Velocidade máxima no quadrante do Ibiza 1.4 100CV

Qual a velocidade de ponta do 1.4 16V 100CV?


  • Total voters
    537
Eu tenho um 1.4 16v 100cv Sport e ja fiz viagens ao algarve e vice versa, sempre de ac e cheio a bater nos 215km/h de quadrante.
e tenho o meu carro de stock no motor, com a medida de origem de pneus e jantes 205/45 R16
 
cordoba 6k 1.4 16v 195/50/r15
220 a descer, em recta 215 +-(xega aos 220 mas demora, e demora....), 150 subida de 10% ou mais (a24 a seguir aos tuneis de castro daire) corta 6900 rpm

resumindo: dos 0 aos 180 envergonha alguns tdi, apartir dai e que....
 
Last edited:
cordoba 6k 1.4 16v 195/50/r15
220 a descer, em recta 215 +-(xega aos 220 mas demora, e demora....), 150 subida de 10% ou mais (a24 a seguir aos tuneis de castro daire) corta 6900 rpm

resumindo: dos 0 aos 180 envergonha alguns tdi, apartir dai e que....

Dás 215 em recta com um 1.4 16V montado num Cordoba??!!!!!
Só se for uma recta com uma inclinação muito acentuada.... Espera lá isso é uma descida:D:D:D
E já agora qual é o Tdi que envergonhas dos 0 aos 180???

Cumpts
 
o meu também pouco tem consumido. e esse óleo aprova entao??
eu nao sei se nos nossos motores também tem que seguir uma norma como nos diesel, normalmente convém pôr um oleo com norma especifica indicada pelo fabricante :rolleyes:
só uma curiosidade que li à dias numa revista da especialidade, "os motores modernos podem consumir 1 litro de óleo a cada 2 ou 3 mil kms"... :whistle:
portanto, não é de preocupar quando isto se verifica, que penso ser o caso da maioria...

sobre a valvulina da caixa, uma pergunta: como é que se vê o nível? se é que é possível!!! só pra ficar atento também a todos os níveis e esse que é dos mais importantes apesar de em condições normais deve manter-se sem ser preciso repor.....


sinceramente...o meu pai ja mudou a valvulina do vectra dele .... mas nao sei como ele se guiou.... para ver o nivel... no meu caso verteu a valvulina ... daí que me deu cabo da caixa ... e mandei retificar a menina que ficou ainda um bocado caro 720€ salvo erro.... o meu oleo eu nunca preciso acrescenter porque ele ta sempre na mesma medida... e como referi e 5w40 .... e dá.me qualidade de andamento... ultimamente habituei.me andar devagar... entao se as vezes quando me dá na telha para puxar um bocadinho ... ele ta com alto arranque mas sem velocidade de ponta nenhuma e ja dei os 215km em recta com o carro xeio de girls .... por acaso foi um dia magnifico :p
 
Dás 215 em recta com um 1.4 16V montado num Cordoba??!!!!!
Só se for uma recta com uma inclinação muito acentuada.... Espera lá isso é uma descida:D:D:D
E já agora qual é o Tdi que envergonhas dos 0 aos 180???

Cumpts

é verdade, é 1.4 16v 101cv dupla camara de combustao (é o motor com potencia anunciada de 101cv stock, mas traz sempre mais um cheirinho :rir:)

nao é qual, é quais, depende de muita coisa, mas ate 1.9tdi (nao e um 1.9tdi de 130/160cv cm e obvio, sejamos rasoaveis nas comparaçoes ... )
 
Last edited:
é verdade, é 1.4 16v 101cv dupla camara de combustao (é o motor com potencia anunciada de 101cv stock, mas traz sempre mais um cheirinho :rir:)

nao é qual, é quais, depende de muita coisa, mas ate 1.9tdi (nao e um 1.9tdi de 130/160cv cm e obvio, sejamos rasoaveis nas comparaçoes ... )

Eu conheço bem o motor, 1.4 dohc 16v, e num VW polo sei k fica um carrinho giro de conduzir e é um motor com um regime muito razoável para um atmosférico, mas arrastar um cordoba com esse motor em arranque não me acredito que tenha peito nem para um pd100, aliás nem arranque nem ponta não te esqueças que a potência em cv é a msma mas o pd100 tem um binário mt superior para além de ser mais leve!!!!:whistle::whistle::whistle:
 
