda não o tirei porque o carro só faz esta vibração em subida e com o carro em esforço (ao acelerar). Ao descer quer esteja engatado ou desengatado não sinto nada. Se fosse das transmissões não deveria fazer sempre?

Nao sentes pq o carro nao vai em esforço....
Analisa bem as transmissões, podes ter uma c folga em algum lado ;)
 
Nao sentes pq o carro nao vai em esforço....
Analisa bem as transmissões, podes ter uma c folga em algum lado ;)

Nas transmissões a única coisa que vejo com folga é o peso da transmissão direita. Vou mandar tira-lo fora para ver se resolve o problema. Se não resolver vou partir para a embraiagem/volante de motor.

Estive a falar com um mecânico amigo e ele disse-me que já teve alguns problemas com embraiagens reparadas. Tozé, agora por curioidade, o que é substituído quando se repara uma embraiagem (tendo em conta que o trabalho é feito em condições)?
 
Nas transmissões a única coisa que vejo com folga é o peso da transmissão direita. Vou mandar tira-lo fora para ver se resolve o problema. Se não resolver vou partir para a embraiagem/volante de motor.

Estive a falar com um mecânico amigo e ele disse-me que já teve alguns problemas com embraiagens reparadas. Tozé, agora por curioidade, o que é substituído quando se repara uma embraiagem (tendo em conta que o trabalho é feito em condições)?

No caso do teu carro, devem só ter trocado as forras do disco, e possivelmente rectificado as faces volante e prensa.... Neste serviço, mm q fique fora de medida, não é "normal" criar essa dita vibração da maneira q anuncias... Daí te dizer, foca-te bem nas transmissões, apois motor (bem apertados), etc,....
 
No caso do teu carro, devem só ter trocado as forras do disco, e possivelmente rectificado as faces volante e prensa.... Neste serviço, mm q fique fora de medida, não é "normal" criar essa dita vibração da maneira q anuncias... Daí te dizer, foca-te bem nas transmissões, apois motor (bem apertados), etc,....

Acho que na altura o volante não foi rectificado. Também poderá ser daí. Pelo preço que me levaram duvido muito. Na altura paguei pelo serviço 140€, já com desmontagem e montagem incluída.
Os apoios de motor foram novos há pouco tempo, originas Seat e especificos para SDI. Foi a partir daí que comecei que me apercebi desta vibração. Até aí tinha uns apoios da concorrência que faziam com que tudo no carro vibrasse.
Acho que vou seguir o teu conselho e começar pelas coisas mais simples e que impliquem menos cuto. Vou mandar tirar o peso da transmissão direita e ver se nenhuma tem folga. Depois disto vou ver como fica. Se continuar vou partir para a embraiagem e provávelmente meter um kit novo.
 
Boas pessoal, já tirei o contrapeso da transmissão direita, que estava quase solto mas não fiquei com o problema resolvido. A vibração continua.

Parece mesmo que vou ter de desmontar para ver como está a embraiagem/volante de motor. Já agora digam-me uma coisa, o meu volante de motor está com quase 190 000 Km. Será que ainda dá para rectificar? Ou já terá muito desgaste?
 
Boas!! o meu 6k2 110 tambem esta assim.. ao relantim vibra mais que em andamento e a puxar em mudanças mais altas em baixa rotaçao tambem se nota!! por enquanto anda assim depois logo se ve ;)
 
Back
Top