Sensor MAP / IAT [ HELP URGENTE ]

Creative, nao leves a mal, mas acho que tens que rever esses problemas com quem fez a electronica e com quem montou e afinou o turbo. Deixo-te alguns conceitos:
- pressao de ar nao significa maior caudal de ar. Um turbo 17VB com 1Bar nao fornece o mesmo ar que um 23V com a mesma pressao.

- por mais caudal de ar que se coloque nao significa que reduza a quantidade de fumo. Gasoleo injectado fora de ponto ( avanço de injecçao ) é sinónimo de fumo e consequencias futuras no motor. A sorte de muitos pseudo chiptuners é que os blocos diesel "aguentam muita porrada" senao era ve-los partirem-se a porta das oficinas.
Mas pronto, hoje em dia quer quiser tem um interface de reprogramaçao por OBD ou BDM, ou sabe soldar uma socket e enfiar um chip. Abre uma garagem, poe um placard na porta ou um anuncio no jornal com potencias bonitas de se ler e o conhecimento na matéria é nulo! Vejo alguns em foruns da especialidade a pedirem ficheiros ou endereços de memória com os pontos que precisam... ainda ha dias era um que nem refiro o nome a pedir o ponto do limitador de pressao de turbo de um 1.4TDI!
O mais justo nisto é que o custo está de acordo com a qualidade. Quando a qualidade for mesmo zero custará €0.
Desculpa lá o desabafo!
 
Não tens que pedir desculpa pelo desabafo, respondeste a todas as minhas questões. Eu é que tenho que te agradecer, pela prontidão da resposta.

A repro que fiz... talvéz tenha sido das piores coisas que aconteceram, porque deste então, nunca mais consegui andar descansado. Ou porque o meu KKK fazia 1.9 de pico ( quando de origem não picava, estabilizava em 1.4 ), ou porque ele me dizia que 2.1 de pico num VB era na boa, só não podia pisar em baixas...

... Afinal tenho o carro pra que ? Eu ando na maioria das vezes extremamente devagar, e tneho tado a ter um azar... Descoumnal!

O Custo neste tipo de situações para mim não é relevante. Eu perfiro gastar 1000€ e andar descansado durante 'N' tempo, do que gastar 250€ e "pensar" que ando descansado. Acontece que na vida fazemos escolhas erradas, e essas escolhas pagam-se caro. Provavelmente, se quando falei contigo ao telefone em vez de me teres dito " ah e tal quando o Miguel cá vier " se me tivesses dito " Ah e tal HOJE " a situação mudava de figura.

O meu turbo tava no carro do XTC ( a andar em condições ) e foi aberto pa ver se tava tudo OK. Como o turbo não tinha folga, e aparentemente tava tudo OK, foi colocado no meu carro, e da primeira vez não achei nada de especial... Não me parece que seja da repro, por muito mal que eu fale, porque o carro nesta semana fatidica de 22, já teve duas situações em que me colou ao banco.

Hoje de manhã, por exemplo, pisei 2ª fiquei colado ao banco.... olhei pó espelho " Fumo = 0 "... segundos depois pisei novamente 2ª olhei pó espelho não via nada, e andamento nem vê-lo.

Pá eu já não sei o que é que ei de fazer.. meu rico KKK !
 
Não tens que pedir desculpa pelo desabafo, respondeste a todas as minhas questões. Eu é que tenho que te agradecer, pela prontidão da resposta.

A repro que fiz... talvéz tenha sido das piores coisas que aconteceram, porque deste então, nunca mais consegui andar descansado. Ou porque o meu KKK fazia 1.9 de pico ( quando de origem não picava, estabilizava em 1.4 ), ou porque ele me dizia que 2.1 de pico num VB era na boa, só não podia pisar em baixas...

... Afinal tenho o carro pra que ? Eu ando na maioria das vezes extremamente devagar, e tneho tado a ter um azar... Descoumnal!

O Custo neste tipo de situações para mim não é relevante. Eu perfiro gastar 1000€ e andar descansado durante 'N' tempo, do que gastar 250€ e "pensar" que ando descansado. Acontece que na vida fazemos escolhas erradas, e essas escolhas pagam-se caro. Provavelmente, se quando falei contigo ao telefone em vez de me teres dito " ah e tal quando o Miguel cá vier " se me tivesses dito " Ah e tal HOJE " a situação mudava de figura.

O meu turbo tava no carro do XTC ( a andar em condições ) e foi aberto pa ver se tava tudo OK. Como o turbo não tinha folga, e aparentemente tava tudo OK, foi colocado no meu carro, e da primeira vez não achei nada de especial... Não me parece que seja da repro, por muito mal que eu fale, porque o carro nesta semana fatidica de 22, já teve duas situações em que me colou ao banco.