Eu conheço bem o motor, 1.4 dohc 16v, e num VW polo sei k fica um carrinho giro de conduzir e é um motor com um regime muito razoável para um atmosférico, mas arrastar um cordoba com esse motor em arranque não me acredito que tenha peito nem para um pd100, aliás nem arranque nem ponta não te esqueças que a potência em cv é a msma mas o pd100 tem um binário mt superior para além de ser mais leve!!!!:whistle::whistle::whistle:

No Polo posso confirmar que é bem rapido, ja fiz teste com alguns TDI´s alguns sock e outros nao stock e nunca achei que ficasse muito mal, o melhor teste que considerei bom foi com uma TDI 90cv com repro (Cujo dono do mesmo é de ca do forum e nao me deixa mentir) dos 30 aos 160kmh foi sempre taco a taco depois dos 160kmh ele ganha mais pulmao (Teste feito numa estrada a subir) ;)

Ja fiz mais alguns testes dos quais nao vou referir porque nao gosto de falar nas costas das pessoas, falei neste teste porque o user em questao é de ca e pode sempre confirmar que nao minto ;)

TDI´S Stock nao sao la grande coisa mas ja com uma reprozita, ja é outra fruta ;)

Cumprimentos
 
Eu conheço bem o motor, 1.4 dohc 16v, e num VW polo sei k fica um carrinho giro de conduzir e é um motor com um regime muito razoável para um atmosférico, mas arrastar um cordoba com esse motor em arranque não me acredito que tenha peito nem para um pd100, aliás nem arranque nem ponta não te esqueças que a potência em cv é a msma mas o pd100 tem um binário mt superior para além de ser mais leve!!!!:whistle::whistle::whistle:

pesa 1165 kg, pesa mais 100 kilos que um polo , ou seja em acelaraçao nao perde segundos, perde decimos de segundo :rolleyes:

peso/potencia polo -->10,54kg/cv
peso/potencia cordoba -->11,53kg/cv; o que da uma diferença a rondar 0,9kg/cv falando em valores stock claro (o peso do cordoba e real, o do polo penso que deve andar perto, calculei com 1065kg, mas deve ser mais pesadito :whistle:)

ps: numca esquecer é que um motor so por si, nao anda, á muito mais para alem disso, so 1 exemplo, caixa de velocidades.
 
Last edited:
boas a todos o meu ibiza stock
1.4 gasolinas 85cv 16 v de 2009 com pneus 215/45R16 ja tocou nos 200km/h na A14 pra fig da foz mas ainda nao ia no corte lool :clap: e a partir das 3500rtm o motor tem um ronronar muito bonito
 
pesa 1165 kg, pesa mais 100 kilos que um polo , ou seja em acelaraçao nao perde segundos, perde decimos de segundo :rolleyes:

peso/potencia polo -->10,54kg/cv
peso/potencia cordoba -->11,53kg/cv; o que da uma diferença a rondar 0,9kg/cv falando em valores stock claro (o peso do cordoba e real, o do polo penso que deve andar perto, calculei com 1065kg, mas deve ser mais pesadito :whistle:)

ps: numca esquecer é que um motor so por si, nao anda, á muito mais para alem disso, so 1 exemplo, caixa de velocidades.

Amigo já trabalho na Seat á 12 anos, e sei perfeitamente o k isso dá ou não dá, e continuo a dizer que nem dá 215 nem 210 nem 200 em recta, embalado a descer é capaz mas em recta esquece isso!!!
E em arranque continuo a dizer-te que um PD100 stock é muito superior quer em arranque quer em ponta!!!!
Não deixa de ser um bom motor, aliás um óptimo motor:weedman:
 
No Polo posso confirmar que é bem rapido, ja fiz teste com alguns TDI´s alguns sock e outros nao stock e nunca achei que ficasse muito mal, o melhor teste que considerei bom foi com uma TDI 90cv com repro (Cujo dono do mesmo é de ca do forum e nao me deixa mentir) dos 30 aos 160kmh foi sempre taco a taco depois dos 160kmh ele ganha mais pulmao (Teste feito numa estrada a subir) ;)

Ja fiz mais alguns testes dos quais nao vou referir porque nao gosto de falar nas costas das pessoas, falei neste teste porque o user em questao é de ca e pode sempre confirmar que nao minto ;)

