Vibração alavanca velocidades ao acelerar-resolvid

martins, na altura que te repararam a embraiagem tiraram peso ao volante de motor ou rectificaram o mesmo?
pergunto isto por uma razão. o volante de motor das sdi não é igual ao das tdi, fica do lado da caixa enquanto que o das tdi fica do lado da cambota. quando se rectifica/ tira peso a um volante de motor, o mesmo deve ser calibrado. para calibrar um volante do motor de uma tdi até é relativamente simples com uma cambota presa no volante de motor, entra direitinho na máquina de calibração. num sdi não dá para aparafusar o volante de motor à cambota ou a um veio feito especificamente para o efeito. normalmente nunca se rectifica ou tira peso ao volante de motor das sdi, pois como é praticamente incalibrável nas máquinas das rectificadoras em portugal, está sujeito a ficar descalibrado após a rectificação do mesmo e consequentemente fazer tremideiras. essas tremideiras podem fazer com que parta os parafusos da prensa que vão à cambota e em andamento pode ficar uma situação muito perigosa em termos de segurança caso se separe o conjunto prensa+volante de motor da cambota. digo isto porque já pensei tirar peso do volante de motor e ainda não encontrei uma casa que depois calibre o mesmo... e calibrações feitas com uma prensa em conjunto não são as mais correctas...
 
Boas professor, tenho quase a certeza que o meu volante de motor não foi rectificado. O que foi reparado/rectificado foi a embraiagem e deve ter sido também a prensa. Pelo que dizes, o meu problema poderá vir do volante de motor, correcto?
 
pelos sintomas que dizes pode ser do volante de motor ou da prensa... sinceramente, com os preços praticados pelos kits completos, não justifica rectificar sem ser para reforçar.
cumps
 
Professor eu na altura paguei 140€ já com a mão de obra toda incluída. Andava com uns stresses na caixa, porque tinha dificuldade em encaixar as velocidades. Mandei reparar e a caixa ficou impecável, mas fiquei com alguma vibração. Na altura ainda questionei o mecânico se não seria melhor novo. Acabei por mandar arranjar porque ele me garantiu que ficava impecável. Pelos vistos não ficou.

Já estive a ver preços para um kit novo, fica por 240€ (Disco, prensa e rolamento). Em príncipio vou trocar.
 
Professor eu na altura paguei 140€ já com a mão de obra toda incluída. Andava com uns stresses na caixa, porque tinha dificuldade em encaixar as velocidades. Mandei reparar e a caixa ficou impecável, mas fiquei com alguma vibração. Na altura ainda questionei o mecânico se não seria melhor novo. Acabei por mandar arranjar porque ele me garantiu que ficava impecável. Pelos vistos não ficou.

Já estive a ver preços para um kit novo, fica por 240€ (Disco, prensa e rolamento). Em príncipio vou trocar.
isso dos 240€ devem estar equivocados, lol. há muuuito mais baratos e bons na mesma. ainda por cima os sdi não gastam rolamento e o kit vem apenas com disco e prensa... essas embraiagens são de chumaceira... amigo vê lá isso bem antes que te "comam por lorpa".
a refª original da prensa é 038141025LX e do disco é 038141031BX. se precisares de ajuda ou de uma oficina (polvoreira, guimarães) que te faça isso avisa.
cumps
 
O kit é da LUK. Deram-me este preço numa casa de peças aqui perto de casa. Disseram-me que vinha kit completo.

Professor, já agora que marcas aconselhas?

Ir aí a Guimarães já é mais complicado. Só se me fizessem o trabalho na hora.;)
 
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Boas pessoal, andei a pesquisar num fórum VW inglês e encontrei relatos de pessoal que tive sintomas idênticos aos meus. Vibração com o carro em recuperação entre as 1500 e 2000 rpm, especialmente ao subir. Referem que este problema poderá ser originado pelo mau funcionamento do sensor da temperatura da bomba injectora. Alguém confirma se poderá provocar a vibração que tenho?
 
Amigo isso normalmente ´ou é problema do disco ou da prensa , pequeno empeno , e como não encosta uniformemente vibra.
 
Obrigado pela ajuda Sailor, mas acho que já dei com o gato. Alguém me sabe dizer se o sistema das homocinéticas dos 6K2 é idêntico a este a este?