Hoje de manhã, por exemplo, pisei 2ª fiquei colado ao banco.... olhei pó espelho " Fumo = 0 "... segundos depois pisei novamente 2ª olhei pó espelho não via nada, e andamento nem vê-lo.

Pá eu já não sei o que é que ei de fazer.. meu rico KKK !

creative e já expuseste a situaçao á pke?
 
o teu problema sera resolvido quando fores a quem te pos o turbo para te afinar a geometria depois teras de reajustares a repro para mim essa geometria esta a abrir muito cedo.



abraços
 
Se já espuz ? Já... por e-mail porque não tenho outra maneira de entrar em contacto com eles.

Até agora... niente !

A mim tbm me parece que a geometria tá a abrir muito cedo... mas daqui a bocado já vou á AM eles já vêm o que se passa... logo informo !

Abraço e Obrigado a todos !
 
Se já espuz ? Já... por e-mail porque não tenho outra maneira de entrar em contacto com eles.

Até agora... niente !

A mim tbm me parece que a geometria tá a abrir muito cedo... mas daqui a bocado já vou á AM eles já vêm o que se passa... logo informo !

Abraço e Obrigado a todos !

nao te deram um numero de tlmv de contacto? que tristeza...
Rapaz boa sorte com isso e dps posta novidades :)
Abraço
 
Der deram... mas só consegui ligar uma vez ( saldo ) e dessa mesma vez, não atenderam...

Enfim, é uma questão de sorte, e eu não a tenho tido.

Abraço !
 
Não tens que pedir desculpa pelo desabafo, respondeste a todas as minhas questões. Eu é que tenho que te agradecer, pela prontidão da resposta.

A repro que fiz... talvéz tenha sido das piores coisas que aconteceram, porque deste então, nunca mais consegui andar descansado. Ou porque o meu KKK fazia 1.9 de pico ( quando de origem não picava, estabilizava em 1.4 ), ou porque ele me dizia que 2.1 de pico num VB era na boa, só não podia pisar em baixas...

... Afinal tenho o carro pra que ? Eu ando na maioria das vezes extremamente devagar, e tneho tado a ter um azar... Descoumnal!

O Custo neste tipo de situações para mim não é relevante. Eu perfiro gastar 1000€ e andar descansado durante 'N' tempo, do que gastar 250€ e "pensar" que ando descansado. Acontece que na vida fazemos escolhas erradas, e essas escolhas pagam-se caro. Provavelmente, se quando falei contigo ao telefone em vez de me teres dito " ah e tal quando o Miguel cá vier " se me tivesses dito " Ah e tal HOJE " a situação mudava de figura.

O meu turbo tava no carro do XTC ( a andar em condições ) e foi aberto pa ver se tava tudo OK. Como o turbo não tinha folga, e aparentemente tava tudo OK, foi colocado no meu carro, e da primeira vez não achei nada de especial... Não me parece que seja da repro, por muito mal que eu fale, porque o carro nesta semana fatidica de 22, já teve duas situações em que me colou ao banco.

Hoje de manhã, por exemplo, pisei 2ª fiquei colado ao banco.... olhei pó espelho " Fumo = 0 "... segundos depois pisei novamente 2ª olhei pó espelho não via nada, e andamento nem vê-lo.

Pá eu já não sei o que é que ei de fazer.. meu rico KKK !

O desabafo foi uma situaçao pontual. Bastou dar uma volta pela secçao classificados para ver o crescimento exponencial de pseudo chiptuners e é algo que me irrita. Ha muita gente a fazer de outros cobaias a custos reduzidos, mas os problemas mais tarde ou mais cedo surgem e nao sao implicados por defeitos mecanicos, mas sim por abuso da mecanica fruto da inexperiencia de quem tem os ditos interfaces.
Nao te consigo identificar de entre clientes ou possíveis clientes do Miguel. Nem sabia que ja tinha falado contigo nem de quem é a tua reprogramaçao. Logo fui imparcial no comentario!
Se for PKE, digo-te que nao é vulgar existir este tipo de situaçoes. O Nuno Zeferino ja tem alguma experiencia e é dado como dos melhores em Portugal.
Mas de facto permitir a troca de um turbo OEM por outro tendo logo de início problemas de pressao de turbo nao foi a escolha acertada.
Agora com turbo "novo" nunca saberás se o problema está na electronica, no turbo ou nos mecanismos de controlo do mesmo...
Por mais que gostasse de ajudar, acho que tens que abordar quem te fez os serviços porque foram eles que tos cobraram.
Vai dizendo o ponto de situaçao, que quando achar que devo intervir e, caso o pretendas, trata-se do problema, sabendo que preferes gastar dinheiro e ter um carro que possas ter uma conduçao normal, porque desculpas como "nao pises em baixas" nao se dao.
 
