Tudo sobre os nossos 1.9d, Km's, velocidade, etc..

Basicamente tudo o que nao for homologado pelo construtor e/ou não conste na ficha técnica do carro e/ou altere as caracteristicas originais, é ilegal.
Te garanto que filtros conicos não constam, logo é ilegal. Não passa na IPO, ou pelo menos de forma clara não passa, nao passa na policia se te pedirem para ver o motor. Os filtros de caixa passam pk são considerados filtros de substituição do original, mantem a mesma forma e mantem a caixa de origem e o resto é conversa de café

Era exatamente por isso que queria saber qual era o melhor filtro de caixa.
Sim eu ja tenho o debito, mas acho que agora devia aumentar mais o caudal de ar a entrar na admissao...
 
Podes por o filtro k kizeres de caixa, basicamente e independentemente da marca todos são identicos e em relação ao preço os mais caros nao fazem milagres. Um dos grandes problemas do ibiza 1.9D, e Td é que as condutas de ademissão e de escape sao mal desenhadas, isto é, muito irregulares e mal acabadas e logo muito restritivas "normal porque nao foram desenhadas para grandes desempenhos". Até podes andar sem filtro de ar que a diferença é praticamente nenhuma, não adianta tentares meter ar se depois nas condutas de admissao e escape ele nao passa.
Sem tirares a colaça e trabalhares as condutas, alterares a linha de escape não vais mt mais longe do que já estás.
E não te esqueças que alteres o que alterares, ganhas nuns lados e perdes noutros, melhoras em altas e perdes em baixas, melhoras em baixas e perdes em altas......Não esquecer que os consumos disparam por aí acima.
Não acredites no que se diz por aqui que dão 200km/h a descer e fazem consumos de 5L aos 100, isso é uma grande balela, esses dos 5 litros nao andam a serio, esses arrastam-se.
O meu nunca disse que andava pouco, pelo contrario, andava bastante bem, dava os 200 a descer porque a bomba tava alterada, as condutas, arvore de cames, 5600rpm sem problemas e ainda fazia mais mas era jogar com a sorte.......mas nunca consegui gastar menos de 7 L aos 100 e a conduzir como se fosse a minha avó, se fosse a andar a sério, eram 8,5.....9.....10.....
Não há milagres, se queres power então da-lhe de comer, se o keres poupadinho entao deixa-o estar todo original e nao mexas. Tem cuidado com o tempo quente pois o manometro de temperatura nao é fiavel, põe-lhe um digital e vais ver a diferença como de origem, um bom oleo, revisões a tempo e horas, o filtro de gazoil sempre limpo para nao acomular água e tem um brinquedo pa durar mts kilometros
 
Last edited:
Augusto, obrigado pela explicaçao ;)

Sim, isso de dar 200km/h e ele so gastar 5L aos 100, nao acredito, o meu a andar normal ja bebe mais que isso, e mesmo para dar 200km/h nao é em qualquer descida, eu ja dei, era a descer bem, e com jante 16'', mas, para nao criar mais discussoes neste forum, digo: 200km/h de ponteiro, reais, nao sei se é mais nem menos, se a jante 16, acerta o erro de velocimetro ou nao, isso nao sei.

Ja tenho um bocado de debito, dado na bomba, mas agora a partir de certa rotaçao, começa a fazer fumo negro, dai eu ter a ideia que é falta de ar na mistura.
Quanto ao oleo, agora meti o delphi 10w40...
 
augusto arrastando-se ou n, posso te garantir que já fiz 5l aos 100, ia mentir para que?!e n foi uma nem 2 x..agora por acaso tenho feito mais, mas é so querer e andar devagar!
 