TDI´S Stock nao sao la grande coisa mas ja com uma reprozita, ja é outra fruta ;)

Cumprimentos

Não disse que ficavas mal, até referi que esse motor nos polos aprova bem e são uns carrinhos rápidos e engraçados!!!;)
Mas não podes compará-lo a um PD os 6k 90cv são geometria fixa e msm assim tem mais binário que o 1.4 16v, mas um PD100 a partir de 3ª já se faz notar.... Estou a falar de ambos stock claro.
O 6k que ganhou o troféu era do concessionário onde trabalhava na altura, aliás ganhou várias provas msm fora do troféu, Baltazar e Oliveira na Póvoa de Varzim conduzido pelo Pedro Leal, e o motor era o 2.0L dohc 16V, que é muito semelhante ao 1.4 e conseguimos arrancar uma bos potência dakele motor foi um bom carro:respect:
Mas o Cupra do concessionário onde trabalho agora, esse do avatar, é um 1.9 TDI e a nivel de andamento, faz tempos bem superiores e é um motor com muito mais pulmão que o 2.0L!!!!
Claro que um é atmosférico e o outro é turbo, mas por isso msmo é que continuo a dizer que um PD100 tem motor suficiente para o 1.4 16v, é que o binário nem se compara!!!!!;)

Cumpts
 
Não disse que ficavas mal, até referi que esse motor nos polos aprova bem e são uns carrinhos rápidos e engraçados!!!;)
Mas não podes compará-lo a um PD os 6k 90cv são geometria fixa e msm assim tem mais binário que o 1.4 16v, mas um PD100 a partir de 3ª já se faz notar.... Estou a falar de ambos stock claro.
O 6k que ganhou o troféu era do concessionário onde trabalhava na altura, aliás ganhou várias provas msm fora do troféu, Baltazar e Oliveira na Póvoa de Varzim conduzido pelo Pedro Leal, e o motor era o 2.0L dohc 16V, que é muito semelhante ao 1.4 e conseguimos arrancar uma bos potência dakele motor foi um bom carro:respect:
Mas o Cupra do concessionário onde trabalho agora, esse do avatar, é um 1.9 TDI e a nivel de andamento, faz tempos bem superiores e é um motor com muito mais pulmão que o 2.0L!!!!
Claro que um é atmosférico e o outro é turbo, mas por isso msmo é que continuo a dizer que um PD100 tem motor suficiente para o 1.4 16v, é que o binário nem se compara!!!!!;)

Cumpts

Eu compriendi o que quizes-te dizer amigo ;)

Ja fiz comparativo com GT Tdi 6k e TDi Sport 6k2 Stock e tenho ficado sempre na frente (Pelo menos nestes comparativos) :rolleyes:

Mas la esta, como dizes e bem, cada carro o seu carro ;)

tenho alteraçoes de mecanica, mas nada de mais e ja conta com 240mk...

Segue PM ;)

Abraço
 
eu ainda me lembro (2003/2004) de fazer um comparativo com uma Ibiza 110cv

com "click" e era taco a taco....o meu carro é um 6n, o q para mim é onde este

motor se encaixe melhor...pouca electrónica e caixa curta... depois com bmc-

cda e cat-off, já dava para ir na frente de Ibiza 130cv stock até aos

190km...depois desta velocidade torna-se mt lento....no meu caso e devido ao

filtro o carro n passava dos 205, notando-se a falta de gota e mt ar.
 
eu ainda me lembro (2003/2004) de fazer um comparativo com uma Ibiza 110cv

com "click" e era taco a taco....o meu carro é um 6n, o q para mim é onde este

motor se encaixe melhor...pouca electrónica e caixa curta... depois com bmc-

cda e cat-off, já dava para ir na frente de Ibiza 130cv stock até aos

190km...depois desta velocidade torna-se mt lento....no meu caso e devido ao

filtro o carro n passava dos 205, notando-se a falta de gota e mt ar.

Ir à frente d um 130? :rolleyes: N m parece, ja és capaz d o companhar um bocado mas n m parece k lhe xegues a dar. Eu tive um 6l 16v 100cv c cda, box, e cat off e n lhes dava, mas em altas acompanhava bem as 130. Ja as fr eram mais complicado, caixa curta é fdd...
 