Com tanto azar... eu questionaria em ultimo caso, slicitar o apoio da MB já que €€ n é problema e certamente depois deles mexerem no carro ficaria descansado.
 
Boas,

€€ não é problema até um determinado ponto... eu quis dizer que " Gosto de ter o meu € bem empregue " por mais que seja em excesso... do que " tou a nadar em €€'s vou testar todos os chiptunners nacionais pa ver qual é que me tira mais Cv's.. " :) [Metafora_Mode_OFF]

O Problema do meu carro possivelmente já foi identificado, é mesmo a geometria que não tá a abrir "sempre". Ora abre tudo, ora não abre. E penso que a este ponto, posso por de lado a hipotese da Repro, mesmo que não ajustada ao turbo que tenho. Pá semana vou lá deixar o carro pa me corriigirem a situação, já que a marcação depende dos N carros que têm lá pra ver... agora a minha pergunta é a seguinte :

- Será que ao andar com a geometria "presa" num ritmo muitissimo calmo ( max.2000rpms / 0.5 Bar ) pode danificar alguma coisa ? É que neste momento é o unico carro que tenho pa deslocações semanais ( +-20km/dia ).

Mais uma vez obrigado a todos.

Abraço
 
O viável seria não andar mesmo.

Mas visto que não tens outra solução,terá msm que ser essa hipotese..tenta não fazer arrancadas fortes ou pisadelas malucas.

Gtz.
 
Pá, pelo que percebi se ela não chegar á rotação em que abre toda, não tem problema.

Obvio que me vou manter cuidadoso e nunca tentando passar das 2000. Não é dificil.

Obrigado mais uma vez a todos !
 
Ate reparares o turbo, dado que tem a geometria presa, so tens que ter cuidado com a pressao de turbo. Nao deve exceder, no caso desse turbo, 1.8Bar acima das 4000RPM. Ate la anda descansado.
O bloco está mais que provado que aguenta muito. Ha carros com 3.0Bar e nao "se deitam".
Boa sorte com tudo e oxalá fique resolvido.
 
em quanto nao afinares isso tudo ja sabes vais ter de andar de vagar se nao puuuufffff:eek:
vai dando novidades a malta.:rolleyes:




abraço
 
Turbo tirado fora.

- O turbo abre a geometria na boa, sem qualquer tipo de problema. Não há carvão, e o Oleo até agora nunca passou dos 90º. Metido no carro não .

- Aparentemente, com o Vag-Com o teste da geometria corre todo bem. Com o carro a andar não.

- O tubo de vacuo que vai á "westgate" tá a funcionar correctamente. O turbo continua a não abrir a geometria como devia, pelo menos são os sintomas.

Problemas continuam... eu já exclui a geometria e o motor. Continuam-me a sobrar tres hipoteses :

- Actuador de Vacuo do Turbo ( "Westgate-like" )
- Escape (?)
- Repro (? )

Não sei... ninguém me consegue explicar o que tá a acontecer.
 
A geometria funcionar correctamente a frio é normal. A quente é que todo o metal dilata e pode originair prisoes. O teste de verificaçao de geometria a funcionar foi realizado como? Vendo no VAG COM? Se foi esquece porque os valores electricos podem nao condizer com o que a mecanica faz. Deverias verificar com um vacuometro se funciona em condiçoes.
Relativamente a repro, e indo contra o que muitos pensam, duvido um pouco que seja problema, dado que a PKE tem bastante experiencia nesse modelo, mas podes sempre tirar a duvida pondo o carro stock e ver se os sintomas sao os mesmos.
 
Pois, eu penso que a Repro não tenha influência. É que se o carro nunca puxasse, podia ser a repro desregulada ou whatever. O problema é que o carro de vez em quando puxa e cola-me ao banco, sendo que os valores de pressão alteram de 2.xx pa 1.6x.

O turbo foi tirado fora, e aparentemente ele abria, fechava fazia tudo. Antes de ter sido desmontado, foi feito o tal teste com o Vag-Com. Já pensei em inumeras coisas, inclusivé a Electrovalvula. É que eu á uns tempos tive um problema, em que ele me deitava Oleo por um pequeno filamento roto que tinha no escoador, e que me pode ter posto em causa, o tubo de borracha que liga á WestGate. Só que acho que um tubo roto, á partida notava-se sempre...

Eu á PKE não volto mais, tá fora de questão. Estas duas semanas de espera pela resposta a um mail que enviei, tiraram.me todas as duvidas.

Um abraço!
 
continuo a apostar na geometria.

o k o pedro disse é o mais certo tar a acontecer, a frio é uma coisa a quente é outra...

mete o file de origem e afina o turbo com o carro stock. a partir daí partes p a electronica......

cumps
 
tirei o meu sensor map e estava cheio de oleo...é normal? como liga as tubagens do intercooler n sei...:confused:
 
Back
Top