Sim, isso dos 200 km axo k já mencionei antes, nao sei se foi neste tópico ou no dos 1.9Td, isso real é mais o menos 180 e já pelo red line dentro.
Eu durante os 5 anos que tive o meu motor 1.9D e altrei-o de quase todas as maneiras e feitios porque me apeteceu e porque pude. Utilizei muitas peças e de varias marcas e muitas fi-las em casa pk nao gostae daquilo que os outros tinham para vender, aprendi mt e diverti-me imsnso, basicamente sei muitas das capacidades dele. Nunca quiz dizer que o meu é melhor ou pior que o de ninguem, sempre disse que gastava muito, pelo menos o meu. Tou a passar conecimentos e alguns dos segredos que adquiri ao longo dos anos a muitos dos que por aqui passam. Não estou a chamar mentiroso a ninguem. Se alguem conseguir por o 1.9D a andar tanto como o meu e só a gastar 5L aos 100 só me resta dizer que foi/é muito melhor do que eu.
quanto a andar devagar, se o teu trajecto for 70% AE e 30% cidade é praticamente impossivel fazeres médias inferiores a 50Km/h como é o meu caso.
Quanto ao fumo preto, como sabes o gasoil é de combustao lenta, logo quanto maior for a rotação do motor menos tempo ele tem para se inflamar e por isso é que faz mais fumo pk não é todo queimado. Qunto mais gazoil meteres lá para dentro e independentemente de ter ar suficiente ou nao ele não queima tudo pk por e simplesmente nao há tempo, logo daí o fumo preto
Abraços
1.9D power :)
 
Last edited:
Ta bem, mas nao faz essa media e a dar 200km/h.

obvio que não..o meu nem dá nem nunca deu 200, ja deu 180 e agr n passa dos 175km/h!

augusto eu pensava q tavast a referir ao dar 200 e fazer 5l aos 100 em separado, por isso dsc!

Abraço e agradeço por partilhares os teus conhecimentos connosco, decerteza que ainda vais ajudar muito ppl dos 1.9d
 
Pois, dar 200 e só gastar 5 tb eu keria, axo k keriamos todos lol.
Na boa, eu tendo tempo e o pessoal sendo civilizado, mantendo isto com interece e nao se por com merd... que o meu é melhor k o teu e descambar isto por completo, terei todo o gosto em ajudar
 
Last edited:
Alguem perguntou aqui o que fazer para baixar o relantim. Bem, se rodaste muito o parafuso de débito o mecanismo para baixar o relantim deixa de ter actuação , só mesmo tirando o debito, akilo tem limites. Tens um parafuso comprido preso a uma alavanca atraz da bomba injectora, tens de o rodar para a esquerda ou para a direita, não me lembro agora mt bem, mas com o motor quente e a trabalhar, basta rodares meia volta para a esquerda ou para a direita e notas logo se estás no caminho certo ou não, mas se rodares mais de uma volta e não resolver então tens de tirar débito pque deixou de actuar. É importante que nao rodes mais de uma volta porque se o desapertas da parte de baixo da bomba tens lá uma anilha de plastico que sai e metes-te em trabalhos dos garndes, 1º porque o mais certo é nunca mais encontrares a anilha plastica e a mola, 2º porquee a rotação sobe-te para as 1500, 1600 e nao desce e a correr muito mal mesmo, nunca mais o consegues voltar a aparafusar no sítio e o remédio é tirar a bomba injectora fora para resolver o assunto.
Logo se não tens a certeza do que vais fazer é melhor pedires a quem sabe.
Aviso já que tudo o que fizerem é da vossa inteira responsabilidade.
Espero que não me perguntem como é que eu sei isto, axo que está tudo dito.
Abraços
 
Last edited:
Quanto à temperatura, este motor aquece por natureza e entao quando está calor a sério nem se fala.
Para quem nao sabe:
O ventilador do radiador tem 2 velucidades de funcionamento:
Temperatura de entrada em funcionamento
1ª velucidade: entre os 92 e 97ºC
2ª velucidade. entre os 99 a 105ºC
Temperatura de Paragem
1ª velucidade: entre os 84 a 91ºC
2ª velucidade: entre os 91 a 98ºC

O termostato tem o inicio de abertura mais ao menos nos 85ºC e fica totalmente aberto aos 105ºC

Com isto tudo quero dizer que mesmo que passa 1 ou 2 milimetros do traço do meio, não é problema, agora se passar muito então já começa a ser.
O problema maior é mesmo a falta de fiabilidade "erro" do manómetro da temperatura, eu como não confio nele e sei que o meu motor está bastante alterado tenho tb um digital que é bastante mais certo, erro maximo de 1ºC que me mede a temperatura da água, do oleo e da colaça. Olhas para o do carro e ainda está no 1º traço , olhas para o digital e ele já marca 90ºC.
No traço do meio é entre os 90 e 100ºC. A temperatura normal de funcionamento é entre os 85 a 105ºC, dependendo muito da temperatura exterior e do ano de construção, axo que a partir de 96 os radiadores já vem com 2 ventuinhas o que faz com que o carro arrefeça mais depressa se nao se tirar o pé, os que tem só 1 ventilador quecem mais um pouco mas nada alem dos 110ºC.
 