VW POLO GT 1.4 16v 100cv

Boas pessoal,

O meu 1º carro foi um VW POLO GT 1.4 16v 100cv de Dezembro de 2004 (comprei-o novo na altura) e posso afirmar que o carro era super divertivo de se conduzir...não dava aquele " esticão" como um TDI de fazer colar a pessoa ao banco mas já dava perfeitamente para ter uma condução divertida e desportiva. Segundo a marca fazia de origem 10,8s dos 0-100. De ponta não me recordo bem de quanto dava em plano mas a descer ( bem a descer), a A6 na zona de Evoramonte em pleno calor de Agosto com mais um amigo meu ao lado e a mala do carro bem carregadinha de tralha dei cerca de 216km/h de velocimetro...mas tirei pé a essa velocidade porque o carro já estremecia por todo o lado! LOL.Mas acredito que em boas condições a descer chegasse a bater nos 220km/h no velocimetro. A performance do Ibiza 1.4 16v 100cv deve ser muito identica á do Polo GT...:rolleyes:

PS: Atenção que estes 216-220km/h no velocimetro devem equivaler a +-188-190km/h reais que é a velocidade máx anunciada pela Volkswagen neste modelo..

vwpologt.jpg


Abraçada ;)
 
Last edited:
Ir à frente d um 130? :rolleyes: N m parece, ja és capaz d o companhar um bocado mas n m parece k lhe xegues a dar. Eu tive um 6l 16v 100cv c cda, box, e cat off e n lhes dava, mas em altas acompanhava bem as 130. Ja as fr eram mais complicado, caixa curta é fdd...

6l para o polo 6n é de agua para o vinho...até do polo 6n para o 6n2 é diferente....n sei se te lembras da ibiza do deathwind aka cueca-preta ...axo q era assim o nickname dele...tb tinha o carro como o teu em vez da box tinha chip da DM.....e digo.te q foi grande a diferença q lhe dei..se ele ainda andar pelo forum pode confirmar...isto já foi à 3 anos.
 
Last edited:
[/B]
6l para o polo 6n é de agua para o vinho...até do polo 6n para o 6n2 é diferente.... n sei se te lembras da ibiza do deathwind aka cueca-preta ...axo q era assim o nickname dele...tb tinha o carro como o teu em vez da box tinha chip da DM.....e digo.te q foi grande a diferença q lhe dei..se ele ainda andar pelo forum pode confirmar...isto já foi à 3 anos.

Confirmo ;)
 
PS: Atenção que estes 216-220km/h no velocimetro devem equivaler a +-188-190km/h reais que é a velocidade máx anunciada pela Volkswagen neste modelo..
[/IMG]

Abraçada ;)

Duvido. Até porque tenho um carro com o mesmo motor e medindo com o GPS a uma velocidade de 180 por ex, o erro de velocimentro é uns 3kmh. Teres uma diferença de 30kmh é algo demasiado grande. Esses 220km/h é a descer, num plano deves dar +/-205
 
Duvido. Até porque tenho um carro com o mesmo motor e medindo com o GPS a uma velocidade de 180 por ex, o erro de velocimentro é uns 3kmh. Teres uma diferença de 30kmh é algo demasiado grande. Esses 220km/h é a descer, num plano deves dar +/-205

o 6L medindo as diferenças do velocimetro para o GPS, entre os 50 e os 130 tens uma diferença irregular de entre 4 a 6 kmh, dos 120kmh pra cima vai diminuindo até k consegue estabilizar nos cerca de 3kmh de erro, confirmo isso mesmo todos os dias :rolleyes: tal como dizes!
a ponta com GPS nunca medi :cryy: nao houve oportunidade ainda :finga:
 
6l para o polo 6n é de agua para o vinho...até do polo 6n para o 6n2 é diferente....n sei se te lembras da ibiza do deathwind aka cueca-preta ...axo q era assim o nickname dele...tb tinha o carro como o teu em vez da box tinha chip da DM.....e digo.te q foi grande a diferença q lhe dei..se ele ainda andar pelo forum pode confirmar...isto já foi à 3 anos.

Pois, talvez esse motor aprove mais no polo, e ate deve ser mais leve. S assm for akredito k ja dê algumas dores d cabeça especialmente aos sport d caixa longa...
 
Back
Top