[video=youtube;ZDAOEoNTrfc]http://www.youtube.com/watch?v=ZDAOEoNTrfc[/video]
 
Acho que já descobri quel será o meu problema. Estive a ver as transmissões. Com o carro levantado parece-me haver um pouco de folga na transmissão direita. Desconfio que a vibração possa vir daí.

Para a semana vou deixar o carro no mecânico para ver isso.
 
sim é normal. isso devia ser verificado todos os anos na revisão.
cumps

Já estive a verificar o que me disseste e está tudo bem apertado. A única folga que noto é que entre o ferro da transmissão e a junta que aperta na caixa, ao rodar há cerca de 2mm de folga. Só se for aí que me esteja a provocar vibração.

Com o carro desengatado, ao rodar as transmissões ouve-se um pequeno barulho vindo de dentro da caixa, mas presumo que seja normal.
 
Boas pessoal, tenho novidades. Já troquei a transmissão direita por uma reconstruída. O problema mantém-se.

Experimentei colocar as rodas em andamento com o carro levantado. Levantei primeiro a direita e depois a esquerda. Vê-se a vibração no motor. Ouve-se um chocalhar na caixa de velocidades (zona da embraiagem). Experimentei também engatar o carro em 5ª sem a transmissão direita. Sem a transmissão há uma vibração pequena e ouve-se o chocalhar da caixa, especialmente quando se acelera e depois se tira gás.

O mecânico aponta para o diferencial. Na Sparkes&Sparkes (especialistas em C. velocidades) falaram-me que os cravos que vão ao diferencial na caixa de velocidades costumam dar chatices nestas caixas (EAY).

O que vos parece?
 
eu acho que o mecânico vai andar a ganhar dinheiro à toa, lol

porque dizes isso Professor?. O mecânico tem sido impecável. A transmissão fui eu que a comprei. Veio da ENTAG. Ontem o mecânico andou o dia quase todo à volta do meu carro e práticamente não me levou €€ de mão-de-obra. Até me arranjou um carro para testar outra trasmissão, mas só se arranjou um TDI e não deu. Daí ter comprado uma reconstruída.

Não queria agora era estar a abrir a caixa à toa, daí estar aqui a pedir ajuda.;)
 
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olha, abrir a caixa é uma coisa cara... se for para levar à sparkes & sparks é um tiro do crl... o que eu acho é que além de abrir a caixa, o mecânico devia tirar o volante de motor e mandar calibrar o mesmo. se com o diferencial novo na caixa não resolver, terás de tirar a caixa outra vez para mexer no volante de motor... outra coisa, de momento encontro-me a mexer em caixas 4T dos Golf GTD e por isso tens pm...
cumps
 
olha, abrir a caixa é uma coisa cara... se for para levar à sparkes & sparks é um tiro do crl... o que eu acho é que além de abrir a caixa, o mecânico devia tirar o volante de motor e mandar calibrar o mesmo. se com o diferencial novo na caixa não resolver, terás de tirar a caixa outra vez para mexer no volante de motor... outra coisa, de momento encontro-me a mexer em caixas 4T dos Golf GTD e por isso tens pm...
cumps

Sim, na caixa ainda não mexi em nada. Quando mexer irei verificar tudo. Volante de motor e embraiagem. Até agora só se mexeu nas transmissões. Diz-me uma coisa, é fácil de trocar o diferencial da caixa?

respondi-te à PM.;)
 
se algum dos cravos da coroa no diferencial estiver partido, ou mandas a coroa a calibrar ou então compras um diferencial com uma coroa igual e mandas substituir os cravos por aqueles pernos de estrias (do género daqueles dos cubos das rodas dos carros japoneses para por as rodas) e porca, usando sempre cola de parafusos no passe do perno e apertando tudo ao máximo que puderes e depois com uma dinamométrica dás 75Nm numa segunda fase (a 2ª fase não pode demorar muito por causa da cola). Nunca compres diferenciais sem coroas cravadas pois já podem sofrer do problema de se ter descravado a coroa e empenam, é preferível mais trabalho mas ficar com uma coisa em condições. Tempo de trabalho para isso ficar bem resolvido é algum... não é trabalho para ser feito em 6 ou 7 horas... se for apenas para trocar um diferencial por outro é menos, mas mesmo assim tem de se tirar a caixa, abri-la, tirar o diferencial, introduzir 2 rolamentos novos no novo diferencial, trocar os restantes rolamentos, trocar os vedantes, fechar a caixa, montar a caixa... mesmo assim ainda dá um pouco de trabalho, talvez um dia completo de trabalho ou mais...
cumps
 
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