Sim, isso dos 200 km axo k já mencionei antes, nao sei se foi neste tópico ou no dos 1.9Td, isso real é mais o menos 180 e já pelo red line dentro.
Eu durante os 5 anos que tive o meu motor 1.9D e altrei-o de quase todas as maneiras e feitios porque me apeteceu e porque pude. Utilizei muitas peças e de varias marcas e muitas fi-las em casa pk nao gostae daquilo que os outros tinham para vender, aprendi mt e diverti-me imsnso, basicamente sei muitas das capacidades dele. Nunca quiz dizer que o meu é melhor ou pior que o de ninguem, sempre disse que gastava muito, pelo menos o meu. Tou a passar conecimentos e alguns dos segredos que adquiri ao longo dos anos a muitos dos que por aqui passam. Não estou a chamar mentiroso a ninguem. Se alguem conseguir por o 1.9D a andar tanto como o meu e só a gastar 5L aos 100 só me resta dizer que foi/é muito melhor do que eu.
quanto a andar devagar, se o teu trajecto for 70% AE e 30% cidade é praticamente impossivel fazeres médias inferiores a 50Km/h como é o meu caso.
Quanto ao fumo preto, como sabes o gasoil é de combustao lenta, logo quanto maior for a rotação do motor menos tempo ele tem para se inflamar e por isso é que faz mais fumo pk não é todo queimado. Qunto mais gazoil meteres lá para dentro e independentemente de ter ar suficiente ou nao ele não queima tudo pk por e simplesmente nao há tempo, logo daí o fumo preto
Abraços
1.9D power :)

Segundo o GPS, 190KM/h, sao 183KM/h(reais)...
Testado por mim, no meu 1.9D :D
Falando um pouco também do assunto, o meu já fez consumos de 5, mas neste momento anda um pouco acima...
Abraço
 
Quanto à temperatura, este motor aquece por natureza e entao quando está calor a sério nem se fala.
Para quem nao sabe:
O ventilador do radiador tem 2 velucidades de funcionamento:
Temperatura de entrada em funcionamento
1ª velucidade: entre os 92 e 97ºC
2ª velucidade. entre os 99 a 105ºC
Temperatura de Paragem
1ª velucidade: entre os 84 a 91ºC
2ª velucidade: entre os 91 a 98ºC

O termostato tem o inicio de abertura mais ao menos nos 85ºC e fica totalmente aberto aos 105ºC

Com isto tudo quero dizer que mesmo que passa 1 ou 2 milimetros do traço do meio, não é problema, agora se passar muito então já começa a ser.
O problema maior é mesmo a falta de fiabilidade "erro" do manómetro da temperatura, eu como não confio nele e sei que o meu motor está bastante alterado tenho tb um digital que é bastante mais certo, erro maximo de 1ºC que me mede a temperatura da água, do oleo e da colaça. Olhas para o do carro e ainda está no 1º traço , olhas para o digital e ele já marca 90ºC.
No traço do meio é entre os 90 e 100ºC. A temperatura normal de funcionamento é entre os 85 a 105ºC, dependendo muito da temperatura exterior e do ano de construção, axo que a partir de 96 os radiadores já vem com 2 ventuinhas o que faz com que o carro arrefeça mais depressa se nao se tirar o pé, os que tem só 1 ventilador quecem mais um pouco mas nada alem dos 110ºC.

augusto o meu quando está ao relantim algum tempo, facilmente vai aos 3/4 e só ai dispara a ventoinha..mas dp basta andar um bocado para baixar, o normal em andamento é 1/4..acho que é o normal!
 
O normal de aquecimento devia ser com o ponteiro no meio do manometro, se ele depois de andar fica a 1/4 podes ter o termostato marado, nao devia haver assim uma variação tão grande na temperatura. Também podes ter a bomba de agua gripada. Vê isso melhor emquanto nao queimas a junta.
 
Last edited:
O normal de aquecimento devia ser com o ponteiro no meio do manometro, se ele depois de andar fica a 1/4 podes ter o termostato marado, nao devia haver assim uma variação tam grande na temperatura. Também podes ter a bomba de agua gripada. Vê isso melhor emquanto nao queimas a junta.

5l aos 100 faxo e continuo a faxer se andar nas calmas sem stress eu nao custumo puxar mt por ele visto k o k me intressa no carro sao os consumos andamento sei k ele nao anda mt mas o certo e k me leva onde kero
estou mt contente com o meu 1.9d;


kanto a isso de o ponteiro andar a baixar e a erguerse cmg ja aconteceu tnha o termostato partido
o normal dele semp foi 1mm antes do traço do meio

(seat ibiza de 1998/12 com 185mil km)
 
Quanto à temperatura, este motor aquece por natureza e entao quando está calor a sério nem se fala.
Para quem nao sabe:
O ventilador do radiador tem 2 velucidades de funcionamento:
Temperatura de entrada em funcionamento
1ª velucidade: entre os 92 e 97ºC
2ª velucidade. entre os 99 a 105ºC
Temperatura de Paragem
1ª velucidade: entre os 84 a 91ºC
2ª velucidade: entre os 91 a 98ºC

O termostato tem o inicio de abertura mais ao menos nos 85ºC e fica totalmente aberto aos 105ºC

Com isto tudo quero dizer que mesmo que passa 1 ou 2 milimetros do traço do meio, não é problema, agora se passar muito então já começa a ser.
O problema maior é mesmo a falta de fiabilidade "erro" do manómetro da temperatura, eu como não confio nele e sei que o meu motor está bastante alterado tenho tb um digital que é bastante mais certo, erro maximo de 1ºC que me mede a temperatura da água, do oleo e da colaça. Olhas para o do carro e ainda está no 1º traço , olhas para o digital e ele já marca 90ºC.
No traço do meio é entre os 90 e 100ºC. A temperatura normal de funcionamento é entre os 85 a 105ºC, dependendo muito da temperatura exterior e do ano de construção, axo que a partir de 96 os radiadores já vem com 2 ventuinhas o que faz com que o carro arrefeça mais depressa se nao se tirar o pé, os que tem só 1 ventilador quecem mais um pouco mas nada alem dos 110ºC.


Curti a ideia do manometro digital!! Como é k fizes-te isso? já agora uma foto p ver se ficou fixe...
 
para não fazer off topic num projecto,

trascrevi umas coisas para aqui, visto ser a malta dos 1.9D a falar disso :claque:

se keres ronco, tira um cone da caixa do filtro de ar, k fica do belo mesmo...
e nao fica a consumir mais!

referem-se á corneta que encaixa na lateral da caixa do filtro???

ya...aquilo parece mesmo uma corneta :rir: é o que vai da caixa do filtro ao plastico da optica ;)


andei a espreitar agora o meu, mas como entendo pouco do assunto, fiquei mesmo só pelo "ver"

não tenho a certeza se é o que vi, mas penso que seja, pelo que descreveram...

essa peça é fácil de tirar e pôr quando quiser?
 
para não fazer off topic num projecto,

trascrevi umas coisas para aqui, visto ser a malta dos 1.9D a falar disso :claque:








andei a espreitar agora o meu, mas como entendo pouco do assunto, fiquei mesmo só pelo "ver"

não tenho a certeza se é o que vi, mas penso que seja, pelo que descreveram...

essa peça é fácil de tirar e pôr quando quiser?

Grande homem, tambem pensei emk fazer isso, mas axei k dava muito trabalho:p(refiro-me ao trazer o topico para aki)...
Sacar o cone, pelo que vi ontem sao 2 minutos pa tirar e outros tantos para meter, nao xeguei a tirar, mas pelo k me pareceu, nao e nd dificil....corrijam-me se estou errado...cumps
 
Back